segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Centro Acadêmico de Direito recebe perguntas para debate com candidatos à prefeitura de Fortaleza

Deverão participar do debate os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados


O Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB), da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, está recebendo perguntas do público a serem feitas para os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, durante debate no próximo dia 5 de setembro. As perguntas devem ser enviadas ao e-mail eventoscacbpensareagir@gmail.com. Nos dias 3 e 4 de setembro, o CACB fará o credenciamento de alunos, professores e técnico-administrativos interessados em assistir ao debate, que começará às 19h, no Auditório Reitor Antônio Martins Filho, localizado na Faculdade de Direito (Campus do Benfica).

As pessoas credenciadas deverão levar documento que comprove vínculo com a UFC e, se possível, 1 kg de alimento para doação. Por conta da limitação de lugares no Auditório, ficou acordado que cada candidato terá direito a 13 credenciais (dez para correligionários, uma para o candidato a vice-prefeito e duas para assessores).

A medida é permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, dos 10 prefeituráveis foram convidados oito: Elmano de Freitas (PT), Heitor Férrer (PDT), Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Moroni Torgan (DEM), Renato Roseno (PSOL), Roberto Cláudio (PSB) e Valdeci Cunha (PRTB).
As regras do debate foram acordadas em reunião no dia 31 de julho, da qual participaram representantes do CACB e assessores dos candidatos convidados. O debate, com duração prevista de 1 hora e 45 minutos, terá como mediador um jornalista, professor do Curso de Comunicação Social da UFC.





 + Cursos na Vila das Artes

Gratuitos, tem o intuito de provocar experiências e reflexões


Os cursos da Vila das Artes são parte de suas atividades de formação. Todos dispõem de editais e fichas online no ( viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/editais ) e estão classificados em artes visuais, audiovisual, dança, teatro e cultura digital. Além do Cultura Digital outros cursos estão com inscrições abertas:

Salsa: (Até dia 3 de setembro) aulas com Éder Soares, de 10 a 26 de setembro, nas segundas, quartas e sextas, das 17h às 18h15.
Dança Clássica: (Até 10 de setembro) aulas com o cubano Roger Almaguer, de 17 a 28 de setembro, de segunda a sexta, das 11h30 às 13h15.
Improvisação e Composição: (de 23 de agosto a 10 de setembro) com o coreógrafo e professor Luiz Fernando Bongiovanni. Aulas de  17 a 21 de setembro 2012, de segunda a sexta, das 18h às 21h30, e sábado, das 10h30 às 13h.
Expressionismo Alemão e os Primórdios do Horror: (Até 31 de agosto) curso acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro, das 18h às 21h45, com o professor Carlos Primati.
Ficção-Científica da Década de 1950: Temor da Bomba Atômica e Horrores da Guerra Nuclear (até 31 de agosto) também com Carlos Primati, o curso será dias 13 e 14 de setembro, das 18h às 21h45.







Maior Congresso de Enfermagem da América Latina inaugura Centro de Eventos do Ceará

Depois de J-lo fazer o primeiro show, o 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) é o primeiro evento do novo local

>Paralamas do Sucesso e Aviões do Forró farão shows 

Entre os dias 9 e 12 de agosto será realizado o 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza - CE. Considerado o maior congresso científico da área de saúde na América Latina, o evento contará com a presença de mais de 8 mil participantes, entre profissionais de Enfermagem, pesquisadores da área de saúde, estudantes e delegações do Canadá, Colômbia, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Portugal que irão discutir a regulação da profissão nesses países.
Nos quatro dias de eventos, uma intensa agenda de atividades irá movimentar as instalações já finalizadas do Centro de eventos: cursos, oficinas, palestras, debates e uma variada troca de conhecimentos nas áreas de políticas públicas aplicadas à Enfermagem e à Saúde Pública em geral.
Além dos eixos temáticos do Congresso - Ética e legislação em Enfermagem, Vulnerabilidade Social, Determinantes de vida e trabalho -, também serão abordadas questões políticas inerentes à atividade profissional da Enfermagem, a exemplo da luta pela aprovação da redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais e a definição do piso salarial nacional - atualmente em discussão na Câmara dos Deputados.
Diversas autoridades nacionais, entre parlamentares e referências na área, também já confirmaram presença, a exemplo do escritor e religioso Frei Beto – que proferirá uma palestra com o título “Proteção da Vida”.
Para a Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Marcia Krempel, “o 15º CBCENF será o maior Congresso de Enfermagem já realizado na América Latina e o Centro de Eventos do Ceará foi um dos poucos locais que apresentou as qualidades necessárias, o que foi fator fundamental para trazermos o evento para Fortaleza, que deverá movimentar em mais de R$ 3 milhões a economia local e será fundamental para mostrar a forçada enfermagem brasileira”.

Shows
Estão ainda confirmados três grandes shows para todos os participantes e convidados do Congresso:
Dia 09.08 (quinta-feira)
Show: Aviões do Forró e Orquestra Sopra Mulheres
Dia 11.08 (sábado)
Show: Timbalada
Dia 12.08 (domingo)
Show: Paralamas do Sucesso (17h)

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura do Congresso deverão se credenciar no próprio Centro de Eventos.
Já os veículos que também tenham interesse em ter acesso aos shows/camarins e aos artistas, favor confirmar a presença através do e-mail. As cortesias de entrada serão fornecidas no momento do credenciamento.
Informamos, ainda, que o 15º CBCENF contará com uma estrutura completa a fim de atender as necessidades dos veículos de comunicação que farão a cobertura do evento.

15º CBCENF - Conheça os números do maior congresso de saúde já realizado no Brasil
1 ano entre planejamento e produção;
4 dias de evento;
26 estados participantes mais o Distrito Federal;
1º congresso realizado no Centro de Eventos do Ceará;
15 mil metros quadrados utilizados;
Mais de 300 pessoas envolvidas na montagem da estrutura;
10 mil pessoas envolvidas entre congressistas, palestrantes, convidados, expositores e fornecedores;
8 mil inscrições prévias;
Todos os segmentos da enfermagem envolvidos;
Recorde com 2800 trabalhos científicos submetidos à avaliação da Comissão Científica;
500 Comunicações Coordenadas;
Mais de 1200 pôsteres;
Mais de 50 palestras, mesas redondas e conferências;
Realização paralela do 9º Conarenf e do 1º Encontro Sindical Nacional da Enfermagem;
20 milhões de reais movimentados na economia local;






INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

Cultura digital para todos

Inscrições para o curso “Introdução à Cultura Digital” poderão ser feitas até o dia 28 de agosto

O curso terá 40h/a e abordará os aspectos históricos, sociológicos e técnicos da Cultura Digital de forma introdutória, possibilitando aos participantes compreender o conceito e suas principais atividades. Esse será o primeiro de uma série de cursos sobre Cultura Digital que fará parte das ações de formação do Laboratório de Mídias Interativas, um novo espaço que surge na Vila das Artes com a mesma proposta dos outros espaços formativos. Os cursos serão de curta e média duração (entre 40h/a e 80h/a) com o objetivo de atender pessoas interessadas em cultura digital que buscam além do aperfeiçoamento desenvolver conteúdos técnicos e artísticos.

Inscrições: http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/categoria/outras-linguagens/










Consultora ministra workshop e palestra sobre Negócios da Arte Contemporânea nos três CCBNBs

Esta palestra abordará a economia da arte contemporânea, as oportunidades laborais e negociais no mundo das artes

A advogada, gestora cultural e pesquisadora Ana Letícia Fialho ministrará workshop e palestra gratuitos sobre “Negócios da Arte Contemporânea”, nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano).

Os eventos acontecerão nos dias 14, terça-feira (CCBNB-Cariri), às 14h; no dia 15, quarta-feira (CCBNB-Sousa), às 16h; e no CCBNB-Fortaleza, dia 17 (sexta-feira), às 18 horas. Para participar, é necessário inscrição prévia na recepção dos CCBNBs ou pelo e-mail cultura@bnb.gov.br.

Essas duas ações fazem parte do Programa Negócios da Cultura, iniciado em abril passado. O Programa conta com o apoio do SEBRAE, parceiro do Banco do Nordeste neste e em outros eventos da capacitação gerencial e empreendedora.

O Workshop discutirá temas atuais sobre o mercado de arte; as oportunidades de inserção dos artistas visuais no mercado nacional e internacional; e interações das artes visuais com outras áreas.

Podem participar do workshop e da palestra: artistas visuais, incluindo xilogravuristas, fotógrafos, galeristas, produtores da área, professores e alunos de cursos e artes plásticas e artes visuais, entre outros.







Dia dos Pais diferenciado com filosofia e mitologia

Nova Acrópole e Livraria Cultura promovem palestra sobre Teseu e o Minotauro

Para quem procura uma programação diferente para comemorar o Dia dos Pais, a Nova Acrópole Fortaleza e a Livraria Cultura promovem neste domingo, 12 de agosto, mais um evento do projeto Domingos Filosóficos. A palestra terá como tema o mito de Teseu e o Minotauro e contará a história do herói que matou o minotauro e promete inspirar os participantes às aventuras do seu próprio labirinto.

O evento é gratuito e ocorre a partir de 17h, na Livraria Cultura, no Shopping Varanda Mall - Av. Dom Luís, 1010 – Meireles. As vagas são limitadas. Para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

Nova Acrópole é organização internacional não lucrativa, presente em mais de 50 países, que há 54 anos promove uma cultura ativa, que desperta as capacidades do homem e promove o resgate de valores atemporais, através da filosofia. Em Fortaleza, a escola de Filosofia à Maneira Clássica, Nova Acrópole, já tem sede há 9 anos.

Mais informações pelos telefones 85 3257-2777, 8619-8997







SEST SENAT oferece aulas de canto gratuitas

O curso faz parte do Projeto Vozes, que dá vazão a capacitação e desenvolvimento do talento de jovens da comunidade

O Sest Senat está com inscrições abertas e permanentes para o curso de Canto Coral, que oferecerá aulas de canto gratuitas para seus colaboradores e comunidade em geral. Podem participar pessoas a partir de 17 anos de idade que gostem de cantar e tenham interesse de aprender mais sobre técnicas vocais. Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras, das 19 às 20h30min., na sede da entidade, por um período de 9 meses.

O curso faz parte do Projeto Vozes, que tem o objetivo de resgatar a autoestima dos participantes por meio, fazendo-os perceber o quanto são capazes, trabalhando, assim, a cultura como um fator de educação e inclusão social.

O Projeto Vozes visa também promover o exercício da cidadania, trabalhando a ampliação da consciência individual, bem como proporcionar o progresso das relações interpessoais e o desenvolvimento da sociabilidade. Vagas Limitadas. Informações: (85)-3304-4118

Serviço:
SEST SENAT
Rua Dona Leopoldina, 1050 - Centro
Tel: 3304-4118 ou 3304-4144










Projeto Divinas Palavras tem sua segunda edição em reverência ao budismo com a Monja Coen

O projeto, que acontece no domingo, 12 de agosto, no Theatro José de Alencar, recebe um dos expoentes da religião no Brasil, fundadora da Comunidade Zen Budista, Monja Coen (SP)

 

“Temos que ser a transformação que queremos no mundo”.  A frase de Mahtma Gandhi é a inspiração para o próximo domingo, dia 12 de agosto, quando desponta no Ceará um dos maiores nomes do budismo nacional. A Monja Coen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão. Em programação que inicia às 18h, no palco principal do Theatro José de Alencar, ela conversa com a platéia sobre “Como cultivar atitudes pacíficas no cotidiano”.

Monja Coen dá como referência sua própria trajetória sinuosa até encontrar a paz interior. Ela conseguiu, em si própria, corrigir hábitos e promover profundas transformações abandonando a fase “sexo, droga e rock n’roll”, onde chegou até ser presa por tráfico na Suécia, para galgar o  posto de primeira mulher a ocupar a presidência da Federação das Seitas Budistas no Brasil.  A vida monástica, incluindo os oito anos que passou num mosteiro feminino do Japão, até o retorno ao Brasil, onde obteve lugar de destaque como mulher engajada na construção de uma cultura de paz, são pontos altos da trajetória dela, que ordenada monja em 1983, mesmo ano em que foi para o Japão aonde permaneceu por 12 anos.

Monja Coen está em Fortaleza para programação alusiva aos 10 anos do Espaço Clara Luz. É a Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em Pacaembu. Ela, que nasceu Cláudia Dias Baptista de Souza, é filha de família paulista tradicional (Dias Baptista), grandes proprietários de terra, e, antes de ser religiosa foi repórter em diversos jornais do Brasil. Dedicou-se a estudar no Zen Center of Los Angeles em 1983, logo depois partindo para ao Japão e convertendo-se à tradição budista deles no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.

 Retornou ao Brasil em 1995 e liderou as atividades no Templo Busshinji, bairro da Liberdade, em São Paulo, e sede da tradição Soto Shu para a América do Sul durante seis anos. Foi, em 1997, a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, por um ano.

 O projeto Divinas Palavras é uma realização do Marcos Salão e Beleza e Theatro José de Alencar. Teve sua primeira edição no dia 27 de maio de 2012, quando recebeu a Mãe Beata de Yemanjá, que falou sobre a candomblé. O projeto visa apresentar valores, crenças e saberes religiosos no centenário palco da cultura cearense, em programação aberta ao público.



Serviço:
Projeto Divinas Palavras recebe palestra com a Monja Coen
Data: 12/08/2012
Local: Palco Principal Theatro José de Alencar
Horário: 18 horas
Informações: (85) 9953.6493 / 3101.2567









Digitech leva para Fortaleza workshop com Richard Powell 

Evento gratuito também será realizado nas cidades de São Luiz, Natal, Recife e Maceió

A Digitech, marca de pedais e multiefeitos utilizados por lendas como Eric Clapton e Jimi Hendrix, realiza em agosto um tour de workshops pelas principais cidades do Nordeste do Brasil. Ministrados pelo músico Richard Powell, os eventos têm entrada franca e se destinam a músicos, estudantes, vendedores de instrumentos musicais e apreciadores de um bom som, sobretudo rock, rock clássico e metal. Em Fortaleza, o workshop ocorre em 8 de agosto, às 19h, na Viva Escola de Artes (Av. Desembargador Moreira, 629, próximo à Praça Portugal). Os participantes do workshop irão conhecer a variedade de pedais, pedaleiras e amplificadores da Digitech e também poderão ganhar brindes e produtos da marca. Eles ainda poderão interagir com Richard através de perguntas ou de pedidos específicos de demonstração. Toda a sonorização do evento contará com a qualidade de áudio da JBL.

Além de músico, Richard Powell é consultor técnico da Digitech. Aclamado como um dos grandes nomes no cenário nacional de guitarra, Powell é autor de quatro CDs: Richard Powell (2005, Paradoxx Music), Dedication (2000, Lion Music, participação do guitar hero brasileiro Edu Ardanuy), Dom (2005) e Timbres de Corpo e Alma (2012). Além disso, em 1993 participou com duas composições no primeiro registro em CD do Rio Grande do Sul: a coletânea “Rock Garagem”, que serviu para apresentar ao Brasil bandas como Garotos da Rua, De Fala e TNT.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marketing.bra@harman.com. Conheça mais sobre os produtos Digitech no site www.digitechaudio.com.br.

Datas e cidades:
07/08 – São Luiz

08/08 – Fortaleza
10/08 – Natal
13/08 – Recife
15/08 – Maceió

Serviço

Evento: Workshop da DigiTech com Richard Powell
Quando: Dia 8 de agosto (quarta-feira), às 19h
Local: Viva Escola de Artes (Av. Desembargador Moreira, 629, próximo à Praça Portugal, fone 85 3131.6560)
Entrada franca

 





Um dos precursores da arte conceitual e multimídia fará palestra em Fortaleza

A palestra "A metodologia do projeto (La metodologia del proyecto)" é aberta ao público e acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste –CCBNB - nesta quinta, dia 9 de agosto, às 19h. A outra atividade é exclusiva para os bolsistas do programa Conexões Estéticas, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, e para os pesquisadores do Programa de Pesquisa em Artes Visuais do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, parceria entre a Vila das Artes - Prefeitura de Fortaleza - e o Centro Cultural Banco do Nordeste.

Muntadas é um dos precursores da arte conceitual e multimídia. Atualmente, um dos artistas mais internacionais da cena contemporânea. Seus projetos abordam as principais questões sociais e políticas do nosso tempo, destacando os sistemas visíveis e invisíveis do poder em uma sociedade dominada pelos meios de comunicação, pelo consumismo e pela tecnologia. Para saber mais sobre o trabalho do artista, leia a entrevista publicada na revista DASartes, em 2009, a apresentação da exposição INFORMAÇÃO>>ESPAÇO>>CONTROLE, realizada ano passado na Estação Pinacoteca (SP), e o release de divulgação da exposição ENTRE, que realizará no Jeu de Paume (Paris), a partir de outubro deste ano.

Serviço:
Encontro com o artista Antoni Muntadas
Palestra “A metodologia do projeto”
Dia 9 de agosto às 19h.
Centro Cultural Banco do Nordeste
(Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro)
Informações pelo 3252-1444
Aberto ao público







 SESC recebe inscrições para 2º Encontro Povos do Mar

Os inscritos poderão participar das oficinas, rodas de conversa e programação cultural

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas, que acontece de 22 a 26 de agosto, na Colônia Ecológica SESC Iparana. As vagas são limitadas e destinadas a pesquisadores, profissionais e estudantes da área ambiental. Os inscritos poderão participar das oficinas, rodas de conversa e programação cultural. As inscrições são feitas através do número (85) 3452.9082. Gratuito.

O Encontro tem por objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense. As ações acontecem com a participação de 20 municípios representados por 86 comunidades.

Durante a programação, serão realizadas ações voltadas às práticas alimentares e de saúde popular, à socialização das técnicas de artesanato, cantos, danças e brincadeiras, além da discussão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, através de oficinas, vivências, rodas de conversa e círculos de cultura. O Encontro é aberto à sociedade em geral para a visitação dos espaços e das tendas temáticas.

Quem são os participantes?

Para o desenvolvimento do Projeto, o SESC realiza um mapeamento das expressões culturais e das formas de organização de diversas comunidades litorâneas, priorizando a participação de grupos sociais e de indivíduos representantes e/ou detentores de saberes, práticas e ofícios presentes no entorno da Colônia Ecológica do SESC Iparana e das diversas comunidades litorâneas que, reconhecidamente, são detentoras de expressões socioculturais expressivas.

Nesse percurso, são convidados artesãos, culinaristas, grupos culturais tradicionais, dentre outros, que vão compartilhar seus fazeres e conhecimentos, fortalecendo e construindo canais de comunicação e de ação entre os participantes durante e após o evento.

Sobre a 1ª edição
O 1º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas reuniu 600 inscritos, representantes de 52 comunidades oriundas de 12 municípios cearenses e centenas de visitantes, gerando um total de 12.275 visitantes durante os quatro dias de evento.

A programação congregou mestres e grupos da cultura popular tradicional; associações de pescadores e artesãos; etnias indígenas; coletivos quilombolas; pesquisadores, alunos e professores universitários; e público em geral.

PROGRAMAÇÃO


22/8  
8h às 18h - Credenciamento
12h às 14h - Almoço
17h - Eixo – Cantos, Danças e Brincadeiras

Caninha Verde Filhos de Quixaba
Brincadeira tradicional de origem ibérica ligada ao imaginário do ciclo da cana-de-açúcar. Em Quixaba essa prática existia há pelo menos 50 anos.

18h às 20h - Jantar
20h - Abertura

Eixo - Cantos, Danças e Brincadeiras

Encontro dos Cocos – Batida da Mão... Pisada no Chão!

A partir dessa brincadeira, constrói-se uma fina teia comunitária que possibilita a união e a interação dos pescadores, mantendo-se tradições e rituais ancestrais, além de práticas alimentares e técnicas de confecção de objetos.

Lançamento do Documentário - SESC Cocos de Beira-Mar
Direção: Henrique Dídimo/ 52min

Sinopse: A brincadeira do Coco é ancestral nas comunidades de pescadores do litoral cearense. A dança fortalece vínculos, reforça o pertencimento ao lugar e ao grupo de origem. Assim, a dança se costura com a vida e se expressa nos usos e costumes cotidianos, seja na atividade da pesca, na confecção de objetos, nas vivências religiosas ou nas práticas alimentares. Através de encontros, conversas e da própria dança, os grupos de Coco da Majorlândia, de Quixaba, de Canoa Quebrada, do Iguape, do Balbino, do Pecém, do Trairi, de Almofala e de Amontada abrem a grande rede de arte e cultura que é tecida a muitas mãos pelos povos do mar.


23/8

7h30 às 10h - Café da Manhã
9h - Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro

Trabalho envolvendo um grupo de jovens que utilizam a música experimental e instrumentos feitos em barro pela comunidade da Moita Redonda em Cascavel, comunidade que trabalha a arte ancestral do barro há várias gerações.  Concepção e Direção Geral: Tércio Araripe (Luthier e Artista Plástico).

9h30 - Roda de Conversa – Homens e Mares: Impressões, Percursos e Lembranças de Memórias Submersas

Momento de socialização das experiências e vivências comunitárias que envolvem as memórias e as culturas populares dos Povos do Mar.

Oficinas Pontuais

Eixo Feito a Mão
1.Artesanato em Barro - Amassando o Barro

Preparando o barro colhido do Rio Malcozinhado, na Comunidade de Moita Redonda para ser usado no feitio de peças artesanais utilitárias e decorativas.

Ministrante: Eduardo Muniz (Jovem artesão – Comunidade Moita Redonda - Cascavel)

2.Cipó: Trançados e Entrelaços

Atividade tradicional desenvolvida na Comunidade Quilombola de Barra Nova, onde variadas técnicas de trançados e produção de cestarias reafirmam a influência indígena e negra do Ceará Caboclo nos dias atuais.

Ministrante: Francisco Ciríaco “Seu Bobô” (Artesão e Mestre Griô da Comunidade Quilombola de Barra Nova – Cascavel)

3.Redes de Pesca: Tecendo, Consertando e Entralhando.


Oficina de construção artesanal de redes de pescaria e socialização das técnicas de nós e entrançados praticados pela comunidade do Boi Choco, em Iparana.

Ministrante: Amauri Ferreira “Seu Tinhosa” (Pescador e artesão da Comunidade do Boi Choco –Caucaia).

4.Mãos e Bilros: Tramas e Rendas

A renda de bilros é um trabalho artesanal tradicional desenvolvido na Praia da Baleia, quase sempre realizada por mulheres que aplicam sua habilidade, destreza e criatividade numa arte a que são levadas por verdadeira devoção e dedicação. Uma das mais antigas e mais ricas manifestações da arte no litoral cearense.

Ministrante: Ana Maria André Alves (Rendeira na Praia da Baleia – Itapipoca)


Eixo Sabores, Saberes e Saúde:

1.Extratos Naturais de Utilidades Comunitárias: Extração do Azeite Virgem do Coco.


Resultado das interações acontecidas nas reuniões e oficinas do Projeto SESC Horto Medicinal, considerando saberes ancestrais no feitio e utilização do fruto dos coqueiros, onde diversas técnicas de extração e apuramento do azeite de coco são socializadas entre os participantes.

Ministrantes: Francisca Marcelino (Marisqueira e artesã da comunidade do Pacheco - Caucaia) – participante do Projeto SESC Horto Medicinal

2.Folhas, Raízes e Cascas de Pau empregadas na Tradição Popular de Lambedores Caseiros

Utilizados como alternativa de saciedade de pequenos males respiratórios, os lambedores têm papel importante no cotidiano das comunidades tradicionais, que buscam nas plantas um meio popular de cuidados com a saúde.

Ministrantes: Francileuda Rodrigues (Artesã e raizeira da comunidade do Pacheco – Caucaia) – participante do Projeto SESC Horto Medicinal.

3.Massas e Gomas: Broas, Bulinhos e Roscas

Difusão e socialização das técnicas culinárias do feitio de broas, bulinhos e roscas, iguarias tradicionais de Aquiraz, à base de goma. Do sovar da massa à fornada.

Ministrante: Raimundo Moreira (Culinarista tradicional – Comunidade da Tapera – Aquiraz).


Meio Ambiente e Sustentabilidade:

1.Pet: Educação e Sustentabilidade


Práticas sustentáveis de confecção de artigos ornamentais a partir da reutilização de garrafas pet, tendo como eixo norteador o cotidiano e imaginário dos Povos do Mar.

Ministrante: Rosângela Dias (Artesã da comunidade do Guajiru – Trairi)

2.Reduza, Reutilize e Recicle

Compartilhamento de práticas sustentáveis de reutilização de garrafas pet na confecção de artigos e objetos utilitários do lar, através dos participantes do Grupo de Trabalhos Manuais - TSI.

Ministrante: Vanda Célia (Integrante do Grupo de Trabalhos Manuais – Trabalho Social com Idosos – SESC)

3.Esculturas com Sucata

Reciclagem de sucatas, que a partir da imaginação e da habilidade manual são transformadas em arte.

Ministrante: Carlos ‘Gaial’ (Etnia Tapeba)

12h às 14h - Almoço
14h - Tendas:

Feito a Mão:

1.Bilros do Trairi

Articulação entre os movimentos precisos e a delicadeza do fio do algodão resultando na arte do trançado feito à mão.

Ministrante: Albertina Roque de Holanda (Artesã da Comunidade de Mundaú – Trairi).

2.Chapéu, Um Signo Cultural: Saberes e Trançados em Palhas de Carnaúba


A carnaúba, palmeira nativa do semiárido nordestino, é símbolo da cearensidade. De suas palhas e da habilidade das mãos de homens e mulheres no litoral cearense são feitos os chapéus, artefatos estéticos e utilitários. Os povos do litoral utilizam-no, historicamente, na lida no cotidiano do trabalho e no artesanato.

Ministrantes: Maria da Glória (Artesã e participante do Projeto SESC Horto Medicinal Entorno de Iparana - Caucaia)

3.Colares Tremembé

A simbologia da cultura estética do povo Tremembé através do feitio de colares à base de conchas, sementes e búzios. Interação de modos e maneiras do fazer artesanal, contribuindo para a valorização das comunidades Tremembés.

Ministrante: Talita Ferreira do Nascimento (Artesã representante da Comunidade de Torrões - Itarema).

4.Cocar Anacé


O cocar é um símbolo de nobreza para os índios. Imprime-se em suas penas e sementes a ordenação da aldeia, o significado da vida, a importância do ser. Sua forma em arco gira entre o presente e passado e se projeta no futuro.

Ministrante: Ângela Maria Morais Souza (Artesã – Etnia Anacé)


Sabores, Saberes e Saúde:


1.Óleo de Angico e Mastruz


Uma alquimia feita a partir da casca do tronco do pau e da folha do arbusto. Socialização das práticas em saúde comunitária, a partir da memória social acerca dos saberes sobre plantas e ervas medicinais.

Ministrante: Valdelice Fernandes (Aldeia Anacé- São Gonçalo)

2.Cosmovisão Tremembé.

Socialização de práticas de saúde ancestrais através dos rituais e da espiritualidade da etnia Tremembé.

Ministrante: Luís Manuel do Nascimento – “Luís Caboclo” (Mestre da Cultura Cearense da Etnia Tremembé de Almofala – Itarema)

3.Mousse de Algas

Experiência da Comunidade do Guajiru na utilização de algas marinhas como matéria prima na produção de alimentos e alternativa comunitária de geração de renda.

Ministrante: Regina Claudia Dias (Artesã e culinarista da Comunidade do Guajiru- Trairi).


Meio Ambiente e Sustentabilidade:


1.Reduza, Reutilize e Recicle

Socialização e compartilhamento de práticas sustentáveis de reutilização de frascos plásticos de xampus na confecção de artigos e objetos utilitários.

Ministrante: Zenilda Silva (Integrante do Grupo de Trabalhos Manuais – Trabalho Social com Idosos – SESC)

2.Artesanato com Algas Desidratadas


Compartilhamento de técnicas em pintura de telas utilizando algas desidratadas e papel reciclado.

Ministrante: Rosângela Dias (Artesã da comunidade do Guajiru - Trairi)

3.Manguezal: Mudas e Educação Ambiental

Socialização das experiências do trabalho ecológico desenvolvido nos manguezais no município de Icapuí, propondo reflexões acerca do Ecossistema Costeiro, da Importância ecológica, dos Impactos, da recuperação dos manguezais e da produção de mudas de mangue.

Ministrante: Vladson Liberato (Estação Ambiental Mangue Pequeno – Comunidade de Requenguela – Icapuí)

Conversas "ParaElos":


Presença Neerlandesa no litoral do Siará, no Século XVII: A relação com os Indígenas, o Meio Ambiente, a Fauna, a Flora e as Obras de Arte.


Ministrante: Maria Amélia Leite (Secretária Geral - Associação Missão Tremembé)

Lazer e Aproveitamento do Tempo Livre


Ministrantes: Angela Martins Leal Autran (Assessora de Cultura Esporte e Lazer do SESI), Cláudio Henrique Marques de Almeida (Gerente do Programa Lazer do SESC)

Sustentabilidade Ambiental: Uma Conversa Intergeracional


Discussão sobre questões ambientais através de vivências e contações de histórias com os participantes do Projeto Era Uma Vez...

Ministrantes: Grupo Projeto Era Uma Vez... (Trabalho Social com Idosos – SESC)

17h - Apresentação Cultural

Brigada da Natureza

O Projeto da Brigada da Natureza propõe a educação ambiental de crianças e adolescentes das comunidades de Iparana, Guaié, Pacheco e Parque Leblon a partir de metodologias de construção coletiva e da valorização dos saberes comunitários. Aliar e unir as ações dos projetos da AQUASIS na conservação de espécies em risco de extinção (peixe-boi marinho, periquito cara-suja, boto cinza e o soldadinho-do-araripe) e a proteção de seus ecossistemas no Ceará tornou-se bandeira dos brigadistas ambientais. O projeto é uma parceria de 11 anos entre o SESC e a AQUASIS.


A Saga dos Jangadeiros


Apresentação artística sobre os costumes e tradições de pescadores, jangadeiros e rendeiras no litoral cearense.

Ministrante: Grupo Estrela de Belém e Expressão e Arte (Trabalho Social com Idosos)

18 às 20h - Jantar

Noite  Roda de Conversa – Indígenas

Socialização das vivências das etnias indígenas, contemplando suas conquistas, lutas e desafios que fazem parte do cotidiano no litoral cearense.

Ministrantes: Margarida Teixeira Gomes (Representante da Etnia Tapeba), Francisco Marques do Nascimento – Cacique João Venâncio (Mestre da Cultura Cearense da etnia Tremembé –Almofala), Cacique Maria de Lourdes “Cacique Pequena” (Etnia Jenipapo-Kanindé – Comunidade Lagoa Encantada - Aquiraz),Francisco Ferreira Júnior (Representante da Aldeia dos Matões da etnia Anacé – São Gonçalo do Amarante)

Eixo – Cantos, Danças e Brincadeiras


Toré e Torém

Encontro das etnias indígenas do litoral, onde o ritual, a sagração e a festa se fundem. Com a presença das etnias Tremembé, Tapeba, Anacé e Jenipapo Kanindé.


24/8
7h30 às 10h - Café da Manhã
8h - Fragata Viva O Manguezal!

Atividade Socioambiental no Rio Ceará, um dos cenários naturais mais belos e importantes do Estado, que tem o intuito de alertar e mobilizar a sociedade sobre a importância do Manguezal, proporcionando o fortalecimento do compromisso coletivo de preservação da Zona Costeira do Ceará.

Eixo Feito a Mão:

1.Artesanato em Barro – Relá, Torá e Alisá

Socialização das práticas de feitio de peças de barro utilizando técnicas ancestrais da Comunidade de Moita Redonda.

Ministrante: Dona Tarina (Artesã tradicional de Moita Redonda);  

2.Garrafas Empalhadas: Alternativa Estética para Ambientações com Materiais Simples e Sustentáveis

Palhas e Trançados que vestem e enfeitam de forma tradicional e natural. Compartilhamento de técnicas de decoração de garrafas com palhas de carnaúba.

Ministrante: Rita Aparecida (Comunidades do Entorno de Iparana – Caucaia)

3.Grãos, Cores, Impressões e Expressões de Majorlândia


Trabalho artesanal a partir de grãos de areia multicoloridos, que engarrafados reproduzem símbolos e sonhos, trazem desenhos de paisagens, fauna, flora, motivos geométricos e imagens do cotidiano de Majorlândia, consagrada como lugar de origem e de onde, a partir das falésias, é extraída a matéria prima.

Ministrante: Nilberto de Freitas Silva (Artesão de Majorlândia - Aracati)


Sabores, Saberes e Saúde:


1.Extratos Naturais: Azeite Virgem do Coco

Compartilhamento de técnicas da extração do óleo de coco e socialização dos benefícios. Reproduzido de geração em geração a partir dos saberes ancestrais da utilização dos frutos dos coqueiros. Técnicas socializadas entre os participantes do Projeto Horto Medicinal SESC.

Ministrante: Seu Raimundo (Comunidade Barra Nova – Entorno de Iparana – Caucaia)

2.Lambedores: Soluções Caseiras

Compartilhando técnicas diversas de utilização de plantas e ervas medicinais na produção de lambedores caseiros, como alternativa comunitária contra pequenos males respiratórios.

Ministrante: Antônia Campos (Artesã, raizeira da comunidade do Pacheco e participante do Projeto SESC Horto Medicinal - Caucaia).

3.Camurupim Assado

Culinária rústica da comunidade do Guajiru, que consiste no preparo do peixe camurupim assado na brasa.

Ministrante: Plácido Luís (Luisinho) - (Pescador e artesão da comunidade do Guajiru- Trairi). 

Meio Ambiente e Sustentabilidade:

1.Pet: Educação e Sustentabilidade

Práticas sustentáveis de confecção de artigos ornamentais a partir da reutilização de garrafas pet, tendo como eixo o cotidiano e imaginário dos Povos do Mar no litoral cearense.

Ministrante: Rosângela Dias (Artesã da comunidade do Guajiru – Trairi)

2.Oficina de Agricultura Marinha

O trabalho no mar permite atuações diversas. Além da pesca, a construção dos currais de algas (cultivo de algas em mar aberto), com as quais é possível produzir alimentos, cosméticos e beneficiar a vida marinha enquanto berçário de plânctons e outros seres do mar.

Ministrante: Francisco Eridam dos Santos (Pescador e produtor de algas da comunidade de Fleixeiras-Trairi).     

3.Reduza, Reutilize e Recicle

Socialização e compartilhamento de práticas sustentáveis de reutilização de garrafas pet na confecção de artigos e objetos decorativos.

Ministrante: Zenilda Silva (Integrante do Grupo de Trabalhos Manuais – Trabalho Social com Idosos – SESC)

12h às 14h - Almoço
14h - Tendas:

Feito a Mão:


1.Manzuá: O emprego de Ferramentas Artesanais na Pesca


Engradado de varas, empregado na pesca, espécie de covo, onde o peixe entra por uma abertura e não encontra a saída.

Ministrante: Irene Araújo da Penha (Culinarista e artesã – Comunidade do Parque Leblon – Entorno de Iparana)

2.Pesca Artesanal com Anzol

Socialização das técnicas utilizadas em pesca artesanal tradicional na comunidade do Pacheco utilizando anzol.

Ministrante: Luís Rodrigues  (Comunidade do Pacheco - Entorno de Iparana – Caucaia)

3.Caçoeira de Camurupim

Compartilhamento das experiências no feitio de instrumento específico para a pesca de camurupim, utilizado na Comunidade de Guajiru.

Ministrante: José Edmar (Pescador da Comunidade do Guajiru - Trairi).

Sabores, Saberes e Saúde:

1.Iguarias do Mar: Cheiros, Cores, Calores e Paladares


Peixada ao molho no leite de coco. Sabores do mar aliados à diversidade de temperos, gostos e cores da culinária tradicional de barraqueiros da Praia de Iparana

Ministrante: Ivonete Silva da Costa (Associação de Barraqueiros do Parque Leblon)

2.As Memórias Populares e o Uso de Ervas no feitio de Cosméticos: xampu com babosa

Cosmético feito com aloe vera, planta medicinal do litoral cearense que serve de matéria-prima na produção de cosméticos. Socialização do grupo participante do Projeto Horto Medicinal SESC, através da interação do homem com a natureza, a partir da reprodução dos saberes transmitidos de geração a geração.

Ministrante: Maria da Penha (Mestra raizeira e participante do Projeto Horto Medicinal SESC);

3.Massagem: A Importância das Mãos e da Fala no Bem Estar Coletivo

Vivência comunitária de massagem coletiva. Mãos que tocam e que transmitem afetividade e cuidado com o outro.

Ministrante: Marinete Lopes (Raizeira, rezadeira e participante do Projeto Horto Medicinal SESC – Iparana)


Meio Ambiente e Sustentabilidade:


1.Reduza, Reutilize e Recicle

Socialização e compartilhamento de práticas sustentáveis de reutilização de garrafas pet na confecção de artigos e objetos decorativos.

Ministrante: Clevanira Santos (Integrante do Grupo de Trabalhos Manuais – Trabalho Social com Idosos – SESC)

2.Produção de Mudas Nativas


O desmatamento é uma problemática em escala mundial, resultado do crescimento demográfico e de atividades econômicas e produtivas. Oportunizar reflexão acerca da reabilitação de áreas degradadas e conservação da herança genética de espécies vegetais nativas.

Ministrante: Francisco Moreira Cardoso (Engº Agrônomo/AQUASIS)


Conversas "ParaElos":

Turismo de Bases Comunitárias

O turismo de bases comunitárias é a atividade econômica de serviços turísticos como hospedagem, alimentação, traslados, passeios e excursões, trilhas ecológicas e eventos onde a gestão é desenvolvida pelos moradores que se organizam em cooperativa, associação ou conselho comunitários e são responsáveis pelo planejamento, execução e gestão do negócio.

Ministrantes: Rosa Maria Martins Pereira (Rede TUCUM), Eliabe Crispim da Silva (Comunidade de Ponta Grossa – Icapuí), Valneide Ferreira de Sousa (Comunidade de Caetanos de Cima – Amontada)

Área de Proteção Ambiental/APA do Rio Ceará

A APA do Estuário do Rio Ceará é uma Unidade de Conservação de uso sustentável. Tem como principais características conservar de maneira sustentável os recursos naturais. Esta APA foi criada por meio de um Decreto em 1999 e abrange uma área aproximada de 2.744,89ha, sendo cerca de 500ha de ecossistema manguezal.

Ministrante: Isabela Mattos e Silva (Gestora da Unidade de Conservação – APA do Rio Ceará - Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado – CONPAM)


RESEX – Batoque e Prainha do Canto Verde (2)

Socialização do cotidiano, dos avanços, lutas, desafios e conquistas nas Reservas Extrativistas nas Comunidades de Batoque e Prainha do Canto Verde, litoral cearense. Reservas Extrativistas são áreas federais protegidas para uso sustentável de acordo com a legislação brasileira, e visam comunidades tradicionais, como jangadeiros, caiçaras, ribeirinhos e seringueiros. No Ceará, existem duas Reservas Extrativistas: Batoque (2003) e Prainha do Canto Verde (2009).

Ministrantes: José Alberto Ribeiro de Lima e Roberto Carlos Ribeiro (Lideranças Comunitárias - Prainha do Canto Verde - Beberibe), Maria Odete de Carvalho Martins (Liderança Comunitária – Batoque – Aquiraz)


Impactos Ambientais nas Comunidades Litorâneas


Discutir a questão cultural e a falta de políticas públicas que envolvem a relação do homem e o lixo no litoral Cearense.

Ministrante: José Mozart de Albuquerque Araújo Junior (Consultor ambiental e turismólogo – Paracuru)


17h - Apresentação Cultural

Batuques no Litoral

Rebuscando a ancestralidade afro-brasileira através das diversas manifestações culturais.

Ministrantes: Mestre Rafael Magnata e Contramestre Piqueno

Jantar

Roda de Conversa – Contos, Causos e Anedotas

Compartilhamento e socialização de histórias e vivências que fazem parte do cotidiano e imaginário dos Pescadores no litoral cearense. Roda onde a palavra é socializada e a oralidade permeia as formas de convivência.

Ministrantes: Francisco de Assis Veras (Pescador artesanal e vaqueiro dos currais de pesca, tradição de mais de 100 anos na Comunidade de Bitupitá - Barroquinha), José Francisco Rocha – Mestre Zé Pio (Pescador e Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará – Comunidade Goiabeiras - Fortaleza), Luís Rodrigues (Pescador artesanal da Comunidade do Pacheco - Entorno de Iparana – Caucaia)

Apresentação Cultural:

Dança de São Gonçalo
Folguedo da cultura popular tradicional que se propõe como movimento comunitário, com musicalidades e danças religiosas e cotidianas em celebração à memória e a luta de São Gonçalo, santo português que no século XII cantava e dançava com pregos nos sapatos para a conversão de mulheres em situação de prostituição.

Grupo Martinho
A rabeca é um dos legítimos representantes da cultura nordestina, tendo sido o primeiro instrumento melódico utilizado no forró. O “Grupo Martinho”, da comunidade Volta Redonda - Paracuru, realiza apresentações que valorizam a cultura nordestina passando por ritmos como forró, frevo, baião e choro.

Basquetada
Prática tradicional de cozimento de pirão à base de peixes e frutos do mar na beira da praia. Também conhecida em algumas comunidades como “caldeirada”, “panelada”, “peixe na água grande”, “pirão na água grande” e “bufete”. Consiste em forma coletiva de celebração, congraçamento e compadrio entre pescadores e familiares.

25/8  

Café da Manhã
9h - Roda de Conversa – Comunidades Quilombolas

As comunidades remanescentes de quilombolas fazem parte do patrimônio cultural da nação. Eles recuperam a memória da cultura afrobrasileira.  No Ceará, o processo de reconhecimento e respeito está em curso para a manutenção dessa cultura.

Ministrantes:Maria dos Anjos Costa da Cruz (Representante da Associação dos Remanescentes do Quilombo dos Caetanos, em Capuan - Caucaia), Maria dos Prazeres Campos dos Santos (Representante do Quilombo Cercadão – Caucaia)

Tendas:

Feito a Mão:

1.Barrografia

A partir da imagem de matriz de barro do povo Maia foi realizada experiência em produzir gravuras em matriz de barro e multiplicar a imagem através de um gesto ancestral, imprimindo-se em papel ou tecido.

Ministrante: Sabyne Cavalcanti (Educadora Social e Artista Plástica – Comunidade Moita Redonda – Cascavel)

2.Labirintos do Litoral

O labirinto é uma técnica com influência dos índios e europeus, em que o artesão compõe sua peça com desenhos próprios, tecendo inicialmente a malha com fio de algodão ou linha, a fim de transformá-la em panos de bandeja, toalhas de mesa e cortinas.

Ministrante: Selma Regina (Artesã de Majorlândia – Aracati)

3.Bordados Finos de Paraipaba


Paraipaba é um município que se destaca pela arte do bordado. Na oficina serão apresentados diversos tipos de bordados feitos a mão.

Ministrante: Maria Inácio da Cruz (Bordadeira – Paraipaba).


Sabores, Saberes e Saúde:

1.Extratos Naturais: Azeite Virgem do Coco

Compartilhamento de técnicas da extração do óleo de coco e socialização dos benefícios. Reproduzido de geração em geração a partir dos saberes ancestrais da utilização dos frutos dos coqueiros. Técnicas socializadas entre os participantes do Projeto Horto Medicinal SESC.

Ministrante: João Batista Pereira (Agricultor, artesão e participante do Projeto Horto Medicinal SESC)

2.Plantas e Ervas Medicinas: Jenipapo-Kanindé

Uma forma de trabalho com a natureza que dá base aos conhecimentos medicinais modernos, os saberes em ervas e plantas repassados através das gerações da etnia Jenipapo – Kanindé.

Ministrante: Maria de Lourdes (Cacique Pequena - Jenipapo Kanindé da Lagoa do Encantado - Aquiraz)

3.Aproveitamento Integral dos Alimentos


Socialização de práticas e formas com vistas à promoção do aproveitamento integral de peixes e mariscos, possibilitando a criação de novas receitas e melhorando a qualidade nutricional dos cardápios, além de contribuir para a redução do desperdício de alimentos. Serão desenvolvidas receitas de patês, caldos, tortas, utilizando-se as partes normalmente não comercializadas, como cabeça, rabo e carcaça.

Ministrantes: Roberto Leandro Texeira Barreto (Voluntário do Programa Mesa Brasil), Jéssica Gonçalves Melo (Nutricionista do Programa Mesa Brasil).


Meio Ambiente e Sustentabilidade:

1.Pet: Educação e Sustentabilidade

Práticas sustentáveis de confecção de artigos ornamentais a partir da reutilização de garrafas pet, tendo como eixo norteador o cotidiano e imaginário dos Povos do Mar.

Ministrante: Rosângela Dias (Artesã da comunidade do Guajiru – Trairi)

2.Biojoias Indígenas

A utilização conceitual e sustentável de elementos de natureza orgânica (sementes, fibras, etc), através da confecção de artesanatos tradicionais, tais como brincos, pulseiras e colares.

Ministrante: Daniel Alves (Artesão e liderança do seguimento jovem da etnia Jenipapo Kanindé na Lagoa do Encantado – Aquiraz)

12h às 14h - Almoço
          
Tendas

Feito a Mão:

1.Artesanato em Barro – Queimando o Barro

Finalizando o processo de feitio das peças através da socialização das práticas de queima em forno artesanal.

Ministrante: José Camilo (Artesão em barro - Moita Redonda).

2.Mandala de Palha


Confeccionada de forma rústica, a mandala representa o universo simbólico que envolve a energia espiritual e a subjetividade cultural de um povo.

Ministrante: Maria do Carmo (Artesã – Etnia Anacé)

3.Colares Étnicos Tapeba.


Os povos cearenses têm identidades em várias performances estéticas. Os adornos tapebas têm no ritual do seu feitio uma de suas principais questões identitárias.

Ministrante: Margarida Teixeira Gomes (Artesã e liderança indígena da Etnia Tapeba – Caucaia)

4.Renda Praieira do Litoral Leste

No Ceará, há renda o ano todo. Poder experienciar essa cultura é tocar nas histórias dos povos que guardam memórias de nossa gente. Com a habilidade das mãos e a sabedoria tradicional, as rendeiras tramam os fios e produzem este artesanato característico do litoral leste cearense.

Ministrante: Noélia Cardoso Lima (Rendeira da Praia do Iguape – Aquiraz)


Sabores, Saberes e Saúde:

1.Queimar açúcar e lambuzar as mãos: Cozer Balas à Base de Ervas Medicinais

Utilização de plantas e ervas medicinais no feitio de balas caseiras. Saber tradicional da Comunidade de Barra Nova.

Ministrante: Rosa Ferreira de Oliveira (Artesã e Culinarista da Comunidade da Barra Nova – Entorno de Iparana - Caucaia)

2.Sardinhas de Caponga

A sardinha é um peixe encontrado facilmente no litoral de Cascavel, principalmente entre os meses de junho e setembro. Nesse período, famílias inteiras se unem para receber os paquetes (pequenas embarcações utilizadas na pesca da sardinha) na volta do mar. Na comunidade de Caponga é comum a prática culinária de várias receitas a partir do pescado, tradicional no município.

Ministrante: Maria do Carmo Carneiro da Silva (Culinarista de Caponga – Cascavel)

3.Cosméticos à base de Algas

A experiência de Icapuí na utilização sustentável de algas marinhas na produção de cosméticos.

Ministrante: Aldeneide Maria da Silva (Projeto Mulheres de Corpo e Alga – Fundação Brasil Cidadão Comunidade de Barreiras – Icapuí)
      

Meio Ambiente e Sustentabilidade:


1.Búzios de Majorlândia

Compartilhamento de saberes acerca da utilização de búzios no feitio de artesanatos tradicionais baseados no imaginário de Majorlândia.

Ministrante: Eurico Carneiro Maia (Artesão de Majorlândia - Aracati)

2.Rede de Descanso, Utensílio Tradicional Ressignificado e Produzido em Embalagens de 1kg

Prática sustentável de reutilização de embalagens plásticas de cereais no feitio de redes de descanso como alternativa sustentável de economia criativa.  Ministrante: Antonia Aline (Artesã do Entorno da Comunidade de Iparana – Caucaia)

Roda de Conversa:

Conservação, Sustentabilidade e Educação Ambiental

A AQUASIS atua desde 1994 no Ceará com a missão de desenvolver ações e pesquisas para preservação da biodiversidade e uso responsável dos recursos naturais no Nordeste do Brasil, estimulando mudanças de atitude para a construção de uma sociedade sustentável. Hoje a luta e todo o esforço da instituição e de seus parceiros estão voltadas para o peixe-boi marinho (Trichechus manatus), soldadinho do araripe (Antilophia bokermanni) e o periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus). As três espécies mais ameaçadas de extinção no Ceará.

Ministrante: AQUASIS

Jantar

Roda de Conversa: 

Observando Astros, Guiando-se pelas Marés, Ventos e Luzes do Continente.

Vivência popular tradicional baseada no movimento do cosmos para a orientação da prática pesqueira em mar aberto, formas e pontos de localização no continente.

Ministrantes: Aldenor Miranda e José Miranda dos Santos (Representantes do Coco do Pecém – São Gonçalo do Amarante)

Apresentação das Carpideiras - São Gonçalo e Paracuru

As carpideiras são “choradeiras profissionais”, que lacrimejavam pelo defunto alheio. Estas mulheres animavam o velório com uma mágoa colaborante e incrivelmente ruidosa. Atualmente esta profissão já perdeu todo o seu fulgor, embora ainda existam nas localidades de Paracuru e São Gonçalo. Essas mulheres até hoje guardam os mistérios de rezas que servem tanto para acabar com a doença dos vivos quanto para encomendar a Deus a alma dos mortos.

Metamorfose do Sertão

Grupo de Cultura Popular Tradicional de São Gonçalo do Amarante formado por alunos do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, SESC LER, e pela comunidade, que se unem para difundir e fomentar a cultura do Reisado. O grupo é composto de crianças, adultos e idosos que buscam perpetuar e ressignificar a brincadeira do Reisado.

26/8  

7h30 às 10h - Café da Manhã
8h - Artesanato em Barro – Colheita das Peças no Forno

Finalização do processo de feitio de peças de barro com a colheita coletiva das peças nos fornos artesanais.

Roda de Conversa: 

Mulheres e Marés

Socialização das vivências e memórias de mulheres que são destaques por sua sabedoria, força, garra, luta e determinação no cotidiano das comunidades litorâneas.

Ministrantes:
Maria Cabelão – Maria José do Nascimento nasceu no dia 16 de agosto de 1951. Quando adolescente começou a pescar tornando-se jangadeira e vivenciando os desafios do alto mar. Tornou-se referência na comunidade do Mucuripe.

Salete - Salete Sena Veras é jangadeira na praia do Guajiru. Pesca em alto mar com seu marido e filhos, sendo uma liderança na comunidade, além de uma exímia contadora de Histórias.

Cidinéia Luzia da Silva - Pescadora da Comunidade de Redonda, em Icapuí. Personagem, roteirista e diretora do documentário “Uma Pescadora Rara no Litoral do Ceará”, apresentado nos Festivais ‘Curta Canoa’ – Canoa Quebrada e ‘Tudo Sobre Mulheres’ – Chapada dos Guimarães – Cuiabá – Mato Grosso.

Klévia Cardoso – Liderança Comunitária e Brincante do grupo tradicional Coco Raízes do Iguape.

Raimunda Lúcia – É Mestra do Tesouro Vivo da Cultura Renda de Bilro, rendeira, professora, artesã e coordenadora da Associação do Grupo das Produtoras Rurais de Artesanato de Timbaúba, no Trairi.


10h - Encerramento

Suaçuamussará


“O grande tempo vai acabar, mas tudo permanecerá” ou “Terminou agora, mas não acabou ainda”.

Entrega da Carta ‘Iparana dos Povos do Mar’ à Sociedade

12h - Almoço / Retorno













SESC comemora três anos de projeto Movie-Mento de Ideias

No mês de agosto, o projeto Movie-Mento de Idéias, promovido pelo SESC, comemora o seu 3º aniversário. Com o tema “Filosofia em Movimento”, a programação acontece nos dias 1, 8, 22 e 29/8, na Sala Cine Vídeo do SESC Centro, com entrada gratuita.

O objetivo é proporcionar ao público um espaço de diálogo entre o cinema e a filosofia, através da exibição de filmes e a exposição de idéias sob perspectiva filosófica.


Programação
Projeto Movie-Mento de Idéias

Seminário: Filosofia em Movimento
Dia 1/8
Sou filho de Januário e Santana
Palestrante: Francisco David de Morais Furtado

Dia 8/8
A Ideia do Movie-mento
Palestrante: Marcus Markans

Dia 22/8
A eterna mímesis da vida
Palestrante: Marcos Ricarte

Dia 29/8
Quem quer sair da caverna?
Palestrante: Marcus Markans

Local: Sala Cine Vídeo SESC Centro
Horário: 18h às 21h
:::Gratuito:::






SAÚDE

Abertas as inscrições para  o IV Congresso Internacional de Odontologia

O evento que é realizado em paralelo com I Congresso Brasileiro de Halitose de 12 a 15 de setembro, será no novo Centro de Eventos do Ceará

Ministrados por palestrantes renomados, os congressos abordarão temas inovadores. Odontólogos que tratam o mau hálito e aqueles interessados nesta área terão a oportunidade de se reciclar e obter novos conhecimentos sobre o tratamento da halitose, bem como das áreas relacionadas ao mau hálito: alterações nos padrões salivares e de paladar, ronco, alterações comportamentais decorrentes da halitose, entre muitas outras. Dados da Associação Brasileira de Odontologia indicam que mais de 50 milhões de brasileiros sofrem com este mal.

Além de cursos nacionais e internacionais, também serão realizados fóruns, módulos, workshops, conferências, temas livres e a novidade dos e-posters, todos abertos aos congressistas.

As inscrições podem ser feitas através do site:

http://www.aboce.org.br/cioce2012/
Outras informações: (85) 3087-6242 ou 7811-2614.






ARTES PLÁSTICAS

Gravador espanhol José Rincón ministra em Sobral curso de técnicas aditivas em gravura

De 7 a 9 deste mês (terça a quinta) o mestre gravador espanhol José Rincón ministra em Sobral o Curso de Técnicas Aditivas em Gravura. A atividade integra a programação da IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura, que é realizada pelo Instituto Ecoa e a Prefeitura Municipal. As aulas acontecerão na Escola de Artes e Ofícios, de 17 a 21 horas.

José Rincón possui um ateliê de ensino de gravura em Madri, por onde já passaram importantes artistas de vários países. Conforme o também espanhol Francisco Lara, curador da IMPRIMA SOBRAL, Rincón é uma das referências mais importantes das obras gráficas da Península Ibérica e, talvez, o mestre que tem formado mais e melhores gravadores na História recente das artes espanholas. Em Sobral, o professor será assistido pelos artistas plásticos Abelardo Brandão, de Fortaleza, e Francisco Lara.



O CURSO


As técnicas aditivas em gravura foram utilizadas pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1950. Baseiam-se na porosidade dos elementos usados ​​e das matrizes, que são as superfícies sobre as quais eles são colocados. A porosidade destes elementos também produz os tons de cores obtidos nas impressões.

Diariamente o curso terá uma parte teórica e outra prática, com impressões sobre papel das matrizes realizadas. Os resultados alcançados, em comparação com outras técnicas, têm um importante efeito pictórico de grande gestualidade, com ricas texturas e tons de cores sutis, como os obtidos na técnica de gravura em água-forte.



EXPOSIÇÃO de JOSÉ RINCÓN


Obras de José Rincón estão expostas desde o dia 1º de junho na Casa da Cultura de Sobral, onde permanece aberta a visitação até o dia 15 de agosto. Trata-se da individual COLAGENS...de fina estampa...,, que é parte da IMPRIMA SOBRAL. Gravuras recortadas são os elementos básicos para a construção das colagens que compõem a mostra do artista, apresentada pela primeira vez no Brasil.

Nascido em Sevilha, em 1959, Rincón formou-se pela Escola de Belas Artes de Madri, com especialidade em gravura e aperfeiçoamento no Círculo de Belas Artes e no Centro Nícolas Salmerón, ambos em Madri. Possui obras em vários museus espanhóis, como Calcografia Nacional, Museu Rainha Sofia e Museu Casa de Goya, além de coleções e instituições internacionais.



IMPRIMA SOBRAL 2012

Aberta até o dia 15 de agosto a IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura traça um panorama global da gravura contemporânea. Além da individual de José Rincón, é composta por outras exposições. Na ECOA está a individual de Salvador Dalí, um dos artistas mais geniais do século XX e grande nome do surrealismo; a Mostra Competitiva, com peças de 143 gravuristas de mais de 30 países; e a coletiva Gravados de Pastrana, que reúne parte do acervo da IMPRIMA SOBRAL, composto de obras de artistas do Ceará, de outros estados e países. No INTEC está a exposição itinerante Gravadores do Maciço, resultante do projeto Impressões, desenvolvido pela Associação dos Municípios do Maciço de Baturité e Instituto Olhar Aprendiz.

A IMPRIMA SOBRAL 2012 é uma realização do Instituto ECOA e da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo, e tem como patrocinadores o Governo do Estado do Ceará e o Banco do Nordeste.

SERVIÇO:

Curso de Técnicas Aditivas em Gravura – Ministrado pelo gravador espanhol José Rincón, de 7 a 9 de agosto, de 17h a 21h na Escola de Artes e Ofícios de Sobral (em frente ao Fórum). Mais informações: (88)3611-2712 ou 3611-2956.










ARQUITETURA

Congresso aborda cultura popular na construção com terra

Tem início nesta terça (7) o IV Congresso Brasileiro de Arquitetura e Construção com a Terra. O evento, que realiza suas oficinas no Laboratório de Materiais de Construção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), reúne pesquisadores das áreas de Engenharia, Arquitetura e Antropologia para analisar o ethos da cultura popular relacionados à construção de habitações sociais. Integram o Congresso estudiosos da UFC, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Rede Terra Brasil.

Na sua programação de oficinas, o congresso apresentará técnicas como taipa de pilão e pintura de terra, práticas tradicionais de construção presentes na formação das cidades brasileiras. O evento contará ainda com palestras, nos dias 9 e 10, no Ponta Mar Hotel, sobre a aplicação de compostos como barro, taipa e adobe na edificação de moradias e, também, sobre as peculiaridades dessas habitações em outros países da América Latina, como Cuba e Peru. No sábado (11), os participantes realizarão uma visita a uma fábrica de bloco de terra compactado (BTC) e serão guiados em um tour pelo centro histórico de Fortaleza.

Segundo o organizador do Congresso e docente do curso de Engenharia Civil da UFC, professor Alexandre Bertini, uma importante vertente de pesquisa é a preservação de prédios históricos no Ceará. “Edificações, como a Igreja de Viçosa do Ceará, foram construídas em parte com terra. Em outros locais no Estado encontramos vilas inteiras construídas em adobe, como é o caso de uma vila centenária na cidade de Ipueiras. Precisamos entender como foram construídos e estudar a melhor técnica de recuperação e reforço desses edifícios”, aponta.

A programação completa do Congresso pode ser conferida no endereço: http://terrabrasil2012.files.wordpress.com/2012/08/programa-apresentac3a7c3b5es-11-de-julho.pdf.

Nenhum comentário: