domingo, 8 de abril de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Fórum de Comunicação do Governo Federal acontece nessa quarta em Fortaleza

Luís Nassif será um dos palestrantes

Em sua quarta edição, o Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste acontece no dia 25 de abril, em Fortaleza, e se consolida como o maior evento de comunicação pública da Região. Os avanços e as mudanças nas formas de se comunicar têm sido aceleradas e, ao mesmo tempo, significativas. Uma postura responsável, ativa e transparente vem sendo estabelecida tanto pela sociedade quanto pelos meios e os próprios profissionais da comunicação que almejam o desenvolvimento. Fazer comunicação pública é adotar uma perspectiva cidadã, envolvendo demandas de interesse coletivo. O comunicador deve institucionalizar participações, debates e a troca livre de informações, afinal, o acesso à informação é um direito. Nessa perspectiva, o fórum discutirá temas como: cultura organizacional, mídias sociais, patrocínio como instrumento de comunicação e  blogs jornalísticos. Debates, palestras e cases fazem parte da programação, que abordará conceitos como cidadania, democratização, participação, diálogo e interesse público. Destaque para a participação da atual ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, jornalista Helena Chagas. A expectativa é reunir cerca de 350 profissionais da comunicação de instituições públicas no evento, que se encerra com a entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2011. A promoção é do Banco do Nordeste, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

PARTICIPANTES

Helena Chagas
Jornalista, formada pela Universidade de Brasília, com experiência em grandes veículos de comunicação do País, foi coordenadora da TV Brasil, da Agência Brasil e do sistema de rádios da Empresa Brasileira de Comunicação. Foi coordenadora de imprensa da campanha de Dilma Roussef e escolhida como ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
 

Luís Nassif
Jornalista, formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, é diretor superintendente da Agência Dinheiro Vivo e comentarista econômico do Jornal da TV Brasil. Ganhador do “Prêmio Comunique-se 2008” na Categoria Jornalista de Economia – Mídia Impressa e dos Troféus Ibest 2008 de “Melhor Blog de Política” por indicações “Popular” e “Academia Ibest”, entre outros. 


Artur Roman
Consultor organizacional, professor da FAE Business School de Curitiba e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado em Sociologia pela Sorbonne / Paris e mestrado em Linguística de Língua Portuguesa.


Nino Carvalho
Jornalista, Mestre em Administração de Empresas (IBMEC) e pós-graduado em Marketing e Estratégia pelo Chartered Institute of Marketing (CIM, no Reino Unido). Trabalha com Internet há 13 anos, tendo sido um dos pioneiros no Brasil e é idealizador e coordenador dos cursos de MBA e Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital da FGV em diversas cidades do Brasil.




Márcio Polidoro
Diretor de Comunicação da Organização Odebrecht e do capítulo São Paulo da Aberje. Jornalista, com formação também em Letras e Pedagogia, iniciou sua carreira como repórter do jornal Tribuna da Noroeste em 1968. Em 2004, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial pela Aberje/SP; e, em 2005, o Prêmio USP de Comunicação Corporativa – Trajetória Profissional.  



Francisco Wander da Silva

Sênior de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, é responsável por projetos de agregação de valor à marca BB e tranformação de patrocínios em negócios, com destaque para a atuação do Banco no marketing esportivo, projetos voltados para investidores, acionistas, crédito imobiliário e agronegócios. Tem formação em  Economia, pós-graduação em Gestão Empresarial e MBA em Marketing (COPPEAD/UFRJ).



Taís Wohlmuth Reis
Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras e responsável pela gestão do Programa Petrobras Cultural. É Relações Públicas, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Gestão de Negócios pela FIA/USP. 


Nelito Falcão
Jornalista, com especialização em Marketing pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como gerente executivo de Comunicação da Caixa Econômica Federal e responsável pela gestão dos veículos de comunicação interna da empresa, em formatos impressos e digitais.




Heloiza Dias da Silva
Heloiza Dias da Silva, jornalista, possui especialização em divulgação científica pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em processos comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente coordena a área de articulação e estudos em comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa.


Lia Raquel Medeiros de Albuquerque

Publicitária, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atua na Coordenadoria Especial de Relações Institucionais da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, no planejamento e execução de ações de publicidade institucional, utilidade pública, mercadológica e legal, além das ações de endomarketing.



Diego Curvelo
Diretor de Criação e sócio da Martpet, é jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e trabalhou em empresas de comunicação como Hall Comunicação, O&M Comunicação, YO! Brasil e Mais Visual Comunicação, esta última em Angola.

PROGRAMAÇÃO

Dia 25/04/2012: Auditório Celso Furtado – Sede do Banco do Nordeste*
08:00h: Credenciamento
08:30h: Abertura
08:45h: Lei de Acesso à Informação - Luiz Fernando Menescal de Oliveira - Chefe da Controladoria da União - Regional Ceará.
09:30h: Debates
09:45h: Comunicação interna e cultura organizacional - Artur Roman - Consultor em Comunicação Organizacional, doutor em Comunicação pela USP e pós-doutor em Sociologia pela Sorbonne Paris.
10:30h: Apresentação de case - Nelito Falcão - gerente executivo de Comunicação da Caixa Econômica Federal.
10:45h: Apresentação de case - Mauricio Lima - gerente de Comunicação Social do Banco do Nordeste.
11:00h: Debates
11:15h: Intervalo
11:30h: Assessoria de imprensa e mídias sociais - Nino Carvalho - Consultor em Marketing Digital, coordenador de MBA da FGV, mestre em Administração e pós-graduado em Marketing e Estratégia no Reino Unido.
12:15h: Debates
12:30h: Almoço
14:00h: Patrocínio como instrumento de comunicação - Taís Wohlmuth Reis - Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras e responsável pela gestão do Programa Petrobras Cultural.
Francisco Wander da Silva - Sênior de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
15:00h: Apresentação de case - Lia Raquel Medeiros de Albuquerque - Publicitária na Coordenadoria Especial de Relações Institucionais da Chesf.

Diego Curvelo - Diretor de Criação e sócio da Martpet, é jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
15:15h: Debates
15:30h: Comunicação Integrada e planejamento - Márcio Polidoro - Jornalista, diretor de Comunicação da Organização Odebrecht e do capítulo São Paulo da Aberje.
16:15: Apresentação de case - Heloíza Dias da Silva - coordenadora de Articulação e Estudos em Comunicação da Embrapa.
16:30h: Debates
16:45h: Intervalo
17:00h: Blogs jornalísticos e corporativos: uma nova forma de comunicação - Luís Nassif - Jornalista, diretor superintendente da Agência Dinheiro Vivo e comentarista econômico do Jornal da TV Brasil.
17:45h: Debates
18:00h: Comunicação Pública x Comunicação de Governo - Helena Chagas - Ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
19:00h: Entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional - edição 2011

(*) Programação sujeita a alterações. 








1ª edição de Jornadas Estéticas recebe inscrições
A primeira edição das “Jornadas Estéticas da UFC: ver, ouvir e pensar” será realizada dias 26 e 27 de abril, no Museu de Arte da UFC (Mauc). O evento é promovido pelo Grupo de Estudos em Estética (Gesta), com o apoio do PET-Filosofia e participação de professores de diversas áreas relacionadas ao Instituto de Cultura e Arte (ICA). O objetivo é proporcionar um amplo debate sobre a Estética e Filosofia da Arte.

A inscrição é feita com o preenchimento de uma ficha e pagamento de taxa única de R$ 5,00 (falar com Érica Lima, na Sala de Leitura do Curso de Filosofia da UFC - Av. da Universidade, 2995, 2º Andar – Campus do Benfica - fone (85) 3366.7436). As inscrições se estendem até a manhã do dia 26 de abril, data da abertura do evento, que pretende reunir, a um só tempo, atividades de extensão e de pesquisa, caracterizando-se como um fórum aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

PROGRAMAÇÃO - A abertura será às 10h, com a apresentação da Camerata de violões do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Depois, às 10h30min, haverá conferência do Prof. Mário Vieira de Carvalho, da Universidade Nova de Lisboa/CESEM. Às 14h30min, tem início a mesa-redonda "Música e Pensamento", com os professores Fernando de Moraes Barros (Filosofia - UFC), Dilmar Miranda (Filosofia - UFC) e Maria Consiglia Raphaela Carrozzo Latorre (Música – UFC).

À tarde, a mesa-redonda às 17h versará sobre "A arte e as artes", sendo composta pelos professores Héctor Andrés Briones Vásquez (Teatro - UFC), Rosa Primo Gadelha (Dança – UFC) e Shirley Mônica Silva Martins (Cinema – UFC).

Na sexta-feira (27), às 9h, será a vez da apresentação de comunicações e, às 14h30min. ocorrerá a mesa-redonda “Arte, liberdade e engajamento”, com os professores Kleber Amora (Filosofia – UFC), Emanuel Germano (Filosofia – UFC) e Ada Beatriz Gallicchio Kroef (Educação - UFC). A conferência de encerramento, com o Prof. Rodrigo Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais, será às 17h. Outras informações pelo e-mail: gesta.ufc@gmail.com ou no blog http://ufcgesta.blogspot.com.br/.









Consumo, políticas públicas e liberdade são temas do “Café e Filosofia” de abril

A fim de despertar na sociedade uma consciência filosófica sobre os fatos da vida e do cotidiano, o SESC realiza o projeto “Café e Filosofia”, todas as quintas feiras do mês. A programação acontece a partir das 18h, na Sala Cine Vídeo do SESC Centro. A entrada é gratuita.
Em abril temas como consumo, políticas públicas e liberdade serão norteadores para as palestras ministradas por mestres e professores de filosofia. Após exposição dos palestrantes acontecem debate e contraponto de ideias entre os participantes.
Na quinta-feira (12/4) a Professora, Psicopedagoga e Mestre em Filosofia, Erika Bataglia debate sobre “É Possível a Ética num Mundo de Consumismo?”. Baseados nos pensamentos de filósofos como Thomas Hobbes, Emmanuel Lévinas e Zygmunt Bauman a palestrante discute as relações interpessoais na modernidade.
No dia 19/4 o tema da discussão será "A Participação Social nas Políticas Públicas - Dinâmicas e Perspectivas", com a Mestre em Cultura e Novas Perspectivas Políticas e Econômicas, Tâmara Beatriz Barbosa Brasil. O debate gira em torno da participação da sociedade civil nas políticas públicas, uma temática que tem atraído a atenção de muitos estudiosos.
“A Liberdade entre Dores e Cores – Percurso do Homem em Dante Allighieri” será a temática do Projeto Café e Filosofia da quinta-feira (26/4). Com base na Comedia do poeta italiano Dante Alighieri, o Psicólogo e Mestre em Cultura Rodrigo Fernandes Meireles, promove a discussão sobre as experiências do homem pós-moderno e a liberdade.
 

Programação
Dia 12/4
“É Possível a Ética num Mundo de Consumismo?”
Palestrante: Erika Bataglia (Filósofa, Psicopedagoga, Mestre em Filosofia, Assessora Pedagógica e Professora de Filosofia)
Dia 19/4
"A Participação Social nas Políticas Públicas - Dinâmicas e Perspectivas"
Palestrante:Tâmara Beatriz Barbosa Brasil (Assistente Social, Mestre em Cultura e Novas Perspectivas Políticas e Econômicas e Assessora Técnica do Projeto Raízes e Cidadania da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF).
Dia 26/4
“A Liberdade entre Dores e Cores – Percurso do Homem em Dante Allighieri”
Palestrante: Rodrigo Fernandes Meireles (Psicólogo, Terapeuta e Mestre em Cultura da Unidade).
Local: Sala Cine Vídeo SESC Centro (Rua 24 de Maio, 692 – Centro)
Horário: 18h às 21h
:::Gratuito:::


 


Seminário discute “Perspectivas para a proteção do patrimônio cultural” 


Um dos assuntos que deverá ser tratado no seminário é o abandono do Centro Dragão do Mar
 
A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e da Coordenação de Patrimônio Histórico-Cultural (CPHC) promoverá de hoje até quinta (24 a 26 de abril), no auditório do Centro Dragão do Mar, na Praia de Iracema, o Seminário Perspectivas para a Proteção do Patrimônio Cultural, que integra a programação em comemoração aos 286 da cidade de Fortaleza. A abertura será às 19h, com a mesa “Perspectivas para proteção do patrimônio cultural”, com o professor da Unifor e membro da OAB-CE Humberto Cunha e o professor da PUC-PR e procurador do MPE do Paraná, Carlos Frederico Marés de Souza Filho.
O Seminário visa debater a relação entre patrimônio cultural, direitos culturais, desenvolvimento urbano, preservação do meio ambiente e as políticas públicas desenvolvidas para o setor. Um dos assuntos que deverá ser tema do seminário é o abandono do Centro Dragão do Mar, que há algum tempo fechou sua livraria, na semana que vem fechará seu cinema, e durante os fins de semana, a noite, é invadido por mendigos e marginais e tem sua área dominada por ambulantes que vendem bebidas alcoólicas e outros produtos, sem nenhuma fiscalização.
Diante desse quadro e da emergência do debate sobre a proteção dos bens culturais de Fortaleza, a realização do seminário “Perspectivas para a Proteção do Patrimônio Cultural” ajudará a fomentar o diálogo em prol da construção de uma forma compartilhada de gestão.


:: PROGRAMAÇÃO  
24 de abril (terça-feira)
19h - MESA DE ABERTURA: PERSPECTIVAS PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL- Humberto Cunha (Professor da Unifor, membro da OAB-CE e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural)
- Carlos Frederico Marés de Souza Filho (Prof. da PUC-PR e Procurador do MPE- PR)

25 de abril (quarta-feira)

Mesa 1: DIMENSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DOS DIREITOS CULTURAIS
9h às 12h -
- Mario Pragmácio  (Professor da Universidade Cândido Mendes - RJ)
- Vitor Melo Studart (Especialista em Direitos Culturais)
- Davi Oliveira (Doutorando em Direito Cultural)

Debatedor: André Aguiar (Historiador-Secultfor)
Mesa 2:  DESENVOLVIMENTO URBANO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
14h às 18h30 - 

- Henrique Botelho (Presidente da Associação Dir. Urbanístico); 
- Júlio Cesar Lira (Articulador de projetos da ONG Mediação de Saberes) 
- Augusto Paiva (Instituto de Arquitetos do Brasil-CE)
Debatedor: Euler Muniz (Comphic)

Coffee Break

26 de abril (quinta-feira)
Mesa 3: LICENCIAMENTO AMBIENTAL E PATRIMÔNIO CULTURAL
9h às 12h -
- Jeovah Meireles (Professor de Geografia da UFC)
- Deodato Ramalho (Secretário da SEMAM)
- Rossano Lopes Bastos (Arqueólogo do IPHAN - SP)*       
Debatedor: Delson Barros de Almeira (Comphic)
Mesa 4:  A DIMENSÃO INDISSOCIÁVEL DO PATRIMÔNIO CULTURAL (IMATERIAL E MATERIAL)
14h às 18h30 -
- João Paulo Vieira (Projeto Historiando)
- Olga Paiva (Filósofa)
- Oswald Barroso (Professor de Sociologia da UECE)
Debatedor: Alênio Noronha (Comphic)
Coffee Break
Atividade Cultural com apresentação do Maracatu Rei do Congo

:: SERVIÇO
Seminário Perspectivas para a Proteção do Patrimônio Cultural
De  24 a 26 de abril
No auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza – CE
As inscrições são gratuitas . A ficha de inscrição está disponível no site da Secultfor e no Facebook
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura











I Semana de Performance e Pedagogia do Instrumento 

De 25 a 28 de abril acontece em Fortaleza e no Eusébio a I Semana de Performance e Pedagogia do Instrumento. Esta será a primeira de uma série de semanas para aperfeiçoamento instrumental e metodologia de ensino dos instrumentos de orquestra. A promoção é do Centro de Ensino Musical Hulda Lage e da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, e apoio cultural do Núcleo de Arte e Cultura do Eusébio (NAEC), Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) e da PCA Alimentos.
A Semana contará com cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, ministrados por Pascal Hotellier (violino e viola) e Fernando Lage (violoncelo) – ambos professores do Conservatório de Briançon, na França - e Regina Medeiros (contrabaixo), titular da Orquestra Eleazar de Carvalho, e conta com a assessoria artística de Marcus Silva, violinista titular da Orquestra Eleazar de Carvalho. No conteúdo programático: técnica de arco; afinação e sonoridade; estudos de velocidade de arco; mudança de posição; reportório orquestral e solista.
Também como parte da programação, no sábado, 28, haverá a audição do projeto Briançon, Tempo de Brasil, e seleção de um bolsista para estudos no Conservatório de Briançon, na cidade francesa localizada na região dos Alpes, durante o ano letivo 2012/2013. Instrumentos: violino, violoncelo, trompa e trompete. Em fevereiro último foram escolhidos, pelo conservatório, três bolsistas cearenses, restando ainda uma vaga a ser preenchida.
 

SERVIÇO
I Semana de Performance e Pedagogia do Instrumento -  De 25 a 28 de abril em Fortaleza e Eusébio (CE). Informações: Centro de Ensino Musical Hulda Lage (Rua Jornalista Cesar Magalhães, 721 – Fortaleza/CE). Contatos: (85)3278-7405, 8866-1431 e 8840-2425.



 


Projeto discute “As Ufologias da Atualidade”

No mês de abril, o Projeto Movie-mento de Ideias traz a temática “Cultura e Tabu”, onde pretende abordar, sob perspectiva filosófica, assuntos polêmicos e repletos de tabus. A programação que acontece sempre às quartas-feiras debate no dia 11 “As Ufologias da Atualidade”, com o palestrante e professor, Marcus Markans.

Os encontros acontecem das 18h às 21h, na Sala Cine Vídeo do SESC Centro e seguem nos dias 18 e 25/4, com a exibição de filmes relacionados às temáticas para fomentar as discussões. O objetivo é oferecer um espaço de diálogo entre o cinema e a filosofia.


PROGRAMAÇÃO
Projeto Movie-Mento de Ideias
“Seminário: Cultura e Tabu”
Dia 11/4
As Ufologias da Atualidade
Palestrante: Prof. Marcus Markans
Dia 18/4
Reflexões sobre a (in)adequação cultural
Palestrante: Marcos Ricarte
Dia 25/4
Do anonimato ao estrelato: a nossa sociedade e a questão do mérito Palestrante: Marcus Markans
Local: Sala Cine Vídeo SESC Centro (Rua 24 de Maio, 692)
Horário: 18h às 21h








Inscrições abertas para cursos de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro

A Vila das Artes abre inscrições gratuitas para cursos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro. As inscrições para os cursos O artista como agente cultural, Captação de Som – Nível II, Documentário – Ensaio como forma e Curso Técnico de Animação – Nível I são realizadas no site http://www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição on-line e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes, das 9 às 20 horas, para entrega dos documentos exigidos nos editais. Já para o módulo Linguagens Cênicas Contemporâneas, do curso Teatro: Conexões Contemporâneas, é necessário comparecer na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 8h às 20h e apresentar o currículo profissional e uma carta de intenção sinalizando as razões de participar do módulo. Informações pelo 85 3105-1410. Saiba mais sobre os cursos:

Artes Visuais

As inscrições para o curso "O artista como agente cultural", ministrado pelo artista multimídia Mario Ramiro. seguem abertas até o dia 13 de abril. O curso abordará o contexto atual das artes plásticas, no qual os artistas atuam como uma nova rede de agentes culturais. Além do artista, do galerista, do diretor do museu e do crítico de arte, há outras frentes de trabalho neste cenário; é crescente o número de artistas visuais que vêm atuando também nas áreas de gestão cultural, curadoria e ação educativa, pesquisando e escrevendo sobre sua obra, como também sobre a de outros, trabalhando na organização de encontros e programas de residência, na edição de revistas, sites e na criação de núcleos de cultura não institucionais. O curso será realizado de 23 a 27 de abril de 2012, dos 19h às 21h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro).

Mario Ramiro é formado pela Universidade de São Paulo. Foi integrante do grupo de intervenção urbana 3NÓS3 e do movimento de arte e tecnologia nos anos 80. Sua produção reúne intervenções urbanas, redes telecomunicativas, esculturas, instalações ambientais, fotografia e arte sonora. Atualmente trabalha como professor do Depto. de Artes Plásticas e do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Audiovisual

Na área do audiovisual, estão abertas inscrições para três cursos: Captação de Som – Nível II, Documentário – Ensaio como forma e Curso Técnico de Animação – Nível I.
>> Captação de Som – Nível II: Com inscrições prorrogadas até dia 4 de abril, o curso será ministrado pelo professor Márcio Câmara e abordará a teoria e prática no campo da captação de som para cinema e vídeo, dentro de uma visão abrangente dos processos técnicos envolvidos na preparação, filmagem e finalização de produtos audiovisuais, com ênfase na prática de captação e seus processos. Será realizado de 16 a 20 de abril, das 18h30 às 21h45. É necessário ter experiência na área.
>> Documentário – Ensaio como forma: Inscrições até 3 de abril. Será orientado pelos professores Alexandre Veras, Beatriz Furtado e Felipe Ribeiro e terá como conteúdo a pesquisa das formas do ensaio audiovisual como linguagem de realização no documentário; o estudo de textos e conceitos afins a essa linguagem; a preparação de projetos; a preparação das etapas de realização e a realização de um ensaio por dupla participante. O curso acontece, durante a parte teórica e de elaboração de projetos, no turno da noite, no horário de 18h30 às 21h45, e, durante a realização dos exercícios práticos, em horário a combinar, no período de 23 de abril a 30 de junho, de segunda a sexta. Poderão participar da seleção candidatos que se apresentem em forma de uma dupla de criação que participará solidariamente do curso, sendo, no final, responsável pela realização de um ensaio audiovisual.
>> Curso Técnico de Animação – Nível I: Inscrições até 13 de abril. Ministrado pelo professor André Dias, o curso abordará o conhecimento dos fundamentos do cinema de animação, além de sua história, origem e evolução, mostrando a diversidade estética e de técnicas e o infindável universo de temas, conteúdos e abordagens. Será realizado de 23 a 27 de abril, de segunda a sexta, no horário de 18h30 às 21h45.

Teatro
O módulo Linguagens Cênicas Contemporâneas, do curso Teatro: Conexões Contemporâneas, recebe inscrições para alunos ouvintes até o dia 4 de abril, às 18h. A orientação será feita pelo espanhol Óscar Cornago, de 23 a 27 de abril, das 18h30 às 21h45. O módulo apresentará a experimentação no teatro contemporâneo: as fronteiras do real na cena e a busca de impacto, e o teatro e política na contemporaneidade, na reflexão de Óscar, cujos trabalhos têm se concentrado na história e teoria das artes cênicas e sua relação com outras mídias. O pesquisador também desenvolveu o projeto de pesquisa "A teatralidade como um paradigma da modernidade: uma análise comparativa dos sistemas de estética no século XX".

Óscar Cornago é pesquisador do Centro de Humanidades do Conselho Superior de Investigações Científicas de Madri. É doutor em Filosofia pela Universidad Autonoma de Madrid. Completou seus estudos de pós-doutorado no Institut für Theaterwissenschaft da Freie Universität de Berlim e deu cursos e palestras em várias universidades de vários paises, dentre elas a Universidade Humboldt (Berlim), Universidade de Londres, Universidade de Buenos Aires e Universidade do Estado de Santa Catarina. O seu trabalho centra sobre a história e teoria das artes do espetáculo, desde o século XIX, e sua análise em relação a outras mídias. È professor do mestrado em Práticas Culturais Performing e Visual da Universidade de Alcalá de Henares e membro do grupo de pesquisa Artea (arte-a.org) onde coordena o projeto Arquivo Virtual Artes Cênicas.

Serviço
Curso "O artista como agente cultural"
Inscrições até 13 de abril pelo site http://www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes.
Cursos de Captação de Som – Nível II: Inscrições até 4 de abril
Documentário – Ensaio como forma: Inscrições até 3 de abril
Curso Técnico de Animação – Nível I: Inscrições até 13 de abril
Inscrições pelo site http://www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes.
Ouvintes no módulo Linguagens Cênicas Contemporâneas
Inscrições até 4 de abril na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 8h às 20h.
Informações: 3105-1410.

Nenhum comentário: