terça-feira, 11 de outubro de 2016

ITAÚ CULTURAL

Estão abertas as inscrições para artistas de todo o Brasil para participarem da Mostra Nacional de Solos

A convocatória para o projetoSolo de Quintal, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016),é até o dia 30 de deste mês; podem ser inscritos espetáculos solos de circo, teatro, dança e performance, que serão apresentados em quintais de casas em Dourados, no Mato Grosso do Sul

Está aberta a convocatória para a Mostra Nacional de Solos em quintais de residências, na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Solo de Quintal, de Júnia Pereira, é um projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016), um dos principais programas de fomento à cultura do país. Artistas com espetáculos solos de circo, dança, performance e teatro, de todo o Brasil, podem participare se inscrever até o dia 30 de outubro, via e-mail: solodequintal@gmail.com.Entre o público, serão selecionados de sete a 12 espetáculos, que se somarão a seisapresentações de artistas convidados.
Inspirado em formas alternativas de circulação teatral, Solo de Quintal pretende promover espetáculos a baixo custo, para pequenos público e realizar o intercâmbio entre artistas sul-mato-grossenses e artistas de diferentes regiões do país.“Quando idealizei o projeto, pensei apenas no quintal da minha casa, mas depois descobri duas residências em Dourados que já funcionavam como espaços culturais e resolvi convidar os proprietários para serem parceiros do projeto”, conta Júnia.

São eles: Casulo, casa das estudantes Jaciara Marschner e Winnie Fernandes e que promove oficinas, saraus e feiras; Casa dos Ventos, residência da produtora cultural Fabiana Fernandes,onde também acontece saraus, oficinas e outros tipos de eventos culturais. “Então, além da minha casa, a Mostra será realizada nesses dois lugares e em um quarto espaço, ainda em negociação.”

Os locais de cada apresentação serão divulgados para o público junto a programação do evento, pela internet e em material impresso, na época de início da Mostra, programada para acontecer entre março e novembro do ano que vem. Festival de Ideias Brutas, de Marina Viana (BH/MG), Deuses, de Ederson Miranda (SP/SP), Bestiário, de Vinícius Souza (BH/MG), Domingo, de Cida Falabella (BH/MG),Quixote, de Lucas Pradino (SP/SP) e Lady Day, de Melissa Arievo (RJ/RJ) são os seis espetáculos convidados já confirmados.

Sobre as inscrições
É aconselhável que o cenário das peças inscritas contenha uma estrutura simples, podendo ser transportado na bagagem pessoal do artista, no melhor espírito "faça você mesmo". A operação de luz, som, contra-regragem e cenotécnica será realizada pela equipe da própria Mostra.

No e-mail, o artista precisa enviar as seguintes informações: nome completo, e-mail, telefone, endereço e breve currículo. Sobre o espetáculo, fazer escrever um descritivo, colocar a ficha técnica e link para assistir vídeo online da apresentação completa, sem cortes. É importante, também, anexar notícias que possivelmente tenham sido veiculadas na imprensa sobre o espetáculo e o artista. Dados sobre rider de som e luz precisam ser especificados. Para fácil identificação, o assunto do e-mail é "Inscrição_Solo”.

A relação dos selecionados será divulgada na página no facebook do projeto: facebook.com/solodequintal. Os selecionados serão contactados por e-mail. Mais informações podem ser encontradas no site http://solodequintal.wixsite.com/solodequintal.


Nenhum comentário: