segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

DANÇA

ESPETÁCULO "FUKUSHIMA MON AMOUR" EM TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL 

Tadashi Endo volta a Fortaleza com uma nova criação do estilo de dança japonesa, conhecido como Butoh, no qual se apresenta sozinho no palco

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 22 e 25 de janeiro, o espetáculo de dança Fukushima Mon Amour, o novo solo de Tadashi Endo. Motivado pelo acidente nuclear que ocorreu em 2011 no Japão, Tadashi Endo dança a dor da tragédia e a esperança da reconstrução, celebra o poder da natureza e questiona a relação do homem com a preservação da vida.
Esse espetáculo, criado, dirigido e “performado” por Tadashi Endo foi criado em parceria com o músico brasileiro Daniel Maia, que compôs uma trilha sonora original.
 
Sozinho no palco, Tadashi Endo dança o Butoh, uma busca estética e técnica contemporânea japonesa. A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. Através de um mínimo de movimento, ele alcança o máximo de tensões, sensações, emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança. 
Sobre o Butoh: Antes da Segunda Guerra Mundial, havia no Japão dois tipos de dança: a tradicional (principalmente Kagura, Buyo, Bugaku, Nô) e a dança ocidental (balé clássico e moderno). Foi o crescente desenvolvimento da dança moderna no Japão que possibilitou o background para o nascimento do Butoh, uma manifestação artística surgida nos anos 60 como negação à rígida tradição cênica japonesa.
Da dança moderna, veio o conceito de que a o movimento poderia ser uma interação criativa entre a forma e as ideias do espírito do tempo, em oposição à interpretação das formas existentes da dança tradicional, ou à expressão do vocabulário gestual como o do balé clássico. O movimento Butoh começou com este espírito de revolta, que pensava a dança como uma maneira intensiva de existir, e não apenas como veículo de uma mensagem ou como simples organização do espaço.
Sobre Tadashi Endo: Bailarino de Butoh, coreógrafo, diretor do “MAMU – Butoh Center” em Göttingen, Alemanha, Endo reúne em seu fazer artístico a sabedoria das tradições da dança e do teatro, Ocidental e Oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal. Iniciou os estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês - o Noh e o Kabuki - e posteriormente aprofundou-se no teatro ocidental, realizando estudos como diretor no Seminário Max Reinhardt em Viena. Depois de ter viajado como artista solo por toda a Europa, apresentando-se junto a famosos músicos de jazz, ele conheceu, em 1989, Kazuo Ohno (criador do Butoh no Japão juntamente com Tatsumi Hijikata). A partir de então, os dois desenvolveram uma relação de estreita colaboração que se tornou a base para seu trabalho criativo atual.
Seu repertório de espetáculos inclui os solos: Ma, Synapsis, Kara da Kara, Tasogare One-Five-Four Seven e Ikiru. Desde 2002 desenvolve uma relação afetiva e criativa com o Brasil, onde dirigiu espetáculos do LUME Teatro e Bando de Teatro de Olodum, ministrou workshops e realizou turnês de seus espetáculos por diversas cidades brasileiras.

Serviço:
Dança “Fukushima Mon Amour”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 22 a 25 de janeiro de 2015
Horários: Quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 21, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Informações: (85) 3453-2770


 




Cia Vatá circula pelo Ceará com seu novo espetáculo

A companhia de dança também realiza a oficina Corpo Brincante em cinco cidades do interior e na capital, durante o mês de janeiro

A Cia Vatá iniciou a sua turnê pelo Ceará neste domingo pela cidade de Jati e se apresenta hoje no Crato, seguindo para Nova Olinda, Potengi e Brejo Santo, levando o espetáculo Compilation, obra que sintetiza os 14 anos da história da companhia de dança, além de realizar a oficina Corpo Brincante. Em Fortaleza, as apresentações ocorrem dias 16 e 23, no Theatro José de Alencar e na sede da Associação Vidança, respectivamente. As ações integram o projeto Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
Mergulhada na tradição brasileira, a Cia Vatá tem como inspiração as danças dos mestres do sertão, embalando-se no côco, cabaçal, maracatu, reizado, reverenciando suas crenças e folias. Suas criações são voltadas para a cultura afro brasileira e experimenta no corpo as danças dos Orixás, com seus signos e mitos, festeja a existência indígena nos territórios do corpo, traduzindo seu ritmo através do sapateado.
Compilation, sobretudo, trata-se do encontro de brincantes urbanos em contato com o ritual de estarem vivos, de se arriscarem ao encontro com o sagrado e com o profano das manifestações populares. O espetáculo leva ao palco o sabor dos terreiros, abrigando gerações distintas de artistas, conjugando essa mistura com as cores presentes em risos e cantos, dançando, antes de tudo, a permanência possível na ebulição do mundo com sua saída mais peculiar, o estar em festa, em celebração, o ser em conjunto e em grupo coexistir. É uma obra inspirada na cultura popular nordestina, tendo como mote a poesia de Ascenso Ferreira, que navega pelo sertão nordestino com muito humor e de forma lúdica.
“Em Compilation trabalhamos com harmonia entre as linguagens - dança contemporânea, sapateado, música e danças brincantes, provindas do universo tradicional do Brasil. Passeamos por côcos, maracatus, sambas, lamentos e muita poesia do universo tradicional do nordeste brasileiro, focados em Ascenso Ferreira, mas passeando por Patativa do Assaré”, explica a diretora artística e coreógrafa, Valeria Pinheiro.
E conclui: “Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia. Vatá desde 2000 até 2014, numa compilação cheia de folia e festa , colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da musica, dança, teatro e poesia!”.
Sobre a Cia. Vatá - Em 2000, Valéria Pinheiro volta ao Ceará depois de 20 anos navegando nas artes e produção cultural do eixo Rio-São Paulo. Por audição, constitui a Cia Vatá (Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro) genuinamente cearense, uma vez que ao longo dos últimos 14 anos vem emprestando seus fazeres, saberes e trocas ao cenário cultural cearense, brasileiro e do mundo. Toda essa trupe que hoje compõe a Cia. Vatá começou em 2000 e, ao longo do tempo, foram seguindo suas trilhas e montando seus próprios trabalhos, grupos e companhias.
O Café Teatro das Marias, residência oficial da Cia. Vatá, do Grupo Fuzuê, da Cia Catirina e da Cia dos Pés Grandes, que também foi por muitos anos residência da Caravana Cultural, se estabeleceu como espaço de trocas de saberes, fazeres e sonhos.
Serviço
CIA VATÁ – ESPETÁCULO COMPILATION E OFICINA CORPO BRINCANTE
NOVA OLINDA
Data: 07/01 (QUARTA-FEIRA)
Oficina: Às 14h, na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (Rua Ratisbona, 564 – Centro)
Espetáculo: Às 18h, no Teatro Violeta Arraes (Avenida Jeremias Pereira, 444 – Centro)
Grátis

POTENGI
Data: 08/01 (QUINTA-FEIRA)
Local: Terreiro do Mestre Antonio Luiz (Bairro João Cabral)
Oficina: Às 14h
Espetáculo: Às 18h
Grátis

BREJO SANTO
Data: 09 e 10/01 (SEXTA-FEIRA E SÁBADO)
Local: Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa (Av. Antônio Florentino de Araújo, s/n - Bairro São Francisco)
Oficina: De 15h às 16h30
Espetáculo: Às 19h
Grátis

FORTALEZA
Data: 16/01 (SEXTA-FEIRA)
Local: Theatro José de Alencar (Rua 24 de Maio, 600 - Centro).
Oficina: Às 14h, na Sala de Dança.
Espetáculo: Às 19h, na Sala Nadir Papi Saboya.
Grátis
Data: 23/01 (SEXTA-FEIRA)
Local: Associação Vidança (Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício - Vila Velha)
Oficina: De 15 às 16h30
Espetáculo: Às 19h
Grátis

Nenhum comentário: