quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ESPECIAL

Cerca de 40 bandas se apresentam na edição 2014 da Feira da Música de Fortaleza


De 26 a 29 de novembro a XIII Feira da Música fará de Fortaleza palco para encontros formativos, intercâmbio de músicos do Brasil e formação de plateia



Banda Veronica Decide Morrer e o cantor e compositor Rodger Rogério são algumas das atrações deste ano

Construída a muitas mãos, sujeitos e coletivos culturais, tecida por diversos desejos e corações, a Feira da Música de Fortaleza chega este ano à sua 13º edição, reconhecida como uma importante ação de fomento e fruição da música independente brasileira, nas mais diversas vertentes. De 26 a 29 de novembro, cerca de 40 bandas do país mostram sua música em grandes palcos em três espaços na Praia de Iracema: Praça Verde no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Pavilhão Atlântico e Calçadão (próximo ao Estoril). 
Antes da Feira da Música começar em Fortaleza, a cena da música independente se volta a XIII Feira da Música Lab Sobral de 21 a 23, com oficinas de técnica de som, roadie, redes sociais e produção de show, além de debate sobre Festivais de Música Independente reunindo representantes de festivais do Ceará. A ideia é continuar levando para o interior do Ceará nossos esforços na qualificação da cadeia produtiva da música, dando continuidade à formação dos agentes do Programa de Formação Livre EntrePontos, iniciada no mês de junho de 2013, e dando oportunidade para novos agentes em formação. À noite, haverá shows no Anfiteatro do Largo das Dores com as bandas Aneurisma, Tinny Killer, Procurando Kalu , todas de Sobral, e mais, Gustavo Portela e  Jonnata Doll & os Garotos Solventes, de Fortaleza. Todas as atividades em Sobral e Fortaleza são gratuitas. 
Uma das ações mais importantes da Feira da Música é a atividade de formação. Este ano, além dos shows, 14 oficinas de técnica, produção e comunicação, e quatro painéis acontecem em Fortaleza, compondo a programação do XIII Encontro Internacional da Música. Estas atividades serão realizadas durante o dia, em espaços públicos diversos. As inscrições serão lançadas em breve no site da Feira da Música: www.feiradamusica.com.br. 
Durante quatro dias o público e amantes da música farão um mergulho na diversidade musical das diferentes regiões do Brasil. São bandas de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. 
Em Fortaleza apresentam-se: Aeromoças e Tenistas Russas (SP), Allysson dos Anjos  (CE), Amiri (SP), Anderson Camelo Trio (CE), Astronauta Marinho (CE), Astronauta Pinguim (SP), Baleia (RJ), Broken Necks (CE), Burgo (PB), Cabruêra (PB), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Chacomdéga (CE), ChiCoNeS (CE), Coisa Nostra (PE), Coletivo Maloqueria (CE) Cozinha FunkySpanca (MG), Dark Syde (CE), Don L (CE), Dona Zefinha (CE), Donna’s (CE), Erivan Produtos do Morro & Banda (CE), Estramonio (CE), Félix Robatto (PA), Héloa (SE), Herod (SP), Isaar (PE), Jonnata Doll & os Garotos Solventes (CE), Juca Culatra (PA), Juvenil Silva (PE), Lorena Nunes (CE), Mamulengo Ehletrônico (PB), Nsista (MG), Passo Largo (DF), Rodger Rogério (CE), Santiago Neto Y Los Misionerotrónicos (RS), SKULL (CE), Soulzen (CE), Tequilla Bomb (AL), Terra Preta (SP), Trio Três Pontos (SP), Verônica Decide Morrer (CE) e Vitoriano (CE). 
Nos últimos anos a Feira tem utilizado uma nova linguagem visual. Artistas da cidade são convidados para criar peças inspiradas no evento. A ideia é promover a circulação artística e criar uma identidade mais orgânica e contemporânea. Neste ano, a concepção é do grafiteiro Narcélio Grud, que imprimiu sua arte urbana e visceral. A partir de três grandes painéis grafitados, o artista criou seres coloridos que são um mix de instrumentos em simbiose com corpos e sons. “São três seres que seguem uma estrutura de divisão: cabeça, membros superiores e membros inferiores. As texturas ou organismos retratam a busca pelo imaginário dos sons, onde as cores, movimentos, ruídos, melodias se materializam em movimentos e estruturas que, por vezes, não têm uma forma definida. São geometrias em construção, fluidas e que se expandem pra todos os lados, como os sons que ocupam o vazio e enchem os espaços físico e sensorial”, explica.  Grud é artista e pesquisador da arte urbana. Seu primeiro contato com spray começou com sua relação nas ruas, ainda em fins dos anos 1980 em Fortaleza. Já esteve em diversas cidades do mundo com sua arte e hoje é referência na arte de grafitar. 
SERVIÇO 
XIII Feira da Música Lab Sobral - De 21 a 23 em SOBRAL. Shows nos dias 22 e 23, a partir das 20h no Anfiteatro do Lardo das Dores. 
XIII Feira da Música de Fortaleza - De 26 a 29 de novembro de 2014 em FORTALEZA. Shows:  de 26 a 28, das 17h às 21h na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema); Dias 27 a 29, das 19h às 23h no Pavilhão Atlântico (Rua dos Cariris, com  Rua dos Tabajaras - Praia de Iracema); Dias 27 a 29, das 21h a meia-noite no Calçadão Praia de Iracema (Entre Estoril e Bar do Mincharia). 
Oficinas da Feira da Música em Sobral e Fortaleza: Inscrições em breve no site da feira. Informações: (85)3262.5011 e www.feiradamusica.com.br. Toda a programação é gratuita.

Nenhum comentário: