segunda-feira, 6 de agosto de 2012

EXPOSIÇÕES



“Pulsações” no Espaço Cultural Unifor

Nova mostra do cearense Rodrigo Frota será aberta para o público amanhã
A partir de amanhã deste mês o público cearense poderá conferir a mostra Pulsações, do artista cearense Rodrigo Frota. A exposição complementa, aprofunda e expande as questões apresentadas na sua última exposição em Fortaleza, Pictoriais, que ocupou em 2011 um andar inteiro no MAC Dragão do Mar. "A fotografia, na mostra anterior, como o próprio título indicava, dialogava exclusivamente com a pintura. Aqui esse diálogo também existe em praticamente todas as obras, mas torna-se mais evidente em apenas uma das salas. Nas demais, a fotografia  se contamina com outras formas de expressão, tencionando o espaço, quase sempre de forma tridimensional. É o caso das instalações Cidade Azul e Pulsação, e das obras, Tempo Opus 2, Cães, e Reflexos, que dialogam com a vídeo-arte, com a instalação e até com a escultura (no caso, a cinética, mais presente na última)"fala, José Guedes.
"Na obra Tempo Opus 1, a câmera na mão (não num tripé) registra as  silhuetas e o movimento  de quem passa por um mesmo espaço, como que materializando o tempo. Percebe-se aqui uma forte carga conceitual que se irradia também pelos outros trabalhos tornando o todo uma matéria pulsante.O Espaço Cultural da Uiversidade de Fortaleza tem se notabilizado pelo forte vínculo que vem construíndo coma a história da arte; da mais antiga à mais atual, de Rubens e Rembrant a Vik Muniz. Este contexto, que é primordialmente de formação, tornou-se  ideal para uma exposição como esta, inventiva e nuançada, que está sintonizada  em forma e conteúdo com as questões mais atuais da arte", complementa Guedes.
Hoje acontece a vernissage da exposição Pulsações, para convidados, hoje às 19h no Espaço Cultural Unifor. Visitação: 24 de agosto a 7 de outubro de 2012 Aberta ao público de terça a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas, no Espaço Cultural Unifor Anexo (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz). Entrada gratuita. Estacionamento no local.







FotoFesta comemora o Dia Mundial da Fotografia e marca o lançamento do “Encontros de Agosto 2012”

Promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará, o “Encontros de Agosto” terá lançamento no dia 18 de agosto e a abertura no dia 30

Exposição, projeção de imagens fotográficas, intervenções e música vão marcar a FotoFesta que acontecerá no dia 18 de agosto, véspera do Dia Mundial da Fotografia. O evento marcará o lançamento do Encontros de Agosto 2012, segunda edição do projeto promovido desde o ano passado pelo Fórum da Fotografia.

O local escolhido para a comemoração foi o Salão das Ilusões, um espaço de artes visuais, música, moda e encontros culturais no Centro de Fortaleza, ao lado do prédio que poderá abrigar a Casa da Fotografia. A programação terá início às 16 horas com a Feira da Fotografia, intervenções de clowns, leitura de portfólio, projeções e exposição de trabalhos que compuseram o festival DeVerCidade. Às 18h começa a programação musical, com show dos instrumentistas Fabrício da Rocha (voz e violão) e Jordão Luz (trompete), que integram a banda Breculê, e continua com a “Fertinha”, com os DJs Estácio Facó, Darwin Marinho e Erick Zuite.

Casa da Fotografia

Nesta terça-feira, 14 de agosto, às 9h, representantes do Fórum da Fotografia reuniram-se com Clélia Monastério, coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza, para tratar do projeto da Casa da Fotografia, da Prefeitura de Fortaleza. A reunião aconteceu na Secultfor, com a participação de representantes da coordenadoria do Fórum e da diretoria do Ifoto, para planejar a implantação do equipamento.

Encontros de Agosto 2012
Este ano o Encontros de Agosto vai girar em torno do tema “Criação e Difusão na Fotografia Brasileira”. Vários locais de Fortaleza vão sediar a programação, que será aberta oficialmente no dia 30 de agosto, com a mostra "Pontos de Vista", coletiva de ensaios cearenses, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), cuja convocatória acaba se de ser lançada (site: www.encontrosdeagosto.net)

Em setembro o Encontros de Agosto tem continuidade com mais atividades. Em parceria com a Galeria Mariana Furlani, no dia 1º será lançado Redes de Dormir, novo livro da fotógrafa Sheila Oliveira, com abertura da exposição de fotos da publicação.

Também haverá exposições coletivas na Travessa da Imagem e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do CDMAC, onde serão expostos trabalhos selecionados de festivais de fotografias de todo o país, como o FestFotoPoA (Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre), Manaus Bem na Foto, Foto em Pauta e Paraty em Foco.

O Ifoto estará com programação especial de palestras, exposições e debates durante os meses de agosto e setembro, em sua nova e recém-inaugurada sede, no Benfica. No dia 14 de agosto foi aberta a exposição “Somos todos fotógrafos”, que tem a curadoria de Silas de Paula. A mostra conta com 80 fotografias, feitas apenas com o uso de aparelhos celulares, por 16 fotógrafos. Na terça-feira, 21, o fotógrafo Jarbas Oliveira é o convidado do Ifoto na programação Olhares Refletidos, com uma conversa sobre seu livro A cor do Norte. Também na sede do Ifoto, no dia 28 de agosto, acontece uma entrevista aberta com o fotojornalista Mauri Melo, que comemora 40 anos de profissão.

Além das exposições, a programação continua pelos meses de setembro e outubro com palestras, workshops e conversas com autores e pesquisadores da fotografia. Eventos paralelos - como projeções, lançamentos, mostras e ações educativas - se integrarão a esta mobilização.

SERVIÇO

FotoFesta de lançamento do Encontros de Agosto 2012
Dia 18 de agosto (sábado), a partir das 16h
Salão das Ilusões
(Rua Coronel Ferraz, 80, Centro)
Ao lado do Colégio Imaculada Conceição.
Informações: 85-3261.0525.
Entrada gratuita






 Ao som do vento

Seis esculturas cinéticas eólicas móveis que percorreram cinco cidades do Vale do Jaguaribe, agora em Fortaleza

Os artistas mineiros Aruan Mattos, Flávia Regaldo e Manuel Andrad realizam intervenção artística no jardim da Vila das Artes, nesta terça-feira (14), das 16h às 18h. Seis esculturas cinéticas eólicas móveis que percorreram cinco cidades do Vale do Jaguaribe serão montadas e emitirão sons quando tocadas pelo vento. A criação de uma das esculturas teve a participação do artista Narcelio Grud, que tem suas esculturas fixadas permanente no jardim da Vila.

O projeto Barlavento foi inspirado para seguir o “Vento do Aracati”, um fenômeno natural que se origina no litoral cearense diariamente percorrendo o vale do rio Jaguaribe – da costa ao sertão.  As intervenções com as esculturas sonoras foram realizadas este mês nas cidades de Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Icó. Agora poderão ser vista em Fortaleza.
Mais sobre o projeto em: projetobarlavento.wordpress.com.

Serviço
Intervenção artística.
Projeto Barlavento.
Dia 14 de agosto de 2012, às 16h
Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro.
Informações: (85) 3252-1444
Site: viladasartes.fortaleza.ce.gov.br.
Gratuito.







Chico Anysio ganha exposição exclusiva no Via Sul Shopping

A exposição conta com todo o acervo artístico do humorista, como livros, discos e imagens

A vida e o trabalho do maior comediante cearense ganha uma exposição exclusiva no Via Sul Shopping: a Exposição “Chico Anysio” entra em cartaz na Praça de Eventos do shopping (Térreo), de 15 a 25 de agosto, das 10h às 22h (de segunda-feira a sábado) e das 14h às 21h (aos domingos). A exposição é aberta ao público.
É a oportunidade dos fãs conhecerem, de perto, objetos do espólio do grande comediante e ator cearense, como livros, discos, imagens, figurinos dos principais personagens e muito mais – além de exibição de vídeo sobre a vida do artista.
No dia 25 de agosto, às 19h30, no encerramento da exposição, o humorista e filho de Chico Anysio, André Lucas, faz show de stand up gratuito na Praça de Eventos.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, ou simplesmente Chico Anysio, foi humorista, ator, dublador, escritor, compositor e artista plástico. Nasceu em Maranguape (CE) em 1931. Passou pelo rádio, TV e cinema – tendo eternizado 209 personagens ao longo dos seus 65 anos de carreira, como Azambuja, Bento Carneiro, Bozó, Justo Veríssimo, Painho, Popó, Professor Raimundo, Salomé, Tavares e tantos outros.
Atuou ao lado de grandes nomes do humor brasileiro, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Jô Soares, Agildo Ribeiro e Walter D´Ávila. Morreu no dia 23 de março de 2012 e foi um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas brasileiros.

Mais informações: (85) 3052-8000 e www.shoppingviasul.com.br









 “Do ancestral ao contemporâneo” apresenta esculturas e estruturas sonoras no CCBNB-Fortaleza

Fortaleza (CE), 1º de agosto de 2012 – O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro) abrirá, no próximo dia 7 (terça-feira), às 18 horas, a exposição “Do ancestral ao contemporâneo – esculturas e estruturas sonoras”, com os artistas Narcélio Grud e Tércio Araripe. Gratuita ao público, a exposição ficará em cartaz até 08 de setembro (terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

Do ancestral ao contemporâneo – Esculturas e estruturas sonoras

Texto de Marcelo Santiago

Qual será a substância do som, sua cor e brilho?

Buscar a acústica dos corpos leva a espreitar a essência mística das formas. Na Bahia o teosófico suíço Smetak, esotérico da música microtonal, ousou tal proeza; construiu obra sem igual. Sim, sem igual, pois os que vieram depois são outros magos de outras florestas, que passeiam pelas múltiplas sonoridades.

Tércio Araripe com sua alquimia sonora nos leva a cores, aromas, formas e tempos diferentes dando aspecto visual nos instrumentos que nos remetem a um elo perdido.

Narcélio Grud como punk místico, atravessa o High-trash com esculturas extraídas na metafísica mecânica das urbes, e depois, feitas em fábricas atonais.

Agora para compartilhar com os sensíveis, um propósito: construir novas formas que emitam ondas sonoras e vibrações cósmicas. Não há lugar para o olhar ou o ouvido convencional.

O albino Hermeto diria: “Olha este som e enquanto tateamos o som com a retina, vemos a beleza do timbre da cabaça metálica...”

Esse é o momento de darmos ouvidos aos nossos olhos.



Nenhum comentário: