segunda-feira, 19 de junho de 2017

NOTÍCIAS DA UFC


Jardim Musical, na Casa de José de Alencar, comemora 62 anos de instalação da UFC

A comunidade universitária e o público em geral têm encontro marcado no dia 25 de junho. É quando acontece mais um evento Circuito UFC-Arte, em comemoração do 62º aniversário de instalação da Universidade Federal do Ceará.

Das 9h às 12h, na Casa de José de Alencar, 185 artistas se apresentarão na edição Jardim Musical. Participam a Camerata da UFC, o Coral da UFC, o Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA), a Banda Sinfônica da UFC e o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada.

Em um piquenique a céu aberto, o público será convidado a levar e estender toalhas, tapetes e esteiras, junto a amigos e familiares, durante as apresentações. Na ocasião, ainda haverá expositores de artesanato e de gastronomia.

Durante as apresentações musicais, o artista Levi Mota Muniz fará pinturas alusivas a UFC num cavalete que será colocado por entre as árvores do jardim da Casa de José de Alencar. A intervenção artística integra o projeto Fórum de Intervenções do ICA (FICA), nascido a partir da reunião convocada pela Direção do ICA sobre as intervenções no Mural de Moda em 2017.

"Nosso intuito é gerar frutos permanentes para o Instituto no que concerne aos aparelhos de interação das pessoas com o espaço e das pessoas com as pessoas", informa Bárbara Duarte, produtora cultural da UFC.

O evento é uma realização da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), com apoio da Casa de José de Alencar e do Curso de Música da UFC. A Casa de José de Alencar está localizada na Av. Washington Soares, 6055, Messejana.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte) – fone: 85 3366 7831

Crédito da imagem em anexo: Banda Sinfônica da UFC (Pedro Humberto)

===

Biblioteca Central recebe exposição do artista maranhense Rubens Amaral

A Biblioteca Central Prof. Francisco José de Abreu Matos, localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da Universidade Federal do Ceará, está recebendo durante todo o mês de junho, no hall de entrada, a exposição Brasil: óleo sobre tela, do artista plástico maranhense Rubens Amaral.

A iniciativa marca oficialmente o lançamento do Arte na Biblioteca, projeto que busca consolidar a inserção de atividades artístico-culturais na lista de serviços oferecidos pela biblioteca.

Brasil: óleo sobre tela, que segue até o dia 30, é composta por 24 quadros, disponíveis também para venda, e já passou por outras capitais, como João Pessoa, Teresina, São Luís, Belém, Manaus.

Com um estilo impressionista, o artista plástico retrata em suas telas diferentes paisagens brasileiras, como cenas do cotidiano de pescadores e de pequenos vilarejos, praias, marinas, florestas e casarios coloniais.

Ex-aluno do mestre maranhense Newton Pavão (1903-1977), Rubens tem uma técnica mista, utilizando simultânea ou alternadamente pincéis, espátulas ou mesmo os dedos para criar suas obras.

ARTE NA BIBLIOTECA – Projeto criado pela Biblioteca Central em parceria com a Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), o Arte na Biblioteca vem promovendo atividades artísticas e culturais desde março de 2017. Integram o projeto o Cineclube BCCP, o Livros Livres, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outras iniciativas.

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, Diretora da Biblioteca Central Prof. Francisco José de Abreu Matos – fone: 85 3366 9515

Crédito das imagens em anexo: Aline Mendes/UFC

===

Casa de José de Alencar recebe espetáculo Offeu nesta quarta-feira (21)

A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, apresenta, nesta quarta-feira (21), às 15h, a peça Offeu, do Grupo de Estudos e Práticas de Teatro (PesquisAtores) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Livremente inspirado na obra Coraline e o mundo secreto, de Neil Gaiman, o espetáculo conta a história de um pai que tenta manipular os filhos através de uma inteligência artificial. A entrada é gratuita e a censura é de 12 anos.

SOBRE O GRUPO – O PesquisAtores é um projeto de extensão orientado pela Profª Kadma Marques. Com três anos de existência, o grupo é composto por integrantes oriundos da Uece e da comunidade, com um total de 15 participantes. Tem como objetivo realizar pesquisas e experimentações sobre arte para produções artísticas e acadêmicas.

Fonte: Fred Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fones: 85 3229 1898 e 3276 2379​

Nenhum comentário: