domingo, 2 de setembro de 2012

CINEMA NACIONAL

 'O Palhaço' representará o Brasil na disputa pelo Oscar 2013

O filme O Palhaço, dirigido e estrelado por Selton Mello, representará o Brasil na disputa pelo Oscar 2013, informou a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A 85ª edição do prêmio acontece no dia 24 de fevereiro de 2013. "Creio que a maior inovação que fazemos com a escolha do O Palhaço reside no seu potencial. Esta indicação tem que ser vista como um prêmio também, é um aval de que um filme pode ir além. Espero que isso seja positivo para uma produção que já é sucesso", afirmou a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, em comunicado.




 

O longa conta a história do palhaço Benjamin, interpretado por Selton Mello,que resolve deixar o pai Puro Sangue e seguir um caminho diferente, onde conhece muitas pessoas. Ele expõe a ideia do círculo, de estar sempre rodando e correndo atrás dos sonhos, de chegar onde quiser, mas, ainda assim, ter de voltar ao berço para se redescobrir. O elenco contou com as participações dos atores Paulo José, interpretando o personagem Valdemar/Puro Sangue, Teuda Barbosa, Moacyr Franco e Fabiana Karla, entre outros. O Palhaço ganhou estatuetas no 7ª Prêmio Contigo de Cinema e no 4º Festival de Cinema de Paulínia. A escolha foi feita por uma comissão especial formada por Ana Paula Dourado Santana, Ana Luiza Azevedo, Andre Sturm, Carlos Eduardo Rodrigues, Flávio Tambellini, George Torquato Firmeza, José Geraldo Couto e Lauro Escorel.

VEJA O FILME "O PALHAÇO", COMPLETO, NA TV DIVIRTA-CE




 




Cine SESC apresenta “Mostra de Cinema Nacional”

Durante as terças-feiras do mês de setembro, o Cine SESC apresenta a “Mostra de Cinema Nacional”, com a exibição de filmes que ganharam destaque no cenário cinematográfico brasileiro. Os encontros acontecem sempre às 18h30, na Sala de Vídeo do SESC Fortaleza, com entrada gratuita.

Com roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira, o filme “Tapete vermelho” é exibido no dia 18/9. Na comédia, o personagem Quinzinho promete levar seu filho à São Paulo para assistir um filme de Mazzaropi. Em uma verdadeira jornada pelas cidades do interior paulista, Quinzinho e sua família passam por situações mágicas relacionados à crendice popular.

A programação é encerrada, no dia 25/9, com a exibição do filme “A festa da menina morta”, que marca a estréia do ator Matheus Nachtergaele como diretor. O filme retrata os preparativos de um vilarejo ribeirinho do Amazonas para a comemoração da 20ª Festa da Menina Morta. O evento é dedicado aos milagres concedidos por uma criança que desapareceu misteriosamente há duas décadas e ao jovem que passou a ser conhecido como Santinho por ter encontrado um pedaço do vestido da garota.

Programação:
Dia 18/9
Tapete Vermelho (foto acima)
Dir. Luiz Alberto Pereira
Classificação: 10 anos

Dia 25/9
A festa da menina morta
Dir. Matheus Nachtergaele
Classificação: 14 anos

Local: Sala de Vídeo, 2º andar, do SESC Fortaleza
Horário: 18h30
Entrada: Gratuita






Oscar 2013
 
Produção que representará o Brasil será escolhida na quinta-feira

 
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), recebeu 16 inscrições de filmes de longa-metragem interessados em concorrer à seleção para a indicação brasileira ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na 85ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2013.

A indicação será feita por Comissão Especial de Seleção, composta pela Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; Ana Luiza Azevedo; Andre Sturm; Carlos Eduardo Rodrigues; Flávio Tambellini; George Torquato Firmeza; José Geraldo Couto; e Lauro Escorel.

A Comissão se reunirá na próxima quinta-feira (20), às 10 horas, no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, para anunciar o filme selecionado.


Confira a lista dos filmes inscritos

 
À Beira do Caminho
Billi Pig
Capitães da Areia
Colegas
Corações Sujos
Dois Coelhos
Heleno
Elvis & Madona
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
Luz Nas Trevas
Menos Que Nada
Meu País
O Carteiro
O Palhaço
Paraísos Artificiais

Xingu








Nova produção espírita “E a Vida Continua...” terá lançamento no cinema UCI Ribeiro Iguatemi

Filme conta com Lima Duarte no elenco: a capital cearense é a única do Nordeste que receberá a grand premiére com a presença de produtor e elenco

Baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz, o longa metragem “E a Vida Continua...” terá pré-estreia especial em Fortaleza nesta quinta, às 20h30. A sessão para convidados vai ser realizada no Shopping Iguatemi e terá a presença dos atores Amanda Acosta, Luiz Carlos Félix e Ana Rosa, além do produtor executivo, Oceano Vieira.
O filme traz ainda no elenco Samantha Caracante, Ana Rosa, Rosana Penna, Luiz Carlos de Moraes, Rui Rezende, Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello, Arlete Montenegro, Rosana Penna, Ronaldo Oliva, Cesar Pezzuolli, Carla Fioroni, além de uma participação muito especial de Lima Duarte.
O ator, roteirista e co-diretor de vários especiais de fim de ano de Roberto Carlos, na TV Globo, Paulo Figueiredo, assina a direção do filme. A história é baseada no best-seller espírita “E a Vida Continua...”, de 1968, pelo espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Trata-se do 13º e último livro da série “A Vida no Mundo Espiritual”.
Aclamado como “o filme espírita do ano”, “E a Vida Continua...”  conta a história de Evelina (interpretada por Amanda Acosta), uma bela jovem que é socorrida na estrada pelo gentil Ernesto (papel de Luiz Baccelli), após problemas com seu carro. Evelina logo fica sabendo que tanto ele como ela estão indo exatamente para o mesmo hotel. Coincidência? Talvez, mas Ernesto não acredita em coincidências. Imediatamente Evelina e Ernesto desenvolvem uma amizade tão sólida que persistirá quando ambos passam para o outro lado da vida.
 “E a Vida Continua...” é uma produção da Versátil Digital Filmes e VerOuvir Produções Artísticas, com distribuição da Paris Filmes. Estreia em todo o Brasil na próxima sexta, dia 14 de setembro.








Cineclube Avenida exibe "Os Inconfidentes"
 Filme dá continuidade a Mostra Joaquim Pedro de Andrade

A Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade - 80 Anos, promovida pelo Cineclube Avenida, continua na terça-feira, 11/9, com a exibição de "Os Inconfidentes" (1972). A sessão tem entrada franca e começa às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate. Depois de exibir "Garrincha, Alegria do Povo", o Cineclube Avenida dá prosseguimento à Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade, dedicada à obra de um dos maiores nomes do cinema brasileiro, nos 80 anos desde o nascimento do diretor. Nesta terça-feira, 11/9, o público assistirá a "Os Inconfidentes", filme originalmente lançado em 1972, mas de divulgação dificultada pelo regime militar.
"O filme passou pela censura prévia, mas sofreu censura de exibição", destaca o cineasta cearense Francis Vale, coordenador do Cineclube Avenida. "A ditadura optou por não cortar cenas do filme, porque o roteiro se baseia nos Autos da Devassa, os processos em que os inconfidentes foram condenados, e em poemas da escritora mineira Cecília Meireles. Mas, em vez disso, o regime sabotou a distribuição e a exibição do filme, que permanece conhecido por poucos, mesmo tantos anos depois de seu lançamento", detalha Francis, ressaltando a oportunidade de o público cearense assistir à obra, dentro da Mostra Especial Joaquim Pedro de Andrade - 80 Anos.
"Dar ao público acesso a produções como essa é mais um dos objetivos do Cineclube, além de divulgar a produção audiovisual cearense. Todos estão convidados para conferir o segundo filme da Mostra Especial dedicada à obra do grande Joaquim Pedro", acrescenta Francis Vale, apontando que "Macunaíma" será a próxima produção em destaque. E frisando que, como é de praxe no Cineclube Avenida, a exibição de "Os Inconfidentes", nesta terça-feira, 11/9, será seguida de debate sobre o filme.
Drama histórico coproduzido por brasileiros e italianos, "Os Inconfidentes" se tornou um contraponto a outro filme lançado em 1972 - "Independência ou morte", que destacava com abordagem ufanista os 150 de independência do Brasil. Já "Os Inconfidentes" retratava o autoritarismo da Coroa Portuguesa, em uma metáfora do regime militar. O filme conta com atores como José Wilker (no papel de Tiradentes), Paulo César Pereio (Alvarenga Peixoto) e Susana Gonçalves (rainha de Portugal) e recebeu o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Também foi premiado no Festival de Veneza.
O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Nenhum comentário: