terça-feira, 3 de junho de 2008

INFANTIL




Panda lutador é nova aposta dos criadores de 'Shrek'
O estúdio Dreamworks tem mais uma aposta no mundo da animação computadorizada em 2008. Depois do sucesso da trilogia Shrek, agora a empresa investe na história de um panda que aprende artes marciais.


Assim como a produção do ogro verde, o filme Kung Fu Panda tem um elenco de voz estrelado. Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Jackie Chan e Jack Black dublam os principais personagens da aventura.

Ambientado na China antiga, a animação conta a história de um panda preguiçoso chamado Po (Jack Black), único animal capaz de salvar o Vale da Paz do poderoso vilão Tai Lung, um leopardo da neve.

Para cumprir a missão, Po recebe aulas da Mistress Tigress (Angelina Jolie), que o ensina a lutar como um verdadeiro mestre das artes marciais.


'Kung Fu Panda' foi finalizado em outubro do ano passado e atualmente passa pelo trabalho de pós-produção, onde as vozes, gravadas em 2006, vão finalmente ser inseridas. Posteriormente, atores como Angelina Jolie e Jack Black deverão voltar aos estúdios para as cenas adicionais.
A previsão de estréia é para julho de 2008 no Brasil e Estados Unidos.





As sementes de Zumbi e Capoeira e liberdade são as novas aventuras de Luana

Personagem viaja no tempo e resgata a história do povo negro no Brasil

A coleção Aventuras de Luana acaba de ganhar duas novas histórias: As sementes de Zumbi e Capoeira e liberdade. Escritas a quatro mãos pelos autores Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, contam as aventuras de uma pequena de 8 anos com lindos tererês, que é apaixonada e curiosa pela história de seu povo.

Luana é fera nas artes da capoeira e vive com os pais e um irmão em Cafindé, um remanescente de quilombo. É um povoado tranqüilo, sem os grandes problemas das metrópoles, e seus fins de semana são marcados por belas festas.

Depois que seu berimbau foi atingido por um raio e se tornou mágico, permitindo que a pequena viaje no tempo, ela decide se aventurar pelo mundo que escuta dos mais velhos e da vovó Josefa.

Medo, coragem, integração, partilha, respeito e liberdade são alguns dos motes desta coleção, que passeia por momentos históricos da cultura afro-brasileira e de épocas que contribuíram para o crescimento e a liberdade de nossa nação.

Sobre as obras

Luana – As sementes de Zumbi

Nesta aventura, a pequena Luana volta no tempo de um dos quilombos mais conhecidos do Brasil, o Quilombo dos Palmares.

Em uma noite a menina acorda assustada com o toque de tambores. Os acordes musicais se transformavam em palavras que diziam: “Luana, esperança de Palmares”. Superando seus medos, a pequena decide tocar seu berimbau mágico e voltar no tempo, para descobrir o motivo do chamado daquela comunidade guerreira liderada por Zumbi.

O cenário desta aventura é a Serra da Barriga, em Alagoas, tombada como patrimônio histórico nacional. Lá Luana conhece verdadeiros escravos, como Expedito, trazido de Angola, e descobre nomes que passam a ter rostos e formas reais como Capitão-do-mato, casa-grande, chibata, senzala e mucama.

Luana – Capoeira e liberdade
Gingas e estilos de capoeira dão o tom de Luana – Capoeira e liberdade. A garota, que já é considerada uma grande capoeirista, contempla a história de uma das mais famosas artes da cultura afro-brasileira, que também ensina o respeito e a solidariedade.

A alegria é a principal marca de Cafindé, e apenas um olhar triste se sobressai entre seus habitantes, o do velho Atino, sábio mestre de capoeira. Não se diverte, vive triste e trancado em casa, distante de todos e cheio de mistérios.

De vez em vez era visto na porta de seu casebre com o olhar distante avistando o rio. Em uma dessas saídas, Luana decide visitá-lo com o propósito de desmistificar de vez o motivo daquela tristeza, e levar a ele um pouco de alegria.

Em um bate-papo gostoso, a menina entra no mundo do velho solitário, que revela o motivo de sua solidão. Luana escuta atenta, sem perder um detalhe, e quando volta para casa já tem na mente sua missão: tocar seu berimbau mágico e voltar no tempo da história do velho Atino.

Nesta viagem, a menina vê de perto como jogavam os primeiros capoeiristas, antes mesmo de a luta receber este nome, e presencia a chegada da Lei Áurea, um grande marco do início da abolição da escravidão no Brasil.

O livro também traz mensagens de conscientização ambiental e incentiva a reciclagem.

Sobre os autores

Aroldo Macedo é formado em engenharia, e foi o primeiro modelo negro do Brasil. Já participou de programas, novelas e, como fotógrafo, viveu por seis anos em Nova York. De volta ao Brasil, criou, desenvolveu e dirigiu a primeira revista direcionada à população negra, a Raça Brasil. Atualmente trabalha com a criação e produção de projetos de comunicação.

Oswaldo Faustino é jornalista e também dramaturgo, compositor e professor de técnicas de redação. Atualmente trabalha no jornal O Estado de S. Paulo e colabora com a revista Raça Brasil. Tem desenvolvido cursos e oficinas sobre Historiografia e Cultura afro-brasileiras e sobre a aplicação da diversidade na educação.

Coleção Aventuras de Luana
Autores: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino
Editora FTD – SAC 0800-158555

Luana – As sementes de ZumbiIlustrações: Mingo de Souza
Páginas: 48
Preço sugerido: R$ 19,80
Luana – Capoeira e liberdade
Ilustrações: Mig
Páginas: 64
Preço sugerido: R$ 20,80

Nenhum comentário: