quarta-feira, 5 de abril de 2017

CONCERTO


Clássicos na Lagoa abre programação do Festival Acordes do Amanhã

O projeto Clássicos na Lagoa apresenta, dia 7 de abril, o Siara Quarteto, grupo formado por dois violinistas, um violista e um violoncelista. Antigos integrantes do principal quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), eles irão interpretar músicos eruditos europeus como Mozart, clássicos nordestinos como Luiz Gonzaga, além dos grandes compositores do Tango, Astor Piazzolla e Carlos Gardel. O projeto busca disseminar a música erudita com apresentações nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às 17 horas, nas margens da lagoa do Porangabuçu. 
A novidade desta edição é que o Clássicos na Lagoa fará parte da programação de abertura do Festival Acordes do Amanhã, que acontecerá pela primeira vez em Fortaleza, dia 28 de abril, ocupando as ruas com música clássica instrumental. A capital cearense será uma das oito cidades, em quatro estados, a receber o festival, com uma grande ação de ocupação urbana pela música, unindo projetos de educação musical e atividades de interferência urbana e artística.
Os municípios cearenses de São Gonçalo, Aquiraz e Guaramiranga também receberão o festival, respectivamente nos dias 27, 29 e 30 de abril. Os músicos irão aonde o povo está, em ruas, praças, terminais de ônibus e em outros espaços. Como parte da programação, orquestras, quartetos, corais, duos e as mais diversas formações de grupos musicais.

Siara Quarteto
Os quatro integrantes têm em comum a formação em instituições vinculadas à projetos sociais. Reunidos desde 2010, eles vêm participando de concertos e festivais como o Eleazar de Carvalho e a Feira da Música. O Siara Quarteto tem o propósito de pôr em prática o estudo de música de câmara e disseminar a música erudita e popular. Hoje, eles também se dedicam a ensinar música, sobretudo em projetos sociais, a exemplo do Tapera das Artes e do Cordas da Cidadania.
Rondinelly Bezerra, um dos integrantes, foi selecionado para estudar violoncelo na França. Agraciado com o projeto Briançon Tempo de Brasil, ele aprofundou sua formação durante um ano na Escola de Música Briançon. O projeto é organizado pelo professor de música cearense Fernando Lange, que ensina há muitos anos na França.

Clássicos na Lagoa
O Clássicos na Lagoa promove mensalmente concertos de música erudita na lagoa do Porangabuçu. O projeto, iniciado em outubro de 2016, tem contribuído com a formação de plateia e com a promoção da saúde, através do trabalho de três instituições: o Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e a Plataforma Sinfonia do Amanhã.

Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa – abertura do Festival Acordes do Amanhã
Apresentação: Siara Quarteto
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data: 7 de abril – sexta-feira
Horário: 17 horas

Nenhum comentário: