segunda-feira, 5 de julho de 2010

DESTAQUES

Fórum Harmônicas 2010 traz talentos nacionais da gaita

Seis especialistas em gaita de boca participam da quinta edição do festival de música que será realizado no Centro Dragão do Mar

A harmônica, ou simplesmente gaita, é um instrumento de raízes milenares, originário da China e alterado ao longo dos séculos XIX e XX no Ocidente. Hoje, a gaita tem uma forte representação no País e revelou grandes harmonicistas. Em busca de valorizar talentos nacionais e estimular a música, o Forúm Harmônicas chega a sua quinta edição, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho e no dia 1º de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento reúne apresentações musicais e atividades de arte-educação, em uma proposta pioneira no País, com foco específico na gaita de boca (harmônica) e ênfase especial na música instrumental. Seis shows de talentosos músicos irão compor a programação, oferecida gratuitamente. Entre as atrações estão o cearense Diogo Farias, o pernambucano Jehovah da Gaita, o curitibano Benevides Chiréia Jr., o mineiro Marcelo Batista e os paulistas André Carlini e Sérgio Duarte. O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído desde 2005 para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países. Na edição de 2008, o Fórum recebeu o norte-americano Rick Estrin e na de 2009 o holandês Wim Djikgraaf.

Trata-se de evento único no País, realizado em Fortaleza, com edições promovidas em 2005, 2006, 2007/2008 e 2009. É, conforme a lei municipal número 9.244, de 2 de julho de 2007, integrante do Calendário Oficial de Fortaleza, e, segundo a lei estadual número 14.679, de 14 de abril de 2010, integrante do Calendário Oficial do Estado do Ceará. O evento tem o apoio do Banco do Nordeste, Portal InvestNE, Servis Segurança, Câmara Municipal de Fortaleza, Diogo Farias Microfones Artesanais e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


- Programação Paralela

O Fórum Harmônicas 2010 levará à Fundação Raimundo Fagner profissionais da gaita de boca (ou harmônica) para ministrar oficina de música. A entidade atende comunidades da região limítrofe entre Fortaleza e Eusébio. De 26 a 30 de julho, cerca de 60 crianças e pré-adolescentes (de 8 a 12 anos) da Fundação terão curso gratuito de iniciação à harmônica. Os alunos serão divididos em duas turmas e alguns deles terão o primeiro contato com a música. As aulas serão realizadas das 9 às 11 horas, na própria Fundação (Rua Duarte Coelho, 102 – Parque Itamaraty – Fortaleza).

A oficina abordará os fundamentos da música, contemplando aspectos básicos da teoria, e da gaita, com informações sobre execução e manutenção do instrumento. Os professores responsáveis pela oficina são Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra, músicos e arte-educadores.

Já nos dias 31 de julho e 1º de agosto serão realizados Workshops no Centro Dragão do Mar, a partir das 9 horas, com acesso do público mediante a doação de livros (um volume em bom estado por pessoa). Os exemplares serão repassados à Secretaria da Cultura do Estado, visando à formação de acervos em bibliotecas públicas. A apresentação dos temas será feita por artistas convidados, em interação com artistas locais.


Programação Completa

*Shows (Centro Dragão do Mar):

Dia: 30/07 (Sexta-feira)
21 horas – Marcelo Batista
22h30 – André Carlini

Dia: 31/07 (Sábado)
21 horas – Diogo Farias
22h30 – Sérgio Duarte


Dia: 01/08 (Domingo)
20 horas – Benevides Chiréia Jr.
21h30 – Jehovah da Gaita
-------

* Oficina
Dias: 26 a 30/07 - Iniciação à harmônica para as crianças da Fundação Raimundo Fagner (Eusébio)

* Workshops (Centro Dragão do Mar)
Dia 31/07 (Sábado)
Manhã (ateliê do CDMAC)
9 horas – Gaita Groove – André Carlini
10h30min – Gaita, Uma voz Sublime – Benê Chiréia Jr.

Tarde (auditório do CDMAC)
14h – Gaita Blues – Sérgio Duarte
– Microfones e amplificadores para gaita - Diogo Farias
15h30min – Gaita Cromática – Jehovah da Gaita e Marcelo Batista

- Sobre a gaita

Nas décadas de 1940 e 1950, a gaita tornou-se popular no Brasil por intermédio de nomes como Edu da Gaita, Ronald Silva, Jehovah Tavares, Rildo Hora, Clayber de Souza e Ulysses Cazallas. Todos trabalham ou trabalharam diversas tendências da música, da clássica à popular, e a articulação entre os artistas já rendeu experiências como a Orquestra Harmônicas de Curitiba e a Troupe da Gaita (PR), grupos de expressão internacional.

No Nordeste, focando nas manifestações de raiz, destacaram-se nomes como Tavares da Gaita (PE), falecido em 2009, que apenas aos 80 anos de idade lançou seu primeiro disco. Como Tavares, há um sem-número de harmonicistas competentes, vários dos quais esquecidos pela produção cultural em cidades pequenas do Interior, mas muito presentes na memória afetiva de seguidas gerações e marcadamente importantes para a preservação das raízes culturais da região.

Atualmente, artistas como Flávio Guimarães, Gabriel Grossi, Victor Kenji Lopes, Pablo Fagundes, Jefferson Gonçalves, Benevides Chiréia Jr., Big Chico, Diogo Farias, José Staneck, Otávio Castro, Guta Menezes, Mariana Borsatto, André Serrano, Rodrigo Eberienos, Tiago Cerveira e Sérgio Duarte, representando do jazz ao chorinho, do blues à música nordestina, do rock aos gêneros do serrado brasileiro, do forró ao funk, fazem a gaita despertar atenção mais acentuada do público nacional.








Projeto Noise 3D faz festa na boate Órbita


Próximo sábado, dia 31 de julho, estreia a festa POPSCENE, com Djs Dado, Denis Dead, Rodrigo Lobbão e show da banda The Singles

O projeto Noise 3D, referência da noite underground de Fortaleza, estreia nova festa na boate Órbita. POPSCENE acontecerá no próximo sábado e vai ter a discotecagem por conta de DADO & DENISDEAD (n3d), e RODRIGO LOBBÃO (Residente Órbita Bar). Outra atração da noite, é banda THE SINGLES, com um set especial: Peter Bjorn & john, The Bravey, The Killers, Interpol, Franz Ferdinand, Radiohead, entre outros clássicos. O ÓRBITA BAR investe em mais uma noite rock dentro de sua programação.

É a primeira pareceria entre a Órbita Bar e o Projeto Noise 3D. A casa que tem paixão pelo rock completa dez anos trazendo no seu histórico uma grande parcela de ajuda a música independente. O Noise completou sete anos, e se tornou conhecido por ser um dos principais projetos de lançamento e duivulgação de novas bandas da cena rock de Fortaleza.
Criada em 2001, a banda The Singles, primeira atração da parceira entre Órbita e Noise 3D, vem com a proposta de trazer muito do novo rock para as noites do POPSCENE. A banda já tocou em várias casas noturnas pela cidade, tirou férias por tempo indeterminado e voltar renovada com: Gabriel Ramalho - vocal (ex-Bitten Blues), Evison – vocal e guitarra (ex-Todas as bandas de Fortaleza), Marlon Lima – Teclado e Voz, André Luis Viana – bateria (ex-Jumenta Parida), e Marco Braga – baixo.





Desbravador da cena alternativa

O DIVIRTA-CE conversou com o Dj e produtor Dado, um dos criadores do Noise 3D, realizador de diversas festas da cena alternativa de Fortaleza, reconhecido como grande apoiador de novas bandas de rock na cidade. Dado fala sobre a noite fortalezense, as dificuldades dos novos artistas, a época do Noise 3D Club e seus novos projetos.

DIVIRTA-CE - Como e quando surgiu o projeto Noise 3D? Quem teve a ideia, e como foi essa transição de bar alternativo para festas itinerantes?
DADO –
Comecei um projeto só com Djs em 2002, o “Alternatividade”, no extinto Ritz Café, na Praia de Iracema. O Noise surgiu em abril de 2003. Eu e o Denis (Dead, DJ, ex-integrante da banda 69% Love) estávamos fazendo muitas festas juntos e gostávamos de ter bandas nas festas. Resolvemos fazer um projeto que tivesse as duas coisas. Fizemos 12 edições do Noise no Ritz Café. Quando o local fechou, testamos o Amicis Sport Bar, Hey Ho Rock Bar, Pachá. Fizemos festas em Canoa, Guaramiranga. Depois disso abrimos o Noise3d Club, que iria se chamar Garage.

DIVIRTA-CE - Quando o Noise virou bar e boate, como foi aquela época? Vocês foram responsáveis pelo surgimento de diversas bandas de rock, eram Djs e tinham a responsabilidade de manter um clube aberto. DADO – Quando virou boate, em 2004, foi o fim da nossa vida social. Vivíamos para o Noise. Foi legal. Em dois anos, a Revista Veja Fortaleza nos indicou duas vezes como melhor local para dançar. E o Noise foi indicado a um prêmio nacional: Prêmio Dinamite de Música Independente (SP), justamente por termos lançando várias bandas como Telerama, Café Colombia, Plastique Noir, Montage, Red Run, O Garfo, Moço Velho. E viramos referência para bandas de rock alternativo do Brasil inteiro, em turnê para tocar em Fortaleza: Forgotten Boys, Moptop, Valve, Lucy and the Popsonics, Lado 2 Estereo. Foram os anos mais loucos de nossas vidas. Éramos Djs, técnico de som, pintores, faxineiros, responsáveis pelas compras, caixa, barman, e sempre terminávamos como público- todo mundo embriagado!

DIVIRTA-CE – Com a concorrência atual, como você analisa do ponto de vista de empresário a viabilidade de uma casa noturna em Fortaleza, e como você observa a noite de Fortaleza, na época que existia o Noise Club e agora?
DADO – Para ter uma casa noturna hoje em Fortaleza é preciso coragem, renovar o que você toca, as bandas, o público, porque as coisas estão bem complicadas. A Órbita é uma exceção, 10 anos no mercado, algo grandioso. A noite de Fortaleza está ficando cheia de opções, mas para você chegar, sentar , ouvir músicas e sair pesando três quilos a mais. Você tem pouco local para uma boa balada. Da época do Noise para hoje eu vejo um retrocesso grande em todos os sentidos. Nas edições do Noise no Ritz Café a média de público era de 350 a 600 pessoas, para ver bandas com músicas próprias. Hoje você consegue colocar 150 a 200 pessoas com muito esforço. O Hey Ho já não existe mais por conta disso.

DIVIRTA-CE - Como você analisa a cena Rock de Fortaleza, e quais os outros projetos que o Noise 3D está fazendo, já que, desde o fim da boate, acontecem festas em vários dias e diversos locais?
DADO –
Toco como Dj duas vezes por mês no Amicis, em uma festa dos anos 80. No primeiro sábado de cada mês tem a festa “Fliperama” , no Acervo Imaginário. As festas no sábado da Music Box são as que aconteciam nas sextas do Noise Club, um público mais novo. Deixamos de fazer banda lá porque a Box é um local de baladas. Testamos algumas festas em motéis com estrutura para shows. Na primeira a gente ganhou uma grana que nunca ganhamos com o Noise 3D Club. Estamos entrando na Órbita porque o momento pede festas rock, com qualidade. A parceria vai proporcionar trazermos bandas novamente, para Fortaleza tentar se renovar. Apesar de toda a luta travada para manter o espaço para bandas, vejo a cena rock cada dia pior. Falta respeito de algumas casas e produtores com as bandas, e tem as bandas que também pisam na bola e não valorizaram os locais que existiram para mostrarem seu trabalho. Universal Sport Bar, Rtiz Café, Noise 3D Club, Hey Ho Rock Bar são todos locais que tive a chance de ver e produzir grupos bons. É uma luta você produzir rock na terra do forró. Ter uma casa onde você ouve e dança Strokes, Coldplay, Artic Monkeys, Franz Ferdinand, Interpol, The Killers, Libertines...

DIVIRTA-CE - Fortaleza cresceu tanto em opções de casas noturnas, quanto em realização de grandes festivais - Como você analisa os grandes eventos da área musical? Você tem vontade de fazer algum festival Noise? Quais as suas ambições como produtor?
DADO -
Há dois anos atrás nós tínhamos shows de pequeno, médio e grande porte. Ultimamente só se vê eventos de grande porte. Não temos mais o Hey Ho, e a missão de show de médio porte está na mão do Amicis e Órbita. O Acervo é uma casa para shows de pequeno porte. Sinceramente espero para ver quando teremos gente apostando mais alto em fazer atrações de grande porte por aqui: o Iron Maiden tocou vizinho. Temos dois grandes festivais aqui, mas ainda sem apostarem as fichas em coisas mais ousadas - é “mais do mesmo” todo ano. Eu tenho muita vontade fazer um festival do Noise. Fizemos um em 2008, que foi o I Soma – Festival Pela Música Independente de Fortaleza. Trouxemos bandas de bairros diferentes da cidade e a banda Moptop do Rio. O retorno foi muito bom. Eu ainda quero ter um programa de rádio pra tocar mais rock e os sons das bandas daqui, ver o surgimento de novos artistas da cidade. Tenho planos de ter um lugar novamente como era o Noise 3D Club.







Intercâmbio cultural entre cearenses e chilenos

Depois de passar por Santiago, "Festival Brasil em Chile - Chile en Brasil" apresenta atrações de Dança, Teatro, Música, Cinema e Artes Plásticas em Fortaleza

O "Brasil em Chile – Chile en Brasil Festival", que propõe aos artistas e público do Chile e do Brasil, a troca de expressões em Dança, Teatro, Música, Cinema e Artes Plásticas chega em Fortaleza após passar pela capital chilena. Depois de apresentações com artistas cearenses e de outros estados brasileiros em Santiago, de 7 a 10 de julho, a capital do Ceará recebe diversas atrações do Chile, de 27 a 30 de Julho, em diversos locais de Fortaleza: Teatro José de Alencar, SESC SENAC Iracema, Teatro SESC Emiliano Queiroz, Vila das Artes (confira endereços e telefones dos locais no fim desta matéria).

Além dos espetáculos, as programações oferecem residências artísticas e oficinas que estimulam a interação entre artistas locais e convidados e resultam também na formação de plateia.

Com apoio financeiro da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura (D.R.I./MinC), do Banco do Nordeste do Brasil e do SESC Ceará, o projeto Brasil em Chile – Chile en Brasil Festival direciona a atenção para a arte contemporânea, produzida nos centros urbanos de Fortaleza e Santiago. Traz novos ares para a cena nacional e internacional, pois configura-se como uma possibilidade concreta de avanço na intenção de estabelecer parcerias colaborativas com países do Mercosul.

Nesse sentido, além de apresentarem seus trabalhos, os grupos artísticos participantes serão envolvidos em diversas atividades no contexto cultural local, como visitas a espaços culturais, debates e encontros com realizadores, inaugurando relações para potenciais desdobramentos.

Apostando na participação da juventude, o projeto Brasil em Chile – Chile en Brasil Festival estima alcançar aproximadamente 20.000 pessoas nas duas cidades, atraindo um público diversificado, sobretudo considerando que todas as ações, em ambos os países, serão gratuitas. Como frisa o idealizador do projeto Paulo Vitor Gomes Feitosa, diretor da Quitanda das Artes, “garantir acessibilidade a todos os tipos de público é favorecer à população a fruição cultural, a participação nos acontecimentos da cidade e ao mesmo gerar novas referências estéticas nos públicos mais variados”.

Artistas Brasileiros que estiveram no Chile:
Artes Plásticas: Milena Travassos (CE), com a exposição Sala de Jejum
Cinema: Alexandre Veras (CE), como curador da Mostra Brasil – Corpo Imagem
Dança: Cia. Dita (CE), com o espetáculo De-Vir
Música: Di Freitas (CE), com o recital musical Rabecas e Cabaças
Música: Grupo Feito em Casa (CE), com o show musical Tempo de Amor
Teatro: Cia. do Meu Tio (BA), com o espetáculo O Sapato do Meu Tio


Artistas Chilenos na programação:
Artes Plásticas: Brisa MP e Yto Aranda, com a instalação interativa Umbraltech
Cinema: Álvaro de la Barra, como curadora da Mostra Chile
Dança: Cía. de Papel, com o espetáculo Pies Pa’ Volar
Música: DJ Paula Wapsas, com Chile in up live
Teatro: Tryo Teatro Banda, com o espetáculo Pedro de Valdívia – La Gesta Inconclusa
Teatro: Oscar Zimmermann, com o espetáculo Viaje
Teatro: Cia. Teatro La Carcajada, com o espetáculo Chejoviando


PROGRAMAÇÃO GRATUITA

27 de julho - TERÇA-FEIRA


20h: cerimônia de abertura

20h30: abertura da instalação interativa
Umbraltech / Brisa MP & Yto Aranda (Santiago/Chile)
classificação etária: livre
local: Theatro José de Alencar - Jardins

21h: apresentação musical
Tempo do Amor / Grupo Feito em Casa (Ceará/Brasil)
90 min | classificação etária: livre
local: Theatro José de Alencar - Jardins

22h: festa live
Chile in up live / Dj Paula Wapsas (Santiago/Chile)
120 min | classificação etária: 18 anos
local: Theatro José de Alencar - Jardins


28 de julho - QUARTA-FEIRA


14h: interações criativas / artes visuais, com Brisa MP & Yto Aranda (Santiago/Chile)
local: Theatro José de Alencar - Foyer

18h: espetáculo de teatro
Chejoviando / Cia. Teatro La Carcajada (Santiago/Chile)
60 min | classificação etária: livre
local: Theatro José de Alencar

20h: espectáculo de teatro
Pedro de Valdívia - La Gesta Inconclusa / Tryo Teatro Banda (Santiago/Chile)
75 min | classificação etária: 12 anos
local: Teatro SESC SENAC Iracema


29 de julho - QUINTA-FEIRA

14h: interações criativas / teatro, com Tryo Teatro Banda (Santiago/Chile)
local: Theatro José de Alencar - Foyer

19h: interações criativas / cinema, com Álvaro de La Barra (Santiago/Chile)
local: Vila das Artes

21h: espetáculo de dança
Pies Pa' Volar / Cía. De Papel (Santiago/Chile)
50 min | classificação etária: livre
local: Theatro José de Alencar


30 de julho - SEXTA-FEIRA

14h: interações criativas / dança, com Cía. de Papel (Santiago/Chile)
local: Theatro José de Alencar - Foyer

14h: interações criativas / teatro, com Oscar Zimmermann (Valparaíso/Chile)
local: Theatro José de Alencar - Sala Nadir Papi Sabóia

19h: mostra de cinema
Mostra Chile - Curadoria: Álvaro de La Barra (Santiago/Chile)
90 min | classificação etária: livre
local: Subvercine, Cine Cururu e Cine Paramotoquinha

20h: espectáculo de teatro
Viaje (foto acima) / Oscar Zimmermann (Valparaíso/Chile)
50 min | classificação etária: livre
local: Teatro SESC Emiliano Queiroz

Informações dos locais de apresentação:

Theatro José de Alencar: Praça José de Alencar, s/n
tel: (85) 3101-2567 / 3101-2566
Teatro SESC SENAC Iracema: Rua Boris, 90 C - Praia de Iracema (próximo ao Dragão do Mar)
tel: (85)3452-1242
Teatro SESC Emiliano Queiroz: AV. Duque de Caxias, 1701 - Centro
tel: (85)3452-9000
Vila das Artes: Rua 24 de Maio, 1221 - Centro
tel: (85)3252-1444 | Cineclubes - Mostra Chile: informações: brasilchile.com
informações/produção 55 (85)3235-4063







TEATRO

Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece reúne 40 grupos

Fortaleza vê entrar em cena, de 21 a 31 de julho, o VII FECTA - Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece. Este ano, o FECTA apresenta 52 esquetes com mais de 40 grupos de teatro, mais uma extensa programação para o público. O tema do regionalismo ganha espaço no evento, com a homenagem ao Grupo de Teatro Experimental de Cultura. Pela primeira vez, o Festival toma dimensão nacional, após seis anos de realização local com as melhores companhias teatrais cearenses. Além de ter sido laureado com um recurso federal de incentivo a eventos culturais - com o Prêmio Areté, da Secretaria da Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura (Minc) -, em 2010, companhias de teatro também de fora do Estado encenam seus espetáculos. Vai se apresentar na mostra competitiva o Grupo Consuarte, do Cabo de Santo Agostinho (PE), com o esquete “Os Seminaristas”; e na mostra paralela, com o esquete “Lição de Segurança”. O Grupo Labirinto, de São Paulo (SP), apresenta o esquete “Strangenos”, na mostra competitiva. Para compor o júri das mostras e ministrar a oficina de dramaturgia, o FECTA 2010 recebe também a dramaturga Jhaíra, que coordena o projeto de promoção da língua portuguesa "Com a palavra", com o apoio das universidades inglesas King´s College e Regent´s College. O Festival de Esquetes surgiu em 2004, como resposta a uma demanda local de artistas e de público. O objetivo é fomentar a produção teatral cearense. No decorrer de suas edições, foi conquistando o público cearense e expressividade no cenário artístico local.

Este ano, serão onze dias de programação, envolvendo um grande cortejo de abertura pelas ruas do Centro da Capital; encontro entre realizadores de festivais de esquetes e grupos de teatro, mostras competitiva e paralela, oficinas, além da tradicional festa de encerramento “Infectando”, que acontece no anexo do Theatro José de Alencar (TJA). A mostra competitiva do FECTA vai acontecer no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30, das 18 horas às 22 horas; no palco sob a passarela do Dragão do Mar, no dia 28, também das 18 horas às 22 horas. O Auditório do Dragão do Mar vai receber a Mostra Paralela do festival nos dias 26, 27, 28, 29 e 30, das 15 horas às 17h30min. O FECTA conta o patrocínio também da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do Fundo Estadual da Cultura (Fec); do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Fortes Informática.

Vitrine de talentos

A ideia inicial do FECTA é do diretor-geral do evento, o arte-educador Almeida Júnior. Juntamente com a atriz e arte-educadora Tarciana Castelo Branco, além de Wallace Rios (ator e iluminador), desenvolveu o projeto para a primeira edição do Festival em 2004, no Teatro Morro do Ouro. Já no ano seguinte, o evento contou com a participação de grupos do Interior do Estado.

A partir de 2006, os integrantes da CTA (Companhia de Teatro Acontece) passam a fazer parte da comissão organizadora, sob a coordenação de Almeida Júnior. Essa edição contou com uma mostra especial de humor. Em 2007, o FECTA inovou com uma mostra de esquetes de rua.
Em função da demanda, o cenário muda na quinta edição. O Teatro Morro do Ouro não comportava o evento. O palco do Teatro Sesc Emiliano Queiroz passou a receber as apresentações. A partir de 2009, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura torna-se parceiro e torna-se mais um local de realização do festival.








+ TEATRO

Deborah Secco volta ao palco

Atriz irá encenar no fim do mês a peça "Mais uma vez amor" no Teatro Celina Queiroz
, da Universidade de Fortaleza


Em julho, o Projeto Grandes Espetáculos traz ao palco do Teatro Celina Queiroz Deborah Secco e Erom Cordeiro, em Mais Uma Vez Amor. A peça fala de relacionamento e põe os padrões tradicionais do casamento em discussão, apresentando os personagens Lia e Rodrigo em um relacionamento nada convencional.

Para quem acredita em destino, que lá fora existe uma alma gêmea esperando para ser encontrada, Mais Uma Vez Amor traz a surpresa de sugerir que esta pessoa tão especial pode não ser a ideal para casar e ter oito filhos, ou para passar eternos dias de sol no Caribe, como você sempre sonhou.

Lia e Rodrigo estão próximos há muitos anos, mas são casados com outras pessoas. O espetáculo trata dos encontros e desencontros deles, seus sonhos e desastres ao longo de toda a vida. Em uma viagem através do tempo, a peça mostra este caso de amor fora dos padrões.

Serviço
Mais Uma Vez Amor
Dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto
Sessões: sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: 3477 3033 / 3311





O nome do festival é...Tangolomango


Banda Legatto 7, de Bogotá (Colômbia) e El Circo Del Mundo, do Chile: algumas das atrações que estarão no Tangolomango - Festival Latino Americano da Diversidade Cultural

No período de 5 a 7 de agosto, de quinta a sábado, acontecerá em Fortaleza, no SESC Iracema e no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Tangolomango - Festival Latino-Americano da Diversidade Cultural, que reunirá grupos de várias partes do Brasil e da América Latina para um grande intercâmbio cultural!

O objetivo principal é celebrar a diversidade cultural inserida na liberdade de expressão e na oportunidade do encontro. Nesse movimento circular que pode ser representado numa grande ciranda, o Tangolomango vem para sua 3ª edição em Fortaleza acreditando na troca de saberes para fomentar uma visão de mundo mais colaborativa, através da música, do circo e da dança.

Este ano, o Tangolomango homenageia dois Mestres da Cultura cearenses: Mestre Zé Pio e Mestre Raimundo Aniceto, do Crato, consolidando sua missão de não apenas prestigiar valores da cultura regional mas, sobretudo, de permitir o diálogo entre diversas expressões contemporâneas ou populares do fazer artístico. O projeto tem a parceria do Sesc e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Inspirado num fazer coletivo e integrado, grupos de várias partes do País se interpõem durante três dias de trabalho e intercâmbio de experiências, efetivando-se no dia 7 de agosto numa apresentação única e imperdível no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A apresentação é gratuita e marca, mais uma vez, um encontro singular entre o público de Fortaleza e o projeto. Na última edição, em 2008, mais de duas mil pessoas acompanharam as apresentações dos grupos.

Além disso, o festival seleciona e traz para Fortaleza, pela primeira vez, os grupos latino americanos Legatto 7, de Bogotá/Colômbia e El Circo Del Mundo, do Chile. O primeiro, uma banda vocal à capella, pioneira na Colômbia, que há 13 anos vem construindo uma das mais ambiciosas propostas musicais deste gênero em seu país, e o segundo, criado por iniciativa do Cirque du Soleil em 1995, e cujo objetivo principal é, através das artes circenses, ajudar crianças e jovens com problemas sociais.

Na programação nacional, o público vai poder conhecer as performances dos grupos Companhia Urbana de Dança/RJ e Nova Saga/BA, grupos contemporâneos, que trabalham com dança e música urbana. E fechando a programação, o cearense Di Freitas, de Juazeiro do Norte/CE, que busca dar uma identidade a sua música e reproduzir e criar sons que liguem suas vivências, como músico e ouvinte, à sonoridade do Cariri.

Convidado pelo Programa Petrobras Cultural pelo sétimo ano consecutivo, o projeto, que nasceu em 2002, tem como principal objetivo promover o intercâmbio através da DIVERSIDADE CULTURAL e da troca de experiências entre grupos de diferentes procedências e com diferentes formas de fazer arte, de pensar e de ver a vida.



Breve histórico do projeto

Tangolomango - um projeto em constante evolução

O Tangolomango começou em 2002 como um encontro das ações culturais de comunidades, com a proposta de reunir, articular, difundir e proporcionar a troca de experiências entre grupos de comunidades que, em sua maioria, não tinham contato entre si, eram desconhecidos pelo grande público e não conseguiam espaço na grande mídia.
Desde então o Tangolomango reúne a produção cultural de grupos locais, incentivando a divulgação e a troca de experiências de projetos que promovem a democratização da cultura e da comunicação, de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.
O evento reuniu, em sua primeira edição, a produção cultural de grupos das comunidades cariocas com a proposta de debater as possibilidades de sustentabilidade de suas ações. No ano seguinte, abriu espaços para projetos que promoviam a democratização da comunicação, uma das grandes dificuldades dos grupos que atuam na área cultural, conforme foi apontado no debate da primeira edição.

Em sua terceira edição, em 2004, o Tangolomango apresentou o Território Livre - um panorama dos novos canais de comunicação presentes nas comunidades e dos projetos locais que estavam interagindo com os movimentos culturais contemporâneos.

O intercâmbio cultural e o uso das novas tecnologias foram os focos principais da edição do Tangolomango em 2005. Nessa edição, o festival recebeu, pela primeira vez, grupos de outros estados do país, que se apresentaram juntos com grupos cariocas, criando uma grande sinergia, e desembarcou com uma mostra de filmes e vídeos brasileiros de comunidades na cidade de Amiens, como parte da programação do Ano do Brasil na França.

