sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

PELO INTERIOR

CARNAVAL DE FOLIAS E MÁSCARAS VALORIZA A CULTURA POPULAR EM SENADOR POMPEU


O Carnaval de Folias e Máscaras de Senador Pompeu (275 km de Fortaleza) visa à valorização das tradições e das festas populares ao realizar no sábado (06/02) um cortejo multicultural com desfile de bandas de fanfarras e frevos, bonecos gigantes, agremiações de maracatu, escola de samba e bloco de estudantes da rede pública e privada de ensino, que participam previamente de oficinas para confecção de máscaras e fantasias. Para os idosos, está previsto um baile de carnaval nos moldes tradicionais. Toda a população também pode visitar uma exposição com fotos e adereços dos acervos de famílias que contam a história da folia no município. A programação é gratuita.

“Esse é um projeto de resgate de programações e tradições culturais pertinentes à memória do carnaval senadorense”, explica o produtor Adriano Souza, do Instituto Assum Preto, realizador do Carnaval de Folias e Máscaras. O projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu e do Governo do Estado do Ceará, com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), através da Secretaria de Estado da Cultura do Ceará, por meio do X Edital Carnaval do Ceará.

Adriano lembra que Senador Pompeu é terra de gente boêmia e que seus bailes carnavalescos – bem comuns no interior entre as décadas de 50 a 80 – tornaram-se famosos, atraindo foliões de todo o Ceará. Além dos bailes nos clubes, realizados principalmente na AABB, o carnaval era festejado durante cinco dias, contando ainda com desfiles de blocos pelas ruas da cidade. Costumes estes retratados pelo projeto tanto no cortejo quanto na exposição fotográfica Memórias do Carnaval, aberta à visitação na Praça da Juventude, na sexta-feira (05/02), a partir das 19h.

O cortejo multicultural do Carnaval de Folias e Máscaras acontece no sábado, a partir das 8h30, com concentração na avida Francisco França Cambraia, ao lado da Igreja de Fátima, seguindo até o Ginásio Municipal, onde está prevista a apresentação das agremiações carnavalescas e encerramento com uma charanga carnavalesca. Vale destacar a participação do bloco de bonecos gigantes do município, que neste ano presta homenagem aos famosos personagens da cultura popular Mateus e Catirina, além de uma das escola de samba mais antigas do Ceará, Unidos do Morro de Barbalha, com suas passistas e destaques.

A música das orquestras de fanfarras e frevos, dentre estas a Fanfarra Filgueiras de Nova Olinda, e o Maracatu Estrela de Ouro da Cidade de Canindé, também garantem a música e a animação durante o percurso. O cortejo reúne assim, agremiações carnavalescas de Senador Pompeu e de outras cidades do interior, composto ainda pelo Escola Feliz, bloco com aproximadamente 3 mil crianças das escolas públicas e privadas do município.

Esse projeto compreende ainda uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Senador Pompeu, pois na semana que antecede o cortejo, todas as escolas da sua rede de ensino promovem ações em Educação Patrimonial. Os estudantes devem fazer pesquisas sobre as manifestações e agremiações carnavalescas, em especial, o maracatu. Desenvolvem, assim, a parte teórica da pesquisa em sala de aula e a ação culmina com a prática na participação do cortejo, que possibilita a interação deles com as agremiações carnavalescas.

Através dessa com as escolas e de uma programação diversificada e acessível, o objetivo do projeto é fomentar e difundir a valorização das tradições cearenses mais autênticas, incluindo as novas gerações do município. “A acreditamos que a cultura tem um papel fundamental, estratégico e prioritário para a transformação da nossa realidade social. Fundamental, porque a cultura é o nosso ‘DNA’, nossa identidade. A cultura é produto e meio de vida em suas dimensões social, política, religiosa, intelectual e artística. Importante ressaltar que a cultura é um poderoso instrumento de inclusão e promoção social”, defende Adriano.



PROGRAMAÇÃO

01 – 05 de Fevereiro de 2016
Educação Patrimonial nas Escolas: “Ceará Terra de Maracatus”.
Escolas Públicas do Município.

03 – 05 de Fevereiro de 2016
Oficina “Varinha de Condão”: confecção de adereços carnavalescos para o bloco “Escola Feliz”, com a temática Mateus e Catirina; 
Escolas Públicas e Privadas do Município.

Sexta- Feira, 05 de Fevereiro de 2016
19:00h – Exposição Fotográfica “Memória do Carnaval
Praça da Juventude de Senador Pompeu

Sábado, 6 de fevereiro de 2016
8:30h – Cortejo Multicultural
Saindo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima
*Maracatu, Fanfarras, Escola de Samba, Bonecos Gigantes, Bloco Escola Feliz e etc.;

10:30h – Ginásio Municipal  
Apresentação de Agremiações Carnavalescas;
Ato de Coroação do Maracatu Estrela de Ouro
Baile e Folia com Charangas Carnavalescas.

Sábado, 6 de fevereiro de 2016
14:30h – Carnaval da Saudade 
Ginásio Municipal – parceria com a Secretaria da Ação Social e programas sociais do município;  

Mais informações:
Adriano Souza:  (88)99932-6025. E-mail: assumpretosenador@yahoo.com.br
Patrício Silva: (88) 9.9633-2741
Instituto Assum Preto: (88) 9.9271-0838
Instituto Trilhas: (88) 9.9902-0547

Nenhum comentário: