segunda-feira, 10 de outubro de 2016

TIC 2016

Clowns de Shakespeare apresenta Abrazo no 6° Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará 

Nesta terça-feira a programação do TIC estará no TJA, Sesc Iracema, Dragão do Mar e Centro Cultural Bom Jardim

A véspera do Dia das Crianças será de espetáculos teatrais no  TIC - Festival  Internacional de Teatro Infantil do Ceará. O festival teve início no dia 06 e acontece até o dia 15 em Fortaleza e de 15 a 17 estará também em Sobral, onde é realizado junto ao projeto Sobral - Cidade das Artes, do Governo do Estado do Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito.

Teatro para bebês

O K'Os Coletivo, do Ceará, apresenta o espetáculo para bebês "D. Menina", às 9h e às 15h no teatro do Sesc Iracema em sessões exclusivas para creches públicas e projetos sociais. Na quarta-feira, dia 12, apresenta-se às 16h, em sessão para o público em geral. O espetáculo é  indicado para bebês a partir de 8 meses.

O K'Os Coletivo foi criado em 2006 e conta atualmente com cinco peças no repertório. O grupo já circulou por teatros e festivais do Ceará, além de ter participado do Festival de Teatro de Curitiba. Em 2015 participou da oficina de teatro para bebês, ministrada no TIC por Carlos Laredo, e estreia agora no 6° TIC o espetáculo "D. Menina", sua primeira montagem teatral para bebês.

Abrazo com Clowns de Shakespeare (RN)

O renomado grupo teatral Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, traz ao TIC "Abrazo", seu primeiro espetáculo para crianças, em apresentação nesta terça-feira, dia 11, às 19h e na quarta-feira, 12, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. A peça é feita sem falas e usa recursos audiovisuais para narrar uma aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. “Abrazo” faz parte de uma trilogia latino-americana do grupo.

Criado em 1993, o Clowns de Shakespeare é considerado um dos principais grupos de teatro do Brasil. As comédias shakespearianas e a arte do clown são referências importantes em seus espetáculos, que mesclam música, teatro popular e comédia. O grupo já se apresentou em teatros e festivais de mais de 80 cidades brasileiras, além de Portugal, Espanha, Chile, Equador e Uruguai. No seu currículo, constam importantes prêmios, entre eles, APCA e SHELL.

Pavilhão da Magnólia e Bricoleiros

O Grupo Pavilhão da Magnólia apresenta "Ogroleto", que estreou no TIC de 2015. As apresentações acontecem às 9h e 15h no Palco Principal do Theatro José de Alencar, em sessões exclusivas para escolas públicas e projetos sociais. Com a direção de Miguel Vellinho, da Cia PeQuod (RJ), a montagem de "Ogroleto" de Suzanne Lebeau,  marcou a comemoração dos 10 anos do grupo.

Com o espetáculo "Quatro Patas" o Grupo Bricoleiros também entra em cena nesta terça-feira, em sessões às 9h, 15h e 19h no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim, sendo as duas primeiras voltadas a escolas públicas e projetos sociais.

Considerado um dos principais grupos de teatro de animação do Ceará, o Bricoleiros foi fundado em 2004 por artistas do teatro e das artes cênicas. Detentores de técnicas de confecção e animação de marionetes, o grupo já circulou por diferentes cidades brasileiras e países. Por onde passam, seus espetáculos são bem recebidos pelo público e pela crítica.

Agendamento escolar

Um dos pilares do TIC é aliar democratização do acesso à cultura a uma ação de formação de plateia, por isso, desde a sua primeira edição oferta sessões exclusivas para alunos da rede pública de ensino. Em 2016, realiza 10 sessões para escolas e 02 para creches. Para informações sobre agendamento de escolas para espetáculos em Fortaleza e Sobral: fest.teatroinfantil@gmail.com ou pelo telefone (85) 3048 6077.

realização do TIC é do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, com o apoio cultural da Secult, apoio da Vivo e da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e o patrocínio da CAIXA. Tem como parceiros: Gabinete da Primeira Dama do Estado, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Bom Jardim, Sesc-CE, Escola Porto Iracema das Artes, Vila das Artes, Instituto Francês, Wallonie-Bruxelles International. Promoção: Invento Produções Culturais.

PROGRAMAÇÃO do dia 11/10/2016 (terça-feira)

9h* e 15h* - Ogroleto - Pavilhão da Magnólia (CE)
Para crianças a partir de 6 anos
Palco Principal do Theatro José de Alencar

9h** e 15h** - D. Menina – K’Os Coletivo (CE)
Para bebês a partir de 8 meses
Teatro Sesc Iracema

9h*, 15h* e 19h - Quatro Patas - Bricoleiros Teatro de Bonecos (CE)
Para todas as idades
Teatro do Centro Cultural Bom Jardim

19h – Abrazo - Clowns de Shakespeare (RN)
Para todas as idades
Teatro Dragão do Mar

SERVIÇO
6° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 6 a 15 de outubro em Fortaleza e de 15 a 17 em Sobral.  Informações: (85)3048.6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.comSite: www.festivaltic.com.br. GRATUITO.

Nenhum comentário: