quinta-feira, 25 de agosto de 2016

TEATRO INOVADOR

AGORA DE NOVO: AQUI E LÁ. AO MESMO TEMPO

ENTRE, espetáculo que ocupa duas salas simultâneas,
muda de habitat durante a temporada e se apresenta na VILA DAS ARTES

           
O espetáculo ENTRE faria uma temporada completa no Sesc Emiliano Queiroz, contudo o mesmo negou as apresentações sem dar nenhum motivo concreto para o cancelamento das mesmas. Seguindo, o espetáculo ENTRE retorna a sua casa gestora: Vila das Artes. Ocupando duas salas ao mesmo tempo, nos dias 27 e 28 de agosto, às 19 horas, com entrada franca.

 "Ainda não sabemos o que aconteceu para o Sesc tomar essa decisão, mas nossa pesquisa não para. Pesquisa, aliás, iniciada na residência artística Habitat de Atores – parceria da Inquieta Cia. com a Vila das Artes. Esse retorno as salas que conceberam a dinâmica do espetáculo é encarado como um momento único para podermos habitar novas possibilidades", afirmou o release do grupo.

ENTRE surge como um verbo imperativo e um espaço-situação. Ao convidar os espectadores para se dividirem em dois compartimentos, os atores-performers passam a ocupar ambas as salas tecendo cenas isoladas, mas que se interferem. Nesse palco bipartido estão Gabriella Ribeiro, Juliana Tavares, Marcos Paulo, Rodrigo Ferrera e Wellington Fonseca, com direção de Andrei Bessa.  A pesquisa ainda conta com colaboração da atriz Georgia Dielle.

A situação cênica foi semeada em 2014, na residência artística Habitat de Atores desenvolvida pela Inquieta Cia. O primeiro fruto entrou em cartaz em novembro do mesmo ano na Vila das Artes – casa da primeira edição da residência. Em 2016, o estar “entre” se desdobra para todas as arestas do espetáculo. Se antes cada espaço possuía sua própria dramaturgia e os atores precisavam coabitar, agora a bipolaridade é o motor central de cada cena e as relações entre as cenas amplificam esse estado-situação-imperativa. O espetáculo é um todo impossível.

Aqui e lá, ao mesmo tempo. ENTRE é inquietação em overdose, em fragmentos poéticos no encontro com o outro. Não se engane, não é só sobre o não convencional, o fragmentado e fugir das regras que o espetáculo fala. Aqui, no entre, também é lugar de clichê, de dança, de festa. Lá, no entre, é lugar de tudo e, inclusive, da impossibilidade de tudo. ENTRE é uma colisão sempre iminente. ENTRE é um território sempre a ser inventado.

SERVIÇO
ENTRE
27 e 28 de Agosto  (sábado e domingo)
19 horas
Entrada Franca
Vila das Artes
(Rua 24 de Maio, 1221 – Centro
a entrada do estacionamento é na Rua General Sampaio, atrás do Casarão do Barão)

Nenhum comentário: