segunda-feira, 21 de setembro de 2015

INFANTIL - TEEN

Exposição de brinquedos nordestinos segue na Caixa Cultural Fortaleza
 
Mais de mil brinquedos artesanais coletados pela pesquisadora Sálua Chequer estão expostos na CAIXA Cultural Fortaleza

Desde 17 de setembro, a CAIXA Cultural Fortaleza recebe a exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer, com mais de mil objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda muito presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. A mostra segue até 8 de novembro. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra junto com o artista visual Zé de Rocha. O projeto é uma idealização da Trevo Produções.
As peças foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades do interior e nas capitais de estados do Nordeste. Os brinquedos foram adquiridos por artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
Para chegar ao formato final da exposição, os curadores levaram em conta o diálogo entre três olhares: o olhar de quem criou o brinquedo, o olhar da colecionadora que o escolheu e o olhar do espectador que se encanta com o objeto. Em foco, a recuperação da importância e do valor pedagógico dos brinquedos populares como referência para as antigas e as novas gerações.
As peças, expostas em suportes diversos, não são apresentadas como peças de museu. Ao contrário, convidam ao movimento. Representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para a tradicional brincadeira de casinha, com mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.

As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, bolinhas de gude, piões, dentre outros.
A colecionadora: Nascida na cidade baiana de Ibirataia, Sálua Chequer é educadora, musicista, pesquisadora e brincante. Desde 1980, atua na área da cultura popular. Foi assim que observou a presença marcante dosbrinquedos artesanais em feiras livres, mercados populares, exposições de artesanato em várias cidades do interior do Nordeste e nas capitais. Fascinada pelo colorido, pelas formas e pelo entusiasmo dos artesãos, a pesquisadora começou a adquirir alguns brinquedos. Mas não bastava tê-los: era preciso saber quem fez, para quem fez e porque fez.
O interesse foi crescendo e Sálua Chequer decidiu fazer Mestrado em Arte, Educação e Gestão Cultural, tendo como objeto de pesquisa o Brinquedo Popular, pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo (UIMP)/Instituto de Educação Brasil-Espanha (IEBE).

Oficina: No dia 18 de setembro, a pesquisadora realizará a oficina Resgate de brincadeiras tradicionais, parlendas e estórias. O público-alvo são professores de educação infantil, psicólogos e demais interessados. Ao todo, serão duas turmas, com 30 vagas em cada. As inscrições serão feitas online, entre 8 e 15 de setembro, através de um formulário disponibilizado através do link http://goo.gl/forms/JjVBewd1lE.

A oficina vai abordar o valor das brincadeiras, cantigas, parlendas e estórias na formação da criança, além da possibilidade de associar este universo com outras áreas do conhecimento, como a literatura.

Serviço:
Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 de setembro a 8 de novembro de 2015 (abertura no dia 16, às 19 horas)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: