segunda-feira, 4 de março de 2013

CINEMA NACIONAL

Primeiro longa feito por atores com Síndrome de Down entra em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi

Produção venceu o prêmio de melhor roteiro do Festival de Paulínia de 2008 e também recebeu o Kikito de Melhor Longa Brasileiro no Festival de Gramado, em 2012

"As pessoas precisam se informar mais para combater o preconceito", disse Ariel Goldenberg, um dos protagonistas de "Colegas"

Inspirados pelo filme "Thelma & Louise" (1991), três jovens Down (Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola) apaixonados por cinema vão em busca de seus sonhos e fogem com o carro do jardineiro (Lima Duarte) da instituição em que vivem. O desenrolar da história você poderá conferir no road movie "Colegas", dirigido por Marcelo Galvão.
Em entrevista, o cineasta carioca disse que resolveu escrever um roteiro para ser protagonizado por atores Down porque na infância convivia com um tio Down. "Sempre fui apaixonado pelo jeito como ele enxergava o mundo. A pureza, o carinho e amor que ele transmitia a todos que o cercavam, sempre de forma bem humorada, era algo que quis passar adiante", contou.
Ao colocar jovens Down como protagonistas, o filme lança luz à questão da Síndrome de Down, mas não há preocupação em discorrer sobre a importância da inclusão, pelo contrário, ele simplesmente inclui. Galvão quer fazer com que o público, ao assistir o filme, embarque em uma aventura, esquecendo que os atores principais têm síndrome de Down. "Se isso acontecer, estaremos realmente dando um grande passo para a inclusão social", espera.
Sobre o trabalho com os atores Breno Viola, Ariel Goldemberg e Rita Pokk, o diretor elogiou a desenvoltura, capacidade de concentração, dedicação e, sobretudo, a noção de responsabilidade e comprometimento deles com todos da equipe do filme.
Depois de seis anos o projeto foi finalizado, mas encontrou dificuldades para ser lançado no circuito comercial. Galvão comentou que o preconceito atrapalhou a captação de patrocínio. Ao apresentar o projeto para empresas, elas respondiam não ter interesse em associar a marca a um filme com pessoas com síndrome de Down. Para ele, isso mostra que a teoria ainda está distante da prática, já que geralmente "o discurso corporativo atual valoriza temas como responsabilidade e inclusão social", desabafa.
O filme levou o Kikito de Melhor Longa-metragem Brasileiro no Festival de Gramado 2012, além de ser premiado também com o Kikito de Melhor Direção de Arte e com um prêmio especial concedido pelo júri a cada um dos três protagonistas.







Sean Penn faz churrasco para protagonistas do filme "Colegas"

De volta ao Brasil após realizar o sonho de conhecer o astro Sean Penn , o ator Ariel Goldenberg, protagonista de "Colegas" , deu mais detalhes sobre o encontro. "Não fiquei nervoso porque acreditava do fundo do coração que a gente ia se conhecer", afirmou. "Quem acredita consegue tudo."
Ariel, 32 anos, ficou famoso ao estrelar uma campanha em vídeo para que Penn viesse ao Brasil para a estreia de "Colegas", em 1º de março. Como isso não aconteceu, ele e a mulher, Rita Pokk, foram até a casa do astro em Los Angeles neste fim de semana.
Casados há quase dez anos, os dois têm síndrome de Down e estrelam o filme de Marcelo Galvão sobre um trio de jovens fãs de cinema que fogem de um instituto para realizar seus sonhos.
O astro hollywoodiano reconheu Ariel e recebeu o casal, além de uma equipe da produtora Gatacine, com um churrasco. "Era tudo gostoso", disse Ariel, durante visita à São Paulo Fashion Week com a mulher. "Conversamos sobre tudo, sobre a rotina dele, 'Colegas', tudo."
Ariel e Rita deram um DVD do filme para o norte-americano assistir e, em troca, ganharam o certificado que Penn recebeu pela indição ao Oscar por "Uma Lição de Amor". No filme, que deu origem à admiração de Ariel pelo ator, Penn interpreta um homem com problemas mentais que luta para manter a guarda da filha.
Questionado sobre o que tem em comum com o astro, Ariel respondeu: "A humildade".Os protagonistas de "Colegas" desembarcaram no Brasil na noite de segunda-feira (18). Visitando a São Paulo Fashion Week, eles ainda não assistiram a nenhum desfile. "Estamos adorando ser celebridades. É muito legal a fama", disse Ariel.
Ariel e Rita desejam dar continuidade à carreira . "Queremos fazer cinema, novela e teatro, mas estamos na expectativa de um novo convite", afirmou o ator, que gostaria de contracenar com Camila Pitanga, Murilo Rosa, Danton e Selton Mello - além de Sean Penn, é claro.
Os favoritos de Rita são Naomi Watts, Arnold Schwarzenegger, Murilo Benicio e Giovanna Antonelli.

Nenhum comentário: