segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PELO INTERIOR

2º Jeri Sport Music Festival – O Encontro das Artes

Evento reúne em Jericoacoara manobras radicais de kitesurfe, shows de Eduardo Dussek, Fernanda Abreu e Mart´nália além de muita arte, gastronomia e ecologia

Uma das praias mais deslumbrantes do mundo, Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza (Ceará), vai unir entre 1 e 3 de outubro várias manifestações artísticas, esportivas e ecológicas à paradisíaca natureza local. O 2º Jeri Sport Music Festival – O Encontro das Artes realiza a 1ª etapa cearense de Kitesurfe e shows com artistas do Ceará e nacionais como Eduardo Dussek, Fernanda Abreu e Mart´nália, além de apresentações do bailarino cearense Cláudio Bernardo e seu grupo belga “As Palavras”. DJs que comandam as festas pernambucanas “Sem Loção” prometem muito agito, assim como as exibições de filmes e ações de preservação ambiental vão marcar o Encontro.

O palco principal será localizado em uma arena com oito tendas decoradas e estruturadas com cadeiras, mesas e puffs. Sob a coordenação artística do produtor Cláudio Silveira, o ambiente terá espaços personalizados, aliando conforto e identidade com os elementos nativos. As tendas de gastronomia e artesanato criarão um centro de convivência onde os visitantes poderão degustar pratos tradicionais da região e apreciar os acessórios manufaturados por artesãos locais.

No dia 1/10 (5ª-feira), o 2º Jeri Sport Music Festival inicia com a projeção do curta metragem “L´autre”, de Cristina Dias, em plena grande Duna do Por do Sol, um dos mais belos e natural cartão postal de Jericoacoara. A abertura do Festival acontece logo em seguida com a performance “Storm to Heaven”, da Cia de dança “As Palavras”. A noite será marcada pela apresentação de Eduardo Dussek. Para fechar todas as três noites do Festival, Jeri será embalada pela música eletrônica dos DJs da festa Sem Loção, de Recife.

Na sexta-feira (2/10) as atividades começam com a abertura da 1ª etapa do Campeonato Cearense de Kitesurfe, cujas provas nas categorias masculino e feminino acontecem na praia. Enquanto os atletas dão shows de manobras nas ondas e no ar, o público pode admirar a competição ao som de DJ. No fim do dia, a grife Maresia, voltada para surfwear, apresenta seus looks durante desfile, seguido da projeção de vídeos, como o curta “Café da manhã”, de Karla Bogato e “O Outro”, da companhia de dança As Palavras. A noite é da cantora Fernanda Abreu e banda.

No sábado (3/10), o Festival inicia com a grande final do Campeonato Cearense de Kitesurfe e, após o último por do sol do evento, os primeiros colocados da modalidade serão premiados. A festa sonora com a apresentação do grupo formado na oficina de instrumentos musicais feitos com materiais reciclados abre os festejos para, em seguida, o balanço envolvente de Mart´nália subir ao palco e animar a noite.

“Fizemos uma escolha eclética para poder atingir um público diversificado, característico do local. A companhia de dança belga ‘As Palavras’ é uma iniciativa inovadora, algo jamais visto em Jeri. As atrações musicais foram escolhidas pela originalidade de cada artista: Eduardo Dussek é o ícone dos anos 80 e 90; Fernanda Abreu traz a energia com seu funk-dance e Mart´nália é a própria descontração”, explica Aleana Duarte, produtora musical do Jeri Sport Music Festival. Além disso, as festas dos recifenses “Sem Loção” com seus DJs já são hit no estado vizinho e chegam pela primeira vez ao Ceará por Jericoacoara.


Oficinas para a comunidade e estímulo a preservação do meio ambiente


O Jeri Sport Music Festival vai apresentar ao público o que for produzido durante oficinas realizadas para a comunidade local. A oficina de dança “As Palavras” reunirá 15 jovens de Jericoacoara para apresentações durante todo festival. Na oficina de confecção de instrumentos musicais com material reciclado, 40 crianças e jovens irão fabricar seus próprios instrumentos, que ficarão expostos na arena até a apresentação do grupo. Outra oficina, que acontecerá entre novembro e dezembro, aplicada pelo grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), é a de papéis reciclados, que vai evidenciar como o lixo pode ser reaproveitado.

A vice-presidente da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) e produtora executiva do Festival, Verônica Sanger, revela que o apoio que o evento recebe este ano vai possibilitar, além de difundir a cultura e o esporte, realizar ações ambientais que permanecerão na comunidade. “O Festival vai permitir que a cidade seja equipada com um serviço de coleta seletiva e diversas lixeiras para reciclagem, assim como realizar oficinas e oferecer informações direcionadas”, comemora Verônica, que desde a primeira edição vem recebendo total apoio da comunidade e da maioria das pousadas.

O 2º Jeri Sport Music Festival é uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com patrocínio master da Cagece, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias da Cultura (Secult), de Esportes (Sesporte) e das Cidades, e apoios da WebJet, Redenção, Oi FM, Jornal O Povo, Bando de Criação, Bad Boy, Maresia, Hotel Mosquito Blue, Sebrae e o Governo da Bélgica. O evento conta com a participação e apoio total da comunidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º de Outubro (quinta)
- Projeção de um curta metragem - de Cristina Dias "L'Autre" na duna do por do sol
- Performance "Storm of Heaven" (Companhia “As Palavras” – Dir. Claudio Bernardo)
- Eduardo Dussek
- DJs Sem loção (Recife)

Dia 2 de Outubro (sexta)
- 1° etapa do campeonato Cearense de Kite, Dj e atividades com público com brindes
- Desfile de moda - Maresia
- Projeção de curtas metragem
– Fernanda Abreu
- DJs Sem loção (Recife)
Dia 3 de Outubro (sábado)
- 1° etapa do campeonato Cearense de Kite
- Premiação do campeonato de Kite
- apresentação do grupo formado na oficina de instrumentos musicais.
- Mart'nália
- DJs Sem Loção (Recife)



Guaramiranga realiza Oktoberfest 2009


O evento acontecerá no último final de semana de outubro dentro de uma área de 9 mil m²

A tradição alemã vai ganhar sotaque cearense. O resultado dessa mistura inusitada poderá ser conferido na Oktoberfest Guaramiranga 2009, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, no Sítio Guaramiranga. Considerado um dos maiores festivais de cerveja do mundo, a Oktoberfest chega ao Ceará, pela primeira vez, oferecendo ao público uma estrutura que promete marcar o calendário do turismo e da cultura da região.

Com expectativa de atrair aproximadamente 16 mil visitantes nos três dias de evento, a Oktoberfest Guaramiranga será realizada em uma área de 9 mil m² de mata atlântica, que engloba o “Parque das Trilhas”, com trilhas ecológicas, restaurante e esportes de aventura, banho de bica e dois lagos.

Para cada noite do evento haverá três shows com músicas alemãs e cearenses. Uma banda recepcionará os visitantes, seguida por dois shows principais, sendo um nome de destaque local e uma banda típica alemã, vinda do sul do Brasil. Entre as atrações confirmadas, estão a dupla Ítalo e Renno, a banda Cavalinho Branco (SC) e grupos de música folclórica do Ceará.

Já o humor, marca registrada do povo cearense, ficará por conta de Falcão. A programação terá, também, desfile com carros alegóricos expondo as matérias-primas do Maciço de Baturité, feira gastronômica, oficinas gourmet, palestras, passeios ecológicos, esportes de aventura e programação infantil. O festival promoverá, ainda, a Corrida da Cerveja inspirada na internacional “Drink & Run”.

A estrutura agregará restaurantes e bares espalhados pela Arena do Festival, tudo em pleno funcionamento durante a festa. Um dos principais diferenciais da festa está no projeto Carbon Free, que terá o compromisso de zerar a emissão de gases causadores do Efeito Estufa (GEE), como o gás carbônico (CO2). Para isso, será calculado o valor estimado de poluição gerado, sendo plantadas mudas de árvores em áreas de preservação da serra de Guaramiranga, em quantidade necessária para neutralizá-los, através da absorção gerada pelo processo de fotossíntese.

A atuação sócio-ambiental continua com a realização de cursos de capacitação da mão-de-obra, possibilitando a geração de emprego e renda para os habitantes da região. Além disso, parte da receita será destinada às obras de instalação do festival e empregada na reestruturação dos equipamentos culturais da cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

De acordo com um dos organizadores da festa, Franciscus Galba, da Letra Viva Comunicação & Eventos, “o evento tem um planejamento de infra-estrutura que buscará a segurança e conforto dos visitantes e é completamente adequado às bases que fomentam o turismo ecológico, saudável e sustentável, com vistas a preservar a cidade, a natureza e beneficiar o Município, a região e seus habitantes”.

A Oktoberfest no Brasil e no mundo

- A Oktoberfest (em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival) é um festival de cerveja que era celebrado originalmente na cidade de Munique, ao sul da Alemanha.

- A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

- No Brasil, a primeira edição foi em 1984, na cidade de Blumenau (SC). Em apenas 10 dias de festa o evento atingiu um públco surpreendente de 102 mil pessoas, o que na época representada mais da metade da população da cidade.

- Em 23 edições, a Oktoberfest Blumenau foi conferida por quase 15 milhões de pessoas. Em 2007 atraiu 690 mil visitantes.

Serviço:

Oktoberfest Guaramiranga 2009

De 30 de outubro a 1º de novembro de 2009

No Sítio Guaramiranga

Informações: 85-3283.2495




V Circuito de Regatas em Cumbuco e Iparana

VELAS COLORIDAS vão invadir as praias de Cumbuco e Iparana, em Caucaia, em dois finais de semana de outubro próximo, aquecendo o turismo e beneficiando toda a cadeia produtiva do setor

O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está se preparando para comemorar o aniversário de 250 anos de sua emancipação política. De 10 a 15 de outubro, haverá uma intensa programação com atrações culturais, atividades esportivas, premiações, entre outros. Um dos destaques é o V Circuito de Regatas, que será realizado em duas etapas: uma na praia de Iparana, no dia quatro de outubro; e outra no Cumbuco, no dia 18 de outubro.

O V Circuito de Regatas tem como tema o resgate das tradições dos jangadeiros de Caucaia e sua preocupação com a preservação do Meio Ambiente. As duas etapas das regatas contarão com a participação de mais de 10 mil pessoas, entre jangadeiros, comunidade local, homenageados e visitantes.

Na etapa de Iparana estão inscritos 55 barcos que irão participar da competição de paquetes. Além disso, a programação conta ainda com desfile das candidatas a "Garota Regata 2009", entrega de prêmios e shows musicais. No Cumbuco, haverá também a competição de paquetes, com 38 barcos inscritos. Estão na programação, ainda, uma corrida de jegue, a escolha da "Garota Regata 2009", chegada de motociclistas, entrega de prêmios e show musicais.

Além das regatas e das apresentações musicais e culturais, os visitantes terão uma exposição de artesanato. A idéia é fortalecer a cultura da região e promover a preservação do meio ambiente, uma vez que as regatas estimulam a manutenção da pesca artesanal realizada pelos pescadores da região.

De acordo com a secretária de Turismo de Caucaia, Flor de Liz, o objetivo é fortalecer um evento tradicional que já faz parte do calendário de eventos não só do município, mas também do Estado. "Queremos gerar fluxo turístico e beneficiar a cadeia produtiva do turismo, além de promover a cultura local", diz.

O V Circuito de Regatas é uma realização da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Turismo, e da Colônia de Pescadores Z-07, com apoio do Sebrae/CE e de outras secretarias do Município.



Festival da Lagosta em Icapuí

Realizado pelo GDTur, com apoio do Sebrae/CE e da Prefeitura, evento visa promover o turismo, cultura e a gastronomia locais


O município de Icapuí, distante 195 quilômetros de Fortaleza, com suas praias e falésias avermelhadas, enseadas, coqueiros e águas mornas, é o cenário de mais uma edição do Festival da Lagosta, um dos principais eventos turísticos do litoral Leste do Ceará, que será realizado de dois a quatro de outubro próximo.

A grande atração neste ano é o salão de gastronomia, que será montado no calçadão na orla da praia de Barreira das Sereias, localizada a cinco quilômetros do Centro de Icapuí. Ali, restaurantes, bares, barracas de praia e pousadas vão servir aos visitantes diversos pratos à base de lagosta para degustação.

No mesmo local haverá também shows e atrações culturais locais, além de uma mostra de arte e artesanato com os produtos dos artesãos de Icapuí. Outra atração é a mostra itinerante de fotografia "Gente e paisagens de Icapuí", do fotógrafo Tibico Brasil. O evento é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), com o apoio do Sebrae no Ceará e da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Na programação do Festival estão previstos cursos de capaci-tação e qualificação das pessoas que trabalham diretamente com o turismo no município. Além disso, serão realizadas oficinas especializadas de capacitação para os pescadores artesanais de lagosta, orientando-os na manipulação e conservação da lagosta "in natura", com o objetivo de agregar valor ao produto final para obtenção de melhor preço no mercado.

Importantes questões para o desenvolvimento do município serão abordadas em encontros agendados no Festival. Um deles é uma mesa redonda que irá discutir os problemas em torno da pesca da lagosta, com a participação do Labomar, Marinha do Brasil, Ibama, Fundação Brasil Cidadão e associações locais de pescadores. Outro encontro discutirá um modelo de desenvolvimento sustentável do turismo para o município e vai contar com a participação do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Ceará (Setur/CE), Secretaria de Turismo de Icapuí, GDTur e Sebrae/CE.

A agenda dos shows musicais contempla diversos ritmos para todos os gostos, como chorinho e saxofone ao pôr-do-sol, concertos de sanfona e violão, música nordestina, forró pé-de-serra e apresentações de músicos locais. No encerramento está previsto um grande show com artista de renome nacional, que ainda está sendo fechado.

Turismo

Na sua quarta edição, o Festival da Lagosta de Icapuí é considerado um evento estratégico com o propósito de agregar valor ao potencial turístico do município, promovendo o aumento do fluxo de turistas. Outro objetivo é divulgar a gastronomia e a cultura locais, gerando oportunidades de abertura de canais de comercialização dos produtos artesanais e incentivando o crescimento e profissionalização do segmento de turismo.

Também é meta do evento estimular a promoção de uma maior integração entre os empresários que formam a cadeia produtiva do turismo de Icapuí, evidenciando a importância do associativismo empresarial e da soma dos esforços no sentido de alcançar objetivos comuns, seguindo estímulos do MTur, Setur/CE e Sebrae/CE.

Pesca Predatória

Icapuí é um dos maiores produtores de lagosta do Ceará e o crustáceo é um dos principais itens da pauta de exportações do Estado, ocupando o nono lugar no ranking em volume de exportações, com oito milhões de dólares de janeiro a junho de 2009, conforme dados da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

O número representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a produção do crustáceo diminui a cada ano em função da pesca predatória da lagosta, embora os órgãos de fiscalização tentem conter a crise ambiental através de blitzes e ações educativas.

Por isso, além de promover o turismo, o Festival também pretende levantar a discussão ambiental sobre a questão. "As pessoas precisam se conscientizar e as autoridades devem reforçar a fiscalização para que a lagosta não se torne uma espécie em extinção e Icapuí perca um de seus principais elementos gastronômicos e culturais. Todos nós dependemos, direta ou indiretamente, disso", afirma Geraldo Menezes, da GDTur.



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>JA ACONTECEU
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Limoeiro do Norte recebe V Festival Internacional de Trovadores e Repentistas

O festival será de 24 a 27 de setembro com atrações do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Cuba e Itália

Um grande encontro de poesia popular nacional e internacional. É o que promete o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas que chega a sua quinta edição entre os dias 24 e 27 de setembro, em Limoeiro do Norte, a 200 Km de Fortaleza. Os sons das violas, das cantorias e dos repentes vão entoar a Praça Matriz da cidade conhecida como Princesa do Vale, que recebe pela segunda vez este festival de cultura popular.

O evento vai reunir mais de cinquenta artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, entre violeiros, poetas, repentistas, emboladores e aboiadores, além de dois trovadores de Roma, dois de Cuba, que se apresentam em palco aberto aos moradores do Baixo Jaguaribe.

Durante os quatro dias, a programação começa de manhã com o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina”, onde se reúnem pesquisadores e artistas para discutir a cultura popular no contexto das manifestações orais. À noite, o palco da Praça Matriz recebe atrações locais, nacionais e internacionais. No total, 24 duplas de cantadores se apresentam no período do festival, entre eles Sebastião da Silva (PB), Ivanildo Vila Nova (PE), Zé Viola (PI), Valdir Teles (PE), Moacir Laurentino (PB), Severino Feitosa (PE), Raimundo Caetano (PB), Zé Cardoso (RN), João Paraibano (PB), Silvio Grangeiro (CE) e João Lourenço (PB). Aos brasileiros, juntam-se os trovadores Eulicer Téllez Fernández e Gaspar Esquivel, de Las Tunas (Cuba) e Donato de Acutis e Enrico Rustici, de Roma (Itália).

A programação musical contará também com nomes como Luizinho de Irauçuba (CE), Betinho Aguiar (CE), Myrlla Muniz (CE) e a cirandeira Lia de Itamaracá (PE). Mas o palco será também para recital de poesias, aboios e emboladas com Beija Flor (CE) e Vem Vem (CE), Gabriel da Paraíba (PB) e Larissa Macedo (CE). A programação é aberta ao público e gratuita.

Homenagens

Nesta edição, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas homenageia pessoas que deram sua contribuição para a cultura popular como, o deputado Aldo Rebelo, o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Pacatuba, Luiz Emanuel Pereira Monteiro, o repentista paraibano Chico Mota, o presidente do Bando do Nordeste, Roberto Smith, entre outros. No total, onze personalidades receberão homenagem e serão agraciadas com troféu.

Seminário


Sob a curadoria da professora doutora Simone Oliveira de Castro, Secretária da Comissão Nacional de Folclore, o V Festival Internacional dos Trovadores e Repentistas realiza o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina” que propõe um debate sobre a importância da oralidade, da palavra oral na cultura nordestina, através das vozes dos diferentes mestres e suas linguagens, seja na cantoria, na embolada, na poesia matuta, ou no cordel, expressão dessa oralidade no impresso.
Neste debate, estarão presentes tanto os pesquisadores quanto os criadores dessas artes/linguagens, contando a visão e a experiência de cada um, seja a acadêmica, seja a artística. Entre os artistas, o poeta Geraldo Gonçalves, sobrinho de Patativa do Assaré; o poeta cordelista Rouxinol do Rinaré, cujo trabalho é conhecido internacionalmente e figura como membro da Academia Brasileira de Cordel; e Beija Flor, que há 20 anos se dedica à poesia e ao repente.

Entre os pesquisadores, prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa, autor da tese “Patativa do Assaré: a trajetória de um canto”; a prof. Francisca Pereira dos Santos – Fanka (CE), doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; o prof. Nenen Patriota (PE), poeta cordelista e pesquisador da cultura popular; e o professor italiano Paolo Scarnecchia, pesquisador da cultura brasileira

“Propus os temas, mas os participantes trarão o saber da experiência expressa nas diferentes formas de conhecimento que encontramos na academia e na vivência cotidiana do artista/criador”, completa a professora doutora Simone de Castro. A entrada para o seminário é franca e aberta ao público.

Histórico do Festival

Segundo o idealizador do evento, o cineasta Rosemberg Cariry, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas defende a "diversidade e a reciprocidade" e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais. A cantoria, segundo Cariry influi em diversos gêneros da poética popular do Nordeste, que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo. Tal estilo poético influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao país no século XVI.

Lançado em 2005, o festival teve as duas primeiras edições simultaneamente em Quixadá e Quixeramobim. Em 2007 seguiu para Senador Pompeu e Farias Brito e, desde 2008, leva aos moradores da região do Baixo Jaguaribe a riqueza destas artes populares, contribuindo para a valorização, fortalecimento e preservação das culturas populares regionais tradicionais.

Sob a coordenação do cantador repentista Geraldo Amancio, a quinta edição do Festival Internacional de Trovadores e Repentistas é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio do Banco do Nordeste e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e Academia Limoeirense de Letras e apoio cultural do Oi Futuro.

Limoeiro do Norte

Limoeiro do Norte é conhecida como “Princesa do Vale”, por estar situada entre os rios Jaguaribe e Banabuiú, no Baixo Jaguaribe. Segundo o Censo 2005, o município possui 55.474 habitantes. Com clima predominantemente seco, que varia de 24º a 35ºC, Limoeiro do Norte conta com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. O intenso fluxo diário de pessoas aquece o setor de comércio, que vai de produtos alimentícios às indústrias de pré-moldados para construção civil. Outra atividade econômica que prevalece em Limoeiro é a agricultura, que movimenta anualmente cerca de R$ 50 milhões de reais. O município é, por exemplo, o maior exportador de melão do Brasil. Limoeiro também se destaca na pecuária, com produção diária de 45 mil litros de leite de gado. Além disso, a cidade é conhecida pelo artesanato local, com peças produzidas da matéria rústica do barro, da palha e do talo da carnaúba, panos, coco e até ferro velho.


Saiba Mais

O cantador de viola pode ser chamado de repentista e também de violeiro, pois ele improvisa, faz repente ao som da viola. O debate ferrenho que sempre acontece entre dois repentistas se chama Desafio. O embolador também pode fazer repente só que é uma rítmica bem diferente, pois utiliza o pandeiro e nem sempre improvisa. Os aboiadores usam apenas a voz para aboiar. O aboio, usualmente, era uma espécie de cantiga de trabalho que o vaqueiro aboiador utilizava para conduzir e acalmar o gado. A trova é uma estrofe composta de quatro versos.

SERVIÇO:
V Festival Internacional de Trovadores e Repentistas
De 24 a 27 de Setembro – Praça da Matriz de Limoeiro do Norte (Ce)
Informações: (85) 3226 0751
Programação gratuita



Festival Nordestino de Teatro em Guaramiranga

>>Cena de "Ikebana"

Um total de 28 espetáculos do Ceará será apresentado nas Mostras Paralelas do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT, que acontece de 04 a 12 de setembro em Guaramiranga e cidades vizinhas no Maciço de Baturité. Desse total, 27 foram selecionados para compor as mostras Maciço (08 peças), Infantil (09), Palco Ceará (06) e Te-Ato a Meia Noite (04) e um grupo participa como convidado.

De Fortaleza, integram as mostras 19 companhias. As demais selecionadas são de Tauá, Maracanaú, Icapuí, Boa Viagem, Itapipoca, Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. É também de Juazeiro a companhia convidada, Carroça de Mamulengo, que leverá ao FNT suas “Histórias de Teatro e Circo”. A comissão de seleção dos espetáculos cearenses das Mostras Paralelas foi composta por Dane de Jade (atriz / gerente do programa Cultura Sesc Ceará), Gil Brandão (professor / ator) e Walden Luiz/ (professor / diretor), que selecionou os espetáculos dentre os 57 inscritos de todo o estado.

Foram inscritos 57 espetáculos de todo o estado, sendo 41 de Fortaleza e 16 peças de grupos de teatro de 11 municípios do interior. Desse total, serão escolhidos até 20 espetáculos. A seleção será feita por uma comissão composta por três integrantes de notório conhecimento da área teatral e dois integrantes da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com prazo até 20 de agosto para os grupos selecionados confirmarem participação.

O XVI FNT é uma realização da AGUA com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Mais informações: (85)3246.5555 e 3246.1242.

ESPETÁCULOS DAS MOSTRAS PARALELAS

MOSTRA MACIÇO
A Farsa do Panelada - Cia Artes Cínicas de Teatro (Tauá)
A Triste História de Catarina e Billy Macarrão - Epidemia de Bonecos (Maracanaú)
As Prosopopéias de Casimiro Coco - Cia Camarim de Teatro (Fortaleza)
Cabeça de Papelão - Cervantes do Brasil (Icapuí)
Circolando - Cia Mais Caras (Fortaleza)
Dr. Qorpo – Imagens (Fortaleza)
O Maligno Baal o Associal - Experimental de Teatro (Fortaleza)
Pratativando - Cia Mais Caras (Fortaleza)

MOSTRA INFANTIL
A Menina dos Brincos de Ouro - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)
As Fadas - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)
Blá – Pantim (Boa Viagem)
Brincando de Brincar - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)
Developar - Núcleo Húmus de Pesquisas (Itapipoca)
Faz de Conta: Quem tem medo do escuro? – Cambada (Fortaleza)
João e Maria – Mirante (Fortaleza)
Mamulengo é Terno Divino - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)
O Pássaro Azul - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)

MOSTRA PALCO CEARÁ
Avental Todo Sujo de Ovo - Ninho de Teatro (Crato)
CircoLar - Princípios Básicos de Teatro (Fortaleza)
Controle – Cambada (Fortaleza)
Curtas N° 1 - 3x4 de Teatro (Fortaleza)
Ikebana – IFCE (Fortaleza)
Respiro – Fuzuê (Fortaleza)

TE-ATO A MEIA NOITE
Cabaré da Dama - Parque de Teatro (Aquiraz)
Majestic Bar – Majestic (Fortaleza)
O Abajur Lilás – Imagens (Fortaleza)
Rãmlet Soul - Tembiú Produções (Fortaleza)

GRUPO CONVIDADO
Histórias de Teatro e Circo - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)


TV DIVIRTA-CE

Confira reportagem feita por Dan Viana para TV DIVIRTA-CE no Festival de Teatro de Guaramiranga no ano passado.





_____________________________________________________


Sete espetáculos vão compor a MOSTRA NORDESTE do XVI Festival de Teatro de Guaramiranga

Espetáculos da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte vão compor a MOSTRA NORDESTE do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece de 04 a 12 de setembro na cidade serrana do Ceará. Ao todo serão sete os espetáculos desta mostra, sendo dois do Ceará, dois de Pernambuco e os outros três estados serão representados por uma montagem cada.

Os espetáculos da Mostra Nordeste são encenados à noite e, na manhã seguinte a cada apresentação, é realizado um debate aberto, que conta com a participação de debatedores convidados. O melhor espetáculo desta mostra, eleito pelo júri popular, é agraciado com o troféu Beija-Flor. O XVI FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi.

São estes os espetáculos da Mostra Nordeste do XVI FNT:

Quebra-Quilos - Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
A Mar Aberto – Grupo Atores a Deriva (RN)
Encruzilhada Hamlet - Companhia do Ator Nu (PE)
Ato – Grupo Magiluth (PE)
Grand Thèatre: Pão e Circo - Manada Confraria de Criação e Arte (BA)
Em Passant - Procult (CE)
Encantrago – Grupo Expressões Humanas (CE)

Mostras Paralelas
Além da Mostra Nordeste, o FNT conta com mostras paralelas reúnem 28 espetáculos do Ceará, das cidades de Tauá, Maracanaú, Icapuí, Boa Viagem, Itapipoca, Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. Dos 28, 27 foram selecionados para compor as mostras Maciço (08 peças), Infantil (09), Palco Ceará (06) e Te-Ato a Meia Noite (04) e um espetáculo convidado, “Histórias de Teatro e Circo”, do grupo Carroça de Mamulengo, de Juazeiro do Norte, que também está na Mostra Infantil com outra peça. Mais informações: (85)3246.5555 e 3246.1242.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

QUEBRA-QUILOS

Coletivo de Teatro Alfenim (PB)

Narra a história de duas mulheres que são tangidas do campo e obrigadas a procurar abrigo numa vila do sertão paraibano, nas proximidades de Campina Grande, em fins de 1874. Existem rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que se opõem à implantação do sistema métrico decimal, preparam-se para invadir a feira da localidade com o intuito de destruir os padrões de aferição. Tropas da Guarda Nacional estão de prontidão. Mãe e filha serão testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos, que tentam comerciar na feira o produto de suas pequenas lavouras.

Elenco: Daniel Araújo, Daniel Porpino, Fernanda Ferreira, Sebastião Formiga, Sôia Lira, Verônica Souza, Zezita Matos. Texto e direção: Márcio Marciano. Direção musical: Marco França. Cenário: Márcio Marciano. Figurinos: Maurício Germano. Iluminação: Márcio Marciano. Consultoria de encenação: Fernando Yamamoto. Produção executiva: Humberto Dias. Duração: 80 minutos. Recomendação: Maiores de 14 anos.


A MAR ABERTO

Atores a Deriva (RN)

A Mar Aberto conta a história de um velho lobo do mar, seu José Hermílio. Homem sábio que há mais de 30 anos tira do mar o sustento e a própria razão de existir. Todos os dias (que não são santos) ele e seus companheiros de bargaça tentam a sorte contra a correnteza e possíveis tormentas. Em um desses dias seu Hermílio se viu, em plena pescaria, traído pelo coração. Segundo ele, foram as ‘artimanhas do tinhoso’ que lhe trouxeram o sobrinho de Rita, Júlio de Joana, estudante de medicina que aos 19 anos abandonou a faculdade para ser pescador. O dia dessa pescaria e de resistência contra esse desejo ‘vestido de maldade e com feições tão bonitas...’; a luta contra a tormenta interna e externa formam o conflito central dessa história.

A Mar Aberto é um projeto independente criado pelo Coletivo Artístico Atores à Deriva. O novo texto de Henrique Fontes tem por inspiração ‘Grande Sertão...’, o protagonista, Teobaldo, se vê apaixonado por outro homem – Diadorim, que ele descobre só no final da história, ser mulher. O conflito com o próprio desejo, o preconceito, a rudeza e a paixão, a religiosidade e a culpa são alguns dos temas expostos em A Mar Aberto.

Texto e encenação: Henrique Fontes. Direção e preparação musical: Danúbio Gomes. Elenco: Alex Cordeiro, Bruno Coringa, Doc Câmara, João Victor e Paulo Lima. Produção: Henrique Fontes. Cenário e figurino: Thiago Vieira. Iluminação: Daniel Rocha. Pilates: Lycia Dias. Arte Gráfica e design: Daniel Souto.


ENCRUZILHADA HAMLET

Companhia do Ator Nu (PE)

No texto Encruzilhada Hamlet, os personagens Hamlet e o Coveiro removem a cova onde foram enterrados há cinco séculos, ressurgindo no ano em que a peça está sendo encenada. Trata do patriarcalismo, do sonho, da vida e da morte, da luta de classes, da impossível conciliação plena dos opostos, da idéia e do êxtase de ser criado como personagem e adquirir autonomia como criatura da artificialidade física verdadeira e do sonho permanente nas promessas impossíveis.

Encenação, Cenografia, Figurinos e Dramaturgia: João Denys. Ator e Coordenação de Produção: Edjalma Freitas. Ator e Produção Executiva: Henrique Ponzi. Trilha Sonora: Naná Vasconcelos. Iluminação: Saulo Uchoa. Maquiagem: Marcondes Lima. Preparação de Voz: Rose Mary Martins. Preparação de Corpo: Miriam Asfóra.


ATO

Grupo Magiluth (PE)

O encontro de quatro personagens num universo inóspito onde as boas condições de vida e a esperança em dias melhores estão escassas, na busca por “sombra e água” o jogo de poder e o sadismo entram em cena, por estes homens aprisionados no tempo, amarelados, esquecidos. Lançando mão de uma linguagem gestual e unindo conceito, técnica e poesia, ATO busca um trabalho de interpretação baseado na arte do clown aliado a influências visuais expressionistas de desenho animado e quadrinhos, construindo assim a ótica do palhaço que brinca com suas próprias mazelas dando-lhes um corpo lúdico e poético.

Roteiro: Grupo Magiluth. Encenação: Júlia Fontes e Thiago Liberdade. Elenco: Giordano Castro, Marcelo Oliveira, Lucas Torres e Thiago Liberdade. Direção de Arte: Júlia Fontes. Desenho de Som: Hugo Souza. Desenho de Luz: Pedro Vilela. Direção de Produção: Pedro Vilela. Gênero: Comédia sombria. Duração: 45min. Faixa Etária: Livre.


GRAND THÈATRE: PÃO E CIRCO

Manada Confraria de Criação e Arte (BA)

Ganhador do Prêmio Braskem de Teatro, categoria melhor atriz do ano, o espetáculo teatral Grand Thèatre: Pão e Circo, segundo espetáculo solo da atriz Carolina Kahro Ribeiro, estabelece a analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo”, arenas romanas onde o sangue de gladiadores e cristãos era derramado para entreter o Cezar e seu povo, e a mídia atual – nossos modernos ‘Freak-Shows’.

Mais uma tragédia na vida de um desconhecido a preencher displicentemente os jornais matinais, mais um jornal vendido e mais uma manhã na vida de homens e mulheres. É nessa linha tênue entre o horror e o espetáculo, entre a dor e o espetáculo, entre o medo e o espetáculo que diferentes histórias de diferentes personagens se confundirão em série de eventos desencadeados a partir da leitura de uma notícia. Sem início e sem fim, de um acontecimento trágico uma nova história se desenrola até um novo desfecho trágico de onde uma nova história nascerá. Ao fim, todas as tragédias que se encerram nos shows cotidianos em nossas salas de estar.

Direção, atuação e roteiro: Carolina Kahro Ribeiro. Trilha original: Leonardo Bittencourt. Audiovisual: Clara Ribeiro e Carolina Kahro Ribeiro. Projeto de Iluminação: Eduardo Tudella. Produção: Clara Ribeiro.


EM PASSANT

Procult (CE)

En Passant retrata um homem e uma mulher que se conhecem em uns balanços de praça, na madrugada. O diálogo entre eles é dificultoso, jamais conseguem se explicar, um ao outro. Atrapalham-se com os próprios pensamentos e com a linguagem. Possuem enorme fluxo interior, mas não conseguem externar senão o caos. Um texto fragmentado em diversas elipses que vão se distanciando do real para dar vazão às sensações. O vazio é a principal matéria, a qual o espetáculo tenta dar forma.

Autor: Rafael Martins. Direção: Jadeilson Feitosa. Assistente de Direção: Rafael Martins. Elenco: Jadeilson Feitosa e Milena Pitombeira. Iluminação: Walter Façanha. Trilha Sonora: Rafael Martins. Cenografia e figurino: Yuri Yamamoto. Fotografia: Rafael Martins. Contra-regra: Ale Rubim. Produção: Mário Alves. Assistente de produção: Ale Rubim. Realização: PROCULT - Produtora de Arte e Eventos Culturais. Faixa Etária: adulto (livre). Duração: 60 minutos. Gênero: drama.


ENCANTRAGO

Expressões Humanas (CE)

O espetáculo é um mergulho no coração intratável e miraculoso do Brasil e uma aventura onde os contrastes e as ambivalências consagram o paradoxal mundo sertanejo e a encantada vastidão do homem. A forte presença do universo fantástico, da riqueza do imaginário popular e o resgate dos rituais humanos têm o intuito de aproximar atores e público numa grande vivência integradora que nos remeta a origem do teatro. Essa provocação perpassa metaforicamente vários ritos de passagens, tempos, espaços e mitos que se reafirmam e se embaralham nesse mundo real e simbólico. Mundos estes que, no sertão, se configuram onde a vida é quase uma impossibilidade.

Texto, Direção e produção: Herê Aquino. Elenco: Marina Brito, João Paulo Pinho, Annalies Borges, Paulo Botafogo, Natali Rocha, Liliana Brizeno e Miguel Cairo. Stand by: Kantiana Monteiro e Monique Cardoso. Figurino: Marina Brizeno. Cenário: Herê Aquino e Marina Brizeno. Direção Musical: Orlângelo Leal. Iluminação: Wallace Rios.


SERVIÇO
XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 12 de setembro em Guaramiranga-Ceará. Informações: (85)3246.5555. www.agua.art.br/fnt2009.


XVI FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO E GUARAMIRANGA - FNT

PROGRAMAÇÃO*



09/09 (quarta)

08:30 às 10:30 – Oficina Palco Giratório: Doutores Palhaços

Facilitadores: César Tavares e Marcos Camelo (RJ)

Local: Centro Cultural Clóvis Rolim – Sala 01

09:00 - FNT para Crianças

Recreação e contação de estórias

Local: Tenda do SESC

10:30 – Ciclo de Debates - Mostra Nordeste

Local: Mosteiro – Sala 1

13:00 às 15:00 – Oficina Teatro e Ritual - A reconstrução do jogo ritualístico no teatro contemporâneo

Facilitadora: Herê Aquino (Fortaleza/CE)

Local: Mosteiro – Sala 2

13:30 às 15:30 – Oficina Palco Giratório - Doutores Palhaços

Moderadores: César Tavares e Marcos Camelo (RJ)

Local: Centro Cultural Clóvis Rolim – Sala 01

15:00 – Fórum de Dramaturgia

Peça: A BAILARINA (De Carlos Câmara)

Apresentando: Marcelo Costa

Atores: Homens: Alcântara Costa, Diego Landim, Lúcio Leonn, Murilo Ramos, Sidney Souto e Wellington Fonseca. Mulheres: Ana Cristina Viana, Cristiane Góis, Maria Vitória e Paula Yemanjá.

Debatedor: LIRA NETO (CE/SP)

Local: Mosteiro – Sala 1

17:00 – FNT para Crianças – Mostra SESC Menino Cariri

Espetáculo: BRINCANDO DE BRINCAR (Pavilhão da Magnólia – Fortaleza/CE) – 50min - Livre

Local: Tenda do SESC

19:00 – Mostra Nordeste

Espetáculo: ATO (Grupo Magiluth – PE) – 45min - Livre

Local: Teatro Rachel de Queiroz

20:30 – Mostra Palco Ceará

Espetáculo: CURTAS No 1 (Grupo 3 x 4 de Teatro - Fortaleza) –45min - 12 anos

Local: Teatrinho

00:00 – Te-Ato à Meia-Noite

Espetáculo: CABARÉ DA DAMA (Grupo Parque de Teatro – Aquiraz/CE) – 2h30min - 18 anos

Local: Tenda do SESC

10/09 (quinta)

08:30 às 10:30 – Oficina Palco Giratório - Doutores Palhaços

Facilitadores: César Tavares e Marcos Camelo (RJ)

Local: Centro Cultural Clóvis Rolim – Sala 01

09:00 - FNT para Crianças

Recreação e contação de estórias

Local: Tenda do SESC

10:30 – Ciclo de Debates - Mostra Nordeste

Local: Mosteiro – Sala 1

13:00 às 15:00 – Oficina Palco Giratório - Doutores Palhaços

Facilitadores: César Tavares e Marcos Camelo (RJ)

Local: Centro Cultural Clóvis Rolim – Sala 01

15:00 – Fórum de Dramaturgia

Peça: CARMEM (De Marcos Barbosa)

Atores: Ana Marlene, Juliana Carvalho, Marta Aurélia e Sidney Souto.

Debatedor: JOSÉ AUGUSTO LOPES (CE)

Local: Mosteiro – Sala 1

16:00 – Mostra Palco Ceará

Espetáculo: O MALÍGNO BAAL, O ASSOCIAL (Grupo Experimental de Teatral – Fortaleza/CE) – 45min – 12 anos

Local: Centro Cultural Clóvis Rolim

17:00 – FNT para Crianças – Mostra SESC Menino Cariri

Espetáculo: O PÁSSARO AZUL (Pavilhão da Magnólia – Fortaleza/CE) – 60min - Livre

Local: Tenda do SESC

19:00 – Palco Giratório SESC – III etapa

Espetáculo: O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA (Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira – São Paulo/SP) – 50min - 7 anos

Local: Teatro Rachel de Queiroz

20:00 – Mostra Nordeste

Espetáculo: EN PASSANT (Cia Vão – CE) – 50min - 14 anos

Local: Teatrinho

21:30 – Música no FNT

DJ RÔMULLO LIMA (Fortaleza/CE)

Local: Praça do Teatro

23:00 – Mostra Oi de Esquetes

Esquete 1: SOU FRIA, SOFRIA, SOFIA (Cia Fulô de Talvim – Fortaleza/CE)

Esquete 2: A FICÇÃO (Cia Teatro com Vida - Fortaleza/CE)

Esquete 3: OS IMPOSTORES (Grupo Crise – Comicidade, Riso e Experimentos - Fortaleza/CE)

Local: Teatro Rachel de Queiroz

00:00 – Te-Ato à Meia-Noite

Espetáculo: RÃMLET SOUL (Tembiú Alimento de Alma – Fortaleza/CE – 3h - 16 anos

Local: Tenda do SESC

11/09 (sexta)

09:00 - FNT para Crianças

Recreação e contação de estórias

Local: Tenda do SESC

10:30 – Ciclo de Debates - Mostra Nordeste

Local: Mosteiro – Sala 1

15:00 – Fórum de Dramaturgia

Peça: 68.COM.BR (De Ricardo Guilherme)

Atores: Homens: Diego Landim e Sidney Souto. Mulheres: Juliana Carvalho, Marta Aurélia e Paula Yemanjá.

Debatedor: SENADOR INÁCIO ARRUDA (CE)

Local: Mosteiro – Sala 1

16:00 – Mostra Palco Ceará

Espetáculo: PRATATIVANDO (Cia Mais Caras de Teatro – Fortaleza/CE) – 50min – Livre

Local: Centro Cultural Clóvis Rolim

17:00 – FNT para Crianças – Mostra SESC Menino Cariri

Espetáculo: O CASO DA ONÇA PINTADA (Calú Maravilha Teatro de Bonecos – Fortaleza/CE) – 45min - Livre

Local: Tenda do SESC

19:00 – Mostra Nordeste

Espetáculo: GRAND THÈATRE PÃO E CIRCO (Cia Manada – BA) – 60min - 14 anos

Local: Teatro Rachel de Queiroz

19:30 – Palco Giratório SESC – III Etapa

Espetáculo: INVENTÁRIO – AQUILO QUE SERIA ESQUECIDO SE A GENTE NÃO CONTASSE (Grupo Roda Gigante – Rio de Janeiro/RJ) – 60min - 16 anos

Local: Teatrinho

23:00 – Mostra Palco Ceará

Espetáculo: IKEBANA (IFCE – Fortaleza/CE) –50min - 12 anos

Local: Teatro Rachel de Queiroz

00:00 – Mostra Guaramiranga em Cena

Espetáculo: O ESCRITÓRIO (Cia Fabril de Teatro) – 40min - 18 anos

Local: Teatrinho

01:00 – Música no FNT

Banda DONA ZEFINHA (Fortaleza/CE)

Local: Praça do Teatro

12/09 (sábado)

09:00 - FNT para Crianças

Recreação e contação de estórias

Local: Tenda do SESC

10:30 – Ciclo de Debates - Mostra Nordeste

Local: Mosteiro – Sala 1

16:00 – Cortejo de Guaramiranga

Arte e Ecologia: Cena da nossa natureza

Local: Ruas da Cidade

18:00 – FNT para Crianças – Mostra SESC Menino Cariri

Espetáculo: CABEÇA DE PAPELÃO (Grupo Cervantes – Icapuí/CE) – 1h15min - Livre

Local: Tenda do SESC

18:00 – Mostra de Cultura Popular Tradicional do FNT

Reisado do MESTRE ZÉ AUGUSTO (Independência/CE)

Local: Praça do Teatro

19:00 – Lançamento de livros

Autores: Maria Amélia Mamede, Dilmar Miranda, Pedro Rogério, Elvis Matos, Isaíra Silvino, Sânzio de Azevedo

Local: Hall do Teatro Rachel de Queiroz

20:30 – Intercâmbio Vale do Acaraú

Espetáculo: A LENDA DO BOI DIAMANTE (Grupo Bem-Me-Quer Bonecos e Cia – Sobral/CE) – 45min - Livre

Local: Central de Artesanato

21:30 – Espetáculo de Encerramento

Espetáculo: RAINHA [(S)] (Georgette Fadel e Isabel Teixeira – São Paulo/SP) – 1h40min - 14 anos

Local: Teatro Rachel de Queiroz

22:00 – Solenidade de Encerramento

Local: Praça do Teatro

23:00 – Música no FNT

SAMBA DE ROSAS (Fortaleza/CE)

TRANSACIONAIS (Fortaleza/CE)

Local: Praça do Teatro



Outras Atividades:

04 a 12 - Residências da Mostra Ceará Convida – Paraná

05 a 12 - Ciclo de Palestras e Debates

Cine Clube FNT: Atividade da ECOS – Escola de Comunicação da Serra

08 a 11 – Ciclo de Pesquisas e Debates Escolares do FNT

08 a 11 – III Fórum SET – Redes Regionais de Teatro


MOSTRA MACIÇO

BATURITÉ

05/09 (sábado)

20:00 – Espetáculo CIRCOLANDO (Cia Mais Caras – Fortaleza/CE)

06/09 (domingo)

20:00 – Espetáculo AS PROSOPOPÉIAS DE CASIMIRO COCO (Cia Camarim de Teatro – Fortaleza/CE)

07/09 (segunda)

19:00 – DR. QORPO (Cia Imagens de Teatro – Fortaleza/CE)

08/09 (terça)

20:00 – A TRISTE ESTÓRIA DE CATARINA E BILLY MACARRÃO (Cia Epidemia de Bonecos – Fortaleza/CE)

* Programação sujeita a alterações




Festival Curta Canoa 2009

O V Festival Latinoamericano de Curta Metragem aconteceu entre os dias 02 e 09 de setembro, na praia de Canoa Quebrada, Aracati/CE. Dos 351 trabalhos inscritos, sendo 271 vídeos e 80 filmes, foram selecionados 18 vídeos e 13 filmes, nos gêneros ficção, documentário e animação. Dez estados mais o Distrito Federal estarão representados durante o festival, sendo quatro do Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte); três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro); e três do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Na categoria vídeo, três (03) trabalhos cearenses foram selecionados: O sacrifício do jegue (ficção), de José Bob; Invenção do Sertão (documentário), de José Pimentel e Armando Praça; e Alfarrábio (ficção), de Sabina Colares. São Paulo e Rio de Janeiro concorrem com quatro (04) trabalhos cada, o Distrito Federal com dois (02) e os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais concorrem com um (01) trabalho cada.

Na categoria filmes, o Ceará concorre com quatro (04) trabalhos: Torpedo (ficção), de Márcio Câmara; A Mulher Biônica (ficção), de Armando Praça; Pode me chamar de Nadí (ficção), de Déo Cardoso; e A Montanha Mágica, documentário de Petrus Cariri. De São Paulo foram selecionados três (03); do Rio de Janeiro, dois (02); e dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, um (01).
Os selecionados serão exibidos na praça principal de Canoa Quebrada durante o festival, concorrendo ao Troféu Lua Estrela, para as mostras de Cinema e Vídeo Brasileiro nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem e ao Troféu Zé Melancia para a mostra regional. Além dos filmes, consta na programação oficinas, palestras e debates tendo como principal bandeira a consciência em defesa ao meio ambiente.
Em 2009, o Festival Curta Canoa completa cinco anos e sempre preservou seu formato original ao homenagear personalidades do município de Aracati que estão em destaque local ou nacional. Dentre os convidados especiais está o ator Emiliano Queiroz que vai lançar um documentário de sua biografia. Natural de Aracati, Emiliano esteve no Curta Canoa 2008 e utilizou imagens do festival no seu filme.
Na programação do evento, o público vai poder conferir, além da exibição de vídeos de animação, ficção e documentários, a apresentação de longas: “Patativa Ave Poesia”; “Bezerra de Menezes”; “Abelardo Barbosa, Chacrinha” e outros filmes com temas ligados ao festival. Para a criançada, o Curta vai oferecer a Mostra Infantil (não é competitiva), que conta com a parceria do Instituto Marlin Azul (Vitória-ES), responsável pelo programa de TV Revelando Brasis.

Nenhum comentário: