terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ASTRONOMIA

Homenagem a Rubens de Azevedo, um pioneiro da Astronomia no Brasil

Astrônomo cearense que dá nome ao Planetário do Centro Dragão do Mar faleceu em janeiro



Faleceu na quinta-feira, dia 17 de janeiro de 2008, o professor Rubens de Azevedo, um dos grandes personagens da história científica cearense. Poeta, pintor, desenhista, artista, historiador, geógrafo e escritor, a ciência que sempre foi sua grande paixão era a Astronomia, a qual dedicou-se muito em sua vida.

Nascido em Fortaleza, em 1921, filho do pintor Otacílio de Azevedo e da poetisa Teresa Almeida de Azevedo, casado com a escritora Jandira Carvalho, fundou em 1974, com outros professores, estudantes e até donas-de-casa, a primeira sociedade astronômica do País, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), a qual teve forte atuação no desenvolvimento de uma cultura científica no Brasil, ajudando a criar várias outras sociedades de Astronomia pelo país.

Grande estudioso da Lua, elaborou em 1948 o primeiro mapa lunar do Brasil, com 80 cm, que se encontra exposto no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Descobriu um fenômeno Lunar Transitório na Cratera Aristarco que foi confirmado pelo astronauta Edwin Aldrin quando em órbita lunar. É autor de vários livros sobre Astronomia e colaborador de tantos outros. Foi também professor e coordenador do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e idealizador da criação de um Planetário para Fortaleza, o atual Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar.





Acima, Reuniões da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia, em 1948 na residência de Eduardo Bezerra Neto, sócio-fundador, reuniam-se para trabalhos astronômicos: Francisco Coelho Filho(1), Emília Perdigão(2), ???????(3), Jandira Carvalho de Azevedo(4), João do Amaral Perdigão(5), Daniel Tardio(6), Rubens de Azevedo(7), Afonso Ligório(8), Gérson de Sousa Pereira(9) e Eduardo Bezerra Neto(10).

.

Nenhum comentário: