terça-feira, 3 de março de 2015

CULTURA POPULAR

“A Paixão de Cristo” chega a sua 15ª edição
 
Espetáculo será encenado no Centro Dragão do Mar nos próximos dias 03 e 04 de abril, sexta e sábado

Uma das maiores tradições da Semana Santa em Fortaleza, nos anos 40, 50, 60, 70 era a representação de “O Gólgota – A Paixão de Cristo”, que arrastava multidões ao Theatro José de Alencar – TJA, em clima de muita emoção. A grandiosidade da montagem e o realismo das encenações levavam o público às lágrimas. Durante algum tempo, a cidade foi privada do grande espetáculo sacro. No entanto, o empreendedorismo e o amor às boas produções teatrais levaram o diretor Haroldo Serra a resgatá-lo desde 2001.
Nesta Semana Santa, os fortalezenses e turistas em visita à capital terão a oportunidade de assistir à 15ª apresentação teatral “A Paixão de Cristo” em um formato diferente, ao ar livre, em apresentações gratuitas na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos dias 03 e 04 de abril, sempre às 18 horas, iniciando com apresentações artísticas. O público vivenciará a história da Paixão de Cristo, passagens bíblicas como o julgamento de Jesus por Pilatos, a traição de Judas, a crucificação e sua ressurreição. A realização é do Instituto Solaris em parceria com o Grupo Teatral Comédia Cearense e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Em um grande palco montado na Praça Verde, com infraestrutura técnica com som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos visuais e figurino elaborado, o espetáculo conta com mais de 300 profissionais, entre atores, figurantes e técnicos de produção, em uma montagem genuinamente cearense. A direção é de Haroldo Serra, com produção executiva de Ruby Araújo e produção teatral de Hiroldo Serra. A organização do evento estima um público diário de 8.000 mil espectadores, que terão a oportunidade de assistir a um espetáculo cristão e ecumênico, de amor e fé, que emociona todas as pessoas.
O espetáculo tem aproximadamente duas horas de duração e conta com um elenco de 44 atores, em sua maioria nomes consagrados das artes cênicas cearenses, como o casal Haroldo e Hiramisa Serra, Walden Luiz, Ary Sherlock, Marcos Fernandes, Odair Prado, Hiroldo Serra, Poliana Morais, Paulo César Cândido, Lana Soraia, entre outros.
“O Gólgota” é uma página antológica da história do teatro cearense. Nele, grandes nomes das artes cênicas mostraram e continuam mostrando seu talento. Começou com o elenco da Escola Dramática de Fortaleza, composta por nomes como radialista José Lima Verde, Abel Teixeira, Afonso Jucá e José Oliveira.
A Comédia Cearense é um dos mais antigos grupos teatrais do nordeste brasileiro. Criada em 1957, sob coordenação do ator e dramaturgo Haroldo Serra, é uma instituição  considerada de Utilidade Pública  e reconhecida  em   todo  o  território  nacional   não  somente  pelos  seus  56  anos  de existência, mas  principalmente  pela  qualidade  de  suas  montagens e pela ação sócio-cultural que desenvolve junto à comunidade da região.
Ao longo de toda essa trajetória foram montados mais de 80 espetáculos, sempre prestigiando e dando prioridade a textos onde os valores e saberes culturais nordestinos estiveram presentes, contribuindo com isso para a difusão da dramaturgia regional.
Em 2002 o grupo criou e mantém até hoje um espaço cultural, a Casa da Comédia Cearense, complexo formado por salas onde ocorrem oficinas, cursos e palestras; salas de ensaios de teatro e dança; sala de música; biblioteca teatral; uma videoteca com mais de 1.000 títulos; um Teatro Jardim com capacidade para 200 pessoas. Este espaço foi criado com a intenção de afirmar e legitimar uma relação com estudantes, professores, atores, bailarinos, músicos, jornalistas e pesquisadores.

SERVIÇO
“A Paixão de Cristo”
Data: 03 e 04 de abril
Hora: a partir das 18 horas
Local: Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura
Gratuito

Nenhum comentário: