quinta-feira, 5 de julho de 2012

EDUCAÇÃO


UFC encerra primeira chamada do SiSU

450 alunos efetuaram a matrícula

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará encerrou a primeira chamada de matrícula dos aprovados na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2012. Foram consolidadas 450 matrículas através da ferramenta virtual disponibilizada no site do SiSU na UFC (www.prograd.ufc.br/sisu). Das 1.637 vagas ofertadas no atual processo seletivo, continuam disponíveis 1.187, que deverão ser preenchidas com as demais chamadas de matrícula.

De acordo com o Prof. Miguel Franklin de Castro, Coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd, o processo contabilizou 403 estudantes matriculados nos cursos dos campi de Fortaleza, 15 nos do Campus do Cariri e 32 nos de Sobral. O Campus de Quixadá não selecionou ninguém na presente edição, pois ofertou todas as vagas no início deste ano. O docente afirma que o resultado da segunda chamada da seleção será divulgado no dia 13 de julho, sexta-feira, enquanto os dias 17 e 18 de julho serão reservados para a matrícula dos aprovados. Todo o processo ocorrerá novamente por meio de sistema virtual, que pode ser acessado no site do SiSU na UFC. O coordenador recomenda que os estudantes efetuem a matrícula por meio do navegador Mozilla Firefox.

Com relação ao processo seletivo anterior (1º/2012), o Prof. Miguel Franklin afirma que não se pode comparar o volume de matrículas. “É a primeira vez que o SiSU é realizado no meio do ano. Outra razão é que o processo do início do ano ofertou um volume maior de vagas e, consequentemente, atraiu mais candidatos”, explica.












Candidatos podem conferir o resultado da primeira chamada

Os estudantes pré-selecionados têm prazo até o dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vão estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula

Os candidatos a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) em instituições particulares de educação superior já podem conferir, pela internet, o resultado da primeira chamada relativa a este segundo semestre. O estudante pré-selecionado tem até o dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.

No dia 20, haverá uma segunda chamada, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera do programa. Ela será usada pelas instituições participantes do ProUni para a concessão das bolsas ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir de 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

Neste semestre, o ProUni registrou 456.973 candidatos e 874.273 inscrições — cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos. A oferta é de 90.311 bolsas de estudos de graduação em 1.316 instituições particulares de educação superior de todo o país. O número de cursos chega a 322.

Puderam se candidatar às 52.487 bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As 37.824 bolsas parciais (50% da mensalidade) foram destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa. As unidades da Federação com maior número de inscritos foram São Paulo (132.220), Minas Gerais (117.175), Bahia (72.233), Rio de Janeiro (64.776) e Rio Grande do Sul (62.585).

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação, o ProUni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Nenhum comentário: