sexta-feira, 6 de junho de 2014

EXPOSIÇÕES

“O Haver – Pinturas e Músicas para Vinícius” chega a Caixa Cultural

Elifas Andreato e craques da música brasileira homenageiam o poeta Vinicius de Moraes


Segue em exposição na Caixa Cultural Fortaleza a mostra O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius. Aberta dia 28 de maio, segue até 27 de julho. Nesta mostra, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antonio Nóbrega, Martinho da Vila e outros grandes nomes da música brasileira se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes.
O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes foi idealizada pelo artista plástico Elifas Andreato, para homenagear o poeta Vinicius de Moraes. A iniciativa une artes plásticas e música. Por meio deste projeto, 14 músicos convidados criaram individualmente canções inéditas – instrumentais ou letradas – inspiradas no poema O Haver, de Vinicius. Depois, junto com Elifas, cada um desenvolveu uma pintura em homenagem ao poeta. O resultado se materializou em DVD, catálogo e exposição, além de um site que detalha todo o processo de produção (www.ohaver.com.br). Entre os músicos convidados estão: Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O Pensador, e Renato Teixeira.
A relação de Elifas Andreato com Vinicius se iniciou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco Vinicius e Toquinho. Eles se tornaram amigos. Mas não foi a amizade que tornou a realização da exposição imprescindível para Elifas. O artista credita a Vinicius o privilégio de haver tido dois filhos: “Em 1975, eu já era casado, mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música O Filho que Eu Quero Ter. Fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. Não tive como não agradecer pessoalmente a Vinicius por essa descoberta”. Pouco mais de um ano depois nasceria Bento e, em 1978, Laura. “Esse projeto é uma questão de honra para mim. Mesmo que tardio, ele serve para saldar ao menos uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”.
A exposição inclui um programa com ações educativas que valorizam a relação das obras expostas com o visitante – escolar ou espontâneo –, por intermédio de atividades e produtos que exploram a vida e obra de Vinicius de Moraes e sua relação com os artistas da MPB em exposição. As visitas serão complementadas por atividades lúdicas, cujo objetivo é fazer uma integração entre as reflexões feitas durante a visitação e o fazer artístico. Estas serão similares às oficinas realizadas pelo artista e curador da mostra, Elifas Andreato, junto aos artistas da MPB em exposição, sendo oferecidos aos visitantes materiais similares aos oferecidos aos artistas (lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborado por Elifas Andreato) para produção de uma obra. O espaço de criação das oficinas estará sempre disponível para que o público espontâneo também possa experimentar as oficinas com ajuda de um educador da exposição.

SERVIÇO
Exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”
Visitação: 29 de maio a 27 de julho de 2014 (terça à sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h
Local: Caixa Cultural de Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Entrada: Gratuita
Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: