quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009

Folia em Fortaleza

Confira fotos dos desfiles de carnaval da Avenida Domingos Olímpio, na capital do Ceará
































Sapucaí 2009

Fotos dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro


















Carnaval em Sampa

Veja fotos dos desfiles das escolas de samba de São Paulo























Carnaval do Rio de Janeiro

Confira flashes de famosos no camarote da Nova Schin na Sapucaí


















Carnaval na Bahia

Gilberto Gil e seus convidados no camarote Expresso 2222
















Direto da Sapucaí

Flashes dos famosos no camarote da Brahma






















































Carnaval das máscaras em Veneza

Viaje nas fotos que o Divirta-CE postou para você viver o glamour da folia desta cidade italiana

























8ª Feijoada Exotic


Paulo Matta lançou nova revista, Exotic Festas, na oitava edição de sua feijoada carnavalesca, no Hotel Oásis, domingo, dia 15 de fevereiro.























Feijoada do Cabral

Colunista Cládio Cabral reuniu turma animada na barraca Crocobeach da Praia do Futuro para mais uma edição de sua feijoada carnavalesca. Confira fotos da Feijoada do Cabral, que aconteceu sábado, dia 14 de fevereiro.




























>>>>>>>>>>>>>>>>>ACONTECEU NO CARNAVAL



Carnaval no Beach Park

O Beach Park tem programação especial de carnaval, além do novo brinquedo do parque com 24 metros de altura, o Ramubrinká, que tem sete toboáguas para todo tipo de emoção. A criançada tem a opção ainda de um bloco puxado pelos personagens golfinho, hipopótamo e tartaruga. A expectativa de público neste ano é de que seja 15% maior do que no carnaval do ano passado no parque aquático. No restaurante da praia a grande novidade é o cardápio, são cinco pratos exclusivos criados pelo chef Bernard Twardy. O Panga Crocante, o Filet de Sirigado Grelhado com Flor de Sal e o Bolinho de Bacalhau são iguarias a base de peixe, e a Picanha do Sol e o Feijão Verde Cremoso completam o menu variado. O projeto Beach Sounds continua, a partir das 12 horas, com shows de bandas locais de pop rock, entre elas Locomotiva, O Verbo, Manobrás e Zona Sul. A programação dos resorts, Beach Park Suítes Resorts e Beach Park Acqua Resort, neste carnaval vem repleta de atividades como baile, oficina de máscaras, desfile de fantasias infantis, aulas de samba, axé e frevo, oficina de capoeira e hidroginástica recreativa. Na tarde de segunda-feira é dia dos blocos do “Beach Folia”. Cada hotel terá sua concentração e os dois blocos se encontram para a folia na praia. Informações: (85) 4012 3000.


Humberto Teixeira é o grande homenageado do Carnaval 2009

Beth Carvalho é uma das atrações

"Eu vou mostrar pra vocês
Como se dança o baião
E quem quiser aprender
É favor presta atenção"
Baião (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)

O baião é o carro-chefe de muitos outros ritmos que dão o tom do Carnaval 2009 em Fortaleza, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Essencialmente popular, o gênero que abre alas para a folia é uma homenagem a um de seus criadores, o compositor cearense Humberto Teixeira (1915-1979), parceiro do pernambucano Luiz Gonzaga em canções referenciais como "Asa Branca", "Qui nem Jiló", "Assum Preto", "No meu Pé de Serra" e "Baião" - o primeiro dos muitos sucessos da dupla que conquistou o Brasil e outros países na década de 50. Casando tradição e atualidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), reverencia o "doutor do baião" através da decoração que ganha as ruas da cidade e no domingo de carnaval, quando intérpretes e músicos locais sobem ao palco armado na Praia de Iracema para prestar um tributo a sua obra musical.

O Pólo Asa Branca, fincado nas areias da Praia de Iracema, à altura da Caixa D´água dos Peixinhos (obra pública do artista plástico cearense Leonilson), concentra a programação de shows noturnos precedidos por cortejos de blocos carnavalescos. Sob o palco armado ao ar livre, cantam ainda Beth Carvalho, Dominguinhos, Chico César, Jair Rodrigues e Elza Soares, além de artistas locais como Waldonys, Chico Pessoa e Dorgival Dantas. No Centro da cidade, o tradicional desfile das agremiações carnavalescas passa pela avenida Domingos Olímpio entre os dias 22 e 24 de fevereiro, a partir de 16h, levando maracatus, escolas de samba, blocos e cordões carnavalescos ao chamado Pólo Humberto Teixeira, vitrine por onde também desfilam a irreverência e a criatividade dos "sujos", com suas perfomances-surpresas.

Paralelamente, a Prefeitura de Fortaleza também cria e incrementa o Pólo Dona Mocinha, no entorno do bar homônimo, como forma de homenagear em vida uma das maiores entusiastas e incentivadoras do samba e do carnaval na cidade. Desde 1978, dona Iraci, 73, popularmente conhecida como Mocinha, é a anfitriã de uma roda de bambas que todos os finais de semana, religiosamente, se reúne na calçada do seu bar para, sob um pé de benjamim, desfiar clássicos do gênero, animando moradores da Praia de Iracema e visitantes que lotam as mesas do entorno para cantar e dançar juntos. Amante do carnaval, dona Mocinha foi fundadora da escola de samba Girassol, em Fortaleza, e também já desfilou em diversas escolas de samba no Rio de Janeiro, sempre na ala das baianas.


Pólos do Carnaval 2009:
1 - Pólo Humberto Teixeira – Na avenida Domingos Olímpio, centro da cidade. Da rua Barão de Aratanha à rua Senador Pompeu acontecem os desfiles oficiais das agremiações carnavalescas de Fortaleza. De 22 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h.

2 - Pólo Asa Branca - Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos), onde haverá um palco armado ao longo dos quatro dias de carnaval para a realização de shows com nomes nacionais e locais. Também será o espaço de concentração dos blocos de pré-carnaval que animarão a festa aos finais de tarde, precedendo os shows. Sempre a partir de 17h.

3 - Pólo Dona Mocinha - No Bar da Mocinha, Praia de Iracema, número 140 da rua Padre Climério, entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto. A Prefeitura Municipal de Fortaleza monta uma estrutura especial para atrair foliões e amantes do samba, choro e carnaval. Esse pólo é uma homenagem à "rainha" do samba fortalezense. Com a participação do bloco Num Ispaia Sinão Ienchi e sambistas do bairro. Sempre a partir de 17h.


PROGRAMAÇÃO
AV. DOMINGOS OLÍMPIO (Pólo Humberto Teixeira)
Os desfiles das agremiações carnavalescas acontecem nos dias 22 , 23 e 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h. Entre as ruas Barão de Aratanha e Senador Pompeu.

PRAIA DE IRACEMA (Pólo Asa Branca) - próximo à Caixa D´água dos Peixinhos
21/02 - Sábado
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Chico Pessoa e banda.
23h - Show com Beth Carvalho e banda.

22/02 - Domingo
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Tributo a Humberto Teixeira. Com músicos e intérpretes cearenses.
Banda: Adelson Viana (teclado e acordeon); Tarcísio Sardinha (violão e guitarra); Denilson Lopes (bateria); Edson Sancho (baixo); Chico Paulo (vocal e percussão); Nazareno (vocal e percussão); Igor Caracas (percussão); Armando Teles (vocal); Carlinhos Ferreira (sax); Zé Carlos (trompete); Edson (trombone); Alves Nascimento (teclado).
Cantores convidados: Marcus Café; Paulo Façanha; Joana Angélica; Karine Alexandrino e Falcão.
23h - Show com Dominguinhos e banda.

23/02 - Segunda
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Waldonys e banda.
23h - Show com Chico César e banda.

24/02 - Terça
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Dorgival Dantas e banda.
23h - Show com Jair Rodrigues e Elza Soares.

BAR DA MOCINHA (Pólo Dona Mocinha)
De 21 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 17h, tem samba de mesa, chorinho e carnaval animado pelo bloco Num Ispaia Sinão Ienche, no Bar da Mocinha, Praia de Iracema. Rua Padre Climério, 140 - entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto.




Carnaval em Beberibe e Morro Branco


O Carnaval de Beberibe como todos os anos, atrai diversos turistas dos mais variados estados e localidades. Tanto a cidade como as praias vizinhas acabam lotando e fazendo do carnaval de Morro Branco um dos mais procurados da região litorânea do Ceará.

Durante os quatro dias, o públicos pode conferir, pela manhã, as bandas que se apresentam na praia de Morro Branco. Será montada uma estrutura para abrigar os foliões na "Marina", local já conhecido dos carnavalescos. Vale lembrar que este ano será proibida a circulação de carros na areia da praia.

Já no período da noite tudo se concentra na "Arena da Alegria", uma estrutura montada na Praça Central da cidade, que contará com isolamento de algumas ruas, para evitar carros som e trânsito no ambiente da festa. Também será proibido a entrada na arena com garrafas de vidro de bebidas. Terá pontos de troca por garrafas de plástico.

As principais atrações durante os quatro dias de festa, são:

* Furacão do Forró

* Solteirões Do Forró

* Felipão

* Forró Balancear

* Banda Patrulha (Salvador)

* Márcia Freire (Salvador)

* Xiquerê (Salvador)

* Forró do Bom e Kátia Cilena



Tauá Folia faz a festa na região dos Inhamuns


A folia na região dos Inhamuns vai ter a batida do funk neste ano. Uma das atrações já confirmada para o Carnaval de Tauá, é a funkeira Andressa Soares, a Mulher Melancia, que se apresenta no primeiro dia de carnaval.

Além dela, seis blocos oficiais fazem a alegria dos foliões de plantão, durante os quatro dias. Dentre as atrações, estão: os garotos da banda Capim Cubano, a batida do Solteirões do Forró e a voz inconfundível de Samyra e sua banda Forró dos Plays.

A prefeitura do município estima que um público de 15 a 20 mil pessoas passarão pelos corredores da cidade durante o feriadão.

Confira a programação:

* Sexta-feira (20):
Mulher Melancia;
Tribaleiros dos Inhamuns;
Tenda eletrônica.

* Sábado (21):
Forró dos Plays Elétrico;
Tribaleiros dos Inhamuns;
Moleque Safado Elétrico.

* Domingo (22):
Banda Capim Cubano;
Tribaleiros dos Inhamuns;
Moleque Safado Elétrico.

* Segunda-feira (23):
Solteirões do Forró;
Tribaleiros dos Inhamuns;
Moleque Safado Elétrico.

* Terça-feira (24):
Nildinha e Amor Cearense;
Tribaleiros dos Inhamuns;
Moleque Safado Elétrico.

* Quarta-feira (25):
Resultado do melhor bloco, rei momo e rainha do Tauá Folia.



Ibiafolia 2009

Quem pensa que Carnaval é sinônimo de praia está enganado! A prova disto é que muitos dos municípios serranos estão oferecendo aos foliões uma programação carnavalesca tentadora, em 2009...

O município de Ibiapaba, por exemplo, já está com a folia marcada para os quatro dias... Serão nove atrações que prometem fazer a alegria do público. O mela-mela vai ser no Calçadão da Liberdade.

Confira as atrações:

* Chicabacana da Bahia;

* Banda Acaiaca;

* Edcamaleão;

* Michel e Banda Xiquerê;

* Camila Vitorino da Bahia;

* Forró Balancear;

* Forró Zanzibar;

* Vício Federal Elétrico;

* Forró Pode Chamegar Elétrico.





Programação Carnaval da Alegria Paracuru 2009

O Carnaval 2009 do Ceará terá atrações e folia nos quatro cantos de todo o estado. É neste clima de animação que os foliões que decidirem passar o feriado em Paracuru vão curtir de marchinhas aos ritmos elétricos do axé.

Confira a programação:

Sábado (21):
16:00 h - início do Carnaval: Concentração dos blocos no largo da rodoviária;

17:00 h - Banda de música do município tocando marchinhas, percorrendo os principais bairros de Paracuru até a Avenida Iluminada;

20:00 h - 02 Trios elétricos na Avenida Iluminada, com participação das banda: Biruta Axé de Salvador e Banda Zanzar com Hilário Neto.

Domingo (22):
De 17 as 20 h - Desfile de Blocos;

20:00 h - Bandas: Biruta da Bahia e Swing Louco.

Segunda (23):
De 17 as 20 h - Desfile de Blocos;

20:00 h - Gueto Axé da Bahia e Versátil.

Terça (24):
Bandas: Mistura e Manda e Zanzibar.





Carnaval no Crato

A folia chega ao Cariri para animar adultos e crianças nos quatrro dias de carnaval... Com uma programação variada, o público poderá curtir diferentes estilos musicais que vão desde as marchinhas até o carnaval elétrico.

Confira a programação:

* DIA 20/02 (Sexta-Feira):
15h - DESFILES DAS VIRGENS
CONVENTRAÇÃO: Eventus Casa de Show
Grande Encontro das Virgens
LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP

* DIA 21/02 (Sábado):
20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia.
LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP

* DIA 22/02 (Domingo)
17h – Curumim Folia (Carnaval Infantil)
TIO BIBI & CIA.
20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia.
BANDA EMBALO VIP

* DIA 23/02 (Segunda-Feira):
20h - 20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia.
BANDA EMBALO VIP

* DIA 24/02 (Terça-Feira)
17h – Encontro dos Blocos (Marchinhas e Frevos)
SILVIO E MARCOS ELÉTRICO
20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia.
BANDA EMBALO VIP



Carnaval em Sobral

A folia na cidade de Sobral já esta confirmada para 2009. Os foliões terão atrações carnavalescas na cidade e nos distritos.

Na Sede, a festa acontece diariamente a partir das 22h, na Passarela do Samba Marinho Pereira. Nos destritos, os foliões podem se dividirem para acompanhar o batuque das bandas.

A programação ainda conta com o desfile das oito escolas de samba que fazem o Carnaval sobralense acontecer nas noites de segunda e terça-feira, sempre às 19h, na Passarela do Samba Marinho Pereira, que este ano estará montada na Av. Dep. João Frederico, ao lado do Centro de Convenções, no bairro do Junco.

A apuração dos resultados do desfile das Escolas de Samba será na quarta-feira, dia 25, às 16h, na Casa da Cultura.

Confira a programação do Carnaval sobralense:

Passarela do Samba Marinho Pereira:

* Sábado (21):
Banda Patrulha/Cueca Branca (Salvador);

* Domingo (22):
Banda Acaiaca (Fortaleza)/Cueca Branca (Salvador);

* Segunda (23):
Kátia Guima - revelação do carnaval da Bahia/Bit Beleza - ex Psirico (Salvador);

* Terça (24):
Márcia Freire - ex Cheiro de Amor/Cueca Branca (Salvador);

Nos distritos, a programação é a seguinte:

* Sábado (21):
Taperuaba - Banana Joe (Salvador)

* Domingo (22):
Jordão – Didendê (Salvador) e Jaibaras – Crisanto Show Banda (Sobral);

* Segunda (23):
Aracatiaçu – Didendê (Salvador);

* Terça (24):
Taperuaba – Fumê Samba (Fortaleza).




Carnaval de Aracati

Já virou tradição o Carnaval de Aracati. Lindas praias, povo acolhedor e muita gente bonita... esses são apenas alguns dos atrativos do litoral leste.

'Aracati 2009 - o carnaval é aqui' traz do dia 20 a 24 de fevereiro uma programação diversificada para o público cearense.

O público vai pular o dia todo! De sábado a terça, a folia começa na praia a partir das 11h. Após um dia de muito sol e animação, o agito passa a ser na Av. Coronel Pompeu com trios elétricos e Bandas a partir das 21 horas... Ufa!!!

Ainda tem mais... De domingo a terça, aqueles que gostam de uma folia mais tradicional poderão curtir o Carnaval Cultural, que traz competições e desfiles dos Blocos Carnavalescos de Aracati.

Já na quarta-feira, aqueles que ainda tiverem fôlego poderão desfilar nos Blocos dos Louros, que sai ao meio-dia da Praça da Coluna, percorrendo as ruas do Aracati.

PROGRAMAÇÃO - CARNAVAL DE TRIOS

* Sexta (20) - Av. Principal - Noite
Oz Bambaz, Arpoador, Banda Patrulha, Louca Mania e Tropa de Axé;

* Sábado (21) - Av. Principal - Noite
Beto Jamaica, Forró Moral, Louca Mania, Amor Amil e Os Espaciais;

* Domingo (22) - Av. Principal - Noite
Pimenta Nativa, Ala Ursa, Tropa de Choque, Amor Amil e Chico Janes;

* Segunda-feira (23) - Av. Principal - Noite
Marcia Freire, Moral Mix, Acima do Sol, Amor Amil e Malukos do Forró;

* Terça-feira (24) - Av. Principal - Noite
Chicabana, Saia Rodada, Waldonys, Bakulejo e Chico de Janes.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE PRAIA

* Sábado (21) - Majorlândia - Manhã
Timbal Elétrico e Louca Mania;

* Domingo (22) - Majorlândia - Manhã
Tropa de Choque e Tropa de Axé;

* Segunda-feira (23) - Majorlândia - Manhã
Amor Amil e Os Espaciais;

* Terça-feira (24) - Majorlândia - Manhã
Kiauê e Malukos do Forró.




São Benedito traz o Benefolia 2009


O Benefolia 2009 – o maior carnaval noturno do Ceará – chega a sua 13ª edição. A folia sobe a serra para esquentar os foliões de plantão...

Confira a Programação:

* Sexta-feira (20):
Paixão Fatal (16:00), Dj. Luciano Junior, Pileque e Vânio Bahia;

* Sábado (21):
Dj Luciano Junior, Pileque, Xexéu e Acaiaca;

* Domingo (22):
Paixão Fatal (17:00) Dj Luciano Junior, Pileque, Chicabana e Long Dong;

* Segunda (23):
Dj Luciano Junior, Pileque, Felipão e Camila Vitorino;

* Terça-feira (24):
Dj Luciano Junior, Pileque, Solteirões Elétrico e Kionda.

Como se pode notar o folião terá 5 dias de muita festa e animação e ainda contará com a segurança especializada de 140 homens todos os dias de festa.

E para você que é de outro município ainda dá tempo de reservar casas, apartamentos e outros imóveis. É só ligar para: (88) 3626.1347 ou via E-mail: comunicacao@saobenedito.ce.gov.br



Horizonte garante festa dos foliões com atrações musicais em todo o município

O município de Horizonte prepara uma grande festa para garantir a animação dos foliões no carnaval de 2009. A festa terá uma programação diversificada para a população, com muito axé, pagode, forró e marchinhas carnavalescas que irão animar diversos pontos da cidade.



A abertura da festa acontece na sexta-feira (20), com o Baile da Saudade ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas. Os grupos da melhor idade, assistidos pelos programas sociais da Prefeitura, são os convidados especiais da noite. O evento acontecerá na Casa da Família (Cras), localizado na rua Inácio Horácio de Sousa, nº 192, bairro do Zumbi, a partir das 18 horas.



A noite, o principal ponto de encontro é a Praça de Eventos do Mercado Público, sempre a partir das 21 horas. Entre as bandas que irão animar os foliões estão Lagosta Eletrizada, Companhia Eletrizada, Axé Love, Demais Metalizado, Deusa Elétrica, Swing Louco, Balança Brasil e Jeito Safado, entre outras.



Novidades

Pela primeira vez, Horizonte terá um “mela-mela”. A folia, comandada por um trio elétrico, irá ocorrer de sábado (21) a terça-feira (24), entre 16 e 19 horas, na Avenida do Catu. A concentração será no Pólo de lazer do Conjunto Novo Mangueiral.



O trio elétrico também fará a animação nos distritos. Em Queimadas, acontecerá o Carnaval das Águas, de domingo (22) a terça-feira (24), entre 11 horas e 14 horas, no Açude que é atração na região. Nos distritos de Aningas e Dourado, a folia acontece no sábado (21) e no domingo (22), respectivamente, sempre a partir das 21 horas.



Já as crianças têm lugar garantido na folia com o Desfile do Bloco Vai Neném, que sai no domingo (22), às 16 horas. A concentração será na Escola José Eduardo de Sousa, localizada na rua Maria Luiza Noronha, nº 405 – Zumbi. Para animar ainda mais o tradicional desfile, as crianças irão receber kits contendo serpentina, confetes, abadás e máscaras.



Segurança

Quanto à segurança, o folião pode se sentir resguardado. A área reservada para o carnaval na Praça de Eventos do Mercado Público estará cercada e todos serão revistados antes de entrar, evitando, assim, a entrada de armas e de garrafas de vidro. Além dos policiais militares que estarão no local da festa, e do plantão que a Polícia Civil estará dando juntamente com o Conselho Tutelar, ainda foram contratados mais seguranças. O Corpo de Bombeiro também estará com uma unidade de plantão e haverá uma ambulância do Serviço de Saúde.



Serviço:

Programação



Sexta-feira (20)

18h às 22h – Abertura com o Baile da Saudade

Local: Casa da Família (Cras) - Rua Inácio Horácio de Sousa, nº 192, Zumbi



Sábado (21)

16h às 19h – Trio elétrico na Av. do Catu

21h às 00h – Trio em Aningas

21h – Atrações musicais na Praça de Eventos do Mercado Público



Domingo (22)

11h às 14h – Trio elétrico no Açude de Queimadas

16h às 18h – Desfile do Bloco Vai Neném

16h às 19h - Trio elétrico na Av. do Catu

21h - Trio elétrico em Dourado

21h – Atrações musicais na Praça de Eventos do Mercado Público



Segunda-feira (23)

11h às 14h – Trio no Açude de Queimadas

16h às 19h - Trio elétrico na Av. do Catu

21h - Atrações musicais na Praça de Eventos do Mercado Público



Terça-feira (24)

11h às 14h – Trio elétrico no Açude de Queimadas

16h às 19h - Trio elétrico na Av. do Catu

21h - Atrações musicais na Praça de Eventos do Mercado Público





Carnaval jazzístico de Guaramiranga chega à 10ª edição com grandes nomes

Há dez anos o carnaval de Guaramiranga tem uma sonoridade diferente. Nas ruas e palcos da pequena cidade serrana do Ceará, ao invés dos ritmos tradicionais que marcam o período em todo o país, cantores, guitarristas e outros tantos músicos brasileiros e estrangeiros pegam a estrada e sobem as curvas do Maciço de Baturité para o Festival Jazz & Blues. São quatro dias de programação na serra e mais três em Fortaleza, depois da pausa na quarta-feira de cinzas.

Com menos de 6 mil habitantes, localizada há pouco mais de 100 Km da capital cearense e a 865 metros de altitude, Guaramiranga é, durante todo o ano, um refúgio para quem quer trocar a praia e o sol do litoral pelo aconchego dos sítios e pousadas, cercadas pela riqueza da mata atlântica preservada, com sua rica flora e banhada de cachoeiras. O clima ameno -é indispensável o uso de um casaco à noite - convida para um bom vinho e para a boa gastronomia alemã, italiana ou francesa dos cafés e os restaurantes locais. Em 2008 a cidade foi eleita pela revista Viagem e Turismo como a segunda mais romântica do país.

É nesse cenário que desde 2000 acontece o Festival Jazz & Blues em pleno período carnavalesco, atraindo um público que triplica a população da cidade. Pelos palcos do festival já passaram importantes nomes da música instrumental, do jazz e do blues respeitados no Brasil e mundo afora.

Quem já esteve no Festival

Entre os que já escreveram um capítulo na história do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga e Fortaleza estão: Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Stanley Jordan, Pedro Aznar, Paulo e Daniel Jobim, Danilo Caymmi e Paulo Braga, Hélio Delmiro, Duofel, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Renato Borghetti, Eileina Williams, Badi Assad, Derico & Sindicato do Jazz, Big Time Sarah, Toninho Horta, Flávio Guimarães, André Cristóvam, Nuno Mindelis, Arismar do Espírito Santo, Victor Biglione, Cama de Gato, Nasi, Traditional Jazz Band, Baseado em Blues, Fernando Noronha & Black Soul, Herando do Monte, Sérgio Duarte, Leo Gandelman, Márcio Montarroyos (in memorian), Kenny Brown, JJ Jackson, Frères Guissé, Torcuato Mariano, Hamilton de Holanda e Jefferson Gonçalves.

Do Ceará participaram bandas e instrumentistas como Manassés, Waldonys, Jorge Helder, Irmãos Aniceto, Márcio Resende, Alex Holanda, Arthur Menezes, Marajazz, Fátima Santos, Bob Mesquita, Carlinhos Patriolino, Ítalo e Renno, Felipe Cazaux, Carlinhos Ferreira, Metalira, Rodolf Forte, Blues Label, Luizinho Calixto, Idilva Germano, De Blues em Quando, Marcus Britto, Cristiano Pinho, Lúcio Ricardo, Adriano Azevedo, entre outros.

O Festival Jazz & Blues 2009

Em 2009, de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza, o Festival Jazz & Blues chega à décima edição, seguindo com a idéia pioneira e ousada da Via de Comunicação e Cultura de oferecer ao público espetáculos de jazz, blues, ritmos afins e a boa música instrumental durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. Tudo isso garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do país.

As atrações

Este ano o Festival terá entre as atrações o belga Toots Thielemans, reconhecido como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX; o pianista, arranjador e compositor César Camargo Mariano, um dos músicos brasileiros mais celebrados e requisitados no mundo; Arthur Maia, considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo; a cantora e compositora Ana Cañas, que está entre as grandes descobertas recentes da música brasileira; o pianista, compositor e arranjador Benjamin Taubkin; o guitarrista Lanny Gordin, cujo mais recente trabalho, “Lanny - Duos”, traz versões de sucessos feitos entre o guitarrista e artistas como Gal Gosta, Max de Castro, Rodrigo Amarante, Zeca Baleiro, Chico César e Adriana Calcanhoto; e um dos pioneiros do blues no Brasil, o sanfoneiro Dominguinhos, um dos mais conceituados e atuantes sanfoneiros do país, Paulo Meyer, fundador da hoje lendária banda Expresso 2222, que marcou época e influenciou toda uma geração de ‘bluesmen’ paulistanos.

Programação gratuita

Além das apresentações acima em espaço fechados, uma série de atividades gratuitas acontece durante todo o Festival. No início da tarde o público tem a oportunidade de interagir com os músicos durante os ensaios abertos. Grandes nomes conversam com a platéia e dão uma prévia do que vai acontecer no palco à noite. Ao pôr-do-sol, acontecem shows em espaço aberto, democratizando o acesso à programação para todos que escolheram a cidade como refúgio no carnaval. É lá que se apresentam, entre outras atrações, músicos do projeto Novos Talentos, criado pelo Festival para a formação de bandas de jazz e blues em cidades do interior do Estado.

Também durante o dia, moradores, visitantes, músicos profissionais, amadores, crianças ou adultos podem participar também de oficinas de música. Após a meia-noite é tudo festa com as Jam Sessions, onde instrumentistas renomados dividem o palco com jovens músicos, em shows de improvisos de jazz e de blues.

Depois do carnaval

Depois dos quatro dias no Maciço, o Festival desce a Fortaleza na quarta-feira de cinzas para, de quinta a sábado, levar aos palcos parte das atrações que estiveram na serra. Além dos shows à noite, durante o dia, alguns dos importantes instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento para músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.

Enquanto o Carnaval não chega

Antes mesmo do carnaval a programação do Festival acontece em Fortaleza. Em janeiro, a cidade entra “Na Trilha do Jazz”, projeto que tem o objetivo de dar um gostinho do que vai ser o evento em Guaramiranga. Nas noites de quarta a sábado, grupos cearenses de jazz se apresentam em bares e casas noturnas, interpretando clássicos do gênero de todos os tempos, com espaço para os improvisos e novos arranjos.

Quando chegar fevereiro, o Projeto Novos Talentos acontece em cidades do interior do Estado. Esta é uma ação de responsabilidade social e inclusão do Festival. Oficinas são ministradas para jovens do interior e bandas de jazz e blues são formadas e preparadas para subirem aos palcos em Guaramiranga durante o carnaval.

O Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e promoção do Sistema Verdes Mares.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2009 – de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza. A programação acontecerá em espaços diversos a serem divulgados posteriormente. Informações: (85)3262.7230 e viac@viadecomunicacao.com.


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL JAZZ E BLUES 2009

NA SUBIDA DA SERRA

GUAIÚBA

Dia 20 (sexta)

16h – HOMENAGEM ao mestre Dominguinhos

Apresentação de alunos da escola de música de Guaiúba, sanfoneiros locais e show de Rodolf Forte.

Realização: Secretaria de Cultura de Guaiúba. Local: CEART de Guaiúba

GUARAMIRANGA

21 a 24 de fevereiro

Dia 21 (sábado)

14h30 – ENSAIO ABERTO: Dominguinhos

15h00 – OFICINAS: Flauta (Bob Mesquita) / Gaita e Guitarra (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias) / Percussão (Vanildo)

17h00 – SHOWS: Novos Talentos + Pablo Fagundes (DF)

20h00 – SHOWS: Luciano Franco (CE) + Trio + 1 (SP)

22h30 – SHOW: Dominguinhos (PE)

00h às 03h – JAM SESSION: Beale Street (RJ)

Dia 22 (domingo)

10h – BATE-PAPO: Zeca Assumpção

14h30 – ENSAIO ABERTO: César Camargo Mariano

15h00 – OFICINAS: Flauta (Bob Mesquita) / Gaita e Guitarra (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias) / Percussão (Vanildo)

17h00 – SHOWS: Novos Talentos + Projeto Casa do Blues: Artur Menezes (CE)

20h00 – SHOWS: Nélio Costa (CE) + Lanny Gordin (SP)

22h30 – SHOW: César Camargo Mariano (SP)

00h às 03h – JAM SESSION: Beale Street (RJ)

Dia 23 (segunda)

10h – BATE-PAPO: Lanny Gordin

14h30 – ENSAIO ABERTO: Ná Ozzetti

15h00 – OFICINAS: Flauta (Bob Mesquita) / Gaita e Guitarra (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias) / Percussão (Vanildo)

17h00 – SHOWS: Novos Talentos + Timbral (CE)

20h00 – SHOWS: Ricardo Bezerra (CE) + Arthur Maia (RJ)

22h30 – SHOW: Ná Ozzetti (SP)

00h às 03h – JAM SESSION: Beale Street (RJ)

Dia 24 (terça)

10h – BATE-PAPO: Arthur Maia

14h30 – ENSAIO ABERTO: Toots Thielemans

15h00 – OFICINAS: Gaita e Guitarra (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias) / Percussão (Vanildo)

17h00 – SHOWS: Dixie Square Jazz Band (SP) + Projeto Casa do Blues: Blues Label (CE)

20h00 – SHOWS: Lúcio Ricardo (CE) + Paulo Meyer (RJ)

22h30 – SHOW: Toots Thielemans (BELGICA)

00h às 03h – JAM SESSION: Beale Street (RJ)

Na terça-feira: Cortejo com Dixie Square Jazz Band pelas ruas de Guaramiranga, com o jazz tradicional de New Orleans

LOCAIS:

Shows das 20h e 22h30: Teatro Rachel de Queiroz

Ensaios Abertos: Teatro Rachel de Queiroz

Oficinas e Bate-papos: Escola Zélia Matos Brito

Shows das 17h e Jam Sessions: Quadra Municipal

FORTALEZA

26 a 28 de fevereiro

Dia 26 (quinta)

21h – SHOW: Toots Thielemans

Dia 27 (sábado)

21h – SHOW: César Camargo Mariano

Dia 28 (domingo)

21h – FESTA com Dixie Square Jazz Band


LOCAIS:

Shows dos dias 26 e 27: Theatro José de Alencar

Festa do dia 28: Iate Clube


SERVIÇO

10º Festival Jazz & Blues – de 21 a 24 de fevereiro de 2009 em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza. Informações: (85)3262.7230, viac@viadecomunicacao.com e: www.jazzeblues.com.br.



CONFIRA O PERFIL DE TODAS AS ATRAÇÕES DE 2009 NO FESTIVAL JAZZ E BLUES

Paulo Meyer

Ninguém fica parado quando o bluesman paulistano Paulo Meyer entra no palco e entoa os versos negros do blues com sua voz gutural, acompanhado da banda “The Burning Bush”, vigorosa e estradeira, na tradição do bom e velho estilo que despontou nas margens do Mississipi.

Pioneiro do Blues no Brasil, Meyer tocou com Nuno Mindelis em 1990, fundou a hoje lendária banda Expresso 2222 - que marcou época e influenciou toda uma geração de ‘bluesmen’ paulistanos, abrindo o caminho para a formação de um circuito que inclui festivais e eventos especiais pelo Brasil afora.

Em seu show Hooked on The Blues a banda mostra repertório de seus 5 CDs, incluindo composições escritas pelo band-leader com seus refrões eletrizantes, e ainda clássicos de lendas do blues como Jimmy Reed, Sonny Boy Williamson, B.B. King, T-Bone Walker, além de clássicos do rock dos anos 60 e 70 como Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones, The Doors e Creedence, entre outros.

Na estrada desde 1994, a banda paulistana Paulo Meyer & The Burning Bush, pioneira em sua proposta de apostar em um repertório de Blues e Rock dos anos 60/70, com cinco CDs independentes, está finalmente produzindo seu primeiro DVD, que vai registrar toda a energia que a banda tem no palco. Algumas musicas do CD mais recente do grupo, intitulado 'Hooked On The Blues', pode ser baixado no site oficial ou no MySpace da banda.

Paulo Meyer & The Burning Bush
Mateus Schanoski: teclados; Paulo Meyer: vocal e gaita; Caio Góes: baixo
Paulo Resende: bateria; Alexandre Spiga: guitarra



PROJETO TIMBRAL

O Projeto Timbral surgiu no I Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga CE, onde o idealizador e músico Lú de Souza teve a sua participação através da música instrumental. No término do festival, Lú de Souza percebeu que a música instrumental só atingia um determinado tipo de público, na sua maioria músicos e profissionais da área. Com isso, criou o Projeto Timbral, com o objetivo de mostrar que a música instrumental pode ser apresentada em diversos locais e para diversos tipos de público, do Teatro à Periferia, de uma maneira diferenciada onde todos possam entender a linguagem musical.

Desde então o projeto Timbral vem desenvolvendo seu trabalho e atingindo o seu objetivo através de palestras, oficinas e workshops em igrejas e escolas públicas da capital e do interior, e também em outros estados do Brasil em projetos culturais para todas as classes sociais onde seus músicos e produtores são também músicos educadores.

No inicio de 2003, surge o projeto “Formação de Platéia” com o show “Influências”, onde o Projeto Timbral atinge um sucesso de público, tendo que prorrogar a temporada de apresentação do espetáculo, deixando assim um marco na música instrumental do Ceará e na carreira do Projeto Timbral.

Em 2004 o Projeto Timbral se apresenta no palco principal do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, onde surge a possibilidade da gravação do show ao vivo. Em 2007 é concluída a gravação do primeiro CD e DVD através do convite feito pela produção do festival.

O projeto Timbral não se limitou à música instrumental, passou também a acompanhar artistas de nível nacional e internacional de variados estilos.

Em 2008 participa de grandes eventos como: o primeiro Festival de Todos os Ritmos de Viçosa do Ceará, onde teve como convidadas as cantoras Patrícia e Priscila Alice, participou do encerramento da FEPAI (Feira do Empreendedor) em Ubajara CE, foi destaque no Festival Cover Baixo em Fortaleza CE e no Festival Baixo Brasil na cidade de Teresina PI e participou da semana da Consciência Negra realizado na Praça do Ferreira no centro da capital cearense com repercussão nacional e público variado.

Atualmente o Projeto Timbral segue atingindo seu objetivo e também está voltado para o lançamento e divulgação do seu primeiro CD e DVD gravados no Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.

PROJETO CULTURAL

As oficinas, palestras, e workshops culturais acima citados, são oferecidos pelos próprios componentes do Projeto Timbral, realizados antes ou depois do show, tendo como principais objetivos: difusão músico-cultural e divulgação do projeto para o público.

Os componente do Projeto Timbral são músicos educadores, capacitados para a execução do mesmo, pois possuem experiências educacionais adquiridas no decorrer de suas trajetórias e informações através de cursos acadêmicos.

Integrantes

Lú de Souza (Guitarra)

Miquéias dos Santos (Contrabaixo)

Neo dos Santos (Bateria)

Douglas Salvador (Direção de palco)



Nélio Costa


O baixista cearense Nélio Costa iniciou-se na música com o bandolim aos 13 anos. Aos 18 ingressou no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará e no mesmo ano passou a integrar, como baixista, a Banda Officina, um grupo de música instrumental que marcou o cenário musical de Fortaleza.

Como músico profissional acompanhou diversos artistas locais como Dilson Pinheiro, Teti, Marcus Brito e Aparecida Silvino. Trabalhou também em casas noturnas acompanhando artistas de renome nacional como Maria Creuza, Nelson Gonçalves, Fagner, Jorge Vercilo, João Donato, Waldonys, Manassés e Amelinha.

Em 1990 mudou-se para Colônia, na Alemanha, onde graduou-se em Pedagogia Musical (baixo elétrico e guitarra, nas áreas de Jazz e música Pop). Na Alemanha tocou com diversos grupos e estilos musicais, como Jazz, Salsa, Reggae, Bossa-Nova e Pop. Trabalhou também na elaboração de jingles para a rede de TV alemã RTL. Nesse período, participou ainda de turnê na Turquia com o cantor jamaicano Frank Lee.

Em 1997 retornou a Fortaleza, no Ceará, onde segue atuando como músico, compositor e arranjador. Em 1999 fez o lançamento do seu primeiro CD solo intitulado “Das Origens”, com shows no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, The Wall, Centro Cultural do Banco do Nordeste. No ano seguinte seguiu em turnê de lançamento pelo Nordeste, apoiado pelo Goethe Institut (Instituto de Línguas Alemão), com shows em Recife, Natal, e Teresina.

Em outubro de 2000 foi convidado pela Universidade de Mainz, na Alemanha, para lecionar por um ano um curso sobre música brasileira, retornando a Fortaleza em agosto de 2001. No ano seguinte lançou seu segundo CD solo intitulado “Só Alegria”, tendo feito shows de lançamento no Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, onde foi eleito por júri popular como uma das quatro melhores bandas do Festival; No Centro Cultural Dragão do Mar (Fortaleza), no Conservatório Pernambucano de Música, em Recife, e no Teatro do Gasômetro em Belém.



Pablo Fagundes e Trinca Harmônica

Depois de várias apresentações bem-sucedidas em Fortaleza, entre elas com o grupo cultural Pé de Cerrado, com a banda do guitarrista Celso Salim e no II Fórum de Harmônicas, o gaitista brasiliense Pablo Fagundes retorna para participar do Festival Jazz & Blues deste ano, em Guaramiranga. Na bagagem, Pablo traz agora seu novo CD Foles e vem acompanhado de seu próprio grupo, a Trinca Harmônica, que tem Rafael dos Santos na bateria e percussão, Wava el Alfouni no baixo e Marcus Moraes no violão. Os três músicos participaram da gravação de Foles, que será lançado em primeira mão em Fortaleza e, posteriormente, dia 18 de março, no Espaço Brasil Telecom, em Brasília.

Foles é o resultado de mais de 11 anos de pesquisa em relação às possibilidades sonoras da gaita. Antes de chegar a este CD, Pablo gravou o primeiro CD do grupo Pé de Cerrado. Depois, com o violinista e bandolinista norte-americano Ted Falcon, que mantém um grupo de choro e MPB em Los Angeles (EUA), gravou o CD Ted and Pablo. Foles conta com a participação de Dominguinhos na interpretação em dueto da música Feira de Mangaio, de Sivuca e Glória Gadelha. “Considero Dominguinhos um grande mestre e padrinho deste trabalho”, afirma Pablo. O CD teve muitas participações especiais de músicos/amigos que acompanham Pablo ao longo desses anos.

“Cada músico teve a liberdade de colocar sua impressão digital sonora. Com isso, Foles expressa o que cada um tem de melhor musicalmente”, lembra o gaitista.

Trajetória musical

O brasiliense Pablo Fagundes iniciou sua trajetória musical, há 16 anos. Em 1992, descobriu na gaita diatônica as raízes negras do blues. Hoje, trabalha pela consolidação das gaitas cromática e diatônica na música brasileira. Pesquisador do instrumento, criou o curso de gaita cromática na mais importante escola de choro do Brasil na atualidade, a Raphael Rabello, do Clube do Choro em Brasília, da qual é professor titular. Faz parte do grupo cultural Pé de Cerrado, referência em ritmos regionais brasileiros (coco, maracatu, ciranda, baião) que se consolida com a gravação do segundo CD e primeiro DVD.

Em 2004, participou da abertura do show de BB King, em Brasília, com a Brazilian All Stars Blues Band. Em 2006, interpretou choros e composições próprias no V Festival de Harmônicas, no Sesc Pompéia-SP. No mesmo ano participou do II Forum de Harmônicas de Fortaleza. No ano seguinte, foi o único gaitista brasileiro a participar do 44o. SPAH (Society for the Preservation and Advancement of Harmonica) em Milwakee (Wisconsin-EUA), mais antigo e tradicional evento de gaitistas dos EUA, com participação de nomes consagrados como J.J. Milteau, Peter Mad Cat, Stan Harper, Howard Levy.

Ainda em 2007, lançou o CD Ted and Pablo Transcontinental Music Express, em turnê pelos EUA. Teve a oportunidade de participar do Mandolin Symposium na Santa Cruz University (Califórnia-EUA) quando se apresentou ao lado de David Grisman, Mike Marshall e Hamilton de Holanda. Em sua segunda turnê pelos EUA, em 2008, tocou em diversas casas de shows como LACMA e Skirball em Los Angeles e Zinc Bar, Nublue e Cachaça em Nova Iorque, onde deu uma canja com o mestre Toninho Horta.



Ricardo Bezerra

Logo depois de Marcus Francisco e Dedé Evangelista, Ricardo Bezerra foi o parceiro de Fagner em músicas que foram importantíssimas na carreira do grande cantor cearense, já que foi com Cavalo Ferro e Manera Fru Fru Manera que ele ganhou festivais na Universidade de Brasília, quando ainda era estudante de arquitetura. Mas, como diz o próprio Ricardo, Fagner teve sorte de encontrar em seguida aquele que seria seu maior e mais constante parceiro, Fausto Nilo, já que ele (Ricardo) seguiu outros caminhos e passou a se dedicar mais à vida acadêmica, deixando um pouco a música de lado.

Depois de um longo exílio voluntário, Ricardo Bezerra voltou a gravar um CD em 2003, desta vez apenas instrumental. O disco contou com as participações muito especiais de Mingo Araújo, Adelson Viana, Araold Araújo, Luizinho Duarte, Carlinhos Ferreira, Hoto Junior, Heriberto Porto, Cristiano Pinho, Márcio Resende, Jorge Cardoso, Ítalo Almeida, Jerônimo e do Coral infantil Arte em Canto, com a regente Vera Barros. "Notas de viagem" teve a produção executiva de Henilton Menezes e arranjos de Adelson Viana, Cristiano Pinho e Ricardo Bacelar, que na época do lançamento do disco, fez a resenha abaixo, que reproduzo de artigo publicado na imprensa cearense:


NOTAS DE VIAGENS sobre o CD de Ricardo Bezerra


Por Ricardo Bacelar


O disco Notas de Viagens é jóia da lavra de Ricardo Bezerra. O compositor, autor dos sucessos "Cavalo Ferro" e "Manera Fru Fru Manera", em parceria com Raimundo Fagner, teve participação importante no início da carreira desse artista. Bezerra é protagonista da música cearense.

Seu primeiro álbum "Maraponga", obra clássica, teve como coadjuvantes os magos Hermeto Pascoal, Sivuca e Jacques Morelembaum, entre outros. Ao dedicar-se à vida acadêmica, morou em outros países na defesa de teses, absorvendo elementos de diversas culturas sem perder sua essência local. Dotado de forte personalidade e apurado senso estético, exerce a arquitetura da paisagem e do edifício com timbre, ritmo e harmonia. Carrega consigo a alma de músico da qual irradia sua excentricidade.


A música de Ricardo Bezerra é um passeio no parque. As estruturas melódicas bem construídas são traços perceptíveis de sua forma de vida. Como seu aluno, há tempos atrás, tive a oportunidade de perceber a dinâmica da música através de paisagens. Norte para minha forma de tocar piano. Através do som, percebe-se a sofisticação da alma de um ser simples, ímpar e dotado de complexa capacidade criativa. Sua música nos traz um rico espectro de texturas que se combinam em temas delineados com extremo bom gosto.

Seu novo disco é resgate da boa música. A cada faixa, as notas impressas são manual de orientação para viagens ao imaginário do compositor. Obra madura e bem concebida, nos revela os tons e as cores de suas andanças.



Luciano Franco

Desafiando o discurso dos que apregoam uma suposta derrocada criativa da música brasileira nos últimos tempos, instrumentistas, compositores e intérpretes dos quatro cantos do País vêm erguendo sua voz. Artistas que seguem produzindo uma música de diversidade e qualidade espantosas para quem se acostumou ao reduzido leque de opções dos canais de maior visibilidade. Mas, para quem se habituou a olhar ao redor, manter o espírito aberto e os ouvidos atentos ao que acontece nestes muitos Brasis musicais, já não é surpresa o fato de contarmos com músicos de talento, inquietude e criatividade suficientes para que ninguém insista no recorrente lamento quanto ao “estado de coisas da música brasileira”. Renovada pela contribuição de gerações em diálogo, arejada pelas estratégias alternativas de difusão da cena dita “independente”, liberta da necessidade imperiosa dos “dials” radiofônicos e auditórios televisivos, ela se mostra cada vez melhor.

O novo disco do compositor cearense Luciano Franco é mais um argumento a endossar esse fato. “Rio Novo” é o esperado segundo CD de um dos mais completos músicos da efervescente cena instrumental descortinada no Ceará, exemplificando a pluralidade dessa produção incontida em estereótipos “regionalistas”. São 13 novos temas de um instrumentista que trafega com desenvoltura pelas teclas do piano e pelas cordas do contrabaixo, do bom violão de nylon e da guitarra semi-acústica. Mais do que isso: um compositor prolífico, autor de centenas de músicas, em uma produção de impressionante qualidade. Capaz de revelar, a partir de matrizes da melhor tradição musical brasileira e universal, como ainda há espaço de sobra para inspiradas e inquietantes criações.

Ignorando os pré-conceitos freqüentemente impostos à música instrumental, a maturidade da produção de Luciano Franco faz com que o virtuoso multiinstrumentista jamais eclipse a figura do compositor. Sem arroubos de tecnicismo nem solos além da conta, a música de Luciano se mostra em sua essência, valorizando a beleza dos temas, o desenho sinuoso das melodias, as harmonias instigantes e diferenciadas de quem jamais deixou de conjugar as lições dos grandes mestres.

A opção por essa síntese faz de “Rio Novo” - cujo título remete ao bairro de mesmo nome na cidade de Cascavel-CE, onde seu autor viveu na infância e na adolescência - um disco convidativo ao ouvinte, sedutor e cativante desde a primeira audição. Nem por isso deixa de haver espaço para o que de melhor nasceu da confluência entre a tradição jazzística e a herança musical brasileira: a improvisação, compreendida como liberdade de criação, sempre em favor da música.

Se em seu primeiro CD, lançado em 2005, Luciano Franco já impressionava pela consistência e pela multiplicidade de seu trabalho, em “Rio Novo” ele torna a presentear o público com a variedade de ritmos, a elegância de seus arranjos e a riqueza de suas composições. Arregimentando outros craques das cenas musicais cearense, baiana e carioca para ajudá-lo a tecer seus sambas, bossas, valsas, baladas e choros, reitera no disco a genialidade de sua produção, calcada no horizonte do equilíbrio entre o simples e o complexo. Como a música brasileira sempre soube fazer.



Dixie Square Jazz Band

Dixie Square Jazz Band é o quarteirão do jazz, onde se encontram a emoção, a alegria e principalmente a boa música. A participação do público torna-se a essência e a vida desta magnífica banda de jazz. Há três anos se mantém no “cast” do Bourbon Street, pela sua alta qualidade. A banda tem feito também a abertura de shows de grandes nomes como B.B. King e Ray Charles e orquestra.

Marco Vital tem à sua frente o “Wash board” de onde arranca uma marcação rítmica e explosiva. Luchin Montoya, tecladista de larga experiência, tendo passado pelas mais expressivas bandas de jazz de São Paulo, onde coloca seu incrível “swing”. André Busik, trumpetista e vocalista de nível internacional emprestando com sua voz incrível, uma viagem aos melhores temas do “jazz”. Dado, saxofonista de alto nível com brilho sonoro como poucos músicos conseguem. J. A. Weber, contrabaixista com um balanço rítmico que mantém a banda percutindo em altíssima vibração.



LANNY GORDIN
“Duos”
TRIBUTO A UM GÊNIO DA GUITARRA


Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Jards Macalé, Chico César, Max de Castro, Vanessa da Mata, Adriana Calcanhotto, Junio Barreto, Fernanda Takai, Edgar Scandurra, Rodrigo Amarante e Péricles Cavalcanti homenageiam Lanny Gordin

Ninguém merecia mais do que ele uma homenagem assim. Afinal, depois de participar com sua guitarra inventiva de alguns dos melhores discos de pop brasileiro e MPB produzidos entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira dos anos 70. Hoje, quase três décadas mais tarde, ao ouvir seus novos encontros musicais com 15 artistas de diversas gerações, no álbum “Lanny - Duos” (produção da Barraventoartes/Universal, dirigida por Glauber Amaral), a pergunta é inevitável: como é que a música brasileira ficou tanto tempo sem ele?

A trajetória desse mestre da guitarra é tão única quanto seu estilo. Filho de um pianista russo com uma polonesa, Alexander Gordin nasceu em Xangai, na China, em 1951. Sua família chegou a morar alguns anos em Israel, até que decidiu se radicar no Brasil, em 1958. Autodidata, aos 16 anos Lanny já tocava guitarra e baixo na boate aberta por seu pai no centro de São Paulo, a lendária Stardust, onde circulavam músicos de alta qualidade, como Hermeto Pascoal e Heraldo do Monte.

Em 1968, depois de tocar com algumas bandas de pop e rock, ele finalmente foi descoberto. Apresentado aos líderes do recém-lançado movimento tropicalista, em pouco tempo Lanny já estava participando de gravações de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa (geralmente com arranjos do irreverente maestro Rogério Duprat), que agitaram o cenário musical da época. Ousados, os improvisos de Lanny também chamaram a atenção de artistas de outras correntes musicais, como Tim Maia, Elis Regina, Jair Rodrigues e Erasmo Carlos, com os quais também veio a tocar.

Com um retrospecto assim, é natural que o talento de Lanny seja apreciado por fãs e músicos de diversas gerações. A primeira faixa de “Lanny - Duos” traz uma saborosa versão de “Lá vem o homem que matou o homem, que matou o homem mal”, de Jorge Benjor, recriada com suíngue pela guitarra-base e os vocais de Max de Castro, além, é claro, dos improvisos de Lanny. A nova geração da MPB também está presente com Vanessa da Mata, que canta com delicadeza sua “Era Você”. E ainda Junio Barreto, que injeta energia na lírica “Onde Eu Nasci Passa Um Rio”, de Caetano Veloso, cuja releitura do clássico tropicalista “Enquanto Seu Lobo Não Vem” ganha uma original introdução jazzística de Lanny.

Da geração tropicalista comparece também a musa maior: Gal Costa, que ressalta junto com Lanny as belezas melódicas da jobianiana “Dindi”. Gilberto Gil relembra em tons de blues sua canção “Abre o Olho”. Com a irreverência de sempre, Jards Macalé (o qual, vale lembrar, nunca se considerou um tropicalista) revisita “Let’s Play That”, sua parceria com o poeta Torquato Neto, membro do estado-maior da Tropicália. Péricles Cavalcanti, produtor musical do álbum, interpreta seu reggae “Farol da Jamaica”, que ganhou um colorido “bluesy” graças à guitarra de Lanny.

Também não poderia faltar a turma do rock, que desempenhou um papel essencial na bagagem musical de Lanny. Rodrigo Amarante (da banda Los Hermanos) contribui com a suave “Evaporar”, de sua autoria. Fernanda Takai (vocalista da Pato Fu) surpreende com uma releitura da emotiva “Mucuripe”, parceria de Fagner e Belchior. Em contraste com as frases agudas de Lanny, Arnaldo Antunes interpreta com seu vozeirão soturno “Sol”, parceria com o guitarrista Edgar Scandurra (da banda Ira!), que também divide com o homenageado os improvisos de “El Blues”.

O elenco de convidados destaca ainda três figurões da MPB revelados nos anos 90. Zeca Baleiro empresta a “Dê um Role” (de Moraes Moreira e Galvão) uma interpretação mais cool do que energética versão de Gal, gravada nos anos 70. Adriana Calcanhotto e Lanny também evitam a dramaticidade da versão original de “Me Dê Motivo” (de Sullivan & Massadas), que Tim Maia transformou em sucesso. Chico César fecha a série de duos com “Lanny, Qual?”, uma canção simpática que já nasceu como homenagem.

É o próprio Lanny que encerra o álbum, dedilhando sozinho, com humor, descontração e refinado senso harmônico, uma versão de “Corcovado”, o clássico de Tom Jobim, que ninguém certamente ouviu igual antes. O que mais se poderia esperar de um gênio da guitarra?

Os artistas que foram acompanhados pelo guitarrista falam de sua genialidade:

Hermeto Pascoal: "Vi o Lanny nascer como músico, tocando as primeiras notas, lá na boate Stardust. Ele aprendeu do dia para a noite, assustadoramente. O Heraldo do Monte deu um impulso grande a ele. O pai do Lanny queria que ele tocasse de um jeito bem comercial, para dançar, mas eu fazia a cabeça do garoto. A gente esperava que o pai dele saísse da boate e, como eu já não enxergava direito, o Lanny me avisava. Aí a gente largava o pau e tocava alguma coisa bem moderna. Quando o pai dele vinha chegando, a gente voltava a tocar música comercial (risos). O Lanny é um grande músico. Lembro de ver ele sair tocando baixo, sem jamais ter estudado esse instrumento. Ele ainda não teve condições de botar para fora nem um terço da música que ele tem dentro dele. Eu torço para que o Lanny fique cada vez melhor para poder fazer isso".

Jards Macalé: "Fiquei profundamente admirado, ao ver aquele menino tocando pela primeira vez, quando o Rogério Duprat o chamou, na época da Tropicália. Depois que Caetano e Gil foram em cana e saíram do país, em 1969, eu, Gal Costa, Paulinho da Viola e Capinan fizemos uma firma chamada Tropicarte e produzimos um espetáculo, no Teatro Oficina. Esse show tinha três figuras importantes: eu, Gal e Lanny. No cotidiano com ele, meu violão mudou. Além de ter um talento enorme, o Lanny tinha um violão muito peculiar, muito rico. Ele é o que mais se aproxima de Jimi Hendrix. Sabia tudo da guitarra da época e é capaz de tocar violão como o Garoto, incrementando as harmonias e as melodias. Lanny é uma das mais profundas e ricas musicalidades do Brasil. Quem quiser aprender a guitarra tem que ouvir Lanny Gordin."

Chico César: "Influenciado pelos guitarristas Wes Montgomery, Joe Pass e Jimi Hendrix, mas também atento à grande música do mundo (de Bach a Luiz Gonzaga), Lanny Gordin é um primeiro-sem-segundo na guitarra brasileira”.



Dominguinhos

Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia da sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre! Dominguinhos deu a sanfona sotaques novos e diferentes. Não abandonou o baião do seu padrinho, mas também não deixou de passear em outras praias da música brasileira. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa o sotaque ou origens quando trata de fazer música. No Universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção, e o talento, capazes de transformar idéias e conceitos em obras de arte.

José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 1941 e começou a tocar e compor aos oito anos de idade, passando pela sanfoninha de 08, 48, 80 e 120 baixos.

Conheceu Luiz Gonzaga no Rio de Janeiro em 1954, onde passou a morar com sua família. Do Rei do Baião ganhou uma sanfona de presente. Com ele, gravou em 1956 o seu primeiro disco. Em 1964 gravou o primeiro LP na Cantagalo de Pedro Sertanejo, pioneiro do forró em São Paulo. Passou pelas gravadoras: Polygram, RCA (hoje BMG), Continental, RGE e atualmente Velas, tendo mais de 40 discos entre LPs e CDs. Como músico já atuou com outros grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa.

Como autor tem gravado com quase todos os nomes da MPB, tendo canções como “Eu Só Quero Um Xodó” (Dominguinhos/Anastácia), “Gostoso Demais” (Dominguinhos/Nando Cordel), “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos/Gilberto Gil), “De Volta Pro Aconchego” (Dominguinhos/Nando Cordel), “Isso Aqui Ta Bom Demais” (Dominguinhos/Nando Cordel), “Tantas Palavras” (Dominguinhos/Chico Buarque), entre outras grandes composições deste grande artista ímpar da nossa música.

Um músico é a síntese de diferentes elementos como talento, inspiração, força de vontade, perseverança e oportunidade. Uma mistura que resulta em arranjos e harmonias. No caso de Dominguinhos, essa composição surgiu a partir da origem Nordestina, na luta por uma vida digna, do temperamento calmo e da disposição em assimilar novas informações. A isso juntaram-se os temperos brasileiros tradicionais, as pitadas de sonhos modestos que habitam o mundo do povo.

Ao lado da identificação com as imagens, Dominguinhos exerce seu oficio tocando também outros ritmos. Talento e a habilidade lhe garantiram autonomia para trilhar diversas veredas musicais, sem que, no entanto, isso tenha significado, em momento alguém, abandono de suas raízes essencialmente nordestinas.

Esses são os ingredientes mais constantes na trajetória de Dominguinhos. Tendo como pano de fundo um grande talento, eles compõem o quadro da vida de um dos importantes artistas brasileiros da atualidade.



LÚCIO RICARDO

Lúcio Ricardo, um dos melhores interpretes cearenses iniciou sua carreira em 1979, como líder da banda “Perfume Azul”. Esta banda participou do movimento Massafeira, que deu origem a um álbum homônimo, gravado no Rio de Janeiro, pela extinta CBS, hoje, Sonymusic, e que revelava os novos talentos musicais do Ceará.

Residindo no Rio de Janeiro, Lúcio Ricardo participou de vários shows, tendo integrado o movimento musical “Falange Canibal”, que era composta por Lenine, Lula Queiroga, Ivan Santos, Fernando Piancó. Em São Paulo, participou de outros shows, um dos quais ao lado de Belchior, no Teatro de Arena.

De volta a Fortaleza, participou de várias gravações, dentre as quais, um trabalho dedicado ao compositor cearense, Lauro Maia. Sua participação estende-se também ao cds: “Um Pé em Cada Porto” (Cale Alencar) “Brilho” (Estélio Vale) Dezoito Anos de Cais Bar (coletânea); “Jangada de Areia” (de J. Ernesto e Silvio Barreira).

Lúcio Ricardo foi escolhido o melhor intérprete do Festival de Camocim por duas vezes em 2002 e 2003. Participou como convidado do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, onde apresentou um tributo a Ray Charles que lhe rendeu elogios da crítica e um grande sucesso por parte do publico.

Em 2003 gravou na Feira da Música um cd ao vivo, realizando várias apresentações na capital e no interior do Estado.

Atualmente Lúcio Ricardo vem se dedicando à realização do seu primeiro cd em estúdio onde cantara composições próprias e de outros autores cearenses.


Ná Ozzetti

O canto de Ná é bem mais que um timbre de voz inconfundível, que o pleno domínio dos recursos musicais e que a tradução de sentimentos internos. Bem além dessas qualidades – suficientes para consagrar uma grande cantora – o canto de Ná se pauta pela interpretação radical: aquela que decifra os conteúdos virtuais inscritos na composição e revela-os numa forma surpreendente para o público e até para o próprio autor.

O intérprete radical faz da voz um poderoso instrumento de explicitação da sonoridade ainda não ouvida e das mensagens mal compreendidas, tocando delicadamente em pontos essenciais da canção: é uma nota que se desloca, uma ordem que se inverte, um andamento que se altera, uma articulação que se acentua, ou mesmo uma estabilidade que se desestabiliza. Quem já ouviu, com atenção, Sua Estupidez ou No Rancho Fundo com Ná Ozzetti sabe exatamente do que estou falando. Não é apenas a sensibilidade e a inteligência que cantam. É também o corpo. A voz, como extensão do corpo, gesticulando, gesticulando... para expressar o que essas canções jamais disseram, embora guardassem dentro de si.

Esse canto, na fronteira da voz que canta com a voz que fala, é o que há de mais misterioso e atraente na canção popular. Só o intérprete radical chega lá. E só pode ser este o lugar onde se manifesta o grão da voz que Roland Barthes procurou definir em célebre artigo dedicado ao canto erudito.

Na música popular, o grão, esse prolongamento do corpo, aparece com muita clareza, sobretudo nas regiões do mundo que sofreram maior influência da música negra. Entre os norte-americanos há, sem dúvida, um número expressivo de intérpretes radicais. No Brasil – onde os cantores e cantoras são quase sempre admiráveis – apenas alguns podem ser prontamente identificados: Carmen Miranda, Orlando Silva, Jorge Benjor, Caetano Veloso...

A dicção de Ná Ozzetti está justamente nessa faixa onde impera o requinte do gesto vocal como fonte inesgotável de recriações de canções.

Luiz Tatit


Na Ozzetti e Quarteto

Dante Ozzetti: violão

Mário Manga: guitarra e violoncelo

Sergio Reze: bateria e percussão

Zé Alexandre Carvalho: contrabaixo

A cantora Ná Ozzetti trabalha há três anos com um quarteto formado pelos músicos Dante Ozzetti, Mário Manga, Sérgio Reze e Zé Alexandre Carvalho, com os quais divide os arranjos e a concepção musical.

Com a formação de violão, guitarra, violoncelo, contrabaixo acústico e bateria/percussão, a cantora prepara um repertório baseado em canções inéditas, de sua autoria em parcerias com Luiz Tatis, Alice Ruiz, Dante Ozzetti, entre outros, para ser gravado em CD.

O trabalho que se desenvolve em grupo, apresenta características singulares, a começar pelo repertório pautado em crônicas contemporâneas e pelas interpretações de Ná.




César Camargo Mariano

Antônio César Camargo Mariano nasceu no dia l9 de dezembro de 1944, na cidade de São Paulo. Filho de Wlademiro e Maria Elizabeth, César, independente de toda sua genialidade e talento, é um dos expoentes da nossa música instrumental. Pode-se creditar parte deste grande sucesso ao grande senso profissional e de organização que ele sempre teve na sua carreira.


Seu pai, professor de música e pianista-concertista, lhe deu o primeiro piano quando César completou 13 anos, transmitindo-lhe também o gosto pelo improviso e pelo swing. Seus primeiros trabalhos como profissional aconteceram dois anos depois, na noite paulista. Nos anos seguintes formou o "Sambalanço", O Som Três e Octeto César Camargo Mariano.


Com l7 anos participa do disco de Claudete Soares, o primeiro de sua carreira. Depois deste decidiu o brilho de elepés com uma lista imensa de intérpretes da MPB, como Elis Regina, com quem veio a se casar pessoal e musicalmente, Wilson Simonal (lançando "Pilantragem"), Eliseth Cardoso, Alaíde Costa. Nana Caymmi, Erasmo Carlos, Maria Bethânia, João Bosco, Gal Costa, Rita Lee, Gilberto Gil e muitos outros.


De todos os discos editados, incluindo o último "Ponte das Estrelas" (Prisma II), Prisma I, "Todas as Teclas" com Wagner Tiso. "César Camargo Mariano e Cia", "A Todas as Amizades", entre vários outros. "Samambaia" ainda figura como um dos mais expressivos. Este LP, em duo com Hélio Delmiro, chegou a ser considerado pela imprensa internacional como um dos 10 melhores discos de música instrumental já editados.


Compositor, pianista, arranjador e excepcional autor de jingle, César é também um dos músicos mais conscientes do papel que representa dentro da cultura musical do pais. Sua importância dentro da musica instrumental brasileira transcende às partituras e teclas de seu piano. Sua obra e trabalho no aprimoramento de técnicas, sua coragem em inovar e buscar novos caminhos e alternativas para que a música instrumental se popularize cada vez mais sem perder qualidade e criatividade, fazem dele um líder e uma presença imprescindível dentro de tudo que se faça ou que venha ser feito em termos de música.


Cidadão do mundo, aproximando correntes das mais variadas, sem preconceitos musicais, César é sem contestação, um dos grandes instrumentistas que o Brasil já teve. É dele este pensamento: "A popularização da arte é o desejo de todo artista. Popularizar um trabalho não significa baixar seu nível, nem sua qualidade; significa trabalhar mais, com mais cuidado, dedicação, profissionalismo e sinceridade, para não trair seus seguidores, nem iludir o rebanho novo que se forma".



Artur Menezes


Apesar da pouca idade, Artur Menezes já é guitarrista há 12 anos. O interesse pela música começou por influência do irmão mais velho, que tocava baixo e bateria. Um dos primeiros sons que o despertou para a vida de músico profissional foi o rock’n’roll, também diretamente influenciado pelo irmão. Mas logo em seguida encontrou o Blues e desde então não largou mais. Suas principais influências vão de Jimi Hendrix ao rei do baião Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy e Johnny Winter. Atualmente, aos 23 anos, já é um dos artistas mais ativos na cena musical cearense, realizando uma média de 20 apresentações por mês, com bandas das quais é integrante, como Artur Menezes & Os Caras, Blues Label, De Blues em Quando, Zeppelin Blues, Roblackto e ExperiHendrix Trio.

Com seu projeto solo, Artur Menezes & Os Caras, participou em 2007 do Festival e Jazz & Blues em Guaramiranga (tendo se apresentado em mais quatro edições com outras bandas) e do Ceará Music, do qual também tocou com outros projetos em mais dois anos. Em 2008, as Jam sessions do Festival Jazz & Blues ficaram por conta de Artur durante os quatro dias de carnaval. O jovem músico também se apresentou em outros importantes eventos musicais do Ceará e de outros estados do Brasil, como: três edições do Oi Blues By Night, três edições do Fórum Harmônicas Brasil, duas edições do Festival BNB Rock & Cordel, Mostra BNB do Blues, BNB Instrumental, Festival Canoa Blues, Maranhão Blues Festival e Dragão Jazz. Diversos centros culturais de Fortaleza já receberam o talento de Artur Menezes, tais como o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Centro Cultural Oboé. Mas não é apenas o público freqüentador de centros culturais que têm acesso à música de qualidade feita por Artur, já que ele também se apresenta nos mais influentes bares e restaurantes da cidade, além de apresentações em cidades do interior e do litoral cearense.

Apesar de todo o talento que possui, Artur está sempre buscando o aperfeiçoamento; cursa a faculdade de Música na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e já passou duas temporadas morando em Chicago, nos Estados Unidos. Este tempo fora lhe rendeu bons contatos com músicos de renome internacional, com os quais tocou, por exemplo: John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phill Guy, Brother John, Jimmi Burns, Big Ray, dentre outros. Ele fez apresentações em diversos bares de blues, como B.L.U.E.S., Kingston Mines, Buddy Guy's Legends, Smoky Daddy, Rosa's, Vine Tastings e Katherina’s. Mas não foi só tocando que Artur Menezes teve a oportunidade de aprender cada vez mais; isso também aconteceu através de outro contato: os shows a que assistiu, de grandes nomes do blues internacional, como Eric Clapton, Johnny Winter, Koko Taylor, Jeff Beck, Robert Cray, Magic Slim, Buddy Guy, Eddie Clearwater, Carlos Johnson e outros mais. Durante as temporadas em Chicago, Artur foi integrante da banda americana The Shakes, que prima pela tradicionalidade do blues elétrico, e gravou com ela dois discos.

No Brasil, Artur Menezes teve a honra de acompanhar os músicos Igor Prado, Ivan Márcio, Johnny Rover, Jefferson Gonçalves, Andy Boy e Alexandre Araújo. Entre canjas e abertura de shows, dividiu palcos com artistas do porte de Nuno Mindelis, Sérgio Duarte, Blues Etílicos, Magic Slim, Big Time Sarah, Scott Henderson, Rick Estrin, Blue Jeans, Robson Fernandes, Peter Mad Cat, Blues ETC, Baseado em Blues, Big Gilson, Celso Salim, El Mocambo, JJ Jackson, André Christovam e Lancaster.

Recentemente, Artur Menezes lançou disco com composições de sua autoria e também tem se dedicado ao projeto ”Casa do Blues”, do qual é um dos idealizadores e produtores. Este projeto prevê a realização de shows de blues com duas edições mensais, com o objetivo de difundir e ampliar cada vez mais a cena blueseira no estado do Ceará. O guitarrista também recebeu convites e participou da gravação de um CD no Rio de Janeiro. Além das apresentações com bandas locais e nacionais e projetos paralelos, Artur passa seus conhecimentos sobre música para outros jovens aprendizes, ministrando aulas particulares de guitarra e workshops e oficinas sobre a Guitarra Blues.



BLUES LABEL

Em setembro de 2001, o guitarrista, baixista e vocalista Roberto Lessa convidou alguns amigos para realizar uma antigo sonho: tocar o Blues. Música popular e centenária nascida dos lamentos, festejos e labores dos afro-descendentes dos Estados Unidos, expressa hoje em vários países sem restrição de classe ou raças. Nascia então a Blues Label que hoje conta com Artur Menezes (guitarra/baixo/vocal), Wladimir Catunda (bateria) e Leonardo Vasconcelos(teclado) além de seu fundador Roberto Lessa.

Ao longo de sua trajetória, seus integrantes perceberam que o Blues é uma riquíssima fonte de ritmos e nuances musicais. O trabalho e pesquisa apurados deram ao quarteto livre trânsito por entre várias vertentes dessa música, além dos estilos musicais que provieram do Blues: Blues de raiz, Country-Blues, R'N'B, Jump, Blues Rock, Funk e Soul. É o que mostra seu extenso e variado repertório que vai de Charley Paton a Stevie Ray Vaughan, passando por Booker-T & The MG's, Muddy Waters e Robert Johnson, pagando ainda merecidos tributos a outros mestres.

Mas ainda há espaço para desenvolvimento de um trabalho autoral onde o quarteto faz Blues aliando inovação e tradição, abrindo-se para novas linguagens musicais, sem desprezar as raízes e ramificações do centenário estilo nem as influências de cada integrante. Esse trabalho será lançado no cd de estréia da Blues Label, já gravado em fase de negociação de patrocínio para prensagem e lançamento.
PALCOS


Os principais palcos em que a Blues Label atuou foram as edições de 2004, 2005 e 2007 do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Dragão Jazz, Ceará Music em 2003 e 2005; Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura por ocasião do Domingo Acústico, Domingo Instrumental(com o projeto Tocando História do Blues) e da 3ª Edição do Ceará Blues Sessions(acompanhando o gaitista Jefferson Gonçalves); Feira da Música, 2ª Edição do Festival Vida e Arte; Centro Cultural Banco do Nordeste por três oportunidades, em 2003 e 2005 pelo programa Cultura Musical e em 2004 pelo Programa Quinta Instrumental; Lançamento do projeto Ceará In Blues no Hotel Vila Galé; Ritz Café; Buoni Amici´s Sport Bar; Barraca Biruta; Mucuripe Clube; Cine Benfica com os projetos Blues: Imagem e Som e Blues Label Black Night; The Wall Bar na 2ª Edição do Ceará Blues Sessions, abertura do show da carioca Blues ETC; temporada de show com o músico mineiro Alexandre Araújo; I Fórum de Harmônicas do Ceará em que acompanhou os gaitistas Jefferson Gonçalves(RJ) e Andy Boy(RS); Projetos Casa do Blues e House of Blues, e I Mostra de Música de Fortaleza – Petrúcio Maia.

INTEGRANTES:

Artur Menezes (guitarra, baixo e voz) – Jovem revelação da guitarra cearense, Artur Menezes participa da Blues Label desde os 16 anos. Além da banda, ele participa do projeto Zeppelin Blues e das bandas Artur Menezes e Os Caras e De Blues Em Quando.

Wladimir Caunda (bateria) – Experiente músico, está no rol dos melhores bateritas do estado. Acompanhou músicos como Karine Alexandrino, participou das bandas Super Soul, Matutaia e O Quarto das Cinzas, integra ainda a Som Fusão e o Trio Imaginário.

Leonardo Vasconcelos (teclado) – O tecladista participa dos projetos Bateria Brasileira e Zeppelin Blues além das bandas O Artefato, Trio Imaginário e Blues Band.

Roberto Lessa (guitarra, baixo e voz) – Antes de formar a Blues Label, Roberto Lessa participara da Jefferson Brown Blues Band, Overdrived e Corpo Elétrico. Atua também no Trio Imaginário e é produtor e apresentador do programa Encontro com O Blues veiculado pela Rádio Universitária FM de Fortaleza.




ARTHUR MAIA

Considerado pela crítica especializada um dos melhores Baixistas do mundo, Arthur Maia é também cantor,compositor e produtor musical.

Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Maia começou sua vida musical como baterista em bailes do subúrbio carioca. Aos 17 anos, começa a se dedicar ao contrabaixo, orientado por seu tio, o contrabaixista Luizão Maia.

Inicia sua trajetória profissional acompanhando músicos como Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos (1976/79).

Fundou e integrou a banda Pulsar e o grupo Cama de Gato,duas vertentes da musica instrumental, de grande influência no cenário brasileiro.

Participou da banda Black Rio e, também,do grupo de música pop Egotrip que,na década de 80,teve suas músicas veiculadas nas principais FMs brasileiras.

Arthur criou e desenvolveu um estilo próprio de tocar seu instrumento,além do fretless,que executa como poucos e ,com isso tornou-se muito popular e requisitado para trabalhos e shows com grandes nomes da musica internacional,como Jorge benjor, Gal costa,lulu santos,Caetano Veloso,Roberto Carlos,Martinho da vila,Djavan,Milton Nascimento,Marisa Monte,Leila Pinheiro,César Camargo Mariano, Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana, George Benson e Plácido Domingo.

Viajou pelo mundo,participando dos principais festivais internacionais,como os consagrados : Free Jazz, Heineken Concerts, Brazil - New York Jazz Festival (no Town Hall), Festival de Jazz de Paris, Montreaux, Montreal, Haia (Holanda), etc; e ter sido vitorioso em quatro prêmios Grammy, faz do currículo de Arthur Maia um dos mais completos do mundo.

``MAIA``, Seu primeiro disco solo foi gravado em 1991, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois,foi consagrado como músico instrumentista,recebendo o prêmio Sharp de revelação da musica instrumental,onde foi eleito por unanimidade.

Em 1996, Arthur lançou o seu segundo cd, ``SONORA`` ,em um show que lotou o canecão,no Rio de Janeiro,e foi consagrado pela crítica.Esse show foi apresentado em seis paises europeus,no Japão e na casa de espetáculos Town Hall, de nova Iorque,no festival Brazil/New York,nos Estados Unidos.

O músico traz consigo uma vasta bagagem de sucessos e se preocupa cada vez mais em fomentar sua carreira solo. Em 2002 lançou o álbum, PLANETA MÚSICA, pelo selo que ele mesmo fundou, o Cabeçadura Records.

Atualmente, Maia trabalha no projeto de seu novo CD, o PLANETA MÚSICA II. Uma das principais composições deste novo álbum é a música "To Nico", que Arthur compôs em homenagem ao grande baixista Nico Assumpção, que foi, sem dúvida, uma grande fonte de inspiração para ele. O guitarrista Scott Henderson faz uma participação especial nesta gravação.

Além disso, Arthur colocará em prática suas novas idéias neste projeto, cantando e tocando violão em suas próprias composições, além do baixo, é claro.

PLANETA MUSICA ``o show``

Conhecido nos cincos continentes por acompanhar grandes nomes da música internacional e, também, por participar dos principais festivais de jazz e musica instrumental, o baixista, compositor e produtor musical Arthur Maia está cada vez mais engajado em solidificar sua carreira solo.

Em seu novo show, PLANETA MÚSICA, que é o título de seu mais recente CD, Arthur também canta e envolve a platéia com sua performance primorosa, seu carisma e sua energia que contagia a todos.

Acompanhado por um quarteto de bateria, teclados, guitarra e saxofone, o músico solidifica a sua concepção, fazendo uma leitura radicalmente swingada da música instrumental brasileira e interagindo com a platéia o tempo todo. Suas músicas sugerem dinâmica e espírito coletivo, tendo o público uma sensação de concerto e show ao mesmo tempo.

No repertório, Arthur traz uma coletânea de vários momentos de sua carreira, de seus trabalhos com Djavan, Lulu Santos, com a banda de música instrumental Cama de Gato e de seus quatro discos solo, apresentando composições próprias como Jú, Tunico e Trilock; parceiras como Alivio (Arthur maia e Djavan), Condição (Arthur Maia e Lulu Santos), Muchacha (Arthur e Júlio Martins) e Planeta Música (Arthur, seu Jorge e Kiko Continetino); além das dançantes De Ombro (Jamil Joanes) e Groove Land (Paulo Braga); e da homenagem a ele, composta por William Magalhães, Arthur e o gigante.

Vale a pena assistir a este gigante da música brasileira que, além de ser o baixista que acompanha Gilberto Gil há mais de uma década e de tocar com nada menos que Djavan, César Camargo Mariano, Milton Nascimento, Paquito D´rivera, Carlos Santana, George Benson e Ernie Watts, continua influenciando todas as gerações de músicos do Brasil e do mundo.


A BANDA

>> BOB MESQUITA – Sax e flauta

>> HUMBERTO LUIZ – Teclados

>> DI STÉFFANO – Bateria

>> CAINÃ CAVALCANTE – Guitarra

>> HOTO JR. – Percussão

>> ARTHUR MAIA – Contrabaixo e fretless



BEALE STREET


Nascido no berço da Bossa Nova, o Beale Street tem início em 1999, em Ipanema (RJ). Os amigos desde os anos 80 e sócios num estúdio de ensaios no famoso bairro da zona sul carioca, o guitarrista e vocal Ivan Mariz (ex-Sex Beatles) e o baterista Alexandre Baça, decidem montar um trabalho calcado nas raízes do blues original das comunidades negras do interior dos Estados Unidos, aliando a urbanidade londrina ao feeling brasileiro.

Idéia na cabeça, faltava um baixista competente, à altura do conceito da proposta, que era a formação em trio. Surge Cesar Lago (neto do notório compositor e ator Mário Lago), descoberto nas “audições” que Ivan e Baca faziam, ouvindo ensaios em seu estúdio por trás da porta, em busca de um bom músico. Convite feito, e prontamente aceito, estava completa a química poderosa do Beale Street.

O nome Beale Street é uma homenagem aos grandes nomes do blues e um brinde ao sucesso. Reverencia uma Rua em Memphis, Tenessee (EUA), onde grandes nomes do gênero em início de carreira, como B.B. King, tocavam com seus cases abertos, em busca de trocados. Hoje, B.B. King tem uma casa noturna no mesmo local, com filial até em Nova Iorque.

O batismo deu certo. Ainda em 1999 a banda é selecionada para participar da primeira edição do festival Miller Time & Blues. A ótima aceitação lhes rendeu mais convites para voltar a tocar nas edições seguintes do evento.

Em 2002, sai pela Top Cat Records o disco de estréia, “Noubári Isóf Áiron”, com participações de Philippe Baden Powell e Big Gílson, só pra citar alguns nomes de peso. Lançado com sucesso de crítica e público no Bourbon Street (SP), o álbum trazia a poesia de Cartola em blues, o rock brasileiro de Alvin L. (já gravado por Marina Lima, Leila Pinheiro, entre outros) o suíngue de Gabriel Moura (ex-Farofa Carioca), além de releituras de clássicos do blues.

Seguem-se apresentações contagiantes Brasil afora para divulgar o trabalho, como no Wednesday Blues, em Salvador.

Em 2003, é lançado o vídeo-clipe de “Escorpiões”, música de Alvin L., veiculado na MTV e no Multishow. Neste mesmo ano o trio foi convidado a participar do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, convite que se repetiu em 2004, devido ao sucesso da sua apresentação. Ainda em 2003, a Beale Street sobe a Serra Gaúcha, que se curva à genialidade dos cariocas.

Outros shows memoráveis constam na sua carreira: Ibitiblues (em Ibitipoca-MG), Itaipava, Teresópolis e Friburgo também recebem o grupo em seus respectivos festivais de Inverno e Verão nos anos seguintes.

No segundo semestre de 2006, sai o novo álbum: “Vibratto”, desta vez pela Blues Time Records, de Big Joe Manfra. Jefferson Gonçalves, Peter “Mad Cat” Ruth, Pedro Lima (ex-Garganta Profunda) e o próprio Big Joe Manfra são algumas das participações especiais que dão vida a um repertório mais autoral, com direito a canção inédita do amigo de sempre, Alvin L., e a entrada do tecladista Ricardo Magôo para a banda.

Com esse disco, a Beale Street dá continuidade à sua estrada de sucesso, convidando o público a dividir a emoção que é presenciar o show de um dos grandes nomes do blues brasileiro em atividade.

Por motivos particulares, em 2008 o baterista Alexandre “Baca” deixa a música, muda-se definitavemente para o interior com sua família e o Beale Street ficou sem baterista fixo. O que poderia ser um problema acabou sendo uma solução, em virtude da facilidade de deslocamento e hospedagem. E também, é um grande privilégio tocar com bateristas locais criando uma empatia do público com o Beale Street.

Por conta disso, o Beale Street em 2008 participou de vários festivais e mostras de Blues pelo Brasil, dando destaque a: Mostra de Blues do BNB (Fortaleza-CE), Festival OI Blues by Night (Recife, Natal e Fortaleza), CESMA in Blues (Santa Maria-RS, com gravação de DVD ao vivo) e o Moinho da Estação Blues Festival (Caxias do Sul- RS).





Carnaval 2009: descentralização é marca da festa

Dividido em três polos, o Carnaval 2009 de Fortaleza casa a tradição das agremiações com a modernidade de grandes shows de MPB

Um polo na Praia de Iracema, um na Av. Domingos Olímpio e outro no Bar da Mocinha. O Carnaval de Fortaleza 2009, manifestação tradicional e popular apoiada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), é marcado pela descentralização. Com o tema "Baião de Todos: uma homenagem a Humberto Teixeira", a folia se divide em três pontos referenciais da Cidade, para que cada um se torne palco para uma festa alegre, democrática e acolhedora de todos os gostos e sentidos.

A Av. Domingos Olímpio, batizada de Pólo Humberto Teixeira, é a vitrine do desfile oficial das agremiações carnavalescas contempladas no Edital de Fomento às Agremiações Carnavalescas para o Carnaval de Rua de Fortaleza 2009, que acontece entre os dias 22 e 24 de fevereiro, a partir de 16h.

Na avenida vão passar maracatus, escolas de samba, blocos, afoxés e cordões. Este ano, o Edital de Carnaval 2009 investe R$ 370 mil divididos entre 26 agremiações carnavalescas. A Domingos Olímpio também será passarela para os "sujos", brincantes que vão desfilar com a sua irreverência e criatividade, apresentando perfomances-surpresa que serão premiadas na própria avenida.

Paralelamente, a Prefeitura de Fortaleza também cria e incrementa o Polo Dona Mocinha, no entorno do bar homônimo, como forma de homenagear em vida uma das maiores entusiastas e incentivadoras do samba e do Carnaval na cidade. Desde 1978, Dona Iraci, 73 anos, popularmente conhecida como Mocinha, é a anfitriã de uma roda de bambas que todos os finais de semana, religiosamente, se reúne na calçada do seu bar para, sob um pé de benjamim, desfiar clássicos do gênero, animando moradores da Praia de Iracema e visitantes que lotam as mesas do entorno para cantar e dançar juntos. Amante do carnaval, D. Mocinha foi fundadora da escola de samba Girassol, em Fortaleza, e também já desfilou em diversas escolas de samba no Rio de Janeiro, sempre na ala das baianas.

O Polo Asa Branca, fincado nas areias da Praia de Iracema, à altura da Caixa D´água dos Peixinhos (obra pública do artista plástico cearense Leonilson), concentra a programação de shows noturnos precedidos por cortejos de blocos carnavalescos. Sob o palco armado ao ar livre, cantam Beth Carvalho, Dominguinhos, Chico César, Jair Rodrigues e Elza Soares, além de artistas locais como Waldonys, Chico Pessoa e Dorgival Dantas. "É a primeira vez que fazemos a festa com este formato, criando um pólo para os artistas na Praia de Iracema, investindo nas agremiações carnavalescas e apoiando o tradicional samba de mesa do Bar da Mocinha", afirma Elaine Brito, coordenadora do Carnaval na Secultfor.

E para garantir a alegria de moradores e visitantes, um conjunto de órgãos municipais trabalha na operação Carnaval 2009, como Secultfor, Secretarias Executivas Regionais, AMC (Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza), Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Emlurb (Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização), SAMU e Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza). A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também são parceiros do Município.

Polos do Carnaval 2009:
1 - Polo Humberto Teixeira – Na avenida Domingos Olímpio, centro da cidade. Da rua Barão de Aratanha à rua Senador Pompeu acontecem os desfiles oficiais das agremiações carnavalescas de Fortaleza. De 22 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h.

2 - Polo Asa Branca - Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos), onde haverá um palco armado ao longo dos quatro dias de carnaval para a realização de shows com nomes nacionais e locais. Também será o espaço de concentração dos blocos de pré-carnaval que animarão a festa aos finais de tarde, precedendo os shows. Sempre a partir de 17h.

3 - Polo Dona Mocinha - No Bar da Mocinha, Praia de Iracema, número 140 da rua Padre Climério, entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto. A Prefeitura Municipal de Fortaleza monta uma estrutura especial para atrair foliões e amantes do samba, choro e Carnaval. Esse pólo é uma homenagem à "rainha" do samba fortalezense. Com a participação do bloco Num Ispaia Sinão Ienchi e sambistas do bairro. Sempre a partir de 17h.

PROGRAMAÇÃO
AV. DOMINGOS OLÍMPIO (Polo Humberto Teixeira)
Os desfiles das agremiações carnavalescas acontecem nos dias 22 , 23 e 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h. Entre as ruas Barão de Aratanha e Senador Pompeu.

PRAIA DE IRACEMA (Polo Asa Branca) - próximo à Caixa D´água dos Peixinhos
21/02 - Sábado
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Chico Pessoa e banda.
23h - Show com Beth Carvalho e banda.

22/02 - Domingo
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Tributo a Humberto Teixeira. Com músicos e intérpretes cearenses.
Banda: Adelson Viana (teclado e acordeon); Tarcísio Sardinha (violão e guitarra); Denilson Lopes (bateria); Edson Sancho (baixo); Chico Paulo (vocal e percussão); Nazareno (vocal e percussão); Igor Caracas (percussão); Armando Teles (vocal); Carlinhos Ferreira (sax); Zé Carlos (trompete); Edson (trombone); Alves Nascimento (teclado).
Cantores convidados: Marcus Café; Paulo Façanha; Joana Angélica; Karine Alexandrino e Falcão.
23h - Show com Dominguinhos e banda.

23/02 - Segunda
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Waldonys e banda.
23h - Show com Chico César e banda.

24/02 - Terça
17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Dorgival Dantas e banda.
23h - Show com Jair Rodrigues e Elza Soares.

BAR DA MOCINHA (Polo Dona Mocinha)
De 21 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 17h, tem samba de mesa, chorinho e carnaval animado pelo bloco Num Ispaia Sinão Ienche, no Bar da Mocinha, Praia de Iracema. Rua Padre Climério, 140 - entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto.



Folia no BNB Clube

O BNB Clube promete animar o Carnaval do público fortalezense em 2009. Com uma programação especial do dia 21 ao dia 24 de fevereiro, o público confere muitas marchinhas e folia. As águas vão rolar e uma cervejinha gelada também. Confira a programação:

* Dia 21/02 - Baile de carnaval com Fonseca Jr. e Banda Carnavalesca a partir das 22h. Ingressos: Inteira: 24,00; Meia/sócio: 12,00

* Dia 22/02 - Baile de carnaval com Fonseca Jr. e Banda Carnavalesca a partir das 22h. Ingressos: Inteira: 24,00; Meia/sócio: 12,00

* Dia 23/02 - Baile de carnaval com Fonseca Jr. e Banda Carnavalesca a partir das 22h. Ingressos: Inteira: 24,00; Meia/sócio: 12,00

* Dia 24/02 - Baile de carnaval com Fonseca Jr. e Banda Carnavalesca e a BANDA DA VELHA GUARDA DA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA VILA ISABEL, DO RIO DE JANEIRO, a partir das 22h. Ingressos: Inteira: 30,00; Meia/sócio: 15,00

Esse show já é internacional. Em 2007, o grupo esteve na Rússia e em 2008 representou o Brasil e a cultura carioca nas Olímpiadas na China, em Pequim. O Show é um Passeio Musical Carnavalesco de Noel Rosa a Martinho da Vila. Sem esquecer da Escola os grandes sambas da Gres. Unidos de Vila Isabel.




O bloco do Amici´s também desfila com cidadania



O bloco do Amici´s termina sua participação no Pré-carnaval de Fortaleza como um dos momentos marcantes desta grande festa popular e com um diferencial social, que o caracteriza desde que iniciou a desfilar em 2007.



Além de "arrastar" uma verdadeira multidão de foliões, o bloco mantém duas ações sociais importantes: a parceria com o Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade (Iprede), que garante todos os anos doação de leite para a instituição. A doação vem de parte da renda arrecadada com a venda das camisas.



Além disso, um dos blocos mais populares da cidade estendeu sua ação de responsabilidade social à Comunidade do Poço da Draga. Parceira de outros projetos como a Feira da Música, a comunidade mostra que bastam idéias criativas e democráticas para revitalizar áreas antes praticamente abandonadas.



Isso representa, na prática, geração de renda e inserção no mercado. No caso do Pré-carnaval, o bloco cadastrou cerca de 30 ambulantes para trabalharem durante o percurso da bateria Unidos da Cachorra, sem contar o pessoal de apoio e segurança, somando cerca de 50 pessoas que têm na maior festa da cidade a oportunidade de desenvolver uma atividade econômica e de cidadania.



Para os coordenadores do bloco, a parceria com a comunidade pode ser ampliada para futuros projetos. "Acho que a cultura tem tido um forte apelo no Poço da Draga. Aqui tem jovens ligados a produção audiovisual, à música, à dança. É um caldeirão cultural que precisa ser valorizado e revelado", explicou um dos coordenadores.







SERVIÇO:

Dia 14, sábado, a partir das 14hs

Último desfile do bloco do Amici´s com a bateria Unidos da Cachorra.











Comunidade Poço da Draga – A cidade esquecida

Um perfil sócio demográfico, cultural, histórico e econômico





*Aécio Santiago





Da mesma maneira como ocorre com o desconhecido Fortim de Santiago, na Barra do Ceará, a cidade de Fortaleza mostra como suas referências históricas, culturais e identidade de um povo ainda são muito frágeis. Ali começou a cidade, ali jazz o monumento que contempla esse momento, mas o local ainda carece de maiores incrementos para integrar um roteiro realmente cultural, turístico e histórico.



Isso acontece com tantos outros locais na cidade e com a Comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, não é diferente. Uma comunidade com cerca de dois mil habitantes, mas que não se notabiliza pela quantidade, mas pelos traços de uma cultura secular, de um jeito de fazer a cultura muito própria e singular, pela força de moradores que se rejeitam a negar a própria identidade.



Poucos também sabem, mas ali ainda moram descendentes dos famosos pescadores que saíram de jangada para o Rio de Janeiro na primeira metade do século XX reivindicar seus direitos de trabalhadores. Para os menos atentos, um desses pescadores dá nome do famoso Centro Cultural de Fortaleza, o Dragão do Mar.



Formada justamente a partir do surgimento porto, há cerca de 104 anos, teve seus tempos áureos exatamente quando os marinheiros atracavam no local e ali realizavam as festas e se serviam em restaurantes, café e bares hoje inexistentes. A outra ponte que deu origem à atual famosa Ponte dos Ingleses agoniza sob as águas da Praia de Iracema. A primeira ponte não teve a mesma atenção do poder público que a teve a mais nova, e da sua história apenas algumas poucas pessoas sabem. "Aquela ponte inicialmente foi construída com madeira, depois com base metálica e atualmente com aquela estrutura de concreto. Também existe um projeto de revitalização, mas não sei bem o que é", conta Eudes explicando que a mesma estrutura metálica que compôs a ponte também serviu para outros monumentos históricos como o Theatro José de Alencar e o Mercado dos Pinhões.



Uma "cidade" que se esconde de forma emblemática por trás de prédios governamentais e assim poucos sabem que ali não existe posto de saúde, escola nem saneamento básico. Apenas a Associação dos Amigos do Poço da Draga (Ampodra) é uma das poucas referências de organização e de mobilização social além, é claro, da grande união que marca o dia-a-dia daquelas pessoas que teimam em não se esconder.





Pessoas como o Seu Nicolau, 96 anos, "o cigano", o "forasteiro", homem de circo que há algum tempo atrás reunia a criançada para realizar shows com pequenos macacos, contar histórias e divertir a todos. Mas a Praia da Cinza ou Praia do Peixe, como antes era conhecido o local, passou por várias transformações desde que ali existia o primeiro porto de Fortaleza.



E foi assim que a "Draga" se desenvolveu, ou seja, o local onde um tipo especial de embarcação, projetado para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso d´água, não muito profundo. De acordo com o operador de áudio visual Francisco Eudes Freitas, 23 anos, a metade dos moradores são portuários aposentados. "Uma parte foi embora e outros saíram e voltaram quando se soube que haveria um projeto de revitalização para a área", explica Eudes.





ECONOMIA – Alguns trabalhadores ainda sobrevivem da atividade portuária (no Mucuripe) e da pesca, como acontece com o pai e o irmão do também operador de áudio Álvaro Graça Júnior, 26 anos. A maioria, no entanto, atua em outras atividades fora da comunidade e outros mantêm alguma renda com o artesanato, o bordado, o crochê, as artes plásticas e o grafite.



FOLCLORE E ARTESANATO – Como na maioria das comunidades com uma forte referência histórica, o poço não foge à regra e reserva suas peculiaridades que ainda a tornam um poço de cultura. Muitos não imaginam, mas é ali que se realiza o sonho e crianças e adolescentes com as aulas de teatro e dança promovida por voluntários. O sonho da rádio comunitária também é aquecido por vários moradores.



O material humano é tão rico que os dois operadores de áudio e moradores do poço resolveram produzir o vídeo-documentário Poço da Draga – Memórias de Lutas e Resistência. O material espera recursos para Eles não foram os únicos a se interessar pela história e contemporaneidade do local. No Departamento de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi apresentada a dissertação "Educação Político-estética da Periferia de Fortaleza: reflexões sobre a cultura do olhar", do estudante Francisco José Chaves da Silva. Do Rio Grande do Norte também veio outro estudo.



O carnaval não poderia ficar de fora de uma comunidade tão cearense e tão tipicamente festeira. Na distante década de 40 do século XX o bloco carnavalesco Ivernanda (não se sabe ao certo o nome nem a origem do mesmo) desfilou pelas ruas do bairro e assim foi até meados da década de 90.



De 2006 a 2008, o poço ganhou visibilidade com a realização de shows da Feira da Música. Talvez isso tenha despertado os moradores a realizarem o Poço das Artes, um grande encontro para a manifestação cultural dos talentos locais e a integração da comunidade. Os shows tiveram grande repercussão, mas por falta de apoio o projeto ficou apenas na primeira edição.


_________________________________________________JÁ ACONTECEU


Carnaval da Saudade e feijoadas

Cláudio Cabral, Paulo Matta e clube Náutico promovem festas

Fim de semana de muitas festas de pré-carnaval. O colunista Cláudio Cabral realiza mais uma edição de sua tradicional feijoada neste sábado, a partir das 13h, na barraca Crocobeach (Praia do Futuro), tendo como atrações as bandas Severina Brown, Maria Caipirinha, Frennesy, e os Djs Morr e Fino. Informações: 3082-0873)

No próximo sábado, dia 14, a partir das 22h30, o Náutico Atlético Cearense (NAC) realiza a 42ª edição do Carnaval da Saudade. Trata-se de um grande e tradicional baile de carnaval que terá como atração a Banda Brasas Seis, desfilando nos salões as famosas marchinhas dos antigos carnavais.

Em 2009, o Náutico completa 80 anos e homenageia em seu principal evento social a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, que completa a mesma idade. Segundo o presidente do clube, Guedes Neto do Ceará, a homenagem será focada na figura de Jamelão que, de 1949 até 2006, foi intérprete de sambas enredos daquela escola e é considerado ícone do carnaval brasileiro. Para alegrar ainda mais o evento e seus foliões, haverá a eleição do bloco mais animado e a fantasia mais criativa da noite.

A ambientação da festa será baseada nas cores verde e rosa, símbolo da Mangueira, e ficará a cargo do decorador Jacaúna Aguiar. As mesas estão sendo comercializadas na secretaria do clube. Mais informações através do número (85) 3242.4310.

A Oitava Feijoada Exotic People acontecerá no dia 15 de fevereiro, domingo, pelo segundo ano consecutivo no Hotel Oásis Atlântico, na Beira Mar, um dos hotéis mais chiques de Fortaleza. “As pessoas elogiaram muito a festa do ano passado, com piscina, palco, salões reservados e muita animação!”, afirma Paulo Matta, diretor da revista Exotic e promoter da festa.

No palco, shows das bandas Acaiaca e Severina Brown, tocando as melhores marchinhas de carnaval de todos os tempos. A escola de samba carioca Acadêmicos do Grande Rio e o cantor Waldonys serão homenageados e a festa contará com um desfile de cabeças carnavalescas assinadas por renomados cabeleireiros da cidade.

Na ocasião será lançada a nova edição da revista Exotic Festas, publicação que traz um roteiro dos melhores buffets, casas de festas, serviços, coberturas fotográficas, restaurantes, além de editoriais de moda e matérias especiais.




4° Baile de Carnaval Infantil do Dragão do Mar convida Maestro Poty, Orquestra Bandalheira e Bonecos Gigantes para um grande baile de máscaras


A festa acontece dia 15 de fevereiro, na Praça Verde do Dragão do Mar. Antes desta data, porém, oficinas de máscaras e fantasias são promovidas para incentivar a criançada a confeccionar os próprios adereços de carnaval


Um grande Baile de Máscaras ao som de frevos e marchinhas carnavalescas vai colorir a Praça Verde do Dragão do Mar, dia 15 de fevereiro de 2009. A partir das 17h, a criançada já pode ocupar o espaço e acompanhar a Orquestra Bandalheira, sob o comando do maestro Poty Fontenelle. Conhecida por congraçar com perfeita harmonia o jazz com o forró, a ópera com o baião, a Bandalheira, de modelo Big Band, é composta por 25 integrantes. Os sopros, vozes, baixo, contra-baixo, percussão, bateria, guitarras e teclados já acompanharam intérpretes como Daniela Montezuma, Aparecida Silvino, Bruno Stéfano e Hilário Neto, tudo sob a regência singular de Poty.

Durante o espetáculo, o Grupo Art Cena Produções comanda cortejo com bonecos gigantes.
Para a criançada se preparar para a festa, o Dragão do Mar promove dia 08 de fevereiro uma oficina de máscaras e fantasias. O objetivo é incentivar a imaginação dos pequenos e ensiná-los a confeccionar roupas de bailarinas, palhaços e super heróis, além de máscaras diversas. No dia 15, eles apresentam seus próprios feitos e se divertem com os desfiles improvisados.
Programação do Carnaval 2009
Dia 08
Oficina de Máscaras e Fantasias
16h, acesso livre


Dia 15
4° Baile de Carnaval Infantil
Orquestra Bandalheira, Maestro Poty e Cortejo de Bonecos Gingantes
A partir das 17h, na Praça Verde do Dragão do Mar. Acesso livre


Serviço:Carnaval 2009: dia 08 - Oficina de Máscaras e Fantasias, às 16h, acesso livre. Dia 15 - 4° Baile de Carnaval Infantil do Dragão do Mar, a partir das 17h, na Praça Verde do Dragão do Mar. Acesso livre. Outras informações: 85.3488.8607 (Izabel Cristina)



Pré-Carnaval

Muita folia pelas ruas de Fortaleza

Divirta-CE publica
a lista de blocos que animaram a cidade Impossível ficar parado. Mesmo quem titubeou em comparecer à festa nos primeiros finais de semana do Pré-carnaval de Rua de Fortaleza, festa popular apoiada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), não consegue mais resistir aos apelos da brincadeira. São tantos blocos provocando tanta animação, que a única alternativa do fortalezense é cair na folia com muito samba e frevo no pé.

E neste final de semana que se aproxima não será diferente: mais de 60 blocos cordões e cortejos garantem a folia em vários pontos da cidade. No dia 30, por exemplo, a festa se veste de tradição com o bloco Periquito da Madame. O embrião do bloco surgiu no ano de 1982, com a "Banda do Periquito da Madame", uma brincadeira entre amigos. Eles se encontravam para combinar onde iriam passar o carnaval e, a cada novo encontro, a festa era garantida. A reunião de foliões foi atraindo cada vez mais pessoas para a Praia de Iracema, te que a banda virou bloco e tornou-se um dos mais tradicionais da cidade.

Já no dia 31, o bloco Bate Palmas pede licença para saudar a folia no Conjunto Palmeiras marcando o ijexá nos tambores. Formado por adolescentes e jovens do Conjunto Palmeiras, o Bate Palmas existe há três anos e agrega cerca de 250 pessoas, entre os batuqueiros, dançarinos e atores de teatro e circo do bairro, todos articulados pelo bloco.

Outro diferencial dos brincantes é que a gestão do bloco é feita de maneira colegiada, através do Fórum de Cultura do Conjunto Palmeiras. É de lá que saem as decisões de para onde o bloco vai levar a sua graça. E neste Pré-carnaval, além das saídas próprias, o Bate Palmas também está animando a folia dos baixinhos no Bloco Baixaria – Os baixinhos do Mincharia.

No dia 1º quem toma conta da festa no Jardim das Oliveiras é o Bloco dos bodes. O bloco é uma homenagem ao Bode Ioiô, animal que diariamente passava pela Praça do Ferreira e se tornou popularíssimo por volta de 1920, chegando a participar de atos políticos em coretos, praças e saraus literários; além de comer a fita inaugural do Cine Moderno e assistir peças no Theatro José de Alencar.

Inicialmente, o grupo se organizou no bairro Jardim das Oliveiras como equipe de futebol, fundada em 1975. Em 1995 passou a ser associação cultural até que, em 2004, a associação batizou o Bode Ioiô como mascote. Foi quando finalmente decidiu assumir sua vertente brincante e se tornou Bloco dos Bodes.

Mas a folia garante muito mais: são mais de 60 blocos a espalhar alegria e brincadeira pelas ruas da cidade (ver programação completa abaixo)! Tem o Cabra Ensopada no Rodolfo Teófilo; A Turma do Mamão no Jacarecanga; o Concentra mas não sai na Praça do Ferreira e muitos outros.

O Pré-carnaval de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. É uma festa que começa logo após o Réveillon Popular, preparando o terreno para o Carnaval e visando a reqüalificação e a reapropriação dos espaços públicos, bem como a resignificação da cidade enquanto lugar de convivência, trocas e cidadania.

Ano a ano, o Pré-carnaval de Rua de Fortaleza vem crescendo. Em 2007, 40 blocos foram às ruas apoiados pela Prefeitura com R$ 200 mil. Em 2008, o investimento foi de R$ 247,5 mil, divididos para 45 blocos. Cada um recebeu R$ 5,5 mil.

Este ano, o investimento total nos blocos de rua selecionados através do Edital de Fomento ao Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009 é de R$ 300 mil, distribuídos entre 50 blocos. Cada um está recebendo o valor de R$ 6 mil. Como sempre acontece, os blocos não contemplados pelo Edital também recebem apoio logístico da Prefeitura, como segurança e iluminação. Ao todo, 80 blocos são apoiados de maneira direta e indireta para garantir a diversão de todos e para todos e fortalecer a festa popular mais democrática e descentralizada da Cidade.

Serviço
Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009
Dias 30 e 31/01 e 1º/02
Locais: em vários bairros espalhados pelas seis regionais da Cidade
Hora: diversos horários
Término: dia 14 de fevereiro de 2009, às 22h, na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos, com show de Lenine.

>>> Confira a programação no final desta página do Divirta-CE



Compositora de 77 anos vence o I Festival de Marchinhas Lauro Maia


A marchinha "Antigos Carnavais" foi a grande vencedora do concurso

Foi com os versos "Cadê, cadê a colombina?/ Cadê seu lindo pierrô?/Cadê confete e serpentina?/Me respondam por favor?/ Cadê o lança perfume?/Que já não vimos mais/Que perfumavam os salões/Dos antigos carnavais/Quanta saudade/Que a gente sente/Das emoções/Dos carnavais de antigamente/Mas cadê...?" que a senhora Ivete Barros, 77 anos, moradora do Pirambu, venceu o I Festival de Marchinhas Lauro Maia, evento apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A grande final aconteceu domingo passado (1º/02) pela manhã, no pólo de lazer da Av. Sargento Hermínio, debaixo de muita chuva, suor, cerveja e animação das torcidas organizadas. Dona Ivete, compositora, letrista e intérprete da marchinha "Antigos Carnavais" saiu de lá com o troféu de 1º lugar e R$ 1 mil em dinheiro.

Em 2º lugar (troféu e R$ 500), ficou "Lá vem o bloco", de Virgílio César, interpretado pelo autor, Fernando César e Mário Luiz; e em 3º (troféu e R$ 250), "Cara de Pau", com Lúcio Ricardo interpretando música de Joaquim Ernesto e Newton Fortaleza.

Foram premiados ainda a melhor letra, "Quero me casar contigo", de Alves Braúna; o melhor intérprete, Lúcio Ricardo; e a melhor participação popular, prêmio dado a "Muriçoca do canal", composição de Fernando Nascimento e Dulci Fátima interpretada por Nei Lopes.

"Foi, realmente, uma festa muito bonita, que atingiu plenamente seu objetivo principal, que era promover o surgimento de novas marchinhas, relembrando antigos carnavais", avalia Juracy Mendonça, cantor, compositor, jornalista e integrante da equipe de jurados do Festival.

Divulgação – Toda música quer ser ouvida. Assim, as 12 composições finalistas do Festival de Marchinhas Lauro Maia serão apresentadas no Theatro José de Alencar, nos dias 6 e 14 de fevereiro, sempre às 18h. A entrada é gratuita.
Já a gravação do CD com as composições será feita em estúdio, no próximo domingo, dia 8, já que a forte chuva que caiu durante a final do concurso impediu a realização da captação técnica das músicas. E, certamente, estas músicas vão animar a folia do Carnaval 2009.

O Festival de Marchinhas Lauro Maia pretende fortalecer a produção musical dos mais autênticos e ingênuos gêneros carnavalesco, fazendo esse gênero acompanhar a qualificação pela qual o Carnaval de Rua de Fortaleza vem passando, com maior aporte de recursos financeiros e melhor infra-estrutura.

A alegria foliã em Fortaleza começa no Réveillon Popular, depois passa pelo Pré-carnaval e desemboca no Carnaval propriamente dito, visando a reqüalificação e a reapropriação dos espaços públicos, bem como a resignificação da cidade enquanto lugar de convivência, trocas e cidadania.

SERVIÇO
I Festival de Marchinhas Carnavalescas Lauro Maia
Mais informações: 3283.6363 8770.2118 e www.bairroellery.com.br



Festa do jeito que Fortaleza gosta

Final de semana com o Pré-Carnaval de Rua mantém a alegria como marca registrada

Fortaleza fica em festa com a chegada do final de semana. Afinal, quem vem junto são os foliões e foliãs que tomam as ruas e as praças com a animação e o ritmo do frevo, do samba e da batucada. Esta é a proposta do Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor): levar a tradição da festa mais popular do nosso calendário para cada fortalezense de forma democrática e descentralizada.
São palcos espalhados por todos os bairros. Entre eles o do Concentra Mas Não Sai instalado na Praça do Ferreira, que se mantém como um dos mais populares, atraindo semanalmente um público fiel que já chegou a 15 mil pessoas. A idéia de formar um bloco para o Pré-Carnaval surgiu de um grupo de amigos que, com saudade da tradicional banda Quem é de Bem Fica, decidiram resgatar a aura dos antigos bailes de Carnaval. Eles se apresentam neste sábado a partir das 18hs.
Evandro de Araújo é pernambucano e, desde 2006, é presidente do bloco Aí Dentro Vossa Excelência. Ele se considera um apaixonado por Fortaleza. "Amo esta cidade e quero fazer algo por ela", declara. Está há 17 anos morando no Ceará e trouxe na bagagem uma experiência de 35 anos no carnaval de Olinda. Seu bloco é animado por um grupo de 35 conterrâneos seus, entre músicos, passistas e seguradores de bonecos.
O nome do bloco é pura irreverência. Além de fazer uma homenagem ao jeito cearense de falar, brinca com o jargão político muito conhecido por conta das CPIs. O repertório é formado basicamente por frevos e marchinhas. "O bloco não é meu. É de todos" declara Evandro de forma animada. O Aí Dentro Vossa Excelência desfila neste sábado, a partir das 16hs, na Avenida Antonio Sales com Professor Dias da Rocha. Após mais um desfile em Fortaleza, no dia 14, o grupo segue para o Carnaval de Recife.
No domingo a folia não pára. Tem o Baixaria – Baixinhos do Mincharia na Praia de Iracema, tem o Araxá Folia no Parque Araxá, tem o Arrasta-Pé no Guajirú, entre outros. Faça chuva, faça sol, o fim de semana promete ser pra ninguém botar defeito.
O Pré-carnaval de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. Começa logo após o Réveillon Popular e segue até chegar o Carnaval, sempre visando a reqüalificação e a reapropriação dos espaços públicos, bem como a resignificação da cidade enquanto lugar de convivência, trocas e cidadania.
O Pré-carnaval de Rua de Fortaleza vem crescendo todos os anos. Em 2007, 40 blocos foram às ruas apoiados pela Prefeitura com R$ 200 mil. Em 2008, o investimento foi de R$ 247,5 mil, divididos para 45 blocos. Cada um recebeu R$ 5,5 mil.
Este ano, o investimento total nos blocos de rua selecionados através do Edital de Fomento ao Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009 é de R$ 300 mil, distribuídos entre 50 blocos. Cada um está recebendo o valor de R$ 6 mil. Como sempre acontece, os blocos não contemplados pelo Edital também recebem apoio logístico da Prefeitura, como segurança e iluminação. Ao todo, 80 blocos são apoiados de maneira direta e indireta para garantir a diversão de todos e para todos e fortalecer a festa popular mais democrática e descentralizada da Cidade.

Contatos para entrevistas
Márcio Caetano – 8814.8110
Elizabeth Reis – 9996.1312

Serviço
Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009
Dias 6, 7, 8, /02
Locais: em vários bairros espalhados pelas seis regionais da Cidade
Hora: diversos horários
Término: dia 14 de fevereiro de 2009, às 22h, na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos, com show de Lenine.

Mais informações para a Imprensa na Assessoria da Secultfor, com Isabelle Câmara e Marcos Sampaio, através dos telefones 3105.1386 e 8899.8705

Programação
6/2
SER 1
Tambores da Barra
Local de Concentração: Rua Senador Robert Kennedy, 561 – Barra do Ceará
18h
9933-1051

SER 2
Ecofolia
Local de Concentração: Parque das Crianças – Centro
16h
3282-1252

Periquito da Madame
Local de Concentração: Largo do Mincharia – Praia de Iracema
20h
3267-1422

Rugido do Leão
Local de Concentração: Rua Cel. Alves Teixeira, entre as ruas Idelfonso Albano e Antonio Augusto, na Praça do Chafariz – Joaquim Távora
19h
3239-3853

SER 3
Batuques da Periferia
Local de Concentração: Rua Alto das Pedrinhas, 297 – Genibaú (próximo à Estação Ferroviária do São Miguel)
17h
3467-4955

Cabra Ensopada
Local de Concentração: rua Barão de Vasconcelos n.º 510 entre a rua Ana Nery e João Sorongo - Rodolfo Teófilo
18h30
3224-2192

Kuekão de Kouro
Local de Concentração: Rua Gonçala Alves Rodrigues, 400 – Parque Universitário
18h às 21h
3283-5375

Tambores da Terra
Local de Concentração:Travessa Lineu Machado, 350 – João XXIII
18h
3496-1684

SER 4
Galo do Jardim
Local de Concentração: Praça do Conjunto Sumaré, na Rua Desembargador Otacílio Peixoto, 536 – Passaré
17h
3295-2868

Luxo da Aldeia
Local de Concentração: Rua Padre Francisco Pinto, 144 – Benfica (em frente ao Bar do Chaguinha)
18h30
3261-6980

As Virgens
Local de Concentração: Rua Major Facundo, 1744 – José Bonifácio
18h
3066-7000

Os Vassouras do Babau
Local de Concentração: Rua Antonio Pompeu, s/n (Praça do 5º Batalhão da Policia Militar) – José Bonifácio
18h
3265-3147

SER 6
Xuxu Folia
Local de Concentração: Rua José Bonfim Junior, 953 – Curió (por trás da Naturágua)
17h30
3223-1686

7/2
SER 1
A Turma do Mamão
Local de Concentração: Praça dos Navegantes – Jacarecanga
19h
3238-0636

Balaku Baku Folia
Local de Concentração: Rua Rubia Sampaio, 1464 – Farias Brito
19h
3081-8577

Império da Vila
Local de Concentração: Praça Valentim Monteiro, entre Ruas Gomes Passos e Vic. Sampaio – Carlito Pamplona
17h
8875-0530

Jardim Guanabara Folia
Local de Concentração: Rua Idelbrando de Melo com Carlos Gondim – Jardim Guanabara
17h às 22h
8821-4816

Sai na Marra
Local de Concentração: Praça da Associação dos Moradores do Bairro Ellery, na Rua Almeida Filho, esquina com Dr. Atualpa – Bairro Ellery
16h
3478-0495

Unidos do Morro
Local de Concentração: Travessa da Saudade, s/n (esquina com Rua do Trilho) – Moura Brasil
17h
9183-1916

Vá Tomar no Carlito
Rua Teodoro Cabral, 600 (esquina com Av. Francisco Sá) – Carlito Pamplona
18h
3284-1718

Vai Tomar na Tyroleste
Local de Concentração: Rua Santa Rosa, 551 – Tyrol (próximo à Av. Francisco Sá)
17h
3281-9979

SER 2
Amantes de Iracema
Local de Concentração: Rua Antonio Augusto, 437 – Meireles
18h
3219-2647

Ai Dentro Vossa Excelência
Local de Concentração: Av. Antonio Sales com Prof. Dias da Rocha
16h
3493-2433

Nós Sai ás 3 -Esse Bloco é da Hora!
Local de Concentração: Rua Nogueira Acioly, 100- Praia de Iracema
17h

Bloco o Cheiro
Local de Concentração: Rua Padre Justino, 168 (esquina com João Cordeiro) – Praia de Iracema
19h30
3219-1738

Buoni Amici's
Local de Concentração: Rua Dragão do Mar – Praia de Iracema (ao lado da Capitania dos Portos)
14h.
3255-6110
SER 2
Com Jeito Vai
Local de Concentração: Praça Martins Dourado, na Rua Almeida Prado, 1.013 – Cocó (próximo à Cidade 2000)
17h
3081-5831

Concentra Mas Não Sai
Local de Concentração: Praça do Ferreira – Centro
18h
3262-7096

Ké Vim Venha
Local de Concentração: Rua Dona Leopoldina, 36 (entre as ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo) – Centro
19h
3231-2303

Machovéi
Local de Concentração: Rua Paulo Firmeza, 793, Bloco B (entre as ruas Cap. Gustavo e Fiscal Vieira) – Tauape
18h
3227-9384

Matou a Pau...ta
Local de Concentração: Rua Floriano Peixoto (em frente ao centro Cultural Banco do Nordeste) – Centro
16h
3272-2966

Matracas de Iracema
Local de Concentração: Rua Gonçalves Ledo (esquina com Tenente Benévolo) – Praia de Iracema
18h
3226-3226

Mió K.I
Local de Concentração: Rua Rodrigues Junior, 103 (entre Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras)
19h
3226-2825

Num Ispaia Sinão Ienche
Local de Concentração: Rua Padre Climério, esquina com rua Padre Pita, próximo à Deputado Moreira da Rocha (por trás do Hotel Praia Centro)
17h
3226-3804

Paparico de Iracema
Local de Concentração: Rua Nogueira Acioli, esquina com Avenida Monsenhor Tabosa
18h
8886-6665

Que Merda é Essa
Local de Concentração: Bar da Tia Mocinha, na Rua João Cordeiro, 556 (esquina com Rua Padre Climério) – Praia de Iracema
17h
3252-8433

Sou Brega + Quem Não É?
Local de Concentração: Rua Dom Joaquim, 68 (em frente ao Florida Bar) – Praia de Iracema
17h
8891-0528

Vai J
Local de Concentração: Av. dos Jangadeiros, s/n – Mucuripe (em frente ao mercadinho O JÓIA)
16h
9628-6887

SER 3
Lá Vem Zuada!
Local de Concentração: Rua Aracaju, 382 – Henrique Jorge
17h
8839-2724

Me Ache Folia
Local de Concentração: Praça Joaquim Nogueira (entre as ruas Padre Perdigão Sampaio eThomaz Rodrigues ) – Antonio Bezerra
18h
3235-2127

SER 4
Cachorra Magra
Local de Concentração: Rua Marechal Deodoro, 216 (esquina com Joaquim Magalhães) – Benfica
18h
3485-2032

Galo do Jardim
Local de Concentração: Praça do Conjunto Sumaré, na Rua Desembargador Otacílio Peixoto, 536 – Passaré
8h
3295-2868

Adeus Amélia
Local de Concentração: Praça da Gentilândia – Benfica

Sanatório Geral
Local de Concentração: Praça da Gentilândia – Benfica
16h
3223-1217

Pici Folia
Local de Concentração: rua Goiás entre as ruas Diamantina e Bento Louzado – Pici
18h
3292-2126

Pery Boneco
Local de Concentração: Avenida Dom Henrique, 305 – Vila Pery
18h
3484-4880

Unidos da Cachorra
Local de Concentração: Rua Marechal Deodoro, 374 (entre 13 de Maio e Domingos Olímpio) – Benfica
19h
3231-7283

Zueira
Local de Concentração: Rua Mato Grosso, 387 – Pan-Americano
17h
8870.1376

SER 5
A Trupe
Local de Concentração: Av. "F", 1ª Etapa - Conjunto Ceará
17h
3294-2859

Cabeça de Touro
Local de Concentração: Av."E", 635, 2ª Etapa - Conjunto José Walter (em frente à Academia Movimento)
17h
3291-3209

Miokalá
Local de Concentração: Pólo de lazer do Conj. Ceará (em frente ao Maculêlê Bar)
18h
3259-5532

Ideal
Local de Concentração: Rua Coronel Fabriciano, 2069 – Granja Portugal
18h
8844-4042

Parangolé
Local de Concentração: Av. " F "1ª Etapa - Conjunto Ceará
19h
3252-2831

SER 6
Bate Palmas
Local de Concentração: Praça do Conjunto Palmeiras, na Av. Val Paraíso, 698 – Conjunto Palmeiras
16h
3250-8279

Bloco de Lata Infantil Natureza do Sertão
Rua Doutora Mires de Marinho Bouty, 1028 – Passaré
16h30
3101-2163

Bloco do Avesso e Natureza do Sertão
Rua Doutora Mires de Marinho Bouty, 1028 – Passaré
16h30
3101-2163

Bloco Jeguerê
Local de Concentração: Rua Francisco Ferreira Baima – Sapiranga
17h
3278-2786

Mata Galinha
Local de Concentração: na rua Amisterdan s/n. (próximo ao escola João Hipólito)
16h
3295-2785

Natureza do Sertão
Local de Concentração: Rua Dra. Mires de Marinho Bouty, 1028 – Conjunto Jardim União 2, no Passaré
16h30
3295-2278

8/2
SER 2
Baixaria – Baixinhos do Mincharia Largo do Mincharia – Praia de Iracema
16h30
3263-8280

SER 3
Araxá Folia
Local de Concentração: Rua Frei Marcelino, nº 324 (esquina com Padre Cícero) – Parque Araxá
17h
3281-3017

SER 5
Tá Dentro Deixa
Local de Concentração: Avenida Central, 1282 – Conjunto Ceará
17h
8846-5269

SER 6
Arrasta-pé
Local de Concentração: Rua Pedro Lopes, 335 – Guajiru
10h
3260-1042

Bloco dos Bodes
Local de Concentração: Av. Senador Carlos Jereissati, 670 – Jardim das Oliveiras
17h
3239-4378

Me Levantei
Local de Concentração: Praça Nossa Senhora da Aparecida, na rua Senador Carlos Jereissati – Jardim das Oliveiras
18h
3279-5544

Mata Galinha
Local de Concentração: rua Amisterdan s/n (próximo ao escola João Hipólito)
16h
3295-2785

Dia 12
SER 1
Jardim Folia
Local de Concentração: Rua Araquém, 1203 – Jardim Iracema (em frente à pracinha do Conjunto Jaciara)
18h
8835-9270

Um comentário:

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]casino online[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino las vegas[/url] unshackled no consign reward at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]free bonus casino
[/url].