As edições de 2006, 2007 e 2008 promoveram ações concretas de produção compartilhada que resultaram na realização de um curta-metragem e de um único show produzido a partir da edição dos trabalhos de vários grupos. O que só foi possível, graças ao espírito de colaboração e generosidade dos grupos participantes.

Desde 2007, o Tangolomango - Festival da Diversidade Cultural vem ampliando a sua ciranda, levando o colorido sonoro da periferia para Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, onde grupos populares apresentaram seus trabalhos, integrando suas diferenças, fazendo intercâmbio de saberes e interligando periferias, fossem elas econômicas, sociais ou geográficas. Mais de 300 grupos locais e cerca de quatro mil participantes integraram este movimento de liberdade da expressão cultural.

Serviço:
Tangolomango - Festival Latino Americano da Diversidade Cultural
De 5 a 7 de agosto de 2010 –

Dias 5 e 6 de agosto – Intercâmbio – 9h30min às 17hs e 9h30min às 18hs
Local: SESC Iracema
Atividade restrita aos grupos participantes
Dia 7 de agosto – Apresentação Final, 20hs. Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Aberto ao público








IX Feira da Música de Fortaleza acontecerá em Agosto

Atrações confirmadas: Autoramas (foto ao lado, RJ), Ecos Falsos (SP), Baiana System (BA), Ex-Exus (PE), Orquestra de Trombones do Ceará, Cabruêra (PB), Mini Box Lunar (AP), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Diego de Moraes & O Sindicato (GO) e Wado (AL)

Pela primeira vez, a Feira da Música de Fortaleza concentra toda a programação do evento no Centro Dragão do Mar e entorno. Shows, palestras, oficinas, rodada de negócios, exposição de estandes, dentre outras atividades desta IX edição serão distribuídas pelos espaços do centro cultural. A Feira ocorre de 18 a 21 de agosto

A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) acontecerá de 18 a 21 de agosto com toda a programação distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, palestras, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema.
> Banda Ecos Falsos (SP)

Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro - divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estréia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema. Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.

> Banda Cabruêra, da Paraíba
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição que culminou na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música. Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.

A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura.

Histórico - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.

Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br






Muitos shows em Fortaleza

Após as férias de julho, a capital cearense receberá grandes atrações musicais

>Bandas internacionais: The Cranberries e Black Eyed Peas fa
rão apresentações na Terra do Sol

Já passou o tempo em que o grande momento para curtir shows na capital cearense era nas férias, e o Fortal era o ponto alto das atrações... Assim como o axé deixou de ser a paixão nacional, a micareta de Fortaleza ainda é um dos grandes eventos da cidade, mas não carrega mais seu brilho dos áureos tempos, talvez por sua fórmula desgastada ou pela repetição contínua das atrações.

O Fortal 2010 apresentou os artistas de sempre (tirando algumas exceções): Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Banda Eva, Jammil, Netinho, Timbalada, Ricardo Chaves, Chica Fé, Tomate, Ssaba e Banda 5%, além da banda Aviões do Forró e, para os amantes da música eletrônica, o DJ Ian Carey e a dupla Amo & Navas. Estas foram as principais atrações na Cidade Fortal, mas o público teve a oportunidade ainda de curtir bandas locais e outros DJs da Tenda Eletrônica. Mas a terra de José de Alencar não vive só de Fortal, e com o decorrer de anos de desenvolvimento, surgimento de novos centros culturais, casas de shows e boates, Fortaleza ganhou uma enorme diversidade de eventos e grandes festivais que reúnem atrações nacionais e internacionais imperdíveis.

O DIVIRTA-CE adianta alguns dos próximos musicais confirmados que acontecerão depois dessas férias de julho, e poderão agradar todos os tipos de público.
O Fortal 2010 não será, como em todos os anos, no último fim de semana de julho, e na sexta, dia 30, a casa noturna Forró no Sítio recebe uma das duplas revelação do chamado “sertanejo universitário”: Jorge e Matheus. No dia 13 de agosto haverá apresentação de Ney Matogrosso em seu novo show “Beijo Bandido”, no Siará Hall. No mesmo dia, os amantes do reggae tem encontro marcado na barraca Biruta, na Praia do Futuro, com show das bandas Ponto de Equilíbrio e Planta & Raíz.

Como não estará no Fortal, Claudia Leitte, uma das cantoras que mais faz show em Fortaleza, já tratou de marcar para o dia 21 de agosto, no Siará Hall, mais uma apresentação. No fim de semana seguinte, dia 28 de agosto, será a vez da nova geração do pagode, com a banda Inimigos da HP, em local ainda não divulgado. Também no dia 28/8, Rita Lee, a titia do rock, chega a capital cearense para mostrar o show “Etc” no Siará Hall. No mesmo local, e já pulando para o dia 24 de setembro, será a noite do samba, com Jeito Moleque, Revelação e Raghatoni. Dia 25/09 será a vez do evento “Evanave”, com a banda Eva, em local ainda a ser definido.
Será em outubro os shows mais esperados do ano. Nos dias 15 e 16 acontece o Ceará Music 2010, no Marina Park, e uma das atrações, já confirmada pela produtora D&E Entretenimento, é a internacional Black Eyed Peas, no primeiro dia do festival de pop rock mais famoso do estado. Apesar da grande novidade, nota-se a diminuição do evento que já chegou a ter quatro dias, e assim como o Fortal, insiste em repetir todos os anos sempre as mesmas atrações.
Will.I.Am desmentiu as especulações que Fergie estaria pensando em abandonar o Black Eyed Peas, afirmando que os boatos são baseados em mentiras. O líder do quarteto escreveu no twitter: "Não acredite em fofocas sobre a saída da Fergie. Nunca vamos nos separar. Tudo isso é mentira". Eles lançaram, no ano passado, o álbum com o título "The E.N.D", que na verdade não significa "o fim", mas uma sigla para "energia nunca morre" e que conta com grandes hits como "Boom Boom Pow" e "I Gotta Feeling". Na dúvida entre o fim ou não da banda, é bom garantir o seu ingresso e não perder a oportunidade de ver Black Eyed Peas aqui na Terra do Sol.

No fim de semana seguinte, dia 23 de outubro, mais uma atração internacional imperdível estará em Fortaleza: The Cranberries, banda de rock alternativo irlandesa que ganhou notoriedade durante a década de 1990. A banda encerrou suas atividades temporariamente em 2003, e anunciou recentemente o retorno aos palcos. A D&E Entretenimento já começou a venda dos ingressos para o show do Cranberries, que acontece no Siará Hall. Os preços de 1° lote são estes: R$ 50 (pista), R$ 90 (pista premium e camarote inferior) e R$ 110 (camarote superior) e podem ser adquiridos na bilheteria da casa noturna.
No começo de novembro, dias 6 e 7, o Festival Ponto CE deverá confirmar também outras grandes apresentações musicais – isso sem falar nos shows promovidos pela Prefeitura e Governo do Estado durante as férias de Dezembro.





PELO INTERIOR

Viçosa do Ceará, do erudito ao popular

Começa nesse sábado o VII Festival Música na Ibiapaba

Aboios e toadas com a rainha dos vaqueiros encourada, Dina Martins, acompanhada por um trio regional de sanfona, zabumba e triângulo, além da participação de cinco
vaqueiros, vão abrem a programação artística do VII Festival Música na Ibiapaba neste sábado, dia 24 de julho, em Viçosa do Ceará.

A abertura será às 20h30 no palco
da Praça da Matriz, que diariamente receberá orquestras e bandas das cidades do Maciço da Ibiapaba.
O VII Festival acontece até o dia 31 de julho, com mais de 70 oficinas pela manhã e à tarde, para mais de 1.000 estudantes de música inscritos, ministradas por renomados professores do Ceará e convidados de outros estados. No final da tarde começa a programação artística, tendo como palcos a Igreja Matriz, o Coreto e o palco da Praça da Matriz, uma Tenda de Circo que será armada na Praça General Tibúrcio, que recebe o Cine Clube com a Mostra Música no Cinema e o Polo Turístico da Igreja do Céu, uma das mais belas paisagens serranas do Ceará.

No domingo, 23, também na praça da Matriz, haverá uma concerto, “Piano Popular Brasileiro”, pianista Ricardo Bacelar (ex- integrante da banda Hanoi Hanoi). Do programa consta repertório de música popular brasileira, com obras de Tom Jobim, Caetano, Ivan Lins e outros, passeando pela bossa nova, valsas, baladas e sambas arranjados para conjunto de piano e violino. Traz a participação do experiente violinista
Marcus Vinícius Cardoso, recém chegado de período de três anos de estudo nos Estados Unidos.

No Polo Turístico Da Igreja do Céu, na Ibiapaba, também no domingo, Cainã Cavalcante e banda lançam “Samburá”, segundo do multiinstrumentista cearense de 19 anos. Com produção de Raimundo Fagner, o novo álbum traz músicas de Lauro Maia (Trem de Ferro) Aroldo Araújo, Manassés, Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino e João Lyra.

Clique aqui e confira programação completa do festival Música na Ibiapaba, na seção PELO INTERIOR








CINEMA

"O Golpista do Ano" é história real de amor gay

Baseado em fatos reais, filme com Jim Carrey e Rodrigo Santoro estreia no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi com cenas quase explícitas

Jim Carrey cobrou o valor mínimo da tabela do sindicato dos atores para fazer “O Golpista do Ano”, e garantir que a produção tivesse dinheiro para ser concluída. O filme que finalmente estreia desta semana no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, mas foi produzido há anos, teve enormes dificuldades para encontrar um distribuidor nos Estados Unidos e no Brasil, talvez por puro preconceito e pela ousadia da película.
Uma história de amor gay, com cenas quase explícitas, protagonizada por grandes astros. Uma obra que ousa em constantes mudanças de gênero (comédia, drama, romance, filme de prisão) e nas intermináveis reviravoltas na trama. Na verdade, é inacreditável que “O Golpista do Ano” é baseado em uma história real. O filme é a biografia de Steven Russell (Carrey), garoto adotado que se torna um homem religioso, um marido e pai dedicado, um policial de respeito. Até que um dia ele quase perde a vida em um acidente de carro e decide sair do armário e mudar de vida.



Logo ele descobre que ser gay pode custar caro – literalmente. Ele torra todo seu dinheiro para bancar uma vida glamorosa para si e para seu namorado (Rodrigo Santoro, com um papel mais consistente e uma atuação mais convincente do que em outras experiências internacionais).
Para manter o luxo, Russell vai para o outro lado da lei: vira um golpista. Mas ele logo é descoberto e preso. Na cadeia, se apaixona pelo delicado Phillip Morris (Ewan McGregor). Com mais outros golpes, ele consegue sair da prisão e, algum tempo depois, tirar também o namorado. Em vários momentos, “O Golpista do Ano” correrá o risco de ofender tanto pessoas politicamente corretas quanto homofóbicas.

Clique aqui e confira horários e salas de exibição








AGENDA CULTURAL


Sol Maior no Passeio Público

O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira o ensaio fotográfico “Fortaleza Noturna”, de Henrique Torres. no próximo sábado (31), a partir das 12h30, o guitarrista Jean Sartre e a banda Aguardente Blues, que surgiu em 2008Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).


Chorinho no Mercado
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha. O show do dia 30 é com Macaúba e Regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.


Cinema nas Ruas
O Cineclube Cine Brincadeiras é um coletivo formado pelo curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Em julho faz exibições nas ruas de Fortaleza e promove brincadeiras e atividades culturais para o público presente. Atualmente o curso da Vila das Artes está em sua sétima edição. No dia 30, a exibição é na Praça da Igreja Matriz - Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva, Canindezinho. Informações: 8845-9936


Projeto Ensaio Aberto
Todos os domingos, às 15h30, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança. Neste domingo, ensaio é do grupo de afoxé Oxum Odolá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.


Noivas do Ceará
Acontecerá nos dias 03 e 04 de agosto 2010, das 16h às 23h, no Centro de negócios do SEBRAE, na Av. Monsenhor Tabosa, o V Noivas do Ceará , quinta edição da bem sucedida feira de negócios de casamentos e eventos. É uma grande seleção de expositores dos mais variados segmentos : buffet, cerimonial, decoração, estilismo, iluminação, estrutura, fotógrafos, loja de presentes, hotéis, bolos, biscuits, hotéis, chocolates, enfim, diversas opções de conceituados fornecedores. Na programação diária, também acontecerão shows musicais, desfiles e apresentações. O evento é aberto a público e a todos os interessados. Ingresso: R$ 5.


Quinta Cultural

O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe nesta semana, às 19h, uma apresentação de dança do grupo N ∞ com o espetáculo “Roda de Dança que Dança que Roda”, com Mônica Maciel e Eliana Madeira. As artistas trabalham o sentido da Dança Coral, com movimentos possíveis de serem feitos por um e por todos dançando juntos. Em seguida, a partir das 20h, o bailarino Carlos Antônio dos Santos apresenta uma coreografia solo.


Encontro de dança
Artistas e coletivos de diferentes linguagens têm até sexta, 30 de julho para inscrever propostas para o 2º Encontro Terceira Margem, uma ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par - 2010, que acontecerá de 14 a 31 de outubro em Fortaleza, Ceará, com o tema “Tomar Lugar – Corpo e Performance”. São quatro categorias com inscrições abertas: Ocupação temporária de espaços; Performances e intervenções urbanas; Imagens projetadas; e Mostra de vídeos. São aceitas propostas de ocupação artística de espaços disponíveis no Centro de Fortaleza, no quadrilátero formado pelas avenidas Dom Manuel, Duque de Caxias, Tristão Gonçalves e a rua Castro e Silva. As inscrições para as categorias “Ocupação Temporária de Espaços” e “Performances e Intervenções Urbanas” são abertas somente para quem mora no Ceará há pelo menos um ano, independente de nacionalidade, com idade mínima de 18 anos. O 2º Encontro Terceira Margem contará com espetáculos de companhias nacionais e internacionais, performances, mostra de vídeos, cursos, residências, seminário e intervenções urbanas. Informações: www.bienaldedanca.com e 85-3219.3803.









Férias em agosto?

Mesmo com todos os méritos de alavancar a cultura e o turismo de nossa cidade, a Prefeitura de Fortaleza parece estar abusando do bom senso e apoiando projetos culturais feitos “a toque de caixa”, com o intuito de “patrocinar” produtoras de eventos parceiras - lançar um projeto de férias, quase no fim de julho, se estendendo até agosto, não tem muito sentido... Mesmo assim, nossa obrigação é divulgar: desde domingo passado uma série de shows na quadra de esportes da Beira-Mar (próximo à Praça dos Estressados) fazem parte do projeto “Férias em Fortaleza“. A programação vai até 15 de agosto, sempre aos domingos, às 19 horas. Atrações musicais como Neo Pi Neo, Chico Pessoa, Diassis Martins, Adelson Viana e Os Januários vão mostrar o melhor do forró aos visitantes que passarão as férias na cidade. O projeto contará também com quatro casais de dançarinos, que vão ensinar o ritmo aos turistas. A programação terá ainda apresentações das quadrilhas Arraiá do Gipão, Paixão Nordestina, Raízes do Meu Ceará, Tongil e Estação Junina, além de uma dupla de repentistas.

Confira programação completa das Férias de Agosto da Prefeitura:

> Dia 25/07
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Paixão Nordestina
20h às 22h – Show com Neopineo

> Dia 01/08
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Raízes do Meu Ceará
20h às 22h – Show com Chico Pessoa

> Dia 08/08
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Tongil
20h às 22h – Show com Diassis Martins

> Dia 15/08
19h às 20h – Apresentação da Quadrilha Estação Junina
20h às 22h – Show com Adelson Viana

Serviço:
Fortaleza em Férias, a Capital da Alegria
Data: 18/07 a 15/08 (aos domingos)
Local: Quadra de esportes da Av. Beira Mar, próximo à Praça dos Estressados. Horário: 19h às 22h







Centro Cultural BNB inaugura primeira exposição de jogos eletrônicos do Norte–Nordeste

Mostra inédita conta com acervo de mais de 400 itens relacionados ao mundo dos games no passado, presente e futuro

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro) abriu nesta terça-feira, dia 20, às 10 horas, a exposição 50 Anos de Jogos Eletrônicos, organizada pelo professor, ativista e pesquisador de jogos Daniel Gularte. A exposição, inédita no Norte-Nordeste, conta com um acervo de mais de 400 itens, entre acessórios, jogos e produtos curiosos relacionados aos jogos eletrônicos.

Por meio de uma linha do tempo, os participantes irão reviver os grandes momentos da história dos videogames. Assim, os mais jovens conhecerão um pouco mais sobre a cultura dos games e verão como eram os jogos eletrônicos na época dos seus pais. A exposição abriga ainda o Festival Bojogá, o Desafio Bojogá de Game Design, workshops, exibição de filmes e competições entre os participantes, utilizando-se de jogos de todas as épocas.

O Festival BOJOGÁ é destinado a capacitar e incentivar a troca de conhecimentos sobre os diversos aspectos dos jogos eletrônicos. Além disso, conta com torneios de videogame, campeonato de card games (Magic, Uno, Trunfo e Monopoly) e de filmes sobre a temática, como Tron, Jogos de Guerra, Silent Hill e O Último Guerreiro das Estrelas.

Festival e Desafio BOJOGÁ

Entre os dias 13 e 18 de julho, foi realizado o Desafio BOJOGÁ de Game Design, no qual os participantes montaram sua própria equipe de criação e fizeram um jogo de verdade. O Desafio era uma gincana em formato de oficina. A cada dia foram ministrados minicursos sobre um tema relacionado ao design de jogos, realizados com os participantes com um único objetivo: criar um jogo, com o tema a ser escolhido na hora.

As oficinas foram de Documentos de Design de Games (GDD) e regras (13/07), Publicidade (14/07), Criação de Personagens (15/07), Tecnologia (16/07) e Interfaces (17/07), com a entrega dos trabalhos realizada ontem (domingo, 18).

As equipes podiam ter até cinco participantes, sendo necessário ter conhecimentos sobre ambiente Windows, uso da Internet e de programas como Word e PowerPoint. Recomendava-se ainda que pelo menos um membro soubesse alguma linguagem de programação, além de algum membro com conhecimentos de ilustração.

Workshops

Os workshops, sobre os mais variados temas envolvendo jogos eletrônicos, são gratuitos e acontecerão durante todos os dias do evento. Tais atividades serão uma boa oportunidade para artistas, alunos e especialistas mostrarem seus trabalhos e técnicas para o público.

Não é necessário nenhum conhecimento específico sobre o assunto, embora seja fundamental conhecimento em ambiente Windows. As vagas são limitadas, com 10 para o espaço Evo, 20 para o espaço Retro e 12 para o espaço Bros. Jogos Multi plataforma, Modelagem e ani­ma­ção 3D e Programação de Jogos são algumas das temáticas.

Premiações

O melhor trabalho criado no Desafio participará da Conferência Bojogá de Jogos Eletrônicos e participará também como caso de sucesso no Talentos do Game Design, além de estar presente no livro da Conferência, a ser publicado pelo CCBNB.

As equipes que entregarem os projetos finais e não forem contemplados com o prêmio maior, terão presença garantida no salão de jogos da Conferência. Com o tema “Jogos Digitais: Conhecimentos e Oportunidades”, a Conferência será realizada na última semana do evento, de 27 a 31 de julho. Mais informação e a programação completa da exposição no site www.bojoga.com.br.

Serviço:
Exposição 50 Anos de Jogos Eletrônicos

Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – CE.
Visitação de 20 a 31 de julho de 2010. Entrada franca.
Terça a Sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 18h
Fone: (85) 3464.3108








SHOWS

Ceará In Rock traz primeiro vocalista do Iron Maiden e banda Hangar

Em sua terceira edição, o Festival acontecerá na barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, e irá gravar um DVD com bandas de rock do Ceará

> Paul Di'Anno hoje e na época que era vocalista do Iron Maiden (abaixo)

A InCartaz Filmes e Eventos realiza no dia 14 de agosto, na barraca Garota de Ipanema, na Praia do Futuro, a 3ª Edição do Festival CearaInRock. Para o concerto de 2010, a produção traz uma atração internacional de peso: Paul Di’Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, banda inglesa que foi uma das principais do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e que, 30 anos depois segue na estrada como um dos maiores ícones do gênero e arrastando uma legião de fãs. A outra atração é a banda Hangar, grupo de progressivo/power metal, coordenada pelo renomado Aquiles Priester, ex-baterista da banda brasileira do mesmo gênero, Angra.

Os ingressos já estão à venda e a produção do evento está realizando a seleção das bandas do cenário do rock/metal cearenses que farão a abertura dos shows de Paul Di’Anno e Hangar. As inscrições das bandas ocorreram na primeira quinzena de julho e resultado da seleção será divulgado até o final do mês. A novidade para as bandas cearenses na edição deste ano do festival será a gravação do DVD Live@CearaInRock”.

O material será disponibilizado para a banda em licença CREATIVE COMMONS, ou seja, a banda poderá editar, disponibilizar e/ou copiar o material audiovisual. A renda obtida com a venda do DVD será toda revertida para ações de musicalização em comunidades carentes do Estado do Ceará, executadas pelo Instituto de Arte Contemporânea do Ceará (Orquestra Contemporânea do Ceará – UECE).


SERVIÇO:
Informações sobre a seleção das bandas e sobre o festival no site www.cearainrock.com/festival.
Contatos: producao@incartaz.com

Os ingressos já estão à venda:
Planet CDs – Galeria Pedro Jorge, 2. andar
Loja TUF – Shopping Benfica
Internet – www.incartaz.com

Valores do primeiro lote:
Estudante – R$ 30,00
Social – R$ 35,00 + 1 livro
Frontstage – R$ 60,00 – área frontstage com cerveja, água e refrigerante liberados durante todo o evento.

Festival CearáInRock
Dia 14 de agosto - Barraca Garota de Ipanema – Praia do Futuro – Av. Zezé Diogo, 4181, ao lado da barraca Biruta








TV DIVIRTA-CE

Veja vídeo sobre a teoria do Big Bang feita pelo artista italiano Blu, especializado em artes de ru
a

Muita tinta, meses de trabalho, criatividade e um novo olhar sobre a história da vida do ser humano na Terra. Tudo isso pelas mãos do artista italiano Blu, especializado em artes de rua, que resultou em uma das animações Stop Motion mais impressionantes que eu já vi: o Big Bang Big Boom.

Stop Motion é uma técnica de animação que consiste basicamente em tirar várias fotos de objetos em diferentes posições ou ambientes em determinados intervalos de tempo. Depois é só juntar as imagens capturadas para termos a impressão de movimento.

Agora veja o vídeo abaixo e tente imaginar o tamanho da mão-de-obra investida. Vale assistir até o final.



Por dentro do Stop Motion
Para ter uma ideia, esse vídeo tem uma média de oito imagens por segundo. Ou seja, na maior parte das cenas, oito imagens foram pintadas em paredes, calçadas e muros, sempre com um cuidado para que, ao juntá-las, os espectadores tivessem a impressão de uma única imagem em movimento.

Isso significa 480 pinturas diferentes para cada minuto de evolução ilustrada inteiramente com arte.

“Depois de meses de trabalho e centenas de baldes de tinta, a nova animação de pinturas de parede está pronta”, diz o artista em seu site oficial.

E o vídeo conseguiu resumir bem a história da evolução das espécies na Terra em imagens e até faz uma previsão realista para o fim. Será que ele acerta?
Esse vídeo levou dez meses para ser produzido.



.





DIVIRTA-CE ENTREVISTA

Desafios do Teatro José de Alencar

Diretora do TJA, Izabel Gurgel, faz um panorama no centenário deste símbolo da cultura cearense

O DIVIRTA-CE conversou com a diretora do Teatro José de Alencar, Izabel Gurgel, que desde 2007 comanda as evoluções deste centenário símbolo de nossa cultura. Antes de assumir a direção, Izabel cuidou durante muitos anos da comunicação do TJA, e ainda participou de produções e projetos. Envolvida nas comemorações dos cem anos, ela faz um panorama da historia do Teatro José de Alencar, sua experiência com um das instituições mais importantes do estado, e os desafios para o futuro.

DIVIRTA-CE - O Teatro José de Alencar está completando 100 anos sem comemorações luxuosas a altura da historia deste importante ponto de cultura nacional. Aliás, a programação atual do TJA é feita basicamente com atrações gratuitas. Como você analisa a situação artística e estrutural deste símbolo da cultura cearense na atualidade?
IZABEL GURGEL - O luxo do Teatro José de Alencar é chegar ao primeiro centenário com seus vários espaços cênicos ocupados com uma programação rica, gratuita, aberta a muitos públicos. Um espaço criado e mantido com o dinheiro público, portanto nosso, para fazer prosperar um luxo que merecemos no dia-a-dia: beleza, alegria, a produção artística dos quatro cantos do Ceará enchendo de graça os muitos mundos que o TJA abriga. Luxo é a possibilidade de encontro: artistas do Ceará com solistas e grupos do México, França, Paraguai, Peru (no Zona de Transição) e com os Estados Unidos (agora no Festival de Dança de Fortaleza, o Fendafor). Até na precariedade somos excessivos. Com palcos festivos, ocupamos o último dia 17 de junho, data dos 100 anos do TJA, o Teatro e a Praça e a Praça José de Alencar. Quase dois mil artistas celebraram com o público. Quando olhamos a trajetória dos 100 primeiros anos do TJA, pensamos na potência da instituição. Prefiro pensar que é possível fazer mais, usar mais, povoar e ocupar o TJA para além do que foi feito, do que foi pensado, do que cultuar uma memória de grandes momentos. No ano do centenário, pensamos que é um bom momento para dizer para a cidade que o TJA não é só um grande teatro para receber os solistas, grupos e espetáculos internacionais - como era o desejo que levou à construção do TJA em 1910. Somos também produtores de grandes solistas, grupos e espetáculos. O TJA não é mais só um grande teatro à italiana, ele é um complexo cultural com mais de 12 mil metros quadrados, um lugar de encontro, de trocas do Ceará com o mundo.


DIVIRTA-CE - Você antes de ser diretora do TJA, foi por muitos anos a assessora de imprensa. Como você encarou a diferença nas funções e o que você tirou de proveito na sua experiência como jornalista?
IZABEL GURGEL - Como tenho uma ligação muito forte, parte do meu aprendizado de público é feito no Teatro José de Alencar. Mas dizem respeito, sobretudo, só aos últimos 20 anos, ou seja, um quinto da vida da instituição. Ainda na escola, meu lugar favorito para viver era o TJA. Os deslocamentos são muito freqüentes na minha relação como o TJA: como repórter, como responsável pela assessoria de imprensa na gestão de Maninha Morais, cuidando da área de projetos/produção e, desde março de 2007, na direção do TJA. Sou jornalista, mas antes, sou público do TJA há mais de 20 anos. Parte do meu aprendizado de público, de ser público, de ser espectador e estar na platéia foi feito nesta casa. E é esta experiência que se reflete na nossa atuação, juntamente com Silêda Franklin com quem compartilho a direção. O Theatro José de Alencar é uma experiência máxima no que se refere ao aprendizado de conviver com o outro. Alguns de nós são artistas, alguns produtores, alguns técnicos, mas todos somos potencialmente público. É o que nos irmana.

DIVIRTA-CE - Quanto de verba o Teatro José de Alencar recebe da Secretaria de Cultura do estado por mês para manter seu funcionamento? Você acha essa verba justa e compatível?
IZABEL GURGEL - Nunca teremos uma verba compatível com a pulsante produção do Ceará. Quanto mais o Governo, as empresas, as prefeituras investirem dinheiro na cultura, mais a cultura se reinventa e cria novas necessidades. Hoje, o Governo do Estado responde pelo básico da casa (funcionários, água, luz, telefone etc.) e o governo Cid Gomes realizou no TJA uma série de obras de conservação, de aquisição de materiais, como as reformas da cisterna, coberta do palco, reforma integral do sistema de ar condicionado, aquisição de um jogo novo de cortinas e 120 cadeiras para o salão nobre, mobiliário para o café e jardim, equipamentos cênicos. Quero deixar registrado, como tenho feito em todas as entrevistas, que o governo Cid Gomes foi o que mais investimentos diretos fez no TJA, o governo que mais investiu com recursos próprios diretamente na instituição. Só entre serviços de reforma e manutenção, aquisições de materiais e equipamentos direcionados especificamente ao Teatro José de Alencar: foram mais de R$ 2,5 milhões.

DIVIRTA-CE - Quais as principais atrações que ainda acontecerão nessa festa do centenário?
IZABEL GURGEL - O Teatro José de Alencar abriu o Ano Cem com o I Zona de Transição - Encontro Internacional de Artes Cênicas. Em julho, vamos receber também o intercâmbio Brasil - Chile e, da França, o ator e diretor Maurice Durozier, com um curso de duas semanas para 60 alunos que já participaram de uma primeira formação com ele em 2008, e 30 vagas para novos alunos; da França, vem também em julho a atriz Nathalie Joly com o espetáculo "Je ne sais quoi" (na Domingueira no Theatro, dia 25), a partir de canções de Yvette Guilbert e sua correspondência com Freud. São atividades gratuitas, como toda a programação do centenário do TJA realizada pelo Governo do Estado - Secult. Teremos mais três encontros artísticos até dezembro: o II O Riso da Cena - Encontro Internacional de Artes Cênicas do TJA (outubro), a mostra Músicas de Todo Mundo (novembro) e o I Inéditos e Dispersos - Encontro de Linguagens Artísticas do TJA (dezembro), reunindo trabalhos de curta duração. As comemorações pelos 100 anos do Teatro José de Alencar, que iniciaram em junho de 2009 e prosseguem até dezembro de 2010, estão em pleno curso e ainda teremos várias gratas surpresas ao longo dos próximos meses.

DIVIRTA-CE - Muitas pessoas reclamam há anos o abandono da Praça José de Alencar. A situação do centro da cidade e da Praça atrapalham o funcionamento do TJA?
IZABEL GURGEL - Desde maio de 2008, quando listamos equipamentos e instituições culturais sediados no Centro para o projeto “Viva o Centro!”, nos demos conta que somos mais de 30 endereços artístico-culturais entre museus, teatros, bibliotecas, a maioria com serviços gratuitos. Temos uma série de pequenas ações junto a outros organismos do poder público, como o Minístério Público Federal e a Prefeitura de Fortaleza, sobretudo depois da chegada da advogada Luiza Perdigão à Secretaria do Centro. Não é possível pensar o TJA apartado da Praça José de Alencar. Não é possível 'perder' nossos espaços públicos, como as calçadas e praças, por exemplo, dada a ocupação irregular dessas áreas. A programação do centenário sinaliza um TJA expandido: um TJA que se integra à Praça José de Alencar, um TJA que vai continuar reivindicando melhorias para o próprio TJA e intervenções na Praça, no Centro, na cidade. Uma outra experiência de Centro é possível. Sabemos disso e trabalhamos para realizá-la. Como quando recebemos a companhia francesa La Belle Zanka no Zona de Transição, trabalhando com artistas de Fortaleza, para encher de beleza um lugar hoje tão feio como é a Praça José de Alencar, o entorno do TJA. Mas sabemos que pode ser de outro modo.

DIVIRTA-CE - No próximo mês será inaugurado o teatro do shopping Via Sul. Você teme que os espectadores fujam para teatros em shoppings e centros comerciais, assim como aconteceu com os cinemas, em busca de segurança e conforto?
IZABEL GURGEL - Quanto mais, melhor. Quantidade não serve como medida mas no caso de dotar a cidade de novos espaços cênicos é uma medida exemplar, necessária. O TJA é uma referência afetiva para a cidade e está cada vez mais povoado e vivo. O público do TJA não cessa de variar, assim como seus usos e ocupações. A Prefeitura de Fortaleza - através da AMC e Cité Luz - nos apresentou em junho o projeto de iluminação permanente da fachada. Beleza sim, delicadeza sim com os mundos da rua, mas também uma contribuição para a área nos dando, com a iluminação, sensação de segurança, de que é possível, de fato, viver de um outro modo nesta cidade que abriga tantas experiências de cidade, todas elas tocadas pelo medo, como vivemos na maioria das cidades brasileiras. Nossas boas vindas, como moradora de Fortaleza, aos mais recentes: Centro Cultural do Bom Jardim, Cuca na Barra do Ceará, Via Sul. Por uma outra experiência de cidade.

DIVIRTA-CE - Nesses cem anos, para você, qual foi o auge do Teatro José de Alencar? Quais serão os próximos desafios do TJA nos próximos anos?
IZABEL GURGEL - Mais do que celebrar uma memória, queremos inventar novas memórias. O TJA não é mais só um grande teatro à italiana, ele é um lugar de encontro, de trocas. Em referência às atrações, todas as peças, musicais, números circenses, como as diversas expressões em cenas e mostras artísticas são uma celebração da vida. Não podemos distinguí-las em tamanhos ou grandezas. Como diz Hilda Hilst, sentir é o que pode vibrar este caos que é o homem, que somos nós. Sem medidas, uma vez que Dioniso, deus do teatro, é também o deus da desmedida. Quanto aos desafios, sempre existirão. São eles também que nos movem, que nos provocam, que interpelam a cidade. Auge mesmo para mim é uma coisa simples como o auxílio luxuoso do pandeiro: ver o Teatro José de Alencar intensificando sua relação com os públicos, pensá-lo para além do que já foi feito. "Bonito por natureza" em sua exuberância arquitetônica, o TJA fica mais lindo quando cheio, usado, povoado. Sim, que o inesperado nos faça, sempre, surpresas.







MODA


Alta costura punk


Estilista cearense Gil lançou sua marca no Salão das Ilusões

>Clique aqui e veja fotos do coquetel de lançamento


“A subversão pode ser elegante”, explica sua primeira coleção exclusiva o estilista cearense Gil Braga, 34, figura carimbada do mundo fashion e da noite de Fortaleza. Após fazer figurinos de espetáculos de teatro, dança contemporânea, cinema e trabalhar com nomes importantes da moda como Simone Jucá, Ruth Aragão e Lino Vilaventura, ele se prepara para lançou sua marca própria na sexta, 16/07, no Salão das Ilusões, na Rua Coronel Ferraz, 80, Centro – um local que agrega boutique, café, sebo literário e que conta com uma programação cultural. As peças de Gil exprimem o requinte de sua personalidade autêntica, e estarão acessíveis para mulheres e homens ousados que dão valor ao bom gosto. Confira entrevista com o estilista em que ele conta um pouco sobre sua trajetória e sobre os bastidores da moda.

DIVIRTA-CE – Como surgiu a moda em sua vida, com quantos anos? Ou a moda se interessou por você?
GIL BRAGA – Sou filho de costureira, então cresci no pé da máquina, costurando. Desde pequeno inventava roupas para eu vestir, sempre gostei de me fantasiar, fez parte do meu universo infantil. Quando me tornei adolescente, não tinha muita grana para comprar roupa, sempre criava umas peças, comprava uns tecidos com minha mãe, com 14, 15 anos. Morei em São Paulo dois anos e quando voltei eu era um clubber 100%, e fazia umas camisetas para vender para os meus amigos. Eu vivia nas boates, levava as camisetas na mochila e vendia. Com 23 anos comecei a trabalhar com a estilista Ruth Aragão. Fiz os figurinos para o Karim Ainouz, junto com a Ruth, de um curta metragem chamado “Rifa-me”, que deu origem ao filme “O Céu de Suely”. Foi o primeiro figurino que fiz, depois de fazer cursos de cinema no Instituto Dragão do Mar de Cultura. Nunca fiz curso de estilismo, sempre fui autodidata. Os dez anos trabalhando com a Ruth me passou uma experiência grande, uma segurança, estive perto de outros estilistas, como a Simone Jucá, que trabalhava com noivas.

DIVIRTA-CE – Você trabalhou também com o estilista Lino Vilaventura. Me conte também sua experiência com figurinos além do cinema.
GIL BRAGA -
Fui convidado a fazer o backstage dos desfiles do Lino Vilaventura na São Paulo Fashion Week - fiz cerca de oito edições do evento. Semestralmente ia para a capital paulista, fazia direção do camarim e produção de moda e passei alguns meses trabalhando na oficina do Lino, mas eu não desenvolvia criação lá - e acho que foi por causa da criação que eu resolvi fazer moda, isso sempre foi o meu forte. A roupa tem um poder tranformador, ela mexe com a auto-estima de uma forma intensa. Uma roupa é uma idéia: uma perspectiva, um olhar da pessoa sobre o universo que ela vive. Também fiz muitos figurinos para dança contemporânea, com a Cia Vatá da Valéria Pinheiro, com a Andrea Bardawill. Recentemente fiz um trabalho para o Grupo Mimo, que faz um teatro mais físico, com mímica, butô, circo, e para uma peça de teatro com produção do Mário Alves, uma comédia inteligente sobre moda. A peça se chama “Catálogo” e falava sobre um estilista que tinha crise criativa – eram quatro homens vestidos de mulher, 25 looks. É um trabalho compulsivo, você nervura, costura, borda. Depois de dez anos resolvi criar algo que novo, com a minha cara.

DIVIRTA-CE – Como é o seu processo de criação? Você desenha tudo que faz ou descobre o modelo na própria execução da roupa?
GIL BRAGA – Sempre começo com uma idéia sobre um determinado assunto, mas acabo tendo a necessidade de croquizar. também aprendi a desenhar na prática. Mas o desenho, por mais perfeito, não consegue tridimensionalizar o que você pensa, então muitas vezes o croqui, o desenho da roupa, vem depois, com várias transformações, o tecido vai sendo trabalhado, texturizado.

DIVIRTA-CE – Você acha que a moda é uma arte? Quais suas maiores influências no mundo fashion?
GIL BRAGA – Acho essa discussão complexa. A moda tem um fazer, um valor artístico sim, mas ela não pode ser definida como arte – roupa não é uma obra de arte, é uma necessidade. Como criador, tudo acaba se tornando uma influência para você. Adoro artistas como Salvador Dalí, Picasso, Merdanchik, eles são bem próximos da estética que acho interessante, essa colagem de informações, esse excesso sem se tornar excessivo. Tem também estilistas maravilhosos como Chanel, Galliano, Lagerfeld, Viviane Westwood, e o próprio Lino Vilaventura, que me influenciam, direta ou indiretamente.

DIVIRTA-CE – Como você analisa o cenário atual da moda cearense?
GIL BRAGA – A moda brasileira criou uma identidade no mundo. Fomos obrigados a ter um calendário anual, e foi necessário os estilistas terem uma maior disciplina, para criar mais com o olhar brasileiro. A principal diferença que eu percebo é que existe hoje em dia esse DNA do Brasil de uma forma mais contemporânea e universal. Acho que a cena cearense está acompanhando esse crescimento da moda brasileira, principalmente com o Dragão Fashion, que é uma referência em organização. Quando comecei, Fortaleza não tinha tantos cursos de estilismo e moda, só o da Universidade Federal. Acho que está na moda fazer curso de moda, vivemos no mundo da imagem. A imagem é mais importante que o significado dela. Nada mais natural que o surgimento de novas faculdades de design, moda, webdesign, jogos eletrônicos. O mundo está pedindo isso. Só que as faculdades de estilismo e moda não formam criadores -elas dão subsídios técnicos para você trabalhar com a moda – aí surgem produtores, empresários do ramo da moda, criadores, colunistas, professores. Cada pessoa vai desenvolver a sua historia e acho esse desenvolvimento super válido. A faculdade não é o único caminho, mas é um caminho.

DIVIRTA-CE – Depois de anos de prática você está lançando a Gil Para Eles e Casais. Como será o lançamento e qual será o conceito dessa nova marca?
GIL BRAGA – A Lia Damasceno, uma das sócias do local onde estarão à venda minhas peças, definiu bem esse meu novo trabalho como uma alta costura punk. Eu gostei muito dessa definição. Quando você chega perto das roupas que criei você vê uma certa bizarrice, uma desconstrução da forma, uma roupa muito delicada, com acabamento, com uma concepção estética para agradar os olhares mais sofisticados. Gil Para Eles e Casais terá vestidos para noite, para festas, e uma série especial de camisetas masculinas.

DIVIRTA-CE – Como é o seu processo de criação? Você desenha tudo que faz ou descobre o modelo na própria execução da roupa?
GIL BRAGA – Sempre começo com uma idéia sobre um determinado assunto, mas acabo tendo a necessidade de croquizar, também aprendi a desenhar na prática. Mas o desenho, por mais perfeito, não consegue tridimensionalizar o que você pensa, então muitas vezes o croqui, o desenho da roupa, vem depois, com várias transformações, o tecido vai sendo trabalhado, texturizado. Todos os vestidos são exclusivos e utilizo a minha cor predileta, o preto, com texturas e tons diferentes – algumas peças refletem mais a luz, outras menos.

DIVIRTA-CE– Me fale um pouco do Salão das Ilusões, local onde acontecerá o lançamento e onde estarão à venda as suas peças.
GIL BRAGA – O Salão das Ilusões é um oásis cultural no Centro da cidade. É um maxi apartamento que parece um set de filmagem de um filme de arte, com vários ambientes: tem boutique, brechó, um sebo de livros e revistas, um acervo de figurinos para filmes de época e um café maravilhoso que serve um brownie que é uma delícia. O Salão das Ilusões é um grande coletivo, várias pessoas dão sua contribuição, e acaba que o local é essa miscelânea de coisas, com uma programação especial: na quinta acontece um jantar especial, no café, um cineclube, às terças, um sarau literário, com o jornalista Ricardo Lisboa, editor da revista Aldeota, nas quartas e um happy night, que começa às 20h e vai até meia noite, sempre com Djs convidados, na sextas. O lançamento desta sexta terá cocktail, DJs convidados e um pocket show de teatro com o grupo Engenharia Erótica., um trabalho de pesquisa do ator Silvero Pereira.









Quadrilhas de todo Nordeste participaram do XII Festejo Ceará Junino

A quadrilha campeã do Campeonato Estadual de Quadrilhas, Cheiro de Terra, de Horizonte, e a vice campeã, Arraiá do Patativa, de Assaré, disputam o VIII Campeonato Nordestino de Quadrilhas Juninas

A Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe um novo colorido sobre a monocromia da grama que lhe nomeia e transforma a calmaria verde em uma enorme festa popular. E quem dá o tom é a cultura tradicional nordestina. A décima segunda edição do Festejo Ceará Junino começou na quarta-feira, dia 07 e seguiu até domingo, dia 11 de julho, reunindo as quadrilhas de todo o Ceará e Nordeste.

Barracas de comidas típicas, forró e grupos folclóricos compõem o cenário. Nos dias 07, 08 e 09 de julho (quarta a sexta-feira), os vinte grupos juninos que ganharam as etapas regionais do VII Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas participaram, a partir das 18h, da grande final.

Anunciada na madrugada de sexta para sábado (10) a mais nova campeã do Festejo Ceará Junino: a quadrilha junina Cheiro de Terra, do município de Horizonte, levantou a arquibancada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e arrastou para o município o título de campeã cearense. Com criatividade, a quadrilha inovou ao fazer o tradicional pau de fita com redes coloridas e imagens de personagens doCeará.

A quadrilha campeã Cheiro de Terra se apresenta novamente no Dragão no encerramento do Nordestão, domingo (11), às 22h.

A vice campeã do Ceará foi a quadrilha Arraiá do Patativa (Assaré) também bastante aplaudida com seu tema inspirado na cultura vaqueira.

Com boi no meio do arraial, os brincantes do Assaré vieram trajados com muito couro e palha, estilizados no colorido do São João.
O terceiro lugar ficou para a quadrilha Arraiá da Esperança (Fortaleza).

As duas melhores quadrilhas juninas do Ceará seguem hoje para o próximo desafio do festejo realizado pela Secretaria da Cultura do Estado: o VIII Campeonato Nordestino de Quadrilhas Juninas, que aconteceu também no Dragão do Mar



O edital – O movimento de quadrilhas juninas no Ceará tem se profissionalizado também graças do permanente e crescente apoio que recebem do Governo do Estado por um edital específico, chamado Ceará Junino. Em sua décima segunda edição, o Ceará Junino investe R$ 900 mil do Fundo Estadual da Cultura para apoiar 20 festas regionais com um recurso de R$ 16.000,00 (cada evento) e 58 quadrilhas com recurso de R$ 10 mil. Confira as contempladas no site www.secult.ce.gov.br
Outras informações: (85) 3101- 6763.








Arraia da Esperança vence Grande Prêmio de Quadrilha do Vila São João

No primeiro final de semana, o Ginásio Paulo Sarasate transformou-se em uma grande Festa Junina com direito a igreja, casas, barbearia, bodega, barracas de comidas típicas, pescaria e tiro ao alvo, e recebeu um público de aproximadamente seis mil pessoas, para assistir as apresentações das doze quadrilhas que concorreram à Grande Final do Festival de Quadrilhas do Vila São João. O evento, que durante o mês de junho levou em torno de 250 mil visitantes aos tradicionais arraiás juninos montados nas praças dos bairros Conjunto Ceará, Parque Araxá, Panamericano e Messejana, contou com uma equipe de júri que escolheu três das melhores quadrilhas de cada bairro.

Estiveram concorrendo ao prêmio as quadrilhas: Filhos do Sertão, Ceará Junino e Arrasta Pé dos Caipiras (do Conjunto Ceará); Cheiro de Terra, Tongil e Cumpade Justino (do Parque Araxá); Raízes do meu Ceará, Estação Junina e Paixão Nordestina (do Panamericano); e Arraiá da Esperança Zé Testinha e Cearart (de Messejana).

Eleitas as melhores do Vila São João 2010, premiadas em R$ 10 mil, as quadrilhas juninas campeãs foram: Arraiá da Esperança (1º lugar); Ceará Junino (2º lugar) e Paixão Nordestina (3º lugar). O Vila São João foi uma realização da D&E Entretenimento e do Instituto Albaniza Sarasate, em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará.








HOLLYWOOD

Desconhecido é escolhido para viver Homem-Aranha em novo filme

O ator Andrew Garfield, 26, foi escolhido para viver o super-herói Homem-Aranha no novo filme da franquia, informa a "Variety".

A intenção do estúdio Sony Pictures é relançar a saga. O filme deverá mostrar o super-herói como um adolescente.

Diversos astros de Hollywood foram cotados para o papel, como Zac Efron, Robert Pattinson, Daniel Radcliffe e Jake Gyllenhaal.

Garfield, que nasceu nos Estados Unidos e foi criado na Inglaterra, vai substituir Tobey Maguire, 35, que fez o papel do herói nos três primeiros filmes. O ator ganhou o prêmio de melhor ator pela Academia de Cinema e Televisão britânica (Bafta) em 2008 pelo papel de Jack Burridge, em "Boy A". O filme não foi lançado comercialmente no Brasil, mas foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008. Outra produção em que o ator foi visto é "O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus", no qual interpretou o jovem Anton.

Ele também é um dos protagonistas de "The Social Network", filme que conta a história dos criadores da rede social Facebook. A produção será lançada em outubro nos Estados Unidos. O quarto filme da saga "Homem-Aranha" vai estrear nos cinemas dos Estados Unidos em julho de 2012 e estará disponível em tecnologia 3D. O roteiro será de James Vanderbilt e o filme deverá ser dirigido por Marc Webb, de "500 Dias com Ela".