sábado, 7 de abril de 2012

TEATRO

Procult traz para Fortaleza o espetáculo “TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER”

Peça com a atriz Ana Beatriz Nogueira será apresentada nos dias 21 e 22 de abril, no Teatro Celina Queiroz (Unifor).


Em turnê popular pelo Brasil através do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012 e também com o apoio do Ministério da Cultura – Governo Federal, o prestigiado espetáculo TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER de Martha Medeiros, com Ana Beatriz Nogueira, direção de Victor Garcia Peralta se apresenta em Fortaleza, nos dias 21 e 22 de abril, no Teatro Celina Queiroz (Unifor). A partir do romance epistolar “Tudo que eu queria te dizer” da renomada autora gaúcha Martha Medeiros, Ana Beatriz Nogueira e Victor Garcia Peralta criaram a quatro mãos essa comédia romântica, que desde a estréia em junho 2010 vem demonstrando sua enorme comunicação com o público. Trata-se de um monólogo que apresenta a correspondência íntima de cinco personagens às voltas com situações de suas vidas. Decisões que precisam ser tomadas, desabafos, medos, anseios, transformações. Uma mulher anuncia ao marido que vai deixá-lo por um homem que visualizou num sonho; uma senhora faz um comovente desabafo sobre os desprazeres da idade avançada para o seu amado, que já morreu; uma terapeuta de casais desnuda o amor que sente pela paciente; e uma amiga pede socorro à outra, com medo de que a visão de uma cartomante sobre a sua morte venha a se concretizar. Esses são alguns dos relatos das cartas selecionadas por Ana Beatriz e Victor Garcia para compor o espetáculo TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER, que emociona e diverte o público espectador.

A trajetória de sucesso de TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER começou em junho de 2010 na turnê por sete cidades gaúchas (Porto Alegre, Taquara, Farroupilha, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa e Uruguaiana). Foram oito apresentações lotadas onde o público aplaudiu de pé o monólogo com Ana Beatriz Nogueira. Em seguida a peça foi apresentada em algumas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro (Macaé, Campos, Itaperuna, Duque de Caxias e Barra Mansa) com o mesmo sucesso. Em setembro de 2010 estreou no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro onde cumpriu temporada de quatro semanas, sempre com as sessões lotadas. Em novembro do mesmo ano a peça seguiu para o Teatro Clara Nunes também no Rio de Janeiro, repetindo o mesmo sucesso.

Agora em turnê popular por seis capitais – São Luis, Fortaleza, Manaus, Brasilia, Salvador e Goiânia - TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER oferece ao grande público brasileiro o desempenho de uma das mais expressivas atrizes brasileiras de sua geração – Ana Beatriz Nogueira – em um requintado espetáculo dirigido pelo prestigiado diretor argentino Victor Garcia Peralta, com texto da autora gaucha de grande sucesso editorial Martha Medeiros. Uma programação teatral imperdível.

O espetáculo recebeu excelentes comentários da crítica especializada:

“Ana Beatriz Nogueira, a intérprete única, faz um belo trabalho, sem exageros, mas com riqueza emocional e leitura sensível e clara.” (Bárbara Heliodora – Jornal O Globo);

“Ana Beatriz Nogueira pertence ao seleto rol de atrizes capazes, graças aos seus imensos recursos expressivos, de extrair tudo que um personagem (aqui vários) pode oferecer. E se a isto somarmos seu carisma, forte presença e inteligência cênica, o resultado não poderia ser outro: uma montagem absolutamente imperdível, à qual nenhum espectador pode se dar ao luxo de não assistir.” (Leonel Fischer – Blog);

“Após 25 anos de carreira, Ana Beatriz Nogueira tomou coragem para encarar seu primeiro monólogo. O desempenho da atriz nesta comédia baseada em contos tirados do livro homônimo da cronista Martha Medeiros leva a platéia a lamentar que a decisão não tenha sido tomada antes. No palco do Centro Cultural Correios, apoiada apenas por uma cadeira, duas garrafas de água e uma caixa de lenços de papel, ela esbanja versatilidade ao dizer os textos em formato de cartas, como se lesse em voz alta o que está escrevendo à um destinatário.” (Revista Veja RIO).

SERVIÇO:

TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER
Dias: 21 e 22 de abril (Sábado 21h e domingo 20h)
Local: Teatro Celina Queiroz (Campus da Unifor)
Informações: 34773175 ou 34773033
Produção local: PROCULT

AGENDA DO ESPETÁCULO:
Fortaleza dias 21 e 22 de abril - Teatro Celina Queiroz
Informações: (85) 34773175 ou 34773033

Manaus dias 28 e 29 de abril - Teatro Direcional
Informações: (92) 3324-8030

Brasília dias 05 e 06 de maio - Teatro Nacional
Informações: (61) 33256256 / 3325 6239

Salvador dias 12 e 13 de maio - Teatro Sesc Casa do Comércio
Informações: (71) 3273.8543





Segunda Semana de Palco Giratório

O circuito Palco Giratório 2012, promovido pelo Departamento Nacional do SESC, começou no dia 1/4 e prossegue com programação nos diversos espaços culturais de Fortaleza. Com o objetivo de democratizar o acesso às artes cênicas e fomentar a formação de plateia, grande parte da programação está também nas ruas e praças da Capital.

Dando início a segunda semana de programação do Projeto, Pólvora e Poesia promove um encontro entre a dramaturgia clássica e o teatro contemporâneo e, para tanto, retrata os conflitos de dois grandes escritores do século XIX, Rimbaud e Verlaine. A suposta homossexualidade dos poetas e a possível reação da sociedade da época são aspectos discutidos na peça.
Espetáculo Pólvora e Poesia/ Foto Divulgação

Na quarta-feira (11), a Cia. Cearense de Teatro Brincante apresenta o espetáculo A Donzela e o Cangaceiro, às 20 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz. A peça conta as investidas da legião do bem, liderado pela Caipora, deusa protetora da Natureza, para salvar o Sítio Fundão. A importante reserva ecológica do interior do Crato-Ce está ameaçada pela ganância e ambição de um norte-americano rico, e só o amor da Donzela e do Cangaceiro pode salvar.

De que modo as experiências profundas como o desejo e o sonho se manifestam em nossas vidas? A Laso Cia de Dança (RJ) discute essa e outras questões no espetáculo O que nos move, na quinta-feira (12), às 20 horas, no Teatro SESC Emiliano Queiroz.

A jovem Ana Expedita, louca de paixão pelo Vigário Felisberto, faz uma infalível simpatia para conquistar seu amado: serve café coado no fundo da calcinha e causa uma grande confusão no pequeno interior. O espetáculo A Comédia da Maldição, da Cia Cearense de Teatro Brincante pode ser conferida no dia 12, às 20 horas, no CUCA Che Guevara. Na sexta-feira (13), a peça estará na Praça da Juventude da Serrinha, às 19 horas. Já no sábado (14), às 17 horas, o espetáculo estará na Praça da Juventude do Bom Sucesso.

Usando a mesa como principal objeto cênico, a Laso Cia de Dança (RJ), revela os caminhos trilhados durante a vida pelo homem. O espetáculo Caminhos é apresentado na sexta-feira (13), às 20 horas, no Teatro SESC SENAC Iracema.

A Laso Cia de Dança (RJ) apresenta no sábado (14), o espetáculo Cabeção de Nego, que traz ao palco uma reflexão provocativa sobre as mudanças tecnológicas e sociais causadas pela era digital. A apresentação acontece no Teatro SESC SENAC Iracema, às 20 horas.

O Grupo Nóis de Teatro (CE) encerra a segunda semana com espetáculo cearense Sertão.doc. A peça trata das questões que envolvem a sociedade campesina cearense, e discute pontos importantes a cerca da terra e da reforma agrária. A apresentação acontece no domingo (15), às 19 horas, na Quadra Esportiva da Av. Beira Mar.








"Meu Ex - Imaginário" no Teatro Celina

Sobe ao palco do teatro Celina Queiroz nos dias 13, 14 e 15 de abril o espetáculo meu Ex- Imaginário. Com texto de Regiana Antonini e direção de Michel Bercovitch a peça retrata como uma relação mal resolvida pode atrapalhar as próximas tentativas de ser feliz. No elenco Fernanda Paes Leme, Marcello Gonçalves e Henri Castelli.
Na peça, Maria Antônia (Fernanda Paes Leme) vive diversas situações de humor e romantismo, onde a sua imaginação sempre esbarra com a figura do seu ex, Ricardo Bruno (Henri Castelli). Mas o final dessa história não será imaginação.

Serviço:
Dias: 13, 14 e 15 de abril de 2012
Sexta e sábado - 21h
Domingo - 19h
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)





ESPECIAL
Carri Costa reúne 30 artistas em torno dos 120 anos da Padaria Espiritual

Será um encontro de declaração de amor ao Teatro. Recém homenageado do Troféu Carlos Câmara, o “Oscar” do teatro cearense, Carri Costa, que acaba de celebrar 30 anos de carreira, está lutando contra o fechamento do seu Teatro da Praia, localizado na Praia de Iracema, na rua José Avelino, 662, espaço cultural que existe há quase 20 anos na cidade.

O ator e diretor da Cia Cearense de Molecagem há algum tempo vem alardeando pelas mídias sociais as dificuldades de manter esse espaço sem a ajuda de governo ou prefeitura.
Em torno de tudo isso, o ator está com uma mostra repertório, às terças, exibindo todos os espetáculos de sua companhia na sessão de humor do Teatro José de Alencar, e celebra no próxima sexta, 13, aniversário de Fortaleza, os 120 anos da Padaria Espiritual com um evento especial que reúne grandes artistas cearenses. “Reuniremos nessa noite 30 artistas de todos os segmentos da arte cearense para que, numa despretensiosa fornada cultural, apresentemos o “pão da arte”. Uma reverencia a nossa ancestralidade”, afirma o diretor explicando como será o “Eu amo o Teatro”. O evento deverá ter conotação política, e a reunião de artistas também poderá servir como “protesto” para afastar outro boato que surgiu nas mídias sociais sobre um possível fechamento do Teatro José de Alencar - fato que a Secretaria de Cultura nega através de nota (leia abaixo). Segundo postagens de alguns artistas no Facebook e outros sites da internet, o Teatro estaria ameaçado de fechar temporariamente como contenção de despesas do Governo do Estado. A assessoria da Secult afirmou que algumas obras no Teatro estão previstas, mas sua programação permanente será mantida. “O evento será um momento de alimentar o espírito de nossas sensibilidades. Tranformaremos o Teatro José de Alencar no “Café Java”, um mergulho numa Praça do Ferreira de um tempo construído com fornadas de cearensidade”, informa o email de apresentação do evento que irá lembrar esse importante movimento histórico cultural de nossa história.

Fundada em 30 de maio de 1892, em Fortaleza, a Padaria Espiritual consistiu em uma agremiação cultural das mais importantes de nossa história obtendo, inclusive, forte repercussão nacional. Caracterizada por sempre florescer em torno de grupos literários, a Literatura Cearense recebe uma significativa contribuição no que diz respeito à arte e à intelectualidade do século XIX. O grêmio de intelectuais formado por escritores, pintores, desenhistas e músicos foi representado por sua heterogeneidade, não só nas diversas artes, mas também nas diversas idéias e correntes estéticas em que mergulhou. Dela participaram nomes como: Antônio Sales (fundador e idealizador do programa de instalação), Adolfo Caminha, Lívio Barreto, Lopes Filho, Raimundo Teófilo de Moura e muitos outros. Todos os sócios, ou melhor, todos os "padeiros" assinavam seus textos com pseudônimos, assim Antônio Sales era Moacir Jurema, Adolfo Caminha era Félix Guanabarino, Lívio Barreto era Lucas Bizarro e, ao longo de toda a sua jornada, foram 34 autores, cada um com seu pseudônimo específico.
Além de contar com um divertido e criativo programa de instalação, formado por 48 artigos que expressavam seu pensamento e objetivos, a Padaria contou com a ativa participação de Antônio Sales que, com sua veia publicitária enviou o programa de instalação para os mais renomados escritores do eixo Rio-São Paulo da época, sempre pedindo a eles adesão na colaboração do periódico O Pão, uma espécie de jornal que era "impresso", ou melhor, "amassado" semanalmente pela Padaria. Esta atitude de Sales deu certa notoriedade ao movimento em todo o país, fazendo do Ceará uma referência literária nacional. Irônicos e irreverentes, os participantes possuíam em seus títulos a nomenclatura hierárquica das padarias reais: o padeiro-mor (presidente), os forneiros (secretários), o gaveta (tesoureiro), os padeiros (sócios) e o forno (sede oficial da Padaria). Também traziam no peito o lema: "alimentar com pão e espírito todos os sócios e a população em geral".
Agraciada por seu humor e identidade próprios, a Padaria existiu durante 6 anos, passando por duas fases: a primeira, de 1892 a 1894, considerada a fase da pilhéria, do humor escrachado; a segunda, de 1894 a 1896 (quando de seu término em dezembro), apesar de mais séria e compenetrada, não fugiu completamente ao seu humor característico.
“Teatro, Musica, Poesia, Dança, literatura, Audiovisual, todas as artes estarão reunidas nessa noite, serão “amassadas” e teremos um pão farto”, afirma Carri. Como “padeiros e padeiras” teremos uma lista nobre de artistas cearenses que participarão do evento na próxima sexta: Ana Marlene, Socorro Amarante, Neidinha Castelo Branco, Ricardo Black, Carri Costa, Denis Lacerda, Ary Sherlock, Masor Costa, Fabiola Lipper, Serrão, Diego Mesquita, Marta Aurélia, Ana Cristina Viana, Solange Teixeira, Valeria Pinheiro, Grupo Cem, Walden Luis, Augusto Bonequeiro, Skolastica, Marcelo Santiago, Zé Tarcisio, Poliana Moraes, Antonieta Noronha, Jane Azeredo, Ricardo Ghilherme, Hiramisa Serra, Ivanilde Rodrigues, Masé Figueiredo e Deugiolino Lucas. “Reverenciaremos os 120 anos da Padaria Espiritual com a auto-estima necessária para fazer ecoar por todo o nosso estado o orgulho de sermos um povo que luta pela valorização e respeito de sua cultura e arte”, completa Carri em seu email de divulgação.
Serviço
“Eu amo Teatro”
Local: Theatro José de Alencar
Dia: 13 de Abril de 2012
Horario: 20h
Ingresso: R$ 10,00 / R$ 5,00 (meia estudantil)

"A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará informa que o Theatro José de Alencar está em pleno funcionamento e com a programação (pauta) lotada até 2013 e com pré-agendamento para 2014. Da mesma forma, o anexo do TJA - CENA Centro de Artes Cênica e Teatro Morro do Ouro funcionam normalmente com o Curso Princípios Básicos, residências artísticas e espetáculos.

Com investimento na ordem de R$ 259 mil, o Governo do Estado inicioi no dia 23 de fevereiro tiveram as obras de acessibilidade que vão adaptar os espaços do TJA (banheiros, rampas de acesso, corrimãos, plataforma elevatória) para receber público e artístas portadores de necessidades especiais.

Estão previstas para início ainda este ano, as obras de conservação da edificação tombada, inclusive com levantamento já efetuado pelo DAE. O Governo do Estado, por meio da SECULT, já investiu no TJA com a compra de equipamentos, recuperação do sistema central de ar condicionado e renovação dos mecanismos cênicos do palco principal.

A Secult informa ainda que a programação do Theatro José de Alencar é mantida, independente das obras que estão sendo realizadas."

Jornalista Sonara Capaverde
Assesoria de imprensa da Secretaria de Cultura








Palco Giratório democratiza as artes cênicas em Fortaleza

Além dos tradicionais equipamentos culturais da cidade, praças e ruas, de pelo menos 12 bairros de Fortaleza serão palcos para as apresentações


O Palco Giratório 2012, promovido pelo Departamento Nacional do SESC, inicia o circuito em Fortaleza, com 16 grupos nacionais e 11 locais se apresentando em pelo menos 12 bairros. A programação acontece em pelo menos seis regionais até o dia 30 de abril. O objetivo é fazer com os grupos possam circular em todo o País, promovendo o intercâmbio cultural e democratizando o acesso às artes cênicas.

Continuando a primeira semana de programação do Projeto, o Teatro SESC SENAC Iracema recebe na quarta-feira (4), às 20 horas, a apresentação de dança XX: YY: ZZ (Kairós), da Cia Independente de Dança (CE). O espetáculo trabalha o significado do movimento do corpo no espaço/tempo, utilizando-se de uma composição coreográfica trabalhada com a interatividade do “Corisco”, ferramenta desenvolvida para uso em Arte Digital Interativa.

Na quinta-feira (5), às 20 horas, o Teatro SESC Emiliano Queiroz recebe o espetáculo Pai e Filho, da Pequena Companhia de Teatro (MA). O enredo utiliza uma linguagem crua e visceral para discutir as relações de poder originadas na estrutura familiar e disseminadas na constituição sócio-cultural contemporânea.

O espetáculo Anatomia das Coisas Encalhadas, da cearense Silva Moura, faz referência às relações pessoais com aquilo que se guarda ou descarta. A artista mostra em cena a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro e faz um chamado à observação do consumo desenfreado. A apresentação acontece na sexta-feira (6), no Teatro SESC SENAC Iracema, às 20 horas.

No final de semana (7 e 8), o Theatro José de Alencar recebe, às 20 horas, o espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas. O enredo conta a história de uma moça que teria sido emparedada viva pelo próprio pai depois que este descobrira sua gravidez escondida. Na versão da Trupe Ensaia Aqui e Acolá (PE), os elementos que renderiam um melodrama ganham contorno paródico, através do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica.


S
obre o Palco Giratório

Criado pelo SESC, o Palco Giratório é um projeto cultural, que percorre o País desde 1998, e visa aproximar a arte das pessoas, fazendo um mix com apresentações locais e nacionais. O circuito é subdividido em quatro partes, a primeira iniciando em abril e a última encerrando em novembro, durante a Mostra SESC Cariri de Culturas.

A fim de democratizar o acesso às artes cênicas e fomentar a formação de plateia, além dos tradicionais equipamentos culturais da cidade, praças e ruas serão palcos para difusão, troca de experiências e impressões entre público e artistas.

Este ano, o Palco Giratório completa 15 anos de itinerâncias pelo Brasil e irá percorrer 122 cidades, com 23 espetáculos nacionais. Nesta estrada, já passaram vários grupos teatrais, que realizaram aproximadamente cinco mil apresentações em todo o País, alcançando 2,5 milhões de espectadores.

Programação:

Dia 4/4
XX:YY:ZZ Kairoz – Cia. Independente de Dança (CE)
Local: Teatro SESC SENAC Iracema (Rua. Boris , 90 – Praia de Iracema)
Horário: 20 horas
Categoria: Dança

Dia 5/4
Pai e Filho – Pequena Cia. De Teatro (MA)
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701– Centro)
Horário: 20 horas
Categoria: Teatro

Dia 6/4
Anatomia das coisas encalhadas– Sílvia Moura (CE)
Local: Teatro SESC SENAC Iracema (Rua. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Horário: 20 horas
Categoria: Dança

Dia 7 e 8/4
O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas – Trupe ensaia aqui e acolá (PE)
Local: Teatro SESC SENAC Iracema (Rua. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Horário: 20 horas (sab) e 19h (dom)
Categoria: Teatro

Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Nenhum comentário: