terça-feira, 15 de abril de 2014

CULTURA POPULAR

Projeto "25 é Dia de Maracatu" apresenta Kizomba nesta sexta-feira

Programação acontece no Polo de Lazer Luiz Gonzaga, no Conjunto Ceará, das 18h às 19h


Nesta sexta-feira (25), das 18h às 19h, o passo cadenciado do maracatu cearense tomará conta do Polo de Lazer Luiz Gonzaga com o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. Em março, o Maracatu Kizomba será o destaque, realizando cortejo e a coroação da rainha. Um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais) traduzirá o evento para o público surdo que estiver presente no local.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o Dia 25 é Dia de Maracatu é mais do que um evento mensal para divulgar os maracatus de Fortaleza. O projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano. Acontece todo dia 25, com apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade.

Sobre o Maracatu Kizomba

A Associação Cultural Maracatu Kizomba foi fundada em 4 de abril de 1999 pelo artista plástico e carnavalesco Francisco Milton Soares Sousa. Em 2009, uma nova diretoria foi montada com viés no trabalho de jovens moradores da comunidade João Paulo II, no bairro Jangurussu, dando ênfase ao protagonismo sócio cultural e criando mecanismos de intervenção da violência, por meio de atividades lúdicas de entretenimento e profissionalizantes. O ano de 2010 ficou marcado como o ponta pé inicial aos trabalhos da nova composição e do diretório central do Kizomba, que hoje conta com outros grupos artísticos Cia. Artesbrasil, Grupo de Percussão Tamboatá, Grupo O Som do Nordeste, Cia. de Ritmos e Dança Populares e o Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Maria Jucicleide. O Kizomba realiza, ainda, atividades de valorização dos artistas locais, responsabilizando-se pela organização de uma feira de expressões folclóricas, para-folclóricas e de domínio popular que gera, informalmente, trabalho e renda para pequenos comerciantes da região.

Serviço:
Dia 25 é Dia de Maracatu
Quando: Sexta-feira (25), das 18h às 19h
Local: Polo de Lazer Luiz Gonzaga (Conjunto Ceará)
Informações: (85) 3105.1386

Nenhum comentário: