quarta-feira, 6 de julho de 2011

QUADRINHOS





Jornalismo em quadrinhos


“Palestina”, obra do quadrinista Joe Sacco, que está participando da Flip, ganha edição de luxo

Durante a mesa 'História em HQ", na Flip 2011, Feira Literária Internacional de Paraty (RJ), Joe Sacco falou sobre suas longas reportagens em quadrinhos. Seus trabalhos mais conhecidos são “Palestina: uma nação ocupada”, que escreveu durante uma viagem nos anos 90, relatando as condições de vida dos civis prejudicados pelos conflitos entre palestinos e israelenses. De carona na presença do autor no Brasil, o quadrinista e jornalista maltês, a editora Conrad relança, nesta semana, um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos: Palestina - Uma Nação Ocupada (328 páginas; R$ 69,90), em uma nova edição de luxo com os dois volumes da obra, os prefácios originais e adicionais de textos, fotos, desenhos, capa dura e uma introdução inédita de Joe Sacco.
A HQ recebeu os prêmios mais importantes do mundo dos quadrinhos, incluindo o American Book Award, por sua importância como retrato único do drama do povo palestino. O livro todo é baseado em meses de pesquisa e uma longa viagem ao Banco Ocidental e à Faixa de Gaza.

Palestina mostra ao leitor a linha de frente dos conflitos na região. Em meio a tiroteios e bombas de gás no mercado, soldados espancando civis, bloqueios nas estradas e hospitais cheios de feridos, Joe Sacco entrevistou mais de cem pessoas, entre palestinos e judeus. Palestina é o retrato da história contada pelos prisioneiros, refugiados, protestantes, crianças feridas, fazendeiros que perderam suas terras e famílias destruídas pela guerra.
Além das 288 páginas da história original e da introdução de Edward Said e do jornalista José Arbex Jr, que já cobriu o conflito israelo-palestino, esta nova edição de Palestina inclui material nunca antes publicado: notas, esboços e fotografias de referência usadas na criação da obra, além de uma introdução de Joe Sacco sobre a questão do livro, escrita em julho de 2007.
São mais de 20 páginas adicionais que funcionam como uma espécie de making off dos dois volumes, onde o autor conta como deu vida à sua obra definitiva. Joe Sacco transforma suas reportagens em uma das formas mais ousadas de captar o fluxo dos acontecimentos da atualidade: a história em quadrinhos.

Com rigor jornalístico e sensibilidade para os sofrimentos do homem concreto, Sacco transpôs suas experiências em regiões conflagradas como os Bálcãs e a Palestina para a linguagem das graphic novels, dando corpo e rosto aos flagelos da política contemporânea. Sacco é o autor de vários livros já traduzidos para o português como Notas sobre Gazza, Derrotista, Área de Segurança: Gorazde, Palestina: na Faixa de Gaza, Palestina: Uma Nação Ocupada e Uma História de Sarajevo.
Seu mais recente lançamento no Brasil, Notas sobre Gaza, Sacco discute os conflitos da Guerra de Suez (1956), a partir de relatos e arquivos que coletou durante uma viagem ao Oriente Médio entre 2002 e 2003. Durante a mesa, o quadrinista mostrou algumas imagens de Notas sobre Gaza, falou sobre os desafios de escrever uma reportagem em quadrinhos, tarefa que pode levar anos. "O bom de escrever em quadrinhos é que eu posso levar o leitor ao passado, ambientar os cenários e mostrar ângulos que são impossíveis para os fotojornalistas", contou. "O quadrinho dá a vantagem de você mostrar os fatos com múltiplas imagens". Sobre suas influências, Joe Sacco citou o quadrinista Robert Crumb, sensação da Flip do ano passado e também a admiração pelos textos de George Orwell e Hunter S. Thompson.

Nenhum comentário: