sábado, 7 de abril de 2012

LIVROS - NÃO-FICÇÃO

A NARRATIVA DE UMA REVOLUÇÃO INESPERADA

Editora Évora conta a história dos responsáveis pela evolução tecnológica

Não importa a hora e nem o lugar, se pararmos um instante para observar as pessoas ao nosso redor, iremos notar que a maioria delas está conectada ao mundo virtual, seja através de um computador, smartphone ou tablet, definitivamente o mundo cada vez mais é uma autêntica aldeia global, como há muito foi prenunciado por Mcluhan. Há estudos que apontam que grande parte dos usuários acessa a internet antes mesmo de se levantar da cama. E até bem pouco tempo, ter um computador com acesso à internet era um privilégio para poucos, o que atualmente virou uma necessidade básica, já que dependemos dele para trabalha, estudar e também para resolver assuntos pessoais e cuidar das relações sociais. Mas o que realmente sabemos sobre esta ferramenta que mudou o nosso comportamento? Como ela surgiu? Quem são os verdadeiros responsáveis por esta que pode ser considerada a melhor e maior revolução do mundo?

Para contar essa história, a Editora Évora traz 'Os Heróis da Revolução', uma obra que conta a trajetória da computação, desde a “cultura hacker” nas décadas de 50 e 60, até o advento das mídias sociais. O autor Steven Levy narra como Bill Gates da Microsoft, os Steves Jobs e Wozniak da Apple, recentemente Mark Zuckerberg do Facebook entre tantos outros, transformaram para sempre nossas vidas de maneira irrefutável e inesperada.

Dividido em quatro partes, o autor inicia a obra trazendo um novo conceito para a ideia de “hacker”. Levy explica que longe de serem “pessoas antissociais ou programadores ‘não profissionais’ que escrevem códigos sujos”, os verdadeiros hackers são artistas brilhantes que foram capazes de enxergar como o computador é uma ferramenta revolucionária. Para ele, pessoas como Richard Greenblatt, Bill Gosper, Lee Felsenstein e John Harris, hackers reconhecidos, são o corpo e a alma da computação. Daí em diante, o livro traz todas as gerações e o processo de evolução da tecnologia, a invenção das primeiras máquinas e redes com o objetivo de defesa e utilizados, de início, exclusivamente pelo exército durante a Segunda Guerra Mundial até o surgimento dos computadores pessoais, a interatividade dos games e o poder de compartilhamento trazido pela web 2.0.

'Os Heróis da Revolução' é uma obra fantástica, considerada a melhor sobre tecnologia dos últimos 20 anos, que vem nos contar a “história pela história” da computação, e nos mostra como os personagens responsáveis por esta revolução eram apaixonados por tecnologia e, mais do que retorno financeiro, desejavam de alguma maneira fornecer algo que estava em falta na sociedade e que poderia faciliar a vida das pessoas.

SOBRE O AUTOR
Steven Levy é jornalista sênior e articulista da revista Wired e, anteriormente, foi editor de tecnologia na NewsWeek. Escreveu seis livros e publica artigos nas revistas Harper’s, Macworld, New York Times Magazine, New Yorker, Premiere e Rolling Stone. Durante os mais de trinta anos em que escreve sobre tecnologia, já recebeu diversos prêmios, entre eles, um para Os Heróis da Revolução, que a PC Magazine escolheu como o melhor livro sobre tecnologia dos últimos vinte anos, e outro para Crypto, que venceu o grande prêmio dos e books da Feira de Frankfurt em 2001. É graduado pela Temple University e possui mestrado em literatura pela universidade Penn State.

FICHA TÉCNICA
Título: Os Heróis da Revolução
Subtítulo: Como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Mark Zuckerberg e outros mudaram para sempre as nossas vidas
Autor: Steven Levy
Tradução: Maria Cristina Sant'Anna
Origem: EUA
Assunto: tecnologia, internet, computação, mídias sociais.
Preço: R$ 59,90
Páginas: 464
****





Chega ao Brasil o livro “Hunger Games – a filosofia por trás dos Jogos Vorazes”


Livro explica o mundo pós-apocalíptico de Suzanne Collins

Um mundo pós-apocalíptico. Um futuro alternativo em que meninos e meninas são escolhidos a partir de 12 distritos para competir nos Jogos Vorazes, uma luta vale-tudo televisionada. O universo criado por Suzanne Collins chega aos cinemas em março e para entendê-lo, a Lua de Papel, integrante do grupo LeYa Brasil, lança “Hunger Games – A filosofia por trás dos Jogos Vorazes”, de Lois Gresh, guia que oferece um olhar profundo sobre a importância dos temas tratados na obra, que transformam a trama em algo contemporâneo, terno e perturbador, com conexões sobre nossa própria história, religião, política internacional e outras áreas do conhecimento, como psicanálise, filosofia, literatura e cultura pop.

A história se passa no país Panem, um país dividido em 12 distritos. A jovem Katniss Everdeen, de 16 anos, se oferece para lutar no lugar da irmã caçula nos Jogos Vorazes - jogos transmitidos anualmente em forma de reality show, como forma de provar que ninguém está acima do poder da Capital, que governa Panem. Para acompanhá-la, o garoto Peeta Mellark, também de 16 anos, é o escolhido para seguir para a Capital. Por trás de toda a ação da história, estão inseridas inúmeras referências a fatos verídicos, como as grandes ditaduras, as Cruzadas, além de alusões a “1984”, de George Orwell, “Farenheit 451”, de Ray Bradbury e reality shows, como “Survivor”.

A primeira parte da ação estreia nos cinemas brasileiros em março, dirigida por Gary Ross e protagonizada por Jennifer Lawrence, como Katniss e Liam Hemsworth, como Peeta.

Escrito por Lois Gresh, autora de diversos guias best-sellers, como James Bond, Indiana Jones, Crepúsculo, entre outros, “Hunger Games – a filosofia por trás dos Jogos Vorazes” inclui fatos históricos fascinantes sobre a ação na trilogia, um estudo revelador das fontes de inspiração da autora, Suzanne Collins, e informações surpreendentes sobre os temas principais da série.


Curiosidades

Na edição brasileira, o livro inclui mapas, ilustrações e fotografias do filme;

Um apêndice para explicar detalhes da formação da saga, que se relaciona com fatos históricos da formação dos Estados Unidos, para que o leitor brasileiro compreenda as minúcias da trama; nomes nas traduções para o português, e muito mais.

Algumas das referências históricas presentes em Hunger Games – A Filosofia por trás de Os Jogos Vorazes

Quem vê o sucesso da série de livros criada por Suzanne Collins pode, num primeiro momento, achar que apenas marketing e sorte a acompanharam. No entanto, um olhar mais profundo oferece uma dimensão da importância dos temas tratados na obra, que transformam a trama em algo contemporâneo, terno e perturbador, com conexões sobre nossa própria história, religião, política internacional e outras áreas do conhecimento, como psicanálise, filosofia, literatura e cultura pop.

Segundo Lois Gresh, a personagem principal, Katniss, por exemplo, é totalmente inspirada em Espartaco, o gladiador romano que escapou da morte nas arenas, comandou uma rebelião e provocou enormes baixas no exército do Império. A luta contra um governo sádico e opressor é a mesma presente em Jogos Vorazes.

A visão de um mundo distópico, que começa a ser apresentada nos livros juvenis e que tem nesta série de Collins seu principal representante, é uma versão de um futuro desolado onde guerras, fome e violência se alastraram como consequência da redução de recursos naturais. A inspiração desse mundo pode ser encontrada em livros como 1984, de George Orwell, Farenheit 451, de Ray Bradbury, Um dia na vida de Ivan Denisovich, de Alexander Soljenitsin, entre outros. Este último, narra a história ficcional de Ivan, e que na verdade descrevia os horrores cometidos contra os opositores políticos nas prisões soviéticas.

A transmissão ao vivo das lutas, que é a forma de controle dos 12 distritos, tem inspiração tanto no livro de Orwell com em todos os programas de reality shows, em especial Survivor, que foi exibido no Brasil pela Rede Globo e teve três temporadas. No mundo de Collins, 12 adolescentes têm de lutar pela própria vida e apenas um pode vencer.

Ao relatar a forma como o controle político da Capital é exercido, a autora se inspira em histórias das grandes ditaduras (Stalin, Mussolini, Hitler) em especial do século XX e, quando começam a ocorrer as rebeliões, Lois Gresh, faz uma defesa da sua correlaçãoe tom de realidade com os conflitos ocorridos no Oriente Médio nos últimos meses, o que derrubou alguns governos que estavam no poder há mais de 30 anos.

Há ainda referências histórias a epidemias, mortes, doenças oportunistas, desenvolvimentos de armas e mutações, todas elas inspiradas em fatos verídicos como Cruzadas, guerras religiosas, desenvolvimento de tecnologias bélicas, psicanálise e muitos outros.

Para criar o drama da sobrevivência que tornavam os seres humanos cada vez mais frios e capazes de cometer as piores atrocidades, Lois Gresh se vale de fomentar as discussões com arsenal histórico de tempos remotos e recentes onde as mesmas situações aconteceram e com os mesmos resultados. “Uma das coisas que faz a série ser tão perturbadora é sua capacidade de se tornar real a qualquer momento em qualquer parte do mundo. Seja no Haiti, neste exato momento, ou em Nova Orleans depois da passagem do furação Katrina”, diz Gresh.

Sobre a autora

Lois Gresh é autora de outros guias sobre séries, filmes e escritores. Seus livros já encabeçaram por seis vezes a lista de mais vendidos do New York Times, e entre os mais famosos estão os guias de James Bond, Indiana Jones, das sagas Eragon e Crepúsculo, do escritor Stephen King e das series Star Trek e Dragon Ball Z.


FICHA TÉCNICA
Título: Hunger Games – a filosofia por trás dos Jogos Vorazes”
Autor: Lois Gresh
Páginas: 200
Preço: R$ 39,90
**







O fenômeno "Medida certa"

Zeca Camargo e Renata Ceribelli contam em livro a aventura de “reprogramar” o corpo sob o olhar atento dos milhões de espectadores do Fantástico

O quadro “Medida certa”, exibido no Fantástico de abril a junho deste ano, foi um dos maiores sucessos da televisão em 2011. Idealizado como um reality show, bancou uma aposta ambiciosa: mostrar ao espectador que, em apenas 90 dias, é possível emagrecer de modo sustentado, sem dietas radicais, exercícios físicos espartanos ou internações em spas. A escalação de dois dos rostos mais identificados com o Fantástico para encarar o desafio – os jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli – só fez aumentar o interesse do público. A inesquecível experiência de perder peso e ganhar saúde às vistas do público é contada agora em Medida certa – Como chegamos lá!, lançado pela Globo Livros.
Como num diário, Zeca e Renata recapitulam, semana a semana, toda a história do projeto, revelando o que não pôde ser captado pelas câmera, como a ansiedade, a repercussão pública, a transformação interna gerada pelos novos hábitos e a surpresa de se sentir capaz de fazer coisas antes penosas. As observações pessoais dos dois sobre as diferentes etapas da aventura não ficam de fora: vão de surpresas com o grau de condicionamento físico a dicas para quem quer seguir o mesmo programa, com receitas de pratos e sugestões para a prática de exercícios físicos.
Alinhavando os depoimentos alternados de Zeca e Renata, o educador físico Marcio Atalla – idealizador do programa e “guru” da reprogramação corporal da dupla – comenta sobre as necessidades e estilos de vida dos dois jornalistas, descrevendo em detalhes a metodologia dos 90 dias de reeducação corporal e ensina como qualquer pessoa pode conseguir os mesmos resultados de Zeca e Renata.


Torcida pela saúde

No programa final da série foram anunciadas ao vivo as conquistas da dupla. Zeca perdeu mais de 12 quilos de gordura, ganhou outros 5 quilos em músculos e enxugou 11 centímetros da cintura. Renata eliminou 9,5 quilos de gordura, ganhou 3,6 quilos de massa muscular e afinou a cintura em 13 centímetros. A saga dessas 12 semanas que transformaram a silhueta – e a qualidade de vida – de Zeca e Renata rendeu picos de audiência ao Fantástico, mobilizando os brasileiros numa grande torcida por ambos. E também conscientizou muita gente acerca de hábitos que melhoram a condição física. Logo depois do encerramento da série, o Fantástico e o Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveram o circuito Caminhada Medida Certa: realizados em 11 capitais, com a presença de Zeca, Renata e Atala, reuniram mais de 54 mil pessoas.


Os autores


Renata Ceribelli se formou em jornalismo e sempre trabalhou em televisão. Começou na EPTV, afiliada da TV Globo de Campinas, foi apresentadora e repórter do programa Vitrine, da TV Cultura, e dos programas Você Decide e Vídeo Show, da Rede Globo. Há 13 anos atua como repórter e apresentadora do Fantástico. Zeca Camargo é apresentador e repórter do Fantástico desde 1996. Já fez entrevistas com grandes nomes do showbizz, como Madonna, Lady Gaga e Gisele Bündchen. Desde 1998 desenvolve projetos especiais para o programa. O primeiro deles foi “Aqui se fala português”, uma série sobre os lugares do mundo em que é possível ouvir a nossa língua. Marcio Atalla é professor de educação física e foi consultor do quadro "Medida certa". É colunista da revista Época. Já lançou pela Globo Livros Segredos do GNT para o seu BemStar.

FICHA TÉCNICA
Título: Medida Certa - como chegamos lá!
Autor: Zeca Camargo e Renata Ceribelli, com Márcio Atalla
Páginas: 272
Preço: R$ 34,90
***







Livro ensina como meditação pode combater o stress no trabalho e como gerenciá-lo

Autora apresenta um passo a passo sobre as técnicas e propõe programa inédito para empresas poderem oferecer melhor qualidade de vida aos funcionários e gerenciamento do stress

A competição, a cobrança por resultados e a agitação do dia a dia levam as pessoas a viver em permanente estado de stress, acarretando a queda na produtividade e danos à saúde física e mental. A prática meditativa é uma das formas de auxiliar o praticante a enfrentar com mais equilíbrio emocional os estressores e vem despertando a atenção não só dos profissionais da área de saúde, como também de organizações e empresas.

Para expor de forma prática e simples o assunto, Maria Cristina Pesce, especializada em treinamento empresarial na área de recursos humanos e em medicina comportamental apresenta em “Meditação e gerenciamento do stress no trabalho” um passo a passo das diferentes técnicas de meditação e sugere um programa inédito voltado para as empresas atingirem resultados seguros no que se refere à manutenção ou recuperação da saúde mental e física do trabalhador.

A obra, publicada pela editora Scortecci, relata algumas experiências científicas comprovando os efeitos da meditação no cérebro e no organismo em geral, o conceito e processo do stress, as formas de enfrentá-lo, a Síndrome de Burnout e a meditação em ação no trabalho que pode ser utilizada como prática eficaz na redução da ansiedade e do stress Laboral.

Sobre a autora: Maria Cristina Pesce é especializada em treinamento empresarial na área de Recursos Humanos e em Medicina Comportamental pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina. É pedagoga máster em tecnologia da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha) e especialista em Psicofisiologia do Stress pela international Stress Management Association. Atua há mais de 30 anos como consultora empresarial, ministra cursos e palestras em empresas brasileiras e estrangeiras.

FICHA TÉCNICA
Meditação e Gerenciamento do Stress no Trabalho
Autora: Maria Cristina Pesce
Assunto: Meditação/Administração/Empresas
95 Páginas; Preço: R$ 30,00
Editora Scortecci, 2012
**






Claudia Matarazzo lança nova edição de "Etiqueta sem frescura"


A jornalista colocou dicas sobre como lidar com teconologia sem cometer gafes

A nova edição de Etiqueta sem frescura publicada pela Editora Planeta (304 páginas, 34,90) conta com um capítulo inteiro dedicado às receitas da culinária italiana, testadas e aprovadas pela chef Paula Mesquita na casa de seus familiares e nos jantares feitos para receber amigos. Entre elas a focaccia, canapés caprese e de carpaccio, folha de endívia com salada de melão e cantucci, deliciosos biscoitos duros para saborear com vinho santo.
Mas a grande novidade do livro são as dicas sobre “netiqueta” – apelido dado pela autora à etiqueta em tempos de celulares, smartphones, redes sociais, tablets e outras ferramentas do mundo atual. E ainda recomenda um tempo de reflexão. De acordo com Claudia, é necessária uma pausa para se reconectar com os próprios desejos e prazeres, o que pode parecer difícil para os mais jovens, que já cresceram em ritmo frenético.
“Regras existem para facilitar, e não para complicar a vida das pessoas”, avisa a autora, logo na introdução de Etiqueta sem frescura. O tom percorre todo o livro, escrito numa linguagem informal, quase como uma conversa com o leitor. “Num país jovem, sem tradições milenares, como o Brasil, [...] não se pode esperar rigor britânico no que diz respeito à etiqueta e ao comportamento”.
O livro aborda situações comuns a homens e mulheres no mundo contemporâneo, como festas, jantares, ambiente profissional e vida pessoal, procurando sempre sugerir comportamentos que resgatem a elegância e a civilidade nas relações. E dá dicas práticas de como receber em casa (e até como organizar recepções comuns, como churrascos e pizzas), como se sair bem em viagens e, ainda, conselhos especiais para lidar com amigos, namorados, chefes, companheiros de trabalho e crianças.

FICHA TÉCNICA
Etiqueta sem frescura
Autor: Claudia Matarazzo
Editora: Planeta
Páginas: 304
Preço: R$ 34,90
***







"A História da Matemática", desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito


Fartamente ilustrado, o livro "A História da Matemática", lançamento da M Books, proporciona uma viagem ao conhecimento e a evolução da Matemática através dos tempos.

Por centenas de milhares de anos, temos procurado ordem no caos aparente do universo. A matemática tem sido nossa ferramenta mais valiosa nessa busca, descobrindo os padrões e regras que governam nosso mundo e além dele.

A História da Matemática apresenta as maiores conquistas da humanidade, traçando uma jornada desde os habitantes das cavernas, até os grandes intelectos matemáticos dos últimos 4.000 anos, até os dias de hoje.

Os tópicos incluem:
• Contagem e medição desde os tempos antigos
• Os antigos egípcios e a geometria
• Estudando o movimento dos planetas
• Álgebra, geometria sólida e tabelas trigonométricas
• Os primeiros computadores
• Como as estatísticas passaram a governar nossas finanças
• Formas impossíveis e dimensões extras
• Medindo e mapeando o mundo
• Teoria do caos e fuzzy logic
• Teoria dos conjuntos e a morte dos números

São apresentadas as personalidades fascinantes por trás das descobertas que mudaram o mundo na matemática, incluindo Euclides, Apolônio, Pitágoras, Brahmagupta, Aryabhata, Liu Hui, Omar Khayyam, AL-Khwarizmi, Napier, Galileu, Pascal, Newton, Leibniz, Gauss, Riemann, Russel e muitos outros.

SOBRE A AUTORA

ANNE ROONEY: é graduada com PhD em literatura medieval pelo Trinity College, Cambridge. Após um período como professora de Literatura Medieval Inglesa e Francesa nas Universidades de Cambridge e York, decidiu tornar-se escritora.

Desde então, tem escrito livros para adultos e crianças sobre diversos temas, incluindo literatura, história, ciências e tecnologia. Vive em Cambridge e é membro do Royal Literary Fund da Anglia Ruskin University. Em 2004 foi indicada para o prêmio Science Prize.

FICHA TÉCNICA
"A História da Matemática"
Autora: Anne Rooney
Páginas: 216
Preço: 65,00
Tradução: Mario Fecchio
****





Relançamento de "Hitler – Retrato de uma Tirania", uma das primeiras biografias de Fernando Jorge


Em 1963, na rua São Bento, em São Paulo, o então jovem escritor Fernando Jorge encontrou um amigo o também escritor e político, Israel Dias Novaes, diretor do Banespa e do jornal Correio Paulistano. Os dois foram juntos a um café de esquina, onde Israel, conhecedor da predileção de Fernando por História, recomendou-lhe certo livro que lera recentemente. Tratava-se de uma biografia de Adolf Hitler, recém-publicada no Brasil, escrita por um autor alemão chamado Herman Zumerman (não Hermann Zummerman, na grafia alemã correta. O título dessa obra era Hitler – Anatomia de uma tirania, e a nota do editor dizia o seguinte:

O crítico Alfred Belsen escreveu, a propósito deste livro: “Zumerman é, indiscutivelmente, um grande escritor. Seu estilo é excelente,muito agradável, saboroso. Consegue prender a atenção do leitor do começo ao fim. Hitler – Anatomia de uma tirania pode ser considerado, com justiça, o maior livro que apareceu, nestes últimos tempos, sobre o homem monstruoso que desencadeou, no mundo, a Segunda Grande Guerra”.

Animado, Novaes elogiou o livro, por sua clareza de estilo e abrangência da pesquisa realizada, mas, sobretudo, pela tradução ímpar, creditada a certo Raul Rodrigues. Ao ouvir isso, Fernando Jorge caiu na gargalhada, e, diante da perplexidade do amigo, soltou esta bomba: — Herman Zumerman sou eu!

O livro, na verdade, fora escrito em português pelo próprio Fernando, e publicado sob pseudônimo, por imposição de seu editor, o judeu búlgaro Eli Behar. No meio editorial brasileiro de então, autores estrangeiros vendiam mais que os nacionais, de modo que Herman Zumerman, o crítico Alfred Belsen e o tradutor Raul Rodrigues haviam sido todos inventados por Behar, numa época sem internet, em que tais imposturas passavam facilmente por verdades. O próprio Fernando Jorge conta, a respeito disso: “Eu não queria de modo algum publicar o livro com outro nome que não o meu, mas o editor me fez uma proposta boa demais, e como eu ganhava muito pouco na Assembleia, havia acabado de me casar e precisava desesperadamente do dinheiro, acabei aceitando.”

Esta é a nova edição corrigida e atualizada — inclusive no subtítulo — de uma das primeiras biografias de Hitler escritas por autor brasileiro. Fernando Jorge a produziu, em 1962, enquanto o mundo acompanhava o julgamento de Adolf Eichmann, um dos principais carrascos nazistas, e a lançou em 1963, dez anos antes da primeira grande biografia alemã do Führer, de autoria do historiador Joachim Fest.

Desde o seu suicídio em 1945, num abrigo subterrâneo localizado sob as ruínas de Berlim, cuja destruição (e a de boa parte da Europa) ele mesmo havia causado, o ditador alemão Adolf Hitler tem sido um enigma do mal. Seu maquiavelismo político, sua delirante obsessão pela superioridade racial, seu ódio excessivo — e até hoje inexplicável — pelos judeus, tudo isso aliado a um desprezo pela vida humana nunca antes visto, fazem dele o homem mais abominável que já comandou uma superpotência.

Após seduzir a nação alemã, ele causou a Segunda Guerra Mundial e promoveu o Holocausto, deixando um saldo de milhões de mortos e um legado sinistro aos populistas e demagogos das gerações seguintes. Sem nada diminuir da monstruosidade de Hitler, esta biografia equilibrada e imparcial tecida por Fernando Jorge procura preservar- -lhe a dimensão humana, buscando nas deformidades do seu caráter a verdadeira origem da selvageria nazista. Entre outros fatos pouco conhecidos da vida dele, somos informados de que Adolf se apaixonou quando adolescente, mas não se atreveu a cortejar a amada devido à sua timidez excessiva, anormal e até inviril. O que era Hitler, afinal de contas? Um psicopata? Um homossexual enrustido? Um neurastênico? Um mero oportunista ou um crente sincero na doutrina antissemita? Ou ambas as coisas? Uma das causas do seu monumental complexo de inferioridade poderia ter sido uma deficiência física? Qual?

Reconstituindo a trajetória do menino pobre maltratado pelo pai e mimado pela mãe, do artista frustrado, do vagabundo ressentido e morador de rua em Viena, passando por sua carreira de soldado destemido na Primeira Guerra Mundial, depois pela de orador popular, político demagogo, líder do Partido Nazista, até se tornar chanceler e, por fim, chefe supremo do estado alemão, perseguidor das minorias e flagelo de toda a Europa, Fernando Jorge mais uma vez nos deleita com a beleza de sua prosa e a abrangência de sua erudição, tintas multicoloridas com que pintou este retrato fidedigno e irretocável da maior de todas as tiranias.

SOBRE O AUTOR

Fernando Jorge é autor de mais de 20 livros, a maioria deles biografias definitivas de vultos históricos, como Olavo Bilac, Aleijadinho (pela qual ganhou o Prêmio Jabuti), Santos Dumont e Paulo Setúbal, estas duas últimas lançadas pela Geração. Também por esta editora Fernando publicou suas obras mais incendiárias e polêmicas: Vida e obra do plagiário Paulo Francis, na qual desanca o pernóstico jornalista; A academia do fardão e da confusão, ataque impagável e bem-humorado à Academia Brasileira de Letras (“estéril como o útero de uma mula”, segundo ele), e o engraçadíssimo romance que satiriza a corrupta classe política brasileira, O grande líder.

FICHA TÉCNICA
Hitler: Retrato de uma tirania
Autor: Fernando Jorge
Páginas: 328
****





"Angelina & Brad" conta a história do casal mais popular de Hollywood


Brad Pitt e Angelina Jolie já foram apontados como as pessoas mais sensuais do planeta e aprontaram bastante --principalmente ela-- antes de ficarem juntos. Escrito pelo jornalista especializado em celebridades Ian Halperin, "Angelina & Brad" (Jardim dos Livros, 2012) conta a história do casal mais popular de Hollywood desde a infância da dupla, passando por sua escalada na indústria cinematográfica, até formarem uma grande família com três filhos adotivos e outros três biológicos.
Angelina tem histórias no currículo que envolvem abuso de drogas, automutilações, sadomasoquismo e relações homoeróticas. Não é a toa que a maior parte do livro se concentra sobre sua vida. Pitt, mais comportado, formou-se em jornalismo com foco em propaganda, foi para Hollywood viver o grande sonho americano e teve um "namoro modelo" com a atriz Jennifer Aniston, até então estrela do seriado "Friends".

Pitt e Jolie se encontraram e começaram a namorar durante as filmagens do longa "Sr. e Sra. Smith", o qual estrelaram juntos. Desde então, começaram sua atribulada e exótica relação, cheia de mistérios que não deixam sossegar os curiosos de plantão.

Halperin também comenta as diferentes iniciativas de caridade do casal, como as de Pitt em favor do combate à Aids e em benefício das pessoas atingidas pelo furacão Katrina.

FICHA TÉCNICA
"Angelina & Brad"
Autor: Ian Halperin
Editora: Jardim dos Livros
Páginas: 316
Quanto: R$ 33,90
**






V&R Editoras lança "Rangolis da Índia"

Livro-presente traz atividades que trabalham os bons fluidos e a harmonia, amenizando casos de ansiedade e estresse diários


A V&R Editoras lança no Brasil a obra de Asha Miró, Rangolis da Índia, que são desenhos populares da tradição artística hindu. Em versão para colorir, contempla 33 atividades que facilitam o desenvolvimento da autoestima, favorecem os bons fluidos e exercitam a criatividade.

Utilizados para decorar as entradas das casas indianas, os rangolis servem para dar boas-vindas aos visitantes, promover o equilíbrio espiritual e emocional, a harmonia e o bem-estar das famílias, além da proteção do lar.

A palavra “rangoli” deriva das raízes sânscritas rang e aavalli, que significam cor e fileiras (ou trepadeiras), respectivamente, e combinam o uso desses dois elementos para a elaboração de temas artísticos. Os motivos presentes nos rangolis buscam inspiração na natureza e contemplam desde formas geométricas simples até intrincadas tramas, resultando, assim, em desenhos de rara beleza. Assim como a Mandala, o rangoli também possui diversas funções terapêuticas que trazem benefícios e auxiliam aqueles que procuram amenizar casos de ansiedade e de estresse. Para quem quiser conhecer melhor essa tradição em diversos temas ou formatos, a Coleção Mandalas da V&R Editoras possui vários títulos publicados, como as Mandalas da Índia, Mandalas de Arte Japonesa, Mandalas para Crianças, Mandalas de Bolso, entre outros.

FICHA TÉCNICA
Título: Rangolis da Índia
Autora: Asha Miró
Tradutora: Adriana Claudio
Nº de Páginas: 80
Preço: R$ 34,90
***





OS 50 + IMPORTANTES LIVROS EM SUSTENTABILIDADE

Brasil ganha edição inédita em português da obra "The Top 50 Sustainability Books", de Wayne Visser

O Instituto Jatobás, em parceria com a Editora Peirópolis, patrocínio da Braskem e, copatrocinio da WWF e da Universidade Paulista - UNIP, lançou na Fundação Getúlio Vargas - FGV, a obra "Os 50 + importantes livros em sustentabilidade" – edição inédita em português do trabalho do autor Wayne Visser e da Universidade de Cambridge. O lançamento, contou com a participação de especialistas empresariais, de universidades, do terceiro setor e do poder público. A obra é resultado de uma enquete realizada, em 2008, entre líderes seniores e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL). “Em 2008, o CPSL iniciou um projeto ambicioso: identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade, entrevistar o maior número de autores possível e compilar suas descobertas em uma resenha acessível. Como resultado, temos uma coleção de uma das maiores análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos com os quais nos deparamos, e as soluções criativas de que necessitamos para com eles lidar”, destaca Polly Courtice, diretora do CPSL, no texto de introdução do livro.

Dentre as entrevistas e biografias dos autores selecionados, estão nomes de destaque como: Aldo Leopold, Rachel Carson, Donella H. Meadows, E.F. Schumacher, Al Gore , Jeffrey Sachs, Max Neef, Peter Senge, John Elkington e o brasileiro Ricardo Semler. Pessoas que, segundo Polly, ajudaram a dar forma à agenda de sustentabilidade ao longo dos anos. “Vemos nesses livros, por exemplo, a mudança da ética de conservação de Almanaque de uma região árida (Aldo Leopold) e os primeiros gritos de alerta, como os de Primavera silenciosa (Rachel Carson) e Limites de crescimento (Donella H. Meadows. Dennis L.Meadows, Jorge Rangers e William W. Behrens III), para o surgimento do desenvolvimento sustentável (Nosso futuro comum e Mudando o rumo) e do resultado final tríplice (Canibais com garfo e faca)”, completa Polly.

O livro oferece ao leitor a essência das ideias dos 50 livros mais importantes sobre o planeta, a relação entre seus habitantes, soluções tecnológicas, novas concepções filosóficas empresariais e econômicas, propostas políticas e um programa de reforma internacional, favorecendo a reflexão sobre os caminhos para planejar um mundo mais equilibrado.

O autor Wayne Visser destaca a importância da publicação da obra em português e a inclusão do Brasil na rota de discussões sobre o tema. “Se quisermos efetivamente criar um futuro sustentável (o que até agora não estamos conseguindo fazer), teremos que compartilhar e aplicar em cada país as melhores ideias dos líderes pensadores de todo o mundo. Os desafios são enormes e o tempo curto para resolvê-los. Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo e esforços repetindo erros ou reinventando ideias de outros.”

“Estou especialmente feliz que o livro estará disponível em português e será lançado no Brasil. Não só o Brasil tem sido fundamental na evolução conceitual da Sustentabilidade (da original Cúpula da Terra no Rio em 1992 à Rio+20 no próximo ano), mas continua no centro dos desafios globais que ainda enfrentamos”, finaliza Visser.



CAMPANHA “O QUE É SUSTENTABILIDADE?”

O evento de lançamento do livro Os 50 + importantes livros em sustentabilidade faz parte da campanha “O que é sustentabildade?” do Instituto Jatobás e acontece num contexto de crescente discussão sobre o tema, incluindo a conferência Rio+20, resultado de uma grande movimentação mundial para discutir e propor ações para a sustentabilidade. Iniciada em agosto de 2011, a campanha visa valorizar e difundir o conceito e mostrar suas várias aplicações.

A ideia é que existem muitas ferramentas e meios para alcançar a sustentabilidade, mas as preocupações são sempre as mesmas: sobrevivência, qualidade de vida e garantia de um futuro para as próximas gerações.


Sobre o Autor

Wayne Visser é fundador e presidente executivo da CSR International, bem como associado sênior do Cambridge Programme for Sustainability Leadership. É escritor/organizador de oito livros, entre os quais seis sobre negócios responsáveis e sustentáveis, como Landmarks for Sustainability (Greenleaf Publishing, 2009), Making a Difference (VDM, 2008) e The A to Z of Corporate Social Responsibility (John Wiley, 2007). Antes de obter o PHD em responsabilidade social corporativa (Universidade Nottingham, Reino Unido), Visser foi diretor de sustentabilidade da KPMG e analista estratégico da Capgemini, na África do Sul. Tem mestrado em ecologia humana pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e fez faculdade de Business Science in Marketing (Universidade de Cape Town, África do Sul).

Visser mora em Cambridge, Reino Unido, e aprecia arte, escrever poesia, passear ao ar livre e viajar pelo continente pátrio, a África. Seu website pessoal é www.waynevisser.com



Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br



Sobre o Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo solidário e sustentável. Atua com base na ética humanista e ocupação de espaços de modo sustentável, estando fortemente ancorada no entendimento de Desenvolvimento Sustentável pelo uso equilibrado de recursos econômicos, ambientais e sociais, por tempo indeterminado. Tem como referência especial os centros urbanos, de onde emerge a maior parte dos problemas econômicos, ambientais e sociais da atualidade e que nos afligem, hoje e no futuro próximo. Mais informações, acesse www.institutojatobas.org.br

FICHA TÉCNICA
Título: Os 50 + importantes livros em sustentabilidade
Autor: Wayne Visser
Tradução: Francisca Aguiar
Nº de páginas: 272
Preço: R$ 30,00
****






LeYa Brasil lança “O Jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta”, do zagueiro Paulo André


Livro retrata o dia a dia de um atleta profissional, desde a decisão pelo esporte até o momento das conquistas e faz uma crítica à formação dos esportistas e aos métodos de treinamento aplicados nos clubes

Jogar futebol, comprar carrões, fazer noitadas e desfilar com lindas mulheres. Esta parece ser uma vida de sonhos. Mas a realidade do futebol, recheada de lendas e mitos, é muito diferente.

A editora LeYa Brasil lança em março “O jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta”, do zagueiro Paulo André, em um livro que revela a dura realidade dos atletas profissionais e as dificuldades para chegar aos grandes clubes, ao reconhecimento e à fama.

No Corinthians desde 2009, Paulo André Cren Benini começou a carreira aos 14 anos de idade, quando saiu de Campinas para ingressar no time infantil do São Paulo Futebol Clube. Deixou para trás a família e foi viver no Centro de Treinamento em Cotia, de onde seguiu profissão e atuou em clubes do Brasil e do exterior, tendo de enfrentar a ganância de empresários, o descaso de dirigentes poderosos e a pressão psicológica de falhar em algum momento e ter que recomeçar a vida do zero. Por conta das dificuldades e incertezas do mundo da bola, o zagueiro decidiu estudar e desenvolver atividades que garantiriam seu futuro caso o futebol não desse certo.

Atualmente, o zagueiro é conhecido como o intelectual do elenco corintiano, e mantém um blog, desde 2010, onde discute assuntos relacionados à política do futebol e a situação do esporte no Brasil. Crítico árduo do excesso de concentrações, optou por utilizar as longas horas no quarto do hotel para escrever, durante todo o período de concentração de 2011, um livro que relata como é a vida dos adolescentes que saem em busca do sonho de serem atletas profissionais, abandonando a família e os estudos e passando a viver em alojamentos, sob a tutela de clubes e seus treinadores. Por meio de sua própria história e experiência, contou com detalhes como é o cotidiano dos jogadores, desde a categoria de base até os bastidores de um time de grande expressão, como o Corinthians.

Dividido em três partes – Futebol amador, Futebol profissional e Reflexões – o livro ainda conta com depoimentos de atletas de diferentes de modalidades do esporte brasileiro, além de treinadores e jornalistas. Em obra inédita, pois nunca antes um jogador de futebol em atividade escreveu e publicou um livro, “O jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta” é um farol para guiar os jovens que sonham alto e um relato íntimo de alguém que está vivendo nesse universo de eterna competição e sobrevivência diária.


“Só o fato de ter conseguido escrever durante o Campeonato Brasileiro já vale destaque. Mas, com seu senso crítico e a visão do jogador de futebol, Paulo André traz histórias que explanam exatamente como é a vida de um atleta. Você que gosta de futebol e de histórias de boleiros leia, pois garanto que será uma excelente experiência. Se quer pensar sobre possibilidades de aprimorar o esporte no Brasil, leia também e embarque nessa discussão. E se, por fim, você não está nem aí para futebol, ainda assim, tenho certeza de que irá curtir, e muito, cada página” -

Ronaldo Fenômeno, ex-jogador de futebol

FICHA TÉCNICA
Título: O jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta
Autor: Paulo André Cren Benini
Nº de páginas: 304
Preço: R$ 39,90
**





Livro retrata os diferentes estilos que fazem o sexo feminino ser tão fascinante

"Um Jeito Especial de Tratar as Mulheres", da Realejo Edições, reúne 70 crônicas de Gillus Boccattus, ilustradas por Kikkus Gozzus

O Dia Internacional da Mulher já passou. Comemoração justa, que deveria ocorrer diariamente. Mas o que faz do sexo feminino tão fascinante? O livro “Um Jeito Especial de Tratar as Mulheres”, de Gillus Boccattus, publicado pela Realejo Edições, apresenta entre suas 70 crônicas – ilustradas por Kikkus Gozzus – os diferentes, e igualmente apaixonantes, tipos de mulher que encantam, levam os homens, e mulheres também, à loucura, à paixão.

A criatividade de Boccattus abre caminhos para personagens reais e fictícios se misturarem sem que haja qualquer prejuízo de entendimento. Nessa linha, o autor retrata situações divertidas a partir de fatos cotidianos. Sexo, política, vida familiar, religião, assistencialismo, família, acontecimentos sociais e o universo feminino se encontram em textos prazerosos, cujos traços de Kikkus corroboram para uma relação perfeita entre palavra e imagem.

Textos como “A Socialite do Lonato”, “O Despertar de Cris”, “Clube das Fêmeas”, “As Bem Amadas” e “Vovó Boccattus e o Amor” retratam de forma inteligente tudo o que encontramos no cotidiano: workaholics, sensíveis, carentes, sinceras, falsas, intensas, puritanas até uma senhora que enxerga o sexo de forma natural. Não faltam personagens interessantes. “Há homens musculosos, que agem de forma boçal e acham que todas as mulheres gostam. Nem todas são assim. Tem aquelas que ainda se interessam em homens sensíveis. As crônicas focalizam essas diferentes maneiras de agir e pensar”, diz o autor.

“’Um Jeito Especial de Tratar as Mulheres’ é uma seleção de crônicas que nos deixa a sabedoria de uma fina galeria de personagens em constante perplexidade com um mundo cada vez mais viciado em não refletir. Quando lemos Gillus e Kikus somos convidados a perceber este cenário”, comenta o livreiro José Luiz Tahan, também editor do livro.

Trata-se da terceira obra do Gillus Boccattus, pseudônimo de Maurício Rodrigues de Souza Neto.

Sobre o autor Gillus Boccattus

Mauricio Rodrigues de Souza Neto nasceu no Rio de Janeiro, filho de um médico-cirurgião e uma professora primária. Estudou no Colégio Santo Inácio, administrado por padres jesuítas. Formou-se em Administração de Empresas e é redator publicitário, diretor de criação e sócio da Bee Comunicação Associados, com sede em São Paulo. Autor de diversas crônicas publicadas em vários jornais brasileiros e de dos livros “Crônicas Brasileiras – as abomináveis classes sociais” e “A Era Patética”. O pseudônimo Gillus Boccattus é uma homenagem a um padre da época do colégio, conhecido pelo apelido de Gil Bocão. Flamenguista roxo, seu pai foi presidente do clube por duas gestões.

Euclides Oliveira ou Kikkus Gozzus

Arquiteto carioca foi colega de Maurício Rodrigues de Souza no colégio Santo Inácio. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem vários projetos premiados pelo IAB/SP e publicados em diversas revistas e livros nacionais e internacionais. Recebeu medalhas de prata e ouro nos 43º e 45º salões de Belas Artes de São Paulo. Ilustrou “Crônicas Brasileiras – as abomináveis classes sociais”.

FICHA TÉCNICA
Editora: Realejo
Título: Um Jeito Especial de Tratar as Mulheres
Autor: Gillus Boccattus
Número de Páginas: 215
Preço: R$ 38,00
**





OBRA DO PSICÓLOGO HENRY CLOUD CHEGA ÀS LIVRARIAS


“Coloque um ponto final” ensina técnicas para encerrarmos relações profissionais ou pessoais que já se mostraram fadadas ao fracasso e que só trazem mais prejuízos com o tempo

Esse é um tema novo. Trata de um tipo de procrastinação comum, mas raramente discutido. A demora na decisão de encerrar algo que já se provou, não vai dar certo. Em seus negócios ou na vida, não adianta o quanto você se empenhe, algumas coisas nunca trarão o resultado que você espera, não importa o quanto invista nelas. Para algumas pessoas, isso é claro de observar e simples para mudar o curso. Elas concluem o que as está impedindo de seguir adiante e vão em frente. Mas se trata de uma minoria.

A Lua de Papel, selo do grupo LeYa, lança em março o livro “Coloque um ponto final”, do psicólogo Henry Cloud, que traz sua vasta experiência para as páginas, a fim de provar que um ponto final, na verdade, é uma estratégia necessária para o início de algo melhor.

Henry cita exemplos concretos de diversas situações em que o término é fundamental para o crescimento. Um desses exemplos é o de Stephen, CEO de uma empresa nos EUA. Certo dia, ele percebeu que a empresa que ele ama e apostou todas as fichas não estava se desenvolvendo da forma como ele planejara. Então mudou radicalmente sua rota gerencial, a partir de dados simples, mas objetivos, e conseguiu observar uma guinada naquele processo decadente. Fez uma coisa que parece simples, mas normalmente não despendemos tempo: refletiu sobre as etapas frágeis dentro da empresa. Naquele dia, ele deixou a sua vaga de estacionamento vazia por mais algumas horas na empresa e não demorou muito para sua consciência falar com ele. Aquele parente do dono da empresa que não trabalha direito, mas está lá fazendo número, não deverá mais ser tolerado; aquele processo administrativo ou aquela abordagem com um cliente, que todas às vezes provocam discussão entre os departamentos, deve ser normalizada e acompanhados de perto. Essa clareza mudou os rumos do negócio, o clima entre os funcionários na empresa melhorou e os planos de crescimento foram retomados.

Alcançar o próximo nível sempre requer finalizar algo, deixando uma etapa para trás e seguindo adiante. Quando não consegue finalizar coisas, as pessoas ficam estagnadas, perdem a autoconfiança, e podem reduzir as expectativas e padrão sobre a qualidade de suas atividades, projetos e serviços.

Colocar um ponto final e necessário. Parte da vida começa quando aprendemos a enxergar as coisas como realmente são e a refletir sobre elas. Em “Coloque um ponto final”, o autor ajuda o leitor a conhecer os diferentes tipos de finais, demonstrando que aprender a identificá-los, antes de colocá-los em prática, é o que garante que a expectativa seja alcançada, sem magoar ninguém e sem o vazio da perda. O livro também oferece ferramentas para que o leitor possa fazer a autosseleção de quem são as pessoas que merecem sua confiança, quais “finais” podem ser aplicados no ambiente de trabalho, como lidar com os sentimentos que um término causa sem que isso consuma nossas emoções, aprender a negociar previamente os finais e como executá-los, impedindo que os mesmos problemas se repitam para que não sirvam como obstáculo ao seu crescimento.

Como um verdadeiro guia, Henry Cloud apresenta ao leitor, de forma sensível e experiente, conselhos que deixam claro que finais bem feitos são uma ponte para uma etapa melhor e mais madura que ainda está por vir e o que impede que a felicidade plena seja atingida no amanhã é a forma como as pessoas se apegam ao que possuem hoje.

FICHA TÉCNICA
Título: Coloque um ponto final
Autor: Henry Cloud
Páginas: 224
Preço: R$ 29,90
***





Bíblia de Estudo NTLH está repaginada

A publicação – que ajuda o leitor a compreender melhor a Palavra de Deus, sem favorecer uma posição doutrinária –, está com novo design, nova diagramação e letra maior


A já consagrada Bíblia de Estudo NTLH foi repaginada. A publicação, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil, acaba de ganhar novo design, nova diagramação e letra maior, além de duas opções de capa, sendo que uma delas especialmente desenvolvida para o público feminino. Impressa em duas cores: preta e azul, tem linguagem clara e profunda. Suas mais de 14 mil notas de rodapé e 2,2 mil notas introdutórias procuram explicar o significado do texto bíblico sem favorecer uma posição doutrinária. Oferece diversos recursos que ajudam o leitor a compreender melhor a Palavra de Deus.

Recursos

Texto bíblico: NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Introdução a cada um dos livros, com informação sobre conteúdo, autor e data, mensagem e esquema do conteúdo.
Introduções gerais: Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Sabedoria/Poéticos, Proféticos, Novo Testamento, Evangelhos, Cartas.
Mais de 14 mil notas de estudo no rodapé
Perto de 2,2 mil notas introdutórias a cada seção, colocadas antes do texto bíblico a que se refere
33 quadros e tabelas temáticos
33 mapas colocados ao longo do texto
Ensinamentos de Jesus
Palavras que consolam e animam
Quadro histórico da Bíblia
Pesos, dinheiro e medidas
Dicionário da NTLH, com 2.759 palavras
Concordância bíblica, com 2.495 palavras
Preço: R$ 96,90
Informações sobre pontos de venda podem ser obtidas pelo 0800-727-8888
****

Nenhum comentário: