quinta-feira, 5 de julho de 2012

LIVROS NÃO-FICÇÃO


“Mulheres Malqueridas”, o lado tóxico do amor

Best seller da psicanalista Mariela Michelena quebra o dogma da mulher “mal-amada”


“Fomos capazes de mudar muitas coisas, mas não mudamos a nós mesmas”

    Ao longo do século XX, o sexo feminino conquistou seu espaço em diversos territórios antes inimagináveis: o direito ao voto, a independência financeira e a escolha própria de seu futuro marido. Porém, é justamente nesse último quesito que a mulher moderna insiste em derrapar: o homem que escolhe para sua vida! Após analisar durante anos as inúmeras amantes que sofrem com um “mau amor”, a venezuelana Mariela Michelena publicou Mulheres Malqueridas, que chega ao Brasil pela editora Saberes.

    A obra traça o perfil de mulheres que, embora sejam extraordinárias e bem sucedidas em todas as outras áreas da vida, estão presas a relacionamentos doentios e destrutivos, que as consomem emocional e psicologicamente. Análise que foge do paradigma da “baixa autoestima” ou de que “não se ama o suficiente”.

“É possível que, sem saber, inclusive, se ame em excesso e se sinta, no fundo, tão forte e tão poderosa a ponto de ser capaz de salvar, por amor, todas as dificuldades que se apresentem no caminho, embora no empenho deixe o sangue à pele”, explica Michelena em um das passagens do livro.
É claro que, a princípio, ninguém está disposto a sofrer por amor, mas ao mesmo tempo ninguém está vacinado contra a entrega incondicional e os estragos da paixão. A autora pôde comprovar as características das “malqueridas” através de histórias que escutou de suas próprias pacientes. Elas oferecem ao companheiro um amor maternal, são fiéis, submissas, intermitentes, idealizadoras e dissimuladas. 

Segundo a autora, o recomendável para uma mulher é embarcar numa relação de igualdade, em que ambos têm sua autonomia. Às vezes, ela aguenta, mima e cede tanto, que o homem não tem nem ideia de que está maltratando-a, amando-a mal. Nessas horas, é papel dela mesma dizer: "paro por aqui". Todas essas propriedades são comentadas e explicadas nos 17 capítulos deste livro, escritos com base em conceitos de psicanálise que visam estabelecer um diagnóstico para esse tipo de degradação pessoal. É um livro que, além de dar respostas, permite à leitora fazer mais perguntas reflexivas para si.

SERVIÇO
"Mulheres Malqueridas"
Saberes Editora
Páginas: 360
Dimensões: 21x15 cm
ISBN: 978-85-62844-19-5
Preço: R$39,90








  
Editora Barba Negra lança “Verão da Lata”, do jornalista Wilson Aquino

 

Obra relata o fatídico incidente de latas de maconha no litoral brasileiro
 

A editora Barba Negra lança em julho o livro “Verão da Lata” do jornalista Wilson Aquino.A obra conta a história – que não é lorota não – do verão de 1987 em que uma embarcação panamenha despejou 22 toneladas de maconha no litoral brasileiro. E toda essa “materialidade” começou a desembocar nas praias do Rio de Janeiro e do litoral Norte de São Paulo.
A trama toda começou com um simples telefonema da DEA – ou Força Administrativa de Narcóticos, órgão de polícia federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos - para a Polícia Federal brasileira no dia 7 de agosto de 1987, avisando que uma embarcação deveria chegar à costa brasileira com um carregamento de maconha. Depois de dias de buscas, a Marinha e a Polícia Federal desistiram de encontrar o barco, que atracou tranquilamente na Baia de Guanabara com o nome de Solana Star, no dia 3 de setembro de 1987, e de porão vazio. O bagulho todo tinha sumido!
Mas o que os tripulantes não imaginavam ao despejar as latas no mar é que elas iriam boiar até a costa, fazendo a alegria dos banhistas e o desespero dos federais. Foram mais de 15 mil latas com média de 1,3 a 1,5 quilos de cannabis, misturada com mel e fechadas a vácuo que começaram a reluzir em águas brasileiras.
Wilson Aquino reúne neste livro fotos, depoimentos e entrevistas com pessoas que viveram esses dias do Verão da Lata, e algumas que inclusive testaram a “materialidade do delito”. Para muitos foi um fato desastroso, mas analisando com outros olhos – possivelmente vermelhos – foi um verão marcante, e em gírias mais atuais, um verão chapado.
SERVIÇO
Título: Verão da Lata
Autor: Wilson Aquino
Nº de páginas: 240
Preço: R$ 44,90
*** 3 Estrelas / Bom





Dicas ensinam a tomar decisões conscientes no livro “Foco no que realmente funciona”
 

No dicionário a definição da palavra decidir é taxativa: ato de determinar o que deve ser feito, escolher, optar, opinar. Mas no dia a dia de um gestor, tomar uma decisão não é tão simples assim. Dezenas de relatórios, planilhas, gráficos, estudos, pesquisas e opiniões que deve ser levadas em consideração. Consequências, deveres, ônus e bônus decorrentes de uma decisão podem afetar o futuro de uma empresa. Pensando nisso, Paul Magnone - vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Openet Telecom - e Christopher Frank - vice-presidente da American Express – desenvolveram um método prático que ajuda no processo de tomada de decisão, utilizando apenas 7 perguntas para reunir as informações que são realmente importantes para uma veredito final. Essas dicas estão reunidas no livro “Foco no que realmente funciona - Filtre o excesso de informações e concentre-se no que importa” lançado em maio pela LeYa.
Magnone e Frank afirmam que uma decisão não deve partir do excesso de informações desordenadas, mas apenas de fatos relevantes que podem ser definidos através de algumas perguntas como: Qual é a pergunta de negócios essencial? Fazer a pergunta certa é a chave para encontrar a resposta indispensável na montanha de informação. Onde está a estrela-guia de seu cliente? Mude sua visão: em vez de concentrar-se na empresa, mantenha o foco no cliente. Você deve acreditar na linha atípica? Questione a validade dos dados de curto prazo. O que surpreendeu você? Descubra a informação oculta e use-a para alterar o diálogo. O que o farol revela? Identifique riscos, barreiras e pontes que rodeiam seu negócio. Quem são seus eleitores indecisos? Oriente-se para o crescimento e para o aumento de receita e da satisfação ao olhar de um novo modo para seus atuais clientes.
Utilizando exemplos reais em grandes empresas – Starbucks, Microsoft e IBM são alguns dos cases usados no livro -“Como tomar decisões inteligentes - Filtre e selecione as informações que realmente importam com o método de 7 perguntas” é uma ferramenta útil que oferece um caminho para entender cada problema com clareza e de forma racional, visualizar com objetividade qualquer situação e encontrar as soluções, permitindo ainda que o gestor melhore aspectos de sua comunicação, com mais clareza e foco. *** 3 ESTRELAS / BOM
 





Chega às livrarias “James Brown – Sua vida. Sua música”, a biografia definitiva do “chefão do soul”

“Eu tenho Deus em uma mão e o Diabo na outra. Você nunca sabe qual mão vai receber”. Bastou cantar, sentir e interpretar os versos de “Please, Please, Please”, primeiro single do “The Famous Flames” para nunca mais sair das paradas de sucesso. Os gritos roucos, a voz aveludada e as apresentações performáticas marcaram para sempre a história da música. Enquanto suplicava “Baby please, baby please, don’t go”, uma lenda ascendia. O nome dela, inesquecível para a eternidade, é James Brown.
A editora LeYa publica em maio “James Brown - Sua vida. Sua música”, a biografia definitiva do cantor escrita pelo jornalista R. J. Smith. A obra, fruto de extensa pesquisa, reúne entrevistas e material inédito, para desmistificar o homem por trás de suas músicas.
James Brown acreditava ter nascido morto. Por isso, teve que conquistar sua vida. O autor descreve e analisa com uma profundidade jamais vista antes, a infância difícil do Chefão do Soul, os primeiros anos em que viveu na Geórgia, a ausência dos pais, o menino engraxate, o que colhia algodão, o que foi mandado para reformatórios. Acreditar ter nascido já sem vida, foi o que o fez sobreviver a tudo.
Mestre do R&B, do funk, do soul, Brown foi além da música. Engajou-se em causas sociais de igualdade do movimento negro, ao mesmo tempo em que não ligava para as mulheres em sua vida e as tratava como inferiores. Brown era um enigma violento de personalidade difícil.
Conhecido como o homem que mais trabalhava no show business, não parou com os shows nem quando foi diagnosticado com diabetes, ou câncer. Chegou a subir no palco até em cadeira de rodas. Mas algum tempo depois, uma complicação em uma pneumonia fez o chefão do soul parar. No triste natal de 2006, James Brown partiu.
Sua música conceitual, que ele chamava de “The One” e jurava que não ia mostrar o segredo dela, que estava na primeira batida, aquela que começou tudo, não era apenas música, era a vida de Brown. Os gritos vibrantes, não eram apenas gritos. Para descobrir o segredo, era apenas ouvir. James Brown era a personificação de seu próprio grito, intenso, forte, súplice, de fôlego, que ressoa até hoje. **** 4 ESTRELAS / ÓTIMO











Lançamento de “Da Cor do Norte”, obra sobre artesanato, quinta, na Saraiva do Iguatemi


Próxima quinta-feira, 26, será lançado em Fortaleza o Livro “Da Cor do Norte – Brinquedos de Miriti”, às 20h, na Saraiva Megastore, no Iguatemi.  A publicação enfoca o artesanato típico confeccionado a partir da madeira da palmeira do miriti (no Nordeste conhecida como buriti), árvore comum nas áreas de várzea da Amazônia, apreciada pelos artesãos por sua leveza e facilidade para o entalhe. A fotografia de Jarbas Oliveira tem lugar de destaque nas páginas do material e harmoniza-se  com os textos poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro, filho de Abaetetuba, no Pará, que teve sua infância marcada pelo colorido dos bonecos e barcos entalhados em madeira. O projeto gráfico, assinado Fernando Brito  e foi produzido com o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com o patrocínio da Paragás e Schincariol e execução da Lumiar Assessoria e Editora.

Site do livro: http://jarbasoliveira.com/

Serviço
Lançamento do Livro “Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti".
Data: 26 de julho de 2012
Hora: 20 horas
Local: Saraiva Megastore – Shopping Iguatemi - Fortaleza, Ceará.
Livro: 20cmx30cmx2cm. Caixa de brinquedo 28cmx23x7cm.
Capa dura, encadernado, costurado e capa de tecido.
202 páginas.
Português com Tradução para o Inglês.






 Sessão de autógrafos e pocket show com Sandra Maria Sahd na Livraria Cultura em Fortaleza

Uma nova geração de pessoas, através do estímulo das virtudes                                                  

O lançamento dos livros 10 olhos e muito amor e A escola do moço no portão, de Edições Loyola, significa, para a autora Sandra Maria Sahd, mais um grande passo entre os muitos que tem dado rumo ao sonho de transformar a realidade.
Sandra é fundadora da organização social Embaixadores da Prevenção, cuja missão é “promover a formação da saúde integral do ser humano para que ele possa fazer escolhas conscientes que preservem a vida”.

Educada nos braços do Pe. Haroldo J. Rahm, maior especialista no assunto drogas, no Brasil, Sandra teve esse e outros tantos motivos para não fugir à luta dessa causa e acredita que devemos ter convicção da nossa responsabilidade de transformar o mundo e ajudar as pessoas a fazer escolhas conscientes que preservem suas vidas.

Trabalhou por mais de uma década com dependentes químicos e alcoólicos e há anos apresenta o programa In-Dependente, na TV Século 21, o que lhe proporcionou, por meio das entrevistas, bagagem suficiente para entender o que está por trás de escolhas ruins como a do uso de drogas. Esse aprendizado foi forte o bastante para incentivar a mobilização social ao redor dessa causa e, após muito estudo e reflexão, deixar claro para a autora que esse problema só se resolve com a prevenção.
Inspirada nessas ideias e nos dois filhos pequenos que educa, tomou uma decisão que mudaria completamente o foco de sua vida: fundou a organização social Embaixadores da Prevenção, que tem como visão “formar uma nova geração de pessoas que, por meio de escolhas e hábitos saudáveis, transforme o mundo em um lugar melhor”.

E como fazer isso? É fácil? Não, mas, segundo Sandra, é possível se estimularmos e fortalecermos as virtudes e o que há de melhor em nossas crianças e em nossa sociedade, a fim de formarmos adolescentes e jovens fortes o suficiente para dizer: “Drogas? Bullying? Obesidade? Depressão? Não, obrigado!”.
Mobilizadora de recursos de formação, há anos traçou um objetivo e tem investido nele: pedir a Bill Gates — maior filantropo do mundo e que já investiu milhões em campanhas de prevenção ao tabaco na China e em outros países — financiamento para uma Campanha Nacional de PREVENÇÃO aos males da sociedade moderna, desenvolvida pela organização social Embaixadores da Prevenção.

Sandra acredita que é apenas uma questão de tempo para que esse objetivo se concretize, já que se considera uma mobilizadora persistente e conta com grandes amigos. Como essa história toda acabou ficando engraçada, decidiu escrever o livro Projeto absurdo: Bill Gates, eu vou falar com você, a ser lançado em breve, no qual relata experiências vividas e a importância das virtudes e seu fortalecimento para atingir seu sonho. E como realizá-lo? Os passos são muitos e a escrita desse livro é apenas um deles. Para que esse sonho se torne realidade, a autora já pediu ajuda a Lula, Pelé e Maurício de Souza, porque acredita que este seja o desejo comum de todos: fortalecer, por meio da transformação social, as virtudes de nossa sociedade e, assim, construir um mundo melhor.

Sandra Maria Pires Vieira Sahd é bacharel em Educação Física pela Unicamp, com especialização em Captação de Recursos pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. É apresentadora do programa In-Dependente, na TV Século 21. Compreendeu, desde cedo, que a prevenção ao uso das drogas vem da formação da saúde integral do ser humano. Idealizou e fundou a organização Embaixadores da Prevenção, que tem como visão formar uma nova geração de pessoas que, por meio de escolhas e hábitos saudáveis, transforme o mundo em um lugar melhor.

Embaixadores da Prevenção é uma organização social, fundada por Sandra Maria Pires Vieira Sahd, que avançou da ideia de ser um projeto de prevenção às drogas e se oficializou como uma associação comprometida com a promoção da saúde integral do ser humano por meio da aprendizagem de virtudes e valores. Sua missão é promover a formação da saúde integral do ser humano para que ele possa fazer escolhas conscientes que preservem a vida. E tem como visão “formar uma nova geração de pessoas que, por meio de escolhas e hábitos saudáveis, transforme o mundo em um lugar melhor”. Dentre os trabalhos realizados por Embaixadores da Prevenção, por intermédio de intervenções educativas voltadas à aprendizagem de virtudes e valores, destacam-se: Embaixador Café, Oficinas das Virtudes, produção de livros infantis e infantojuvenis, produção e circulação de clipes e vídeos no Youtube, programa de TV, realização de palestras e cursos. O livro 10 olhos e muito amor estreia uma série de livros infantis comprometidos com a missão dessa organização. Acesse o site: www.embaixadoresdaprevencao.com.br

Serviço:
Livros: 10 olhos e muito amor e A escola do moço no portão
Autora: Sandra Maria Sahd
Páginas: 24
Formato: 19 x 21 cm
Preço: R$ 10,00

Sessão de autógrafos e Pocket Show
Data: 17 de julho de 2012
Horário: 18h30min
Local: Livraria Cultura – Unidade Varanda Mall
Endereço: Av. Dom Luiz, 1010 lj 08, 09 e 10 – Fortaleza – CE
Tel.: (85) 4008-0800

Nenhum comentário